Operadoras não atendem para rescindir contrato? Envie e-mail

51 Comentários

Durante este mês de agosto, os clientes das operadoras de telecomunicações foram notificados de que poderiam rescindir contrato, sem custos nem indemnizações, tendo um prazo limite para o fazer.

Como seria previsível, muitos clientes descontentes com o serviço, ou que apenas gostariam de mudar, tentaram fazer a rescisão do seu contrato. Mas há um pequeno grande entrave: as operadoras não estão a atender o telefone para o efeito… mas a ANACOM deixa algumas alternativas.




A notícia de que se poderia rescindir contrato, com as operadoras, sem qualquer custo nem indemnização, foi muito bem recebida pelos clientes, sobretudo por aqueles que estavam insatisfeitos com o serviço e contrato celebrado.

Podem ver as notícias sobre o tema aqui:

No entanto, para muitos esta tem sido uma tarefa quase impossível, uma vez que as operadoras não estão a atender os telefonemas dos clientes, de modo a que se consiga essa mesma rescisão.

Muitos clientes têm deixado as suas críticas e descontentamento nas páginas oficiais, das operadoras, no Facebook, como podemos ver no seguinte exemplo:

Existem mesmo relatos de clientes que ficaram mais de 5 horas à espera que o seu telefonema fosse atendido, mas sem sucesso.

ANACOM apresenta alternativas

Como forma de prestar o melhor serviço ao consumidor, a ANACOM deixa alternativas para que as pessoas consigam rescindir os seus contratos com as operadoras:

A ANACOM tomou conhecimento da existência de dificuldades nas rescisões de contratos, por parte de clientes que receberam as comunicações enviadas pelos operadores, em cumprimento das medidas corretivas ordenadas por decisão da ANACOM de 13 de julho.

Perante este facto, a ANACOM alerta, conforme já informado no Portal do Consumidor (Onde posso dirigir-me para cancelar o meu contrato?), que os clientes que pretendam exercer o direito de rescisão podem fazê-lo, não só pessoalmente em qualquer loja ou por telefone, mas também por escrito, através de qualquer um dos contactos indicados nos respetivos contratos ou divulgados ao público (morada, fax, endereço de email, etc.) ou ainda através da área de cliente da página do operador na Internet, se esta possibilidade estiver disponível. O pedido de rescisão não depende da apresentação de quaisquer documentos, para além dos que forem estritamente necessários para a confirmação da identificação do assinante.

Caso os clientes pretendam manter os seus números de telefone dispõem de três meses para solicitar o uso dos números no mesmo operador ou pedir a respetiva portabilidade.

Assim, os clientes podem optar por outros meios para conseguir encerrar contratos que, muitas vezes, são uma autêntica pedra no sapato, não só de consumidores individuais mas também de empresas.

Já tentou rescindir o seu contrato com a operadora e teve dificuldade no atendimento telefónico?

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sérgio J
    Sérgio J

    Na loja não tivemos qualquer problema. Disseram-nos que nao adiantaria rescindir por telefone pq a rescisão não é válida. Perguntamos pq é válido então a literacia de contrato ou mesmo novo. Disseram que a primeira factura ao ser paga é que está a fazer essa autorização. Verdade ou não foi o que nos disseram.

    1. Avatar de Catarino
      Catarino

      Eu fiz rescisão do contracto com a MEO e foi por telefone.

    2. Avatar de mike
      mike

      Eu também já fiz pelo telefone….

  2. Avatar de Spoker
    Spoker

    Liguei para a NOS com o intuito de rescindir mas as outras operadoras não ofereciam contratos com valores muito baixos, então consegui na NOS manter o pacote, mas menos 10€ durante estes 2 anos, dei a condição de ficar caso me substituíssem o hardware (router, box) e ainda me ofereceram as TVCines de borla, penso que não arranjaria melhor noutra operadora ( no meu caso, claro).

    1. Avatar de Hefesto,o Grande
      Hefesto,o Grande

      Paga menos 10 euros durante 24 meses,substituem-lhe o Router e a Box e ainda lhe oferecem os canais TVCine ?? Você é um afortunado,meu amigo.Eu nem quero acreditar no que leio,a falar a sério. 🙂

      1. Avatar de Spoker
        Spoker

        Eu andei a investigar os preços das outras operadoras para aquilo que necessitava e nenhuma me oferecia por tão pouco como a NOS, então decidi ligar para lá e penso que na NOS eles têm bastante em conta, pelo menos no meu caso, há quantos anos somos clientes

      2. Avatar de Sérgio J
        Sérgio J

        Eu no casa do meu pai no meo satélite baixei em Abril 14€. Neste momento já lá existe fibra e naturalmente vou baixar ainda mais 6€

      3. Avatar de Flávio Ferreira
        Flávio Ferreira

        Não é afortunado, é a realidade eu por acaso rescindi mas faziam o mesmo que ele. E vamos ser sinceros, a nós pode não ser a melhor mas eu em 5 anos sempre me “ofereceram” 10 euros para troca de canais e não pagava mais de 35 euros.

        1. Avatar de Spoker
          Spoker

          Exatamente , não é a melhor, mas em comparação à restantes um equivalente ao meu pacote (com 3 telemóveis) ficaria mais 20 euros, de 63 para 83 ainda se poupa bem.

