86% concordam que o TikTok deveria ser proibido nos equipamentos oficiais do Estado

18 Comentários

O TikTok tem estado debaixo de fogo por diversos motivos, mas especialmente por questões de segurança e pelo impacto que tem demonstrado ter na saúde mental dos mais novos. Como consequência, vários países têm proposto o bloqueio da aplicação chinesa nos dispositivos móveis oficiais dos funcionários do Estado. E os resultados da nossa última questão semanal indicam que a esmagadora maioria dos nossos leitores concordam que esse bloqueio também aconteça nos equipamentos oficiais dos funcionários do Estado português. Vamos então conhecer todos os resultados.


Deveria Portugal também proibir o TikTok nos equipamentos oficiais dos funcionários do Estado?

Finalizada a questão da passada semana, segue então agora a divulgação de todos os resultados através da análise das 1.439 respostas obtidas.

Os resultados são claros como a água e não existem dúvidas de que a esmagadora maioria, com 86% dos votos, consideram que Portugal também deveria proibir o TikTok nos equipamentos oficiais dos funcionários do Estado (1.236 votos). Por sua vez, apenas os restantes 14% responderam que “Não” a esta pergunta (203 votos).

Resultados em gráfico

Para uma melhor perceção visual, segue então o gráfico com os resultados desta questão.

Pode ler as várias opiniões dos leitores através dos comentários deixados ao artigo onde a questão foi colocada onde são dados exemplos e argumentos que reforçam este mesmo resultado. No entanto, as últimas informações indicam que o governo do nosso país não vai proibir a rede social chinesa nos smartphones oficiais.

Mas se não respondeu à nossa questão, diga-nos então agora se deveria Portugal também proibir o TikTok nos equipamentos oficiais dos funcionários do Estado?


Participe na nossa questão desta semana

Questão desta semana:

Considera que a Inteligência Artificial vai contribuir para um mundo melhor?

  • Não. (51%)
  • Sim. (49%)

Total Votos: 1.246

Loading ... Loading …


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, para conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Assim, caso queiram ver algum tema votado nas nossas questões semanais, basta deixarem um comentário com o mesmo ou enviem para marisa.pinto@pplware.com.

 

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo Teixeira
    Hugo Teixeira

    Por acaso respondi e foi que deve ser proibido, mas penso que isto devia ser alargado a todo o tipo de aplicação “social”/”entretenimento”, não vejo no sentido de ser esta ou aquela rede social ou outro tipo, mas sim no sentido de aumentar a probabilidade de fragilidade de segurança, afinal de contas todo o tipo de aplicações estão sujeitas a ataques ou têm potencial de serem usadas como porta de entrada, umas terão um tempo de resposta mais eficaz que outras em questões de segurança, mas a melhor segurança é a abstenção (onde já ouvi isto??uhhm)

    1. Avatar de Rrrrrrr
      Rrrrrrr

      Concordo, ando que em dispositivos de qualquer governo, aplicações de redes sociais deveriam ser proibidas. Excluindo apenas alguns casos muito específicos.
      Até mesmo contas de e-mails pessoais não deviam ser permitidas.

  2. Avatar de ECG
    ECG

    Entao teriamos que proibir quase todas as outras tb, pq é um autentico big brother sem controlo efetivo. E sejamos honestos, em “olhos invisiveis” e qq tipo de tecnologia associada e dedicada, o ocidente esta mto a frente dos chineses. E aqui temos provas e casos reais, nao apenas suposiçoes e medos. No fundo e desde sempre, todos tentam o mesmo, ganhar vantagem, seja de que forma for.

  3. Avatar de Jorge V.
    Jorge V.

    Sendo um telefone profissional, qualquer aplicação que saia do contexto de trabalho não deveria ser autorizada.

    1. Avatar de Francisco Teixeira
      Francisco Teixeira

      O que é uma aplicação no contexto de trabalho?
      Eu por exemplo não uso tiktok, mas preciso do youtube quase todos os dias, mas se eu disser o que faço muitos vão achar estranho.

      1. Avatar de Rodrigo Santos
        Rodrigo Santos

        Se utilizas Youtube no contexto de trabalho, é então no teu caso o Youtube uma aplicação de âmbito profissional.

        Tal como pode igualmente ser o instagram para um departamento de marketing.

        Sabemos no entanto, que tal é uma muito reduzida percentagem dos equipamentos profissionais. Em especifico sendo o organismo o Estado, mais reduzida ainda.

  4. Avatar de Nhecos
    Nhecos

    Qualquer telemóvel que pertença a uma organização e que o propósito seja o desempenho de funções nunca deveria ter instaladas apps que saem fora desse âmbito. É tão simples quanto isto.

    1. Avatar de Francisco Teixeira
      Francisco Teixeira

      Não é assim tão simples, muito menos agora com os eSim. Muitos usam o mesmo equipamento para o numero pessoal e numero de trabalho.
      E quem usa o equipamento pessoal para tratar de assuntos de trabalho?
      A questão está na responsabilidade de cada um.

      1. Avatar de Nhecos
        Nhecos

        “Muitos usam o mesmo equipamento para o numero pessoal e numero de trabalho.” – o problema começa exatamente por aí. A não ser que seja explicitado o contrário, uma organização normalmente fornece um equipamento para desempenhar funções específicas. Se a organização não têm meios para enforçar regras e o utilizador pode ser irresponsável, isso não quer dizer que deva.

      2. Avatar de Rodrigo Santos
        Rodrigo Santos

        Depende da política da empresa.
        Se houver uma consciência de segurança, será separado o ambiente profissional e pessoal. Com equipamentos diferentes, o que permite um controlo total por parte da empresa.

  5. Avatar de sa.pong
    sa.pong

    Apenas aplicações de espionagem Americas é que podem ser permitidas. Facebook, Instagram, Messenger, Whatsapp… TikTok? VIdeos de gente burra a fazer burrices é perigoso… Ah, espera… É por que é de uma empresa de SINGAPURA.

    1. Avatar de Repara
      Repara

      Não, o CEO é de Singapura, mas o fundador é chinês, não se sabe que autonomia tem o CEO. E não se sabe o que faz o governo/PCC com os dados. Que a app a recolhe dados pessoais relevantes, sabe-se.

      1. Avatar de Maria
        Maria

        Faz o mesmo que todas as outras… A diferença é que não são os states a controlar.

  6. Avatar de Grunho
    Grunho

    O Tiktok está a deixar os imperialistas completamente histéricos.

  7. Avatar de jack
    jack

    Acho que não deve ser proibido no Estado, porque não existe nada a esconder, e por outro lado ao estarem distraídos os funcionários contribuirá para em vez de demorar 6 meses um qualquer documento oficial passaria a um mês. Ou seja se já é grande a demora para qualquer treta mais um ano menos um não faria diferença. Quanto a segurança temos a PSP a GNR e o SIS.

  8. Avatar de deepturtle
    deepturtle

    A árvore da ciência do bem e do mal “2.0”