Questão: Deveria Portugal também banir o sistema IA ChatGPT?

34 Comentários

O ChatGPT tem sido um dos temas do momento, mas também têm surgido algumas preocupações relativamente ao lado mais negro que o seu potencial pode gerar. Desta forma, na nossa questão semanal queremos que nos diga se, à semelhança de países como Itália, Portugal também deveria banir o sistema de Inteligência Artificial ChatGPT. Participe!

Deveria Portugal também banir o sistema IA ChatGPT?

Se por um lado temos a exploração e o deslumbramento sobre as capacidades dos sistemas de Inteligência Artificial, por outro temos também o lado menos benéfico e para o qual muitas personalidades e empresas têm alertado.

Muito se tem falado especialmente do ChatGPT, um sistema de Inteligência Artificial criado pela empresa OpenAI. O programa rapidamente se tornou popular uma vez que consegue, numa questão de segundos, processar e exibir várias informações, solucionar problemas e ainda ser um aliado importante em áreas como a programação. No entanto, existem várias preocupações em volta desta tecnologia, o que levou a que nomes como Elon Musk assinassem uma carta aberta para travar os sistemas de IA.

Para além disso, recentemente, a Itália tornou-se no primeiro país europeu a banir o ChatGPT por questões de privacidade. E as informações indicam ainda outros territórios, como a Alemanha, França e a Espanha, podem seguir o mesmo caminho. Nos últimos dias, Elon Musk voltou a meter o dedo na ferida e disse que o potencial da Inteligência Artificial pode levar à destruição da civilização e que quem julga que não existem riscos nesta tecnologia é um idiota.

Assim, na nossa questão desta semana queremos então que nos diga se Portugal também deveria banir o sistema de Inteligência Artificial ChatGPT. Pode votar a partir da sondagem que deixámos de seguida.


Participe na nossa questão desta semana

Deveria Portugal também banir o sistema IA ChatGPT?

  • Não. (69%)
  • Sim. (31%)

Total Votos: 1.608

Loading ... Loading …

Obrigado pela vossa participação!


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de supersilva
    supersilva

    Tem de banir e criar um AI local.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Com os miolos de quem? É que para criar uma AI artificial primeiro é preciso inteligência natural. E aqui nem um reles automóvel de série produzido com tecnologia portuguesa alguma vez existiu. Isto é de muito longe o país mais rasca da Europa ocidental.

  2. Avatar de Yesir
    Yesir

    Banir não, regular sim

    1. Avatar de Felipe Cardoso
      Felipe Cardoso

      -1

  3. Avatar de GM
    GM

    Não tenho dúvidas de que deverá ser banido, cortar o mal pela raiz. Ou poderemos vis a ter, enquanto sociedade e espécie, problemas sérios. A tecnologia deve ser qb. O mais avançada que possa ser, mas….calma. Cada macaco no seu galho, não vamos inverter posições.

    1. Avatar de Helder Coelho
    2. Avatar de k
      k

      Nem sequer é possível banir. Desde que exista em funcionamento e esteja online, o povo que quer usar mete uma VPN para um sítio que funcione e pronto.

      Sou a favor de controlar de alguma forma mas banir não é realista.

    3. Avatar de Jorge
      Jorge

      Não banir, deixem a liberdade que tanto procuram acontecer.

  4. Avatar de SMGor
    SMGor

    Deve ser banido para proteger o emprego do português senão arriscamos a não ter dinheiro para pagar aos desempregados causados pela IA ChatGPT.

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      A destruição de emprego é um problema sério e real, pois a história mostra-nos que frequentemente eles se perdem mais depressa do que são criados. E esta ferramenta tem um potencial de destruição de emprego elevado. Mas, por outro lado, na história também se tem verificado que uns empregos desaparecem e outros vão sendo criados com a inovação tecnológica (a designada – destruição criativa). Para além disso – e na minha opinião tão importante – é que se ¨nos pusermos na toca do coelho¨ e decidirmos banir o ChatGPT, damos o poder às autocracias do mundo para usarem esta (como outras tecnologias) a seu favor (com implicações claras económicas, sociais, políticas…), o que pode originar um mundo realmente distópico. No fundo, damos uma oportunidade gigantesca de domínio às autocracias sobre as democracias. Mas a pergunta é equívoca, pois há várias tecnologias do género (e.g.: o Open Assistant). A pergunta deveria ser mais abrangente e questionar sobre o rumo que desejamos seguir no que toca às várias tecnologias de inteligência artificial: quais as tecnologias que desejamos ou não desenvolver (e.g.: a tecnologia de reconhecimento de caras é tida por alguns especialistas como uma que se deve evitar).