    2. Avatar de Dizzy
      Dizzy

      No meu caso além das suas ofertas ainda me levam o pequeno almoço a cama durante dois anos, mas tive que refidelizar no meu caso e claro!!!

  3. Avatar de Rafael Encarnação Cardoso
    Rafael Encarnação Cardoso

    Eu prefiro não rescindir, o que pago é menos do que ia pagar se fizesse um contracto com o mesmo serviço.
    E visto que onde moro é MEO ou MEO, vou ficar na mesma pela MEO.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Eu tenho um problema semelhante. Na casa dos meus pais só da meo, mas mesmo assim renovei um vínculo por dois anos por menos 15 euros. Não é o ideal mas foi o possível. Agora na meo estão a ser uns verdadeiros *****

  4. Avatar de Peace
    Peace

    Quando eu quis rescindir o meu contrato com o MEO disseram-me que não o podia fazer pelo telefone. Fui a uma loja e colocaram-me ao telefone para rescindir contrato. Isto é passar um atestado de estupidez a quem lhes paga o ordenado…

    1. Avatar de J.Frazão
      J.Frazão

      Quem lhes paga o ordenado são empresas como a Ranstad e Manpower. Não faças confusão.

      1. Avatar de Filipipo
        Filipipo

        E o dinheiro vem de onde? Do Papa? De Marte? Ou és muito limitado ou trabalhas lá!

        1. Avatar de J.Frazão
          J.Frazão

          Deve ser as duas coisas

    2. Avatar de Please
      Please

      De facto tem toda a razão, é um atestado de estupidez. Até porque não dá para fazer isso por mail nem por carta. Sim, em pleno século XXI ainda existe estes dois meios legais de contatar uma empresa.

  5. Avatar de Wooden
    Wooden

    Horas à espera para o atendimento por telefone por parte da Meo. Seguiu por carta registada a rescisão.

  6. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    lol

    Se fossem só as operadoras… No país que estamos não se pode ser cliente de ninguém, só nas lojas a retalho tradicionais que dão valor aos seus clientes.

  7. Avatar de Carlos Rocha
    Carlos Rocha

    foram precisas 6 chamadas para me atenderem o telefone! Bye bye MEO e as suas velocidades de internet pre históricas.

  8. Avatar de Jose
    Jose

    qual é o endereço de e-mail da nós? – existia mas já não existe!

    1. Avatar de Mc
      Mc

      Eu rescindi por mail com a Nos. Fui ao sote, area cliente, escolhi o assunto e anexei os documentos com o pedido de rescisao. Fiz isso ontem e agora estou a espera que liguem. Se n ligarem nos proximos 2/3 dias, vou a loja.

  9. Avatar de Please
    Please

    O engraçado é que isto fez mexer o mercado. Mas claro tudo sem ser intencional.

  10. Avatar de FNP.PT
    FNP.PT

    Fiz 2 anos com a Vodafone, renegociei o pack sem fidelização, nada a dizer desta operadora, a melhor na minha zona, sem dúvida e sempre tratado como gosto e exijo.

    1. Avatar de FO
      FO

      Renegociou pack sem fidelização…
      Poderia deixar alguma informação sobre preço e caracteristicas que conseguiu?

  11. Avatar de Best
    Best

    Eu tive que esperar umas 3 horas para atenderem o telefone. Após isso foi-me proposto um contrato muito melhor por menos dinheiro.

  12. Avatar de Joao
    Joao

    Eu tinha MEO, 100mb fibra (dentro de casa), 140 canais e telefone fixo. Pagava 58€.

    Quando ia rescindir, fizeram-me uma proposta de ficar a pagar 35€, disse que não.

    Conversa puxa conversa e acabei por renovar por mais 24 meses, por um valor de 28€ (menos 30€ por mês) com 200MB fibra dentro de casa.

    Falando por mim, o serviço TÉCNICO em minha casa nunca falhou, assim como as velocidades sempre foram cumpridas.

    Vamos lá ver no que dá.

  13. Avatar de Alex
    Alex

    Esta movimentação vai ser interessante, curiosamente a Vodafone não parece estar a fazer pressão para ganhar clientes descontentes das outras operadoras.

  14. Avatar de Pedro
    Pedro

    A NOS também diz que não podemos rescindir por telefone e que terá de ser por carta. De seguida o que acontece é dizerem que não receberam nada. Dão um apartado para o envio da carta o que significa que ninguém assina o aviso de receção. Podem também enviar por fax. Tristezas, no estado atual em que vivemos e sendo uma “prestadora” de serviços de comunicações nem sequer disponibilizam um email para o efeito.

    Só que esquecem-se que violam o disposto no ponto 2 do Artº11 do Decreto-Lei 24/2014. enfim

    1. Avatar de mike
      mike

      Isso não é de todo verdade. A Nos é de longe melhor de rescindir do que a MEo. Vai a pagina da NOS e carregas para rescindir e esta feito. Se quiseres saber como basta pesquisares no forum da NOS. Foi como fiz e sem problemas nenhum…..

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Isso é uma grandessíssima mentira.

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Só se for no seu caso… eu fiz o mