Operadores nacionais notificados para bloquear Uber

78 Comentários

Depois do PirateBay…agora é a vez do Uber

No passado dia 28 de Abril informamos aqui que o o Tribunal de Instrução de Lisboa decidiu “proibir, a actividade da Uber. Passado mais de um mês, e depois da empresa referir que ainda não tinha sido foi notificada pelo tribunal, alguns operadores começam agora a receber a ordem de bloqueio por parte do tribunal.

A NOS já foi notificada e já confirmou que vai cumprir a decisão do Tribunal de Lisboa.

uber


O Uber não é um serviço de táxi, é considerado uma espécie de motorista particular que garante o conforto no transporte e a comodidade tanto na requisição do serviço como no seu pagamento, já que todo esse processo é feito através de uma aplicação para smartphone. Mas o serviço Uber tem estado “debaixo de fogo” em Portugal. Em causa estão questões como a segurança e também a legalidade do serviço.

Em Abril o Tribunal de Lisboa decidiu “proibir, de imediato” a actividade da empresa de transportes em automóvel ligeiro mas passados alguns dias a Uber referiu que ainda não tinha sido notificada de qualquer acção.

Hoje, em declarações ao Dinheiro Vivo a NOS confirmou que recebeu a notificação do Tribunal de Lisboa para bloquear os serviços da empresa norte-americana em território nacional.

uber-germany_injunction

A Nos cumpriu escrupulosamente as instruções do tribunal para bloquear o site da Uber”, refere a operadora ao Dinheiro Vivo, na sequência das queixas dos clientes, que desde domingo à noite referem que não têm acesso à página da plataforma em Portugal. O acesso à aplicação, para já, continua disponível.

Comentários

78

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fabio Pisco
    Fabio Pisco

    Daqui a mais está pior do que na China.

    1. Avatar de Vasco Alves
    2. Avatar de miguel
      miguel

      Eu nao sei, mas eu acedo ao TPB, e a UBER.. sem qualquer restrições.
      Alguma coisa com jeito que as nossas operadoras fazem, é ao menos por uma barreira fictícia a limitar a Internet.

    3. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      PirateBay, agora o Uber… que vem a seguir? o que vale é que “rebentam” com 1 domínio desses e 5 novos são criados, xD

    4. Avatar de ze m3nano
      ze m3nano

      se usarem os dns da google 8.8.8.8 ou 8.8.4.4 em vez do dns dos isps provavelm3nte deixam de ter o pirate bay e uber bloqueados .

  2. Avatar de Ricardo Silva
    Ricardo Silva

    e eu que quero validar se o serviço existe num pais para o qual vou viajar e qual é o seu custo la? isto ja começa a raspar na censura.

    1. Avatar de Vasco Alves
      Vasco Alves

      Isto é censura. Proíbem-lhe o acesso á informação, partindo do princípio que poderá usar o serviço. Creio até que esta proibição tem laivos de inconstitucionalidade. Para o raio que os parta!

  3. Avatar de Miguel Ribeiro
    Miguel Ribeiro

    Já se sabia que aquilo do piratebay era carta branca para dar começo à censura.
    Muito bem Portugal, muito bem!

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      Quando fecham um restaurante ou bar por incumprimento de leis ou licenças, também é censura!?

      1. Avatar de Plácido
        Plácido

        Esta porcaria da Uber é o mesmo do que se um gajo tivesse um café aberto a pagar licenças e impostos, e viesse alguém montar uma banca de vender bolos mesmo à frente do café ..
        Quando cumprirem os requisitos legais, estando em pé de igualdade com o serviço tradicional, que entrem no mercado. Sabemos que a legislação e a carga fiscal estoiram negócios, mas é a que temos, logo os players têm de se sujeitar a ela.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          A questão é que o serviço não é o mesmo e não vai ter de se equiparar ao serviço de taxi. Isto é claramente protecção de um monopólio.

          1. Avatar de Master of Piglets
            Master of Piglets

            +1
            Monopolios à portuguesa, um must. Agora é só criarem uma Anataxi e têm o monopolio protegido para sempre.

          2. Avatar de Sergio J
            Sergio J

            Não é? Qual a diferença mesmo?

            Não venhas com a forma como chamas o carro de aluguer para te transportar. Porque o negócio é transporte de passageiros, não a forma como fazes a transacção.

      2. Avatar de Rick
        Rick

        Um bar não serve bebidas no ciberespaço! A Uber não oferece viagens virtuais. Uma coisa é proibir a empresa de exercer uma actividade, outra é proibir a imagem institucional de uma empresa, que é o que geralmente acontece através do seu website.

        1. Avatar de maria
          maria

          O problema é que a empresa vende um serviço ilegal. E como a instituição não tem mais nada para vender, do que o serviço ilegal, tem lógica proibir a aplicação.

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            O problema é que a falta de licença (que nem deve ser a mesma porque o serviço é diferente) não é resolvida porque o estado não tem interesse que assim seja. Como tal, e como comçamos a viver numa ditadura, opta-se pela maneira mais simples e ditatorial que é bloquear o acesso à aplicação. Isto é só o começo…

          2. Avatar de Rick
            Rick

            Mas o serviço não está ligado ao site. Por muito ilegal que seja, segunda a lei Portuguesa, a empresa Uber não é uma empresa ilegal, e as pessoas podem ter necessidade de contactar com a Uber para outro tipo de interacções, do estilo saber os contactos internacionais da empresa num país em a Uber não está a operar ilegalmente, ou até saber como pode obter mais informações sobre a tecnologia deles.
            O facto do “serviço” deles ter sido considerado ilegal cá, não invalida o produto deles, e o tipo de bloqueio que lhes foi aplicado é censura pura e dura.

          3. Avatar de Rick
            Rick

            Por muito ilegal que seja “o serviço”…

          4. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Pedro
            O problema não é com o estado, o problema é com a Uber! Não é só as licenças, são tb os seguros e os preços que estão tabelados e não são seguidos, etc. Em vez de competir em termos de qualidade e facilidade de uso, a Uber quer destruir a competição tentando contornar as leis que estes têm que cumprir!

        2. Avatar de Nunes
          Nunes

          @ Rick
          quando fecham um restaurante tb se perde a imagem da instituição, até pode pôr em causa o seu retorno de tal forma a imagem pode ser perdida e manchada!
          E se a Uber apenas funciona no ciberespaço, é mais do que óbvio que está sujeita a sanções no ciberespaço por incumprimento das leis do país!

      3. Avatar de Francisco
        Francisco

        E no entanto, por mais que eu tente e barafuste, o site não me consegue levar a lado nenhum…

      4. Avatar de Vasco Alves
        Vasco Alves

        Meu caro, se quer analogias, pense bem no que seria se o proibissem de olhar para a porta de entrada do café, que é o que estão a fazer quando lhe vedam o direito á informação. Vc não tem o direito de se informar sobre algo mesmo que não tenha a intenção de o usar? Aposto que não usa armas de fogo, por exemplo, e contudo qualquer dia proíbem-lhe o acesso aos sites de empresas que as vendem! Roça o absurdo esta medida, para além de por em causa os seus direitos fundamentais enquanto cidadão de um estado que se diz democrático e de direito!

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Esta gente não percebe isso, Vasco. A solução de barrar o acesso que é um direito de qualquer cidadão está constantemente usada nos dias de hoje por governos que se dizem democráticos. Este país começa a meter nojo. É também fantástico ouvir estas notícias ao mesmo tempo que se anunciam tarifas de 20€ para viagens de taxi a partir do aeroporto e dezenas de taxistas a serem julgados por burlas. Resolvessem antes esse problema.

        2. Avatar de Nunes
          Nunes

          Que analogia a tua, se entras no site da Uber estás muito mais do que a olhar para a porta de entrada do estabelecimento!
          Sendo uma empresa que só funciona pela internet a única solução para aplicar alguma sanção à luz da legislação actual, passa por bloquear o site, já que a empresa recusa-se a tentar cumprir regulamentos em vigor no país para o transporte de passageiros. A eficácia deste bloqueio já é outra questão associada à falta de experiência de tribunais e advogados com o assunto

          “para além de por em causa os seus direitos fundamentais enquanto cidadão de um estado que se diz democrático e de direito!”
          onde é que os teus direitos fundamentais foram postos em causa!???? Se alguma coisa punha em causa os direitos dos cidadãos seria uma empresa que não quer cumprir a legislação em termos de exigências de transporte de passageiros [desde seguros, taxas, etc]. E é uma empresa que não quer saber se os motoristas têm tudo em ordem e que mais cedo ou mais tarde vai colocar esses motoristas a perder dinheiro levando-os a mudar de emprego, como já se tem visto nos Estados Unidos!!