      1. Avatar de Anónimo
        Anónimo

        (quais e como, claro está)

  5. Avatar de Joao M
    Joao M

    Banir… a malta só sabe trabalhar com extremos. Banir porquê?
    – Só porque consegue ir buscar informação e agrega-la rapidamente?
    – só porque consegue ajudar um programador, ou wannabe, a resolver um problema, que no limite pode até ser ilegal? (ajudar em hacking por exemplo)
    – só porque as univeridades estão com receio que os alunos usem esta ferramenta para responder a perguntas dos exames?

    Todos estes problemas já são reais. No limite precisam de uns passos extra. Quem quer ser hacker wannabe pode ir ao google, ou até tor e por aí fora e arranjar forma de aprender. Quem quer copiar vai copiar e não precisa do chatgpt. Programadores passam a vida no google, git, etc.. a procurar soluções em vez de reinventar a roda.
    Isto é apenas mais uma ferramenta e, como tal, deve ser bem usada. Acredito que o maior receio que as pessoas têm desta ferramenta está mais relaccionada com o que as pessoas podem fazer com ela do que com a ferramenta em si. Por isso não, não apoio banir o ChatGPT ou seja que AI for.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Esta gente é só estúpida. Banir? Vamos banir um site, quando já existem centenas de sites, que permitem obter melhor informação, utilizando em backoffice o chat gpt? Como baniram em Itália?

      Logo agora que ganho mais dinheiro graças ao GPT..ehehhe

  6. Avatar de Tiago
    Tiago

    Quem é a favor da AI, deve gostar de dar tiros nos pés. Mesmo que trabalhem em IT, o vosso posto está em causa. O CEO da Nvida disse que em 10 anos a AI vai substituir os programadores.

    1. Avatar de Joao M
      Joao M

      e qual é o problema de algum tipo de trabalho de programação ser acomodado por IA?
      Quando as tecelagens, há uns anos, passaram de 500 costureiras para máquinas gigantes que funcionam 24h por dia o medo foi que as costureiras iram todas acabar. O que aconteceu? Sim, de facto deixou de ser preciso tantas costureiras mas agora tens:
      – alta costura por costureiras profissionais. Além das modelistas e até os “arranjos”.
      – emprego especializado para manter as máquinas.
      – já não tens tantas pessoas a ir para costureira; agora escolhem outras coisas.

      Antigamente tinhas uma equipa de 10 pessoas a manter os dados e a criar modelos de dados para uma empresa. Agora só precisas de 2-3 pessoas a usar uma boa ferramenta de BI e integrações para automatizar os dados.
      Antigamente tinhas os leiteiros a levar leite porta a porta. Agora tens as embalagens tetrapack que faz o leite durar muito mais.
      Antigamente tinhas o Bill Gates a dizer que não via o porque de se necessitar de mais de 300kb de espaço em disco. Agora tens Discos no teu PC de no minimo 500Gb solid state.

      Antigamente tinhas carros a combustão . Agora tens carros eletricos o que implica mais formação para mecanicos para aprender a trabalahr com o novo tipo de modelos.

      O mundo evolui, a tecnologia evolui. Tu evoluis com ela ou ficas para trás.

      Tenho mais receio do que o governo possa fazer (já temos o nosso que é o que é e está tudo impune) – e a Democracia tem já séculos de existencia como conceito – do que uma ferramenta possa fazer.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Na revolução industrial não provocou o desaparecimento de profissões? Alguém baniu a revolução industrial?

    3. Avatar de Louro
      Louro

      Na época da revolução industrial também se dizia que as pessoas iam ser todas substituídas por máquinas e muita gente não dava muitos anos para isso acontecer.

      Apenas ficou para trás quem não teve interesse em evoluir.

      1. Avatar de GM
        GM

        Falta referir que essas máquinas não pensavam por si. Esse é o problema com a IA.

  7. Avatar de paulo
    paulo

    este governo nem meter o pais direito conseguem !! quanto mais este tema de ai! vao copiar de outro lado 100%

  8. Avatar de NjsS
    NjsS

    Banir não. Regular? depende de quem a regula. Atendendo ao poder do bicho e no que se pode ainda transformar, quem a regular(grupo de humanos) tem de ter isenção moral e ideológica, ora tal coisa não existe e nunca vai existir, logo deve ser auto-regulada, acho que não tem outra maneira, caso contrario vamos acabar inevitavelmente com IA a empurrar/favorecer determinados grupos de pessoas(uma IA tipo politico, só que inteligente, a um nível imensurável, isso é extremamente perigoso), na minha optica claro.

    Enquanto for “só” uma ferramenta, que por sinal é absolutamente fantástica, vai modificar por completo o ensino e o trabalho, e tudo o que isso implica.

    Acho que neste momento as pessoas deviam olhar mais para as possibilidades e para o que podem fazer com ela no seu dia a dia, por exemplo, transformar processos que demoravam horas em segundos, do que não fazerem nada e estarem preocupados em perder o trabalho.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Quer para banir, quer para regular, era preciso que a inteligência dos “banidores & reguladores” fosse superior à inteligência do Chat. Portanto, esqueçam.

  9. Avatar de Pintalarim Fintal
    Pintalarim Fintal

    Banir com esta porcaria de uma vez por todas.

  10. Avatar de Aquila Freitas
    Aquila Freitas

    Depois dessa vamos banir os carros por terem tirado o trabalho aos cavalos.
    Também vamos banir para para-brisas por terem tirado trabalho aos pobres lavadores de sinal, já agora banimos o sinal por ter tirado o emprego aos sinaleiros.
    Não sei se quem tem medo de perder o emprego é porque tem preguiça de se adaptar, ou tem a mentalidade escrava de que todo Ser Humano deve refém de outro Humano.
    Independente se banem ou não, nunca vi uma invenção ser “desinventada”. Quem perde são os que usam antolhos.

  11. Avatar de my2cents
    my2cents

    Eu pessoalmente, acho que uma tecnologia como a AI, têm os seus pros e contras. Pessoalmente, sou contra o seu uso da AI no mundo atual em que vivemos.
    Assusta-me a corrida desenfreada que as grandes das tecnologia estão por o produto AI mais refinado. Não é preciso de ter muitos dedos na testa para perceber que isso pode dar um péssimo resultado, do qual não haverá retorno possivel.
    Até porque, de uma maneira muito simplista, a AI é uma especie de blackbox que nem o próprios engenheiros que a desenvolveram sabem o que lá se passa. Num milésimo de segundo, uma tecnologia como AGI pode ficar fora de controlo.
    Relativamente à questão, banir penso que não seja possivel. Uma vez cá fora, é impossivel voltar atrás. Mas regulamentar o seu processo evolutivo, acho que é mais que obrigatório, isto se quisermos manter o pouco que resta desta civilização. Estamos a caminhar para o abismo e, se calhar, é aqui onde está o passo fatal.

  12. Avatar de PJA
    PJA

    Banir, claro, vai ser a primeira coisa que os grandes com Musk, Gates, Cook etc, etc, os grandes países com EU, China, Índia, Alemanha, etc, etc vão fazer para proteger o povo que fica sem emprego. Isto e acreditar no Pai Natal.

  13. Avatar de Manuela Rainho
    Manuela Rainho

    Ensinar a criança
    a pensar com isenção e lucidez,
    A ter empatia e humanismo,
    A ser justa e coerente perante o conflito.

  14. Avatar de Pedro
    Pedro

    Ainda é muito cedo para implementar o sistema.
    A humanidade não está de maneira nenhuma preparada para este avanço.
    Por um lado é bom, mas pelo o outro vai ser usada descontroladamente.

  15. Avatar de Ricardo A
    Ricardo A

    Aqueles que concordam que banir a AI é a melhor solução com certeza que estão apenas a pensar no mal que poderá causar na sua má utilização. Já pensaram como será fantástica a sua utilização na solução de problemas que afligem os seres humanos, principalmente no campo da saúde?

    1. Avatar de GM
      GM

      Esse argumento poderia ser aplicado também na permissão da tecnologia nuclear para o Irão e Coreia do Norte. Utilização pacífica para fins civis, nomeadamente na produção de energia eléctrica. Mas parece-me que o objectivo principal , se não mesmo único, não é esse.

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Independente do objectivo para o qual é criado, a forma como ser humano pensa nela é que pode ou não ser distorcido. A realidade é, não é pela censura que se atingem objectivos, mas sim pela educação, e aí é onde está o problema.
        Exemplo: Manipulação viral para a criação de curas/vacinas, ou então, criação de armas biológicas. O problema não é a tecnologia, mas sim a educação.

    2. Avatar de Nuno Machado
      Nuno Machado

      Normalmente, quem quer banir avanços tecnologicos, não sabe como funcionam. Seria interessante ter uma formação obrigatória para a utilização, na própria plataforma.

  16. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    Votei não. Tenho esperança que a IA possa acabar com a corrupção. Um governo sem compadrios apenas regulado por parâmetros humanistas e justos.

  17. Avatar de Sergio
    Sergio

    Se pagamos internet (às operadoras), temos direito a usar livremente a internet.
    Embora alguns sites de torrents e downloads sejam censurados, consegue-se aceder com VPN etc.
    Mas se começarem a banir sites e serviços como Chat GPT, qualquer dia a internet é uma censura total, parece que estaríamos na China.
    Quanto à privacidade de dados, esse alarido todo não sei o motivo, por exemplo no Facebook os nossos dados e privacidade também não são respeitados pela empresa “Meta”, e ninguém proíbe o acesso ao Facebook.