“Podia perfeitamente ser um pedaço da Érica Fontes…”

91 Comentários

Podia perfeitamente ser um pedaço da Érica Fontes… Mas é de uma outra vaca.

Esta tem sido a frase mais comentada do dia depois de um restaurante ter publicado na sua página do Facebook uma fotografia de um pedaço de carne de vaca com esta triste frase como descrição.

O objectivo foi cumprido, o nome do restaurante está nas bocas dos portugueses, espalhado pelas redes sociais e pelos jornais. Mas será que vale tudo neste universo das redes sociais? Será que podemos dizer tudo o que queremos sem que isso não tenha consequências nefastas?

Erica Fontes


Liberdade de expressão, direito de opinião, sentido de humor apurado, foram alguns dos argumentos utilizados por um restaurante do norte relativamente à publicação onde associou a actriz pornográfica Érica Fontes a um pedaço de vaca.

Na verdade, o dito restaurante além de não ter feito uma publicação nada feliz ainda teve uma postura incorrecta para com os comentários de muitas pessoas, possivelmente de muitos clientes, respondendo ironicamente a cada um deles que expressou o seu desagrado quanto à publicação.

Erica Fontes_1

Depois de quase 24 horas, foi mesmo necessário um pedido para remoção da publicação por parte da equipa da actriz para que tal acontecesse.

 

Estratégia de diferenciação

O responsável de comunicação do restaurante em causa, depois de remover a publicação e fazer um “pedido de desculpas” a Érica Fontes, teve oportunidade de se justificar perante alguns jornais dizendo que esta publicação se tratou se uma simples “estratégia de diferenciação” que lhes está no “ADN”.

As redes sociais são actualmente uma das maiores portas de publicidade que qualquer pessoa ou empresa pode ter à sua disposição e o Facebook consegue ter um alcance estrondoso, seja para o bem, ou para o mal.

Erica Fontes_2

Mas se uma pessoa comum deve ter cuidado com as publicações e comentários que faz nas redes, uma empresa tem uma responsabilidade acrescida pela sua função perante a sociedade.

Leia ainda: 5 comportamentos que não deve ter no Facebook

Pegar num smartphone, tirar uma foto e partilhar nas redes sociais com uma legenda machista e ofensiva é fácil. Mas utilizar isso para tentar vender um produto ou serviço passa a ser desonesto e pode mesmo ser crime.

 

Crimes de Injúria, Equiparação e Publicidade e calúnia

As pessoas ainda pensam que podem colocar o que lhes apetece nos Facebook ou noutras redes sociais, ou até mesmo nos comentários online. Julgam que o anonimato as protege, mas a verdade é que cada vez mais há quem responda perante a justiça, porque pensava que atrás de um nick estava seguro.

cibercrime_3

Depois vem o tal argumento da “liberdade de expressão“. Calma, uma coisa é podermos exprimir a nossa opinião, outra coisa é estarmos a incorrer nos crimes de difamação. Cometermos calúnias e injúrias que são matérias de atenção nos artigos 180º, 181º, 182º e 183º do nosso Código Penal.

Fique a saber, se é que desconhece, há multas e mesmo penas de prisão que estão previstas para quem agride outra pessoa, sob a forma de suspeita, factos, ou formular sobre ela um juízo ofensivo da sua honra ou consideração. Sejam essas injúrias verbais ou feitas por escrito, gestos, imagens ou qualquer outro meio de expressão.

Estes crimes estão, ao que parece, sempre a cada esquina do Facebook e outros sítios online. Neste mundo da “Liberdade de Expressão” não pode valer tudo em troca de visibilidade ou de auto-promoção.


Qual a sua opinião relativamente à publicações nas redes sociais com este tipo de conteúdos?

Comentários

91

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mario Silva
    Mario Silva

    “porque pensava que atrás de um nick estava seguro.” LOL? Isso é estar seguro? Não sei quem é que pensa assim, e isso não faz qualquer sentido ninguem por detrás de um nick está seguro SEM VPN, PROXY ou RDP.

    Qual é o mal da piada? Muitos portugueses ficam ofendidos por coisas de nada.. ele não cometeu um crime, apenas disse uma piada, então que mal fez? Morreu? Doeu? Ficou ferida?

    Oh por favor, era só ignorar.. toda a gente tem direito a sua opinião, no entanto ficam logo ofendidos por coisas de nada.. é que é apenas um mero texto, certo há quem não goste.. mas quem têm ou não de gostar é quem foi envolvido neste caso foi uma atriz de “porno” se ela não se mostrou incomodada porque é que as pessoas ficam?

    Enfim, há coisas que sinceramente.. Isso não é ilegal de forma alguma.. não está insultado nem fazendo devassa a vida privada dos outros.

    1. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Denegrir uma pessoa é crime, chacota é crime, essas “piadas” encaixam-se na perfeição do “crime”.
      Achei piada, mas achei igualmente de mau gosto.

      Actriz, pornográfica ou não, devem ser tratadas com respeito… penso eu de que…

      MAs podiam ter arranjado uma trocadilho bem melhor e bem menos “insultuoso”.
      Acho que não se trata de mentalidades, mas escolher as palavras certas.

      As que ele escolheu foram tudo menos certas.

      Quanto a ter ficado incomodada, foi pedido para retirar o post, o restaurante pediu desculpa com a imagem da Érica e pediram novamente para apagar o post.

      “Depois de quase 24 horas, foi mesmo necessário um pedido para remoção da publicação por parte da equipa da actriz para que tal acontecesse.”

    2. Avatar de JV
      JV

      Se achas que chamar vaca a alguém não é insulto está tudo dito sobre ti.

      1. Avatar de Anónimo01
        Anónimo01

        +1 Nem é preciso acrescentar mais nada.

    3. Avatar de joao
      joao

      ok meu amigo então quer dizer que a foto (bife de vaca) neste caso posso estar a ver a tua mãe? é que parece ser mas posso estar enganado….

    4. Avatar de Duda
      Duda

      Se ao invés de Erica Fontes utilizassem o nome da tua mãe, já não acharias correcto certo?

    5. Avatar de Miguel G.
      Miguel G.

      Supondo que o Mário era cliente e que a mensagem dirigida aos clientes tivesse sido escrita desta forma:

      “Podia perfeitamente ser um pedaço da sua mãe… Mas é de uma outra vaca.”

      Espero que o Mário não se sinta ofendido, dado que não “está insultando nem fazendo devassa da vida privada dos outros”.

  2. Avatar de 195
    195

    ta tudo perdido neste mundoo!

  3. Avatar de defesa do consumidor
    defesa do consumidor

    bem que podia ser um bocado de carne da vaca da mulher dele nao????

    1. Avatar de knight
      knight

      Nenhum e nem outro, e você foi pior que o criador, percebe?

    2. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Se eventualmente dissessem isso da mãe, irmã, namorada, mulher dele, aposto que não ia gostar, mas como é de outra pessoa, neste caso uma actriz porno, o rapazinho lá pensou que era “normal”.

  4. Avatar de Paulo
    Paulo

    Acho que a comunicação deve ter limites… Para mim essa frase está numa linha ténue entre a piada brejeira e a ofensa.
    Relativamente a questão da liberdade de expressão ou difamação: tendo em conta o comportamento público da moça e a sua atividade profissional, será que a frase publicada no Facebook pode ser considerado um crime de difamação?

    1. Avatar de ruca
      ruca

      Isso é para ti, para mim é apenas uma piada. Toda a gente tem humor diferente, toda a gente se ofende com coisas diferentes. Faz-me confusão este tipo de autocensura que ensinam as pessoas, se fosse dito no café toda a gente se ria, mas se for na televisão já tens de ter cuidado com o que dizes e já não podes dizer tudo…se não podes dizer tudo é básicamente censura. Espero que sejas a favor dos jihadistas terem morto jornalistas no Charlie Hebdo porque se não estás a ser grande hipocrita.

      1. Avatar de TR
        TR

        E se dissessem o mesmo da tua irmã?

        1. Avatar de Dedo Maroto
          Dedo Maroto

          Eu dizia da mãe dele e ficavamos quites, sem necessidade dos vossos semblantes sisudos a não perceber o que uma piada é. Tenho a certeza que a senhora (muito respeitavél diga-se) vai ter tempo entre duas orgias pagas para responder a isto, provavelmente com mais sentido humor que a maioria do pessoal que aqui passa.

      2. Avatar de António
        António

        Censura, vamos lá ver, sim tem piada, não é humor negro, mais brejeiro, mas isto assim no café dito pelas costas de alguém todos se riem e ninguém se preocupa, na cara de alguém, dependendo da afinidade de que fossem, seria um simples vai à mer** ou então levava na boca, que é a realidade e já aconteceu por menos, e pior, agora que já se falou na força do falar mal ou “piada” que sim a tem, é ver o que se sucedeu, mandar esta piada no meio do “cafe central internacional” o Face claro e por nome claro que “sobe a parada”. Se a minha liberdade de dizer o que quero, calca a tua de direito de não ser ofendido, diz e bem que ” toda a gente se ofende com coisas diferentes” mas esse “autocensura” tem outro nome senso comum de que se sair para a rua a tratar citrano e eltrano por alhos e bugalhos que ofende a uns e vai doer a outro.

      3. Avatar de Telmo
        Telmo

        Costumo ter um sentido de humor bastante negro, mas isto é ordinário de mais. Imagina que em vez da Érica Fontes era a tua mãe? Ou mulher/namorada? Continuavas a achar piada?

        1. Avatar de Charlie
          Charlie

          Claro que não gostava se fosse a minha mãe, no entanto, se insultarem a minha religião, eu também não gosto. E no entanto, há um ano atrás, toda a gente defendia a liberdade de se gozar com isso.
          A diferença entre uma piada e um insulto é algo muito tênue. E mesmo sendo uma piada ordinária, não deixa de ser piada. Há algumas pessoas que não conseguem melhor.
          O coitado do lopetegui também foi insultado com força nas redes sociais e, não vi nenhum artigo a defender o pobre do homem. Enfim…

      4. Avatar de JBM
        JBM

        Liberdade de expressão não é uma coisa absoluta, tal como a liberdade não é uma coisa absoluta. Se fossem não seria possível aplicar leis pois elas automaticamente condicionam a liberdade. Há leis contra a injúria e difamação, tal como há leis contra o assédio, ódio, etc, etc; por isso não venhas para aqui com histórias de terroristas como argumento de que nada do que é dito publicamente pode ter consequências legais.
        Violência verbal também deixa marcas e nalguns casos também mata… pelo teu argumento as vítimas nunca poderiam ter protecção legal.

      5. Avatar de Goncalo
        Goncalo

        Achavas piada se a frase fosse:
        Podia perfeitamente ser um pedaço da tua mae… Mas é de uma outra vaca.

      6. Avatar de MLopes
        MLopes

        o problema é que a única pessoa cujo humor conta é a visada! ruca diz-me lá uma coisa, achas que se a visada fosse a tua mãe (sem ofenda alguma à senhora) ele ía gostar? avalia a “piada” por esta bitola…

      7. Avatar de Moses
        Moses

        Não deixa de ser uma linha muito tenue.
        Comparar a piada do restaurante com as publicações no Charlie Hebdo percebo.
        Agora comparar uma “piada” a homicidio.. Não.

        Pra mim, abusaram. Era o mesmo que postar um pedaço de coco no pratocom o texto “Podia ser o bife a casa do local xpto, mas é só mais um C”#Ó “

      8. Avatar de Ciro Espitama
        Ciro Espitama

        É fácil diferenciar uma ofensa:
        1) Azul é uma cor idiota
        2) Quem gosta de azul é idiota
        3) Você é idiota.
        No primeiro caso é liberdade de expressão, no segundo é tênue a linha entre ofensa e sentir-se ofendido e no terceiro caso é ofensa. É o caso do restaurante é o terceiro

      9. Avatar de Anónimo01
        Anónimo01

        É tudo muito bonito até se entrar na esfera da vida das outras pessoas. A liberdade de cada um acaba onde começa a do próximo, clara e simplesmente, e usar o argumento de liberdade de expressão para justificar calúnia é um disparate.

        E a analogia dos jihadistas então… para fazer sentido então o “Paulo” teria de ter morto (ou achar por bem faze-lo) o dito talhante. Condenar ou censurar a atitude de alguém cai um pouco longe de matar, digo eu…

  5. Avatar de miguel
    miguel

    Posso confirmar a inveracidade dessa publicação no Facebook. Esse pedaço tem bem mais carne que Érica Fontes…

  6. Avatar de batata
    batata

    Primeira vez que a vejo vestida

  7. Avatar de kekes
    kekes

    Vozes de burro não chegam ao céu. Por vezes ignorar é a melhor forma de protesto, o problema é que nos dias de hoje há quem adore confrontos na internet, e são muito intetventivos, e depois passa isto, valorização de coisas sem valor.

  8. Avatar de Nuno Leao
    Nuno Leao

    Quem quiser perder tempo, como eu fiz, pode puxar atrás e constatar que basicamente é uma página que tenta fazer humor… tenta, porque não consegue. O seu gestor tem uma faceta de stand-up comedy falhada, ou pelo menos não é um humor que aprecia… nem é subtil, nem inteligente, ainda que seja isso que tente ser.
    O grave disto é mesmo as pessoas não perceberem a postura que devem ter numa página do facebook. Mesmo mais informal que um website é sempre a cara de um negócio. E o que se devia discutir aqui era a qualidade da comida e do atendimento. E a julgar por algumas repostas o atendimento faz corar alguns tascos (assim mesmo, sem trema) do século passado)

  9. Avatar de Duarte
    Duarte

    Eram dois processos. Um por difamação e outro por usurpação de imagem numa campanha publicitaria sem autorização. Afinal foram os próprios que confirmaram ter feito a publicação como “estratégia de diferenciação”, o objectivo foi bastante claro.

    Quanto á Erica podia comer uns bons bifes que não lhe fazia mal nenhum.

    1. Avatar de ruca
      ruca

      Eram um processo em ti. Por difamação insinuada.

      1. Avatar de sómaisum
        sómaisum

        E outro para ti por calúnia 😀

        1. Avatar de Zaark
          Zaark

          Lawsuits… Lawsuits everywhere!

  10. Avatar de Vitor I
    Vitor I

    A visada, se ainda está no ativo, só beneficia com a publicidade gratuita…

  11. Avatar de 3x7=21
    3×7=21

    Hoje já ninguém é charlie

  12. Avatar de Quatermain
    Quatermain

    Agiram mal porque é uma empresa/instituição, mas a piada é muito boa!!
    É certo que náo há nada de bovino na rapariga, mas as personagens que encarna nos filmes…. é outra historia. 🙂

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      Ela é paga para fazer aquilo que milhares e milhares querem ver atrás do monitor. O que dizer de quem “encarna o mastro” a ver os vídeos? Atores e atrizes pornográficos não existiriam se não houvesse um público imenso que consome conteúdos da área.

  13. Avatar de Bob
    Bob

    Coisas bem piores a acontecer por aí…..

    Se ninguém ligar, nem se falava no assunto……… mas como todos sabem quem é a Erica Fontes (sim, também sei!), prontos…… foram na onda!

  14. Avatar de Regis
    Regis

    “estratégia de diferenciação”
    Na realidade a falta de educação e respeito são formas muito eficazes de diferenciação, mas muito pouco imaginativas e por isso muito penalizadoras para qualquer criativo.

  15. Avatar de Pepe moscovita
    Pepe moscovita

    curioso que há precisamente um ano atrás toda a gente escrevia #jesuischarlie

  16. Avatar de Ricardo Costa
    Ricardo Costa

    A Erica FOntes agradece a publicidade gratuita, pois graças ao mau gosto ganhou mais uns/umas fans.. já o restaurante ou tem uma ação de markting de jeito nos proximos dias ou pode mesmo perder uns clientes..

    Toma lá e embrullha!!!

  17. Avatar de jaime
    jaime

    Ta mal!
    Agora ha a vitela de leite .. Tatiana Neves, que vai tirar o lugar à Fontes
    kkkkkkkkkkk

  18. Avatar de lmx
    lmx

    quem é a Erica Fontes?
    desculpem a minha ignorancia..

    1. Avatar de Andr8
      Andr8

      Actriz pornográfica.

      1. Avatar de TiagoDM
        TiagoDM

        MHUAHUAHUAHUA

    2. Avatar de Pedro Pinto fanboy
      Pedro Pinto fanboy

      Tu com esse avatar do linux e sem saberes usar o google, ai ai…

    3. Avatar de lmf
      lmf

      Não desculpo!

    4. Avatar de lmx
      lmx

      Se fosse alguém importante certamente conheceria 😛
      Pensei que fosse alguem pseudo famoso..

  19. Avatar de Mário
    Mário

    Duvido muito que tenha $, para “comer” dessa carne

  20. Avatar de miguel
    miguel

    Só se é Charlie quando convêm. Hipócritas.

    1. Avatar de EF
      EF

      Sim, se o pessoal começar a chamar vaca, put*, etc à tua mãe de certeza que vais-te levantar e bater palmas e rir que nem um perdido.
      É tudo muito giro quando é com os outros…

      Querem-se armar em comediantes mas sem graça nenhuma.

    2. Avatar de xiça
      xiça

      Ser charlie, foi uma forma demonstrar tristeza perante os atentados, perante as mortes que resultaram de brincadeiras como esta, não foi concordar com o tipo de publicações feitas pela dita revista. Há cada um por ai…

  21. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    “Na verdade, o dito restaurante além de não ter feito uma publicação nada feliz”

    Frase em dupla negativa ou seja esta frase diz que o restaurante não fez o comentário. Penso que o pretendido era sem o não.

  22. Avatar de Alisson
    Alisson

    isso nao seria um bulling ? porque de certa forma chamou a atriz porno de VACA….ou generalizando as mulheres como vaca.
    Achei ridiculo.

  23. Avatar de vector
    vector

    Isto é bem capaz de ajudar na divulgação disso porque como eu deve haver muitos que vão saber desta treta aqui.

  24. Avatar de Orson Reles
    Orson Reles

    Manifestamente, uma injúria em relação à senhora em causa, a qual deve ser muito mais profissional e competente naquilo que faz do que o somatório dos profissionais que trabalham no restaurante em causa.

    Temos também de admitir a possibilidade do autor da frase ter uma canina admiração e muito prezo pela senhora cuja excelência comparou com o melhor pernil da sua culinária, entretanto traído pelo género bovino dado a várias interpretações menos prestigiantes já que, convenhamos, fosse o pernil do animal que fosse ( cabrito, galinha …” you name it” ) sempre decairia na descuidada analogia. ( até os termos culinário e analógico bem dariam para mais uma inspirada canção de Quim Barreiros ).

    Para degustarem um pouco mais da iguaria porque não apreciarem esta capa dos The Beatles que parece não ter provocado tanta celeuma ( e não se trata de uma qualquer fotomontagem ), a capa foi mesmo oficialmente editada nos USA pela editora Capitol, e quem tenha o disco pode contar com € 15.000 nas sua mãos.:
    http://ultimateclassicrock.com/beatles-butcher-cover/

  25. Avatar de Pirata
    Pirata

    cambada de virgens ofendidas

    1. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      “Podia ser um pedaço da tua mãe, mas é de uma outra vaca” – ficava melhor?

      É que se ainda pusessem “Podia ser um pedaço da vaca da Érica Fontes, mas é de uma outra vaca”, até se podia entender que a Érica tem uma vaca (animal) na sua quinta… mas a maneira (brejeira – diga-se de passagem) com que a pseudo-“piada” foi descrita estava claramente a insultar a rapariga…

      Mas enfim, hoje em dia insultar é “fixe” e completamente gratuito e banal que já nem se distingue uma piada de insultos.

  26. Avatar de JCLopes
    JCLopes

    A mim parece-me que os autores do post são tão toscos que nem sequer têm consciência da estupidez qur cometeram.
    Aquilo é humor saloio.

  27. Avatar de César
    César

    Sinceramente.

    Devia ser censurado? Não

    Devia ter sido publicado? Não

    Os white knights são as pessoas mais irritantes nos comentários? Sim.

  28. Avatar de Miguel
    Miguel

    Boas,

    resumindo o restaurante teve a publicidade gratuita que pretendia, ficou nas bocas do Mundo…

    ok…teve de expressar um pedido de desculpas à actriz pornográfica que, por ter essa profissão também a coloca nas bocas, mãos do Mundo.

    Mas de certeza que muitos vão ir ao restaurante que vende carne da vaca 🙂

    Marketing…pure and simple!

    Cumprimentos

    1. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Acho que ficou com mais Pub a Érica que o dito restaurante, que muito proavelmente já perdeu alguns cliente, ainda que temporariamente.

  29. Avatar de sampaio
    sampaio

    Não é por nada, mas as vacas é que se deveriam sentir insultadas… 😀

  30. Avatar de ZéToninho
    ZéToninho

    Para mim, o único problema da piada é que não a teve. De resto, sou defensor de fazer humor com tudo, desde que se tente realmente fazê-lo e não deliberadamente ofender alguém como objectivo principal..

  31. Avatar de ruiuda
    ruiuda

    “Liberdade de expressão, direito de opinião, sentido de humor apurado, foram alguns dos argumentos utilizados por um restaurante do norte relativamente à publicação onde associou a actriz pornográfica Érica Fontes a um pedaço de vaca.”

    É impressão minha ou a população do Sul de Portugal Continental tem o prazer de “picar” constantemente a população do Norte quando se sucedem situações deste teor ou pior?
    É que se a 2ª hipótese se confirmar, doa a quem doer, não existem regiões perfeitas e acredito que exista até população séria no país mais recluso do mundo que, infelizmente, nunca terão o direito de reivindicar os seus direitos desde a nascença ao seu óbito.

    Depois há outra questão que vou aqui recordar: se o gerente deste restaurante for do Sul e esta minha especulação estiver correta será um completo tiro no pé por parte da pessoa que escreveu este artigo.

    Devido a estas situações desagradáveis considero por vezes Portugal apenas o Norte, Galiza e regiões autónomas dos Açores e Madeira.

    Caso tenha exagerado os meus perdões desde já.

    Bom fim-de-semana.

    1. Avatar de Maria Inês Coelho

      Curiosamente, a autora do artigo é mais do norte que do sul. Por isso, se o conteúdo do seu comentário já não fazia grande sentido, acaba assim por não fazer mesmo sentido nenhum…
      Bom fim-de-semana.

      1. Avatar de ruiuda
        ruiuda

        O sentido de um comentário qualquer não pode ser avaliado por ninguém, por mais que seja uma completa barbaridade. E para escrever isto não deixei de constatar factos.

        Lembro-me de ter dito a um grupo de amigos que ia conseguir comprar por ex: uma casa sem recurso a crédito bancário. Como é óbvio além de não acreditarem soltaram-se à gargalhada. No entanto eu estava sempre com a consciência tranquila. Poderia ir mais longe, tal como dizer que conseguiria comprar um carro de valor superior a 100.000,00€. Eu acredito no meu potencial, ao contrário de muita gente.

        Era só para deixar ficar bem patente que não tenho medo nem vergonha de dar a minha opinião. E quem o avalia não tem direito a ser respeitado.

        1. Avatar de xiça
          xiça

          ????? o que é que isso tem a ver com o que foi dito :S

  32. Avatar de Bruno
    Bruno

    Reformolando… “Bem podia ser um bocado de carne da minha esposa…. Mas no entanto é de outra vaca” Teria ficado melhor.

  33. Avatar de Homem Honesto
    Homem Honesto

    “Pegar num smartphone, tirar uma foto e partilhar nas redes sociais com uma legenda machista e ofensiva é fácil.”
    Não achei piada a esta frase…Automáticamente rotular logo a tipica pessoa que faz um post como machista não me parece bem.
    Que tal “machista, feminista e ofensiva é fácil.”? Ou simplesmente “ofensiva”, sem ter de fazer estereótipos?
    Eu sei que és uma senhora, mas como já te disseram, nem todos os homems são iguais!

  34. Avatar de Longshot
    Longshot

    +1

    Isto devia ser apenas um não assunto, foi má ideia publicar? sim… Tem piada? depende para mim nem tem muita… Devia ser censurada? Não… As pessoas têm direito de não se rever, indignar ou rir à gargalhada? Sim.
    No fundo o restaurante ganha notoriedade, mas provavelmente vai perder mais futuros clientes do que ganha.

    E para todos os que falam aqui no Charlie, são coisas bem diferentes, uma coisa é discordar de algo e manifestar indignação, outra é não gostar, pegar numa arma e dar um tiro no responsável por essa publicação.

  35. Avatar de RuiP
    RuiP

    Um gajo diz umas verdades e o OP apaga os posts para nao ficar mal.
    Ao que ja chegamos.

  36. Avatar de ACMSEBR
    ACMSEBR

    É de merecer uma punição.
    Mesmo por ser uma atriz porno ela é uma profissional; profissional do sexo.
    E merece o devido respeito porque é um ser humano e olha que tem animais que são mais respeitados que os humanos.

  37. Avatar de Roger
    Roger

    Não conhecia essa atriz, sou brasileiro e fui pesquisar e me parece que só tem duas atrizes pornográficas portuguesas.
    Érica Fontes e Ana Monte já favoritei aqui lol.

  38. Avatar de Calcitrin
    Calcitrin

    A troco de dinheiro para fazer um filme porno, a Érica Fontes deixa que lhe chamem qualquer coisa. Essa é única diferença. E, como é óbvio, o restaurante estava a referir-se à Érica actriz, à Érica que personifica uma vaca, àquela Érica que nós conhecemos dos filmes e com quem muitos fantasiam – e não à Érica que só os familiares, namorado e amigos próximos conhecem. O que está em causa é uma personagem, e não a dignidade de uma pessoa, por isso os aludidos crimes do Código Penal não têm qualquer aplicação aqui. Este é o meu entendimento e sou jurista.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      O facto de ela ter feito essa, ou outra escolha, dá a permissão para que seja chamada de alguma forma? E diz o senhor que é jurista?…

      Acho que falta aí algum conhecimento sobre conceitos como lógica, justiça, direito e valores como respeito 🙂

      1. Avatar de Calcitrin
        Calcitrin

        Vou-lhe dar só um exemplo: não seria normal a Marisa Pinto publicar um vídeo seu e receber comentários a dizer: “Vim-me 3 vezes com o teu último vídeo”. Aquilo que para si seria uma terrível ofensa, para a Érica Fontes seria um elogio. Sabe porquê? Porque a Érica Fontes escolheu ser actriz pornográfica, e a Marisa Pinto não.

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Isso em nada responde ao que estavamos a conversar… 🙂 O que acabou de fazer foi justificar algo com uma situação completamente diferente.

          Eu se escoher ser actriz porno, você nem ninguém tem o direito/liberdade de me chamar o que quer que seja de forma insultuosa/pejorativa a não ser que eu mesma dê permissão para tal.

          Consegue entender?

        2. Avatar de lmx
          lmx

          Calcitrin:

          Aquilo que define um homem, são as suas acções, da mesma forma numa mulher!
          Se a rapariga em causa e Actriz porno, você tem o direito de fazer o juizo de valores que quiser e mais alguns, no entanto este seu direito acaba quando começa o dos outros!

          E aqui, foram ultrapassados os direitos…
          mais você pisou a linha não só em relação a ela, mas aproveitou a deixa, para mostrar alguma leviendade sua!

          Se queria fazer esse comentario, poderia te-lo feito, de uma forma menos explicita, mas a força da chico expertice, trouxe ao decima a sua falta de valores…aquelas bases que poderiam fazer de si um Homem..

          E por aqui me fico..

        3. Avatar de Bruno M.
          Bruno M.

          LOL por isto é que o país não avança com “juristas” destes…

          Enfim…

          1. Avatar de Calcitrin
            Calcitrin

            O Bruno M. só ficou chateado por andar aqui todo convicto a repetir que o tal post do Facebook constitui crime e por verificar que afinal há juristas que não secundam essa ideia. Isso passa-lhe.

    2. Avatar de Longshot
      Longshot

      Grande Jurista mesmo…

      “A troco de dinheiro para fazer um filme porno, a Érica Fontes deixa que lhe chamem qualquer coisa”

      o stage name (que pode ser o nome real ou não) identifica o Ator ou Atriz como pessoa, as personagens que interpretam nos filmes é que podem ter um nome bem diferente ou nem sequer ter nome…

      Se eu disser O Han Solo é um boi, estou a referir-me à personagem de Star Wars.

      Se disser o Harrison Ford é um boi, estou a referir-me ao ator e à sua pessoa.

      O que o caro Calcitrin me está a dizer é que como a Érica Fontes deixa um Ator chamar-lhe Vaca num filme Porno, então qualquer um de nós se a vir passar na Rua pode fazer o mesmo alegando que estamos a referir às sua personificação sexual?

      1. Avatar de Calcitrin
        Calcitrin

        Há uma diferença clara e perceptível entre Harrison Ford e Han Solo. Não há diferença nenhuma, para o público, entre a Érica Fontes e a Érica Fontes dos filmes, porque ninguém conhece as “personagens” que ela interpreta nos filmes, ela não é conhecida por nenhum outro nome a não ser Érica Fontes (se é que esse é o verdadeiro nome dela).

        1. Avatar de RATAX
          RATAX

          Aliás, há vários filmes em que Érica Fontes interpreta o personagem Érica Fontes! Há montes na net!
          Mas nunca ouvi chamarem-lhe vaca, são sempre coisas em inglês! Há uma que lhe chamam muitas vezes que acho que significa praia…

  39. Avatar de ZeusMaLibre
    ZeusMaLibre

    Já dizia o outro “I like offending people, because I think people who get offended should be offended”

  40. Avatar de Pedrostrik
    Pedrostrik

    Isto é mais uma piada a demonstrar a parolice e atraso de mentalidade do português comum. Lastimável, só ao nível dos selvagens fanáticos muçulmanos, até porque, tenho a certeza que o triste que escreveu tamanha façanha não deve levantar a piroca na frente destas gaijas, deve ser mais um cyberpunhateiro, frustrado e energumeno que nem sequer tem 10cms de pau para ser homem e consolar uma mulher.
    Infelizmente, pelos post’s do FB e daqui, tem muita gente idêntica.

  41. Avatar de Lucas
    Lucas

    O que conta é isto: Publicidade para o restaurante e publicidade para a Érica. Nao conhecia o restaurante nem essa mulher. Agora já conheco. Missao cumprida.

    1. Avatar de O Jurista
      O Jurista

      No entanto os que conheciam deixaram de lá ir, e aposto que foram mais os que deixaram de lá ir, que os que passaram a ir lá, pelo menos até as pessoas se esquecerem. lol

  42. Avatar de jose
    jose

    Boa Lucas!

    Tanta conversa para isto, até parece que a carne não é carne!
    Ambos ganham a vida com ela, só que de diferentes formas!

    E tanta hipocrisia!