  4. Avatar de int3
    int3

    Ainda falam mal da china.

  5. Avatar de Tiago
    Tiago

    Este tipo de decisões saem bem rápido em Portugal… afinal tudo o que seja para a malta pagar um pouco menos, ou alguns poderem ganhar algum extrazinho, é tudo bloqueado… afinal, como é que depois os senhores taxistas e outros que tais poderão praticar preços ultra-exurbitantes por um serviço? Não! Se é para roubar ao povo e obrigar o povo a pagar mais em qualquer coisa, a justiça portuguesa é bem célere.

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Olhas para os taxistas aldrabões e os outros como ficam? É que por cada aldrabão encontras 100 honestos. O problema é que só se fala na maça podre.

      Em Portugal gostamos muito de estereótipos.

  6. Avatar de Rui Pereira
    Rui Pereira

    Isto claramente está a tornar-se ridiculo!
    O MJ está a rebaixar-se perante lobbys.
    Nota que não estou de acordo com a aplicação, uma vez que não deixa de ser concorrência desleal, mas como não conseguem impor a lei da forma normal, optam pura e simplesmente pelo bloqueio.
    Como já disseram aqui, criticam a China mas já se estão a optar pelos mesmos métodos. Se calhar é um reflexo do que já está a acontecer nas privatizações e vendas do Governo, daqui a nada é o próprio Governo que é vendido à China!!!

  7. Avatar de Zeca
    Zeca

    Pela segunda vez em menos de seis meses, outro motorista Uber foi agora acusado de agressão sexual por uma mulher de Gurgaon, na Índia

    1. Avatar de Sim Sim!
      Sim Sim!

      Até podia ser pedreiro ou deputado!
      que tem isso a ver com a Uber?

      isso é um crime de uma pessoa! nao de uma empresa!
      e isso tanto pode acontecer na Uber, como nos Taxis normais, como nos autocarros, como a pé…

    2. Avatar de Mário
      Mário

      E o que é que isso tem a ver? Especialmente em PT?

    3. Avatar de Hugo Santos
      Hugo Santos

      Isto é demagogia… Quantos a conduzir taxis normais por esse mundo fora também não cometerão crimes?

    4. Avatar de maria
      maria

      Não devemos ir por aí.
      Infelizmente as agressões sexuais na Índia são habituais, não apenas pelos motoristas Uber.

    5. Avatar de migas
      migas

      Então e os motoristas de táxis portugueses, que maltratam as pessoas se o serviço não lhes convém e chegam mesmo à agressão física.

      O que fazer a estes senhores?

      Pelos vistos deixá-los continuar assim e dar-lhes uns bónus extra como a nova taxa de aeroporto.

      Ganhem juízo e acabem com este monopólio.

    6. Avatar de Telmo M.
      Telmo M.

      India…

  8. Avatar de Vitor M. (Migalhas)
    Vitor M. (Migalhas)

    Quando bloqueiam o governo por extorsão?

    1. Avatar de Master of Piglets
      Master of Piglets

      +1

    2. Avatar de Telmo M.
      Telmo M.

      +1 Sinceramente, este comentário tem valor

  9. Avatar de Jaime
    Jaime

    Mas afinal, que mal fez esta Uber para estar debaixo de fogo?

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Não cumpre a lei que regulamenta o transporte de passageiros….

      1. Avatar de david
        david

        A Irlanda é que teve juízo.
        Deixou de emitir licenças de táxis e aprovou a Uber a operar no país. Graças a issoo Governo Irlandês está a receber os devidos impostos e a lucrar com isso…
        Agora só uma dica: alguém aqui se lembra da ACAPOR? Lembram o que acabou por acontecer? Só um aviso…

  10. Avatar de Mota
    Mota

    E eu vou procurar maneiras de não ter isto bloqueado.
    Uso o piratebay? Nope.
    Uber? Nope.

    Mas a liberdade é um direito, ou agora por uma pessoa poder comprar uma faca já faz dela uma pessoa criminosa? Ridiculo.

    O que me chateia realmente é não ver os taxistas (que aparentemente são os mais lesados.. god knows why) a fazerem algo semelhante. Não há nada para melhorar a vida aos passageiros pq pararam no tempo simplesmente.

  11. Avatar de irlm
    irlm

    Já agora acabem com os tuk tuk, que coisa mais irritante para o transito lisboeta.

  12. Avatar de Miguel Fazenda
    Miguel Fazenda

    Isto já está a começar a parecer censura… Não há nada que se possa fazer para acabar com isto, como petições ou algo assim? É que embora dê para contornar o bloqueio, muitas pessoas não sabem fazê-lo.
    Enfim… Uma empresa trás inovação e recorrem à censura só porque não dá tanto dinheiro a sei lá quem!

  13. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    A Internet não era supostamente para ser um “local” livre? O próprio protocolo WWW refere que esta não deve ser controlada por qualquer entidade em particular. Aqui, o povo português está a ser limitado a algo que deveria ser livre. Uber, piratebay, etc bloqueados e a DeepWeb continua aí… Portugueses, podem contratar assassinos profissionais e ver pessoas a serem mortas, mas não podem fazer downloads de conteúdos privados nem de aceder ao Uber.

    Está bonito isto…

    1. Avatar de Marcelo
      Marcelo

      protocolo HTTP*

    2. Avatar de maria
      maria

      O problema foi ter-se criado a ideia que havia um local no mundo, a WWW, onde existia liberdade absoluta para se fazer o que se quisesse. Isso foi uma ilusão!
      Gostemos ou não, nem toda a gente pode ter tanta liberdade. Existem aqueles que a usam bem, e outros aproveitam-na para vigarizar, roubar, enganar, etc.
      Não existem, nem podem existir, locais de liberdade total.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Concordo, porém onde é que o site do uber está a vigarizar, roubar ou a enganar?
        Pelos vistos o bloqueio nem chegou ás aplicações onde se faz o pedido dos carros…
        Acho que a solução é impedir que o serviço opere e não proibir o acesso online.
        Lá por o serviço estar proibido ser disponibilizado em Portugal, não quer dizer que eu tenha que levar com o bloqueio se quiser saber informações acerca da operação do Uber em inglaterra!!!

        1. Avatar de maria
          maria

          Não foi isso que eu disse. Apenas que se criou a ilusão de liberdade.
          A uber criou um serviço que em Portugal foi considerado ilegal por não respeitar determinadas regras (nem vou discutir se são certas ou erradas).
          A questão é: como impedir que continue a operar sem bloquear o acesso?

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            Podia-se bloquear apenas a aplicação e mesmo assim acho que isso seria incorrecto porque quando eu estou em roaming a utilizar Internet o IP que me é atribuído é português, logo se eu fisicamente estiver em Inglaterra continuarei com o serviço bloqueado.
            Se existem maneiras de proibir a empresa de operar num pais pelas formas “fisicas” porque que se tem que ir pelas páginas de internet, ainda por cima quando não têm efeito nenhum…

  14. Avatar de JMCS
    JMCS

    Este regime já tem tempo demais. Está a caminho da ditadura. É tempo de mudar o regime que fartos da lei da rolha já nós estamos!

  15. Avatar de Henrique
    Henrique

    Aqui já está down. MEO.

  16. Avatar de Basic
    Basic

    Lembrou-me o episódio 3 (Killer En Route) do C.S.I Cyber.
    Prefiro um profissional do que um total desconhecido.

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Sim, porque um profissional não é um desconhecido… e nem comete qualquer crime, só porque é profissional… há com cada desculpa.

      1. Avatar de maria
        maria

        Vou levar a comparação ao extremo. Vai a um hospital e precisa de um médico. Tem lá um com curso reconhecido para o tratar ou um sem qq reconhecimento, mas que garante perceber muito daquilo. São ambos desconhecidos.
        Qual a escolha?

        1. Avatar de Basic
          Basic

          Em caso de homicídio ou sequestro, tudo o que a Uber irá citar será:
          “Não são nossos motoristas. São autónomos que usam os nossos serviços. Nós só fornecemos o aplicativo.”

  17. Avatar de r3alkikas
    r3alkikas

    Olha, por aqui dá … Como é que pode ser ?

    https://r3alkikasdev.appspot.com/d3d3LnViZXIuY29t

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Pq o que está bloqueado é o endereço http://www.uber.com, se formos por outros links ou mesmo proxy servers o que conta é os bloqueios do proxy.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Configurar os DNS do Google no PC / Router resolve os bloqueios…
      Eles são apenas a nivel de DNS

  18. Avatar de Cóco
    Cóco

    Ficamos com um serviço pior e mais caro. A quem é que tenho de pagar para revogarem esta decisão?

  19. Avatar de Bruno
    Bruno

    Lá vou eu configurar os DNS do Google no router…

  20. Avatar de Vasco Alves
    Vasco Alves

    O site a que se pretende aceder encontra-se bloqueado na sequência do cumprimento de ordem judicial
    É a mensagem que aparece na MEO.
    Agora bloqueiam-se os sites em si, mesmo que eu não pretenda utilizar o serviço!!! Nem posso ter curiosidade em ir lá ler a informação que eles disponibilizam nem nada. Bela democracia. Uma vergonha para quem como eu nem sequer utiliza ou precisa do Uber para nada! Mas posso ler o que o Uber me oferece para ler, ou enquanto cidadão português deixei de ter esse direito!??!?!?! Um tribunal tem o direito de me privar do direito á informação? Só me posso informar de serviços que pretenda utilizar? Que palhaçada vem a ser esta?

  21. Avatar de John Doe
    John Doe

    Quando a UBER pagar os mesmos impostos que os Taxistas, falamos, ok?

    Vcs ja parecem aqueles que levantam o veu do racismo quando estao a cometer ilegalidades…

    Pensem.

  22. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    A erva é legal na Holanda, será que vão proibir as viagens para a holanda e proibir o acesso a páginas de Coffe Shops e do próprio governo Holandes onde se fale deste tema?

    Lá porque a Antral conseguiu manter o seu monopólio, não que dizer que eu não seja livre para me informar sobre determinada marca que opera de forma TOTALMENTE LEGAL em vários paises. Mas estamos na Coreia do Norte ou quê???

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      O comentário mais correcto que aqui li, isto de facto é a piada completa. Se eu quiser visitar o site para numa futura viagem usar o serviço legalmente o mesmo não é possivel porque um sr juiz assim decidiu…

      Ainda falam da censura da china ou coreia…

  23. Avatar de landsoul
    landsoul

    Não liguem! Mudem os dns para os do google e mandem os gajos dar uma volta.

  24. Avatar de pedro
    pedro

    Clientes NOS, basta mudarem o DNS no router ou no PC para outro que não o da própria NOS, e conseguem aceder ao website!!! o mesmo acontece com os outros operadores, porque os “bloqueis” são feitos ao nível de DNS …

  25. Avatar de Paulo Correia
    Paulo Correia

    Numa coisa a NOS realmente é boa… é bem mandada nestas coisas… lindos meninos… nem contestam a liberdade do utilizador ver algo que nao tem qualquer tipo de conteudo ilicito… e quanto ilegal… tenham dó. Mas quem fala da NOS fala de toda e qualquer entidade que segue à risca a a maxima “sir , yes sir”.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Eu não acho que a culpa seja das operadoras, elas tem que cumprir a lei. O problema está é no facto da lei permitir isto.

  26. Avatar de nokas
    nokas

    A evolução tecnológica e imparável, e uma Questão de tempo…

  27. Avatar de Nelson R.
    Nelson R.

    O problema destes serviços e destes bloqueios têm duas origens, ou são os sindicatos ou são os lobbies.
    Enquanto não acabarem com isso, não vamos lá.
    As pseudo-associações também começam a entrar neste grupo.

  28. Avatar de NMMA
    NMMA

    Eu não sei qual é o problema de haver mais um serviço de taxi desponível….
    Na Suíça o serviço já se usa à algum tempo e, recentemente foi feito um teste para saber qual a diferença entre ambos. Além de termos que esperar mais algum tempo que o taxi normal, o pagamento e a qualidade se serviço é diferente….
    http://www.letemps.ch/Page/Uuid/5d1fa688-f5be-11e4-bb1f-074820583190/Uber_ou_taxis_qui_est_le_meilleur_Notre_grand_test

  29. Avatar de Bruno Lopes
    Bruno Lopes

    Ou seja, em vez de bloquearem sites que não interessam ao menino jesus, ou que servem para transporte de vírus, burlas e afins, fecham serviços porque não tem um papel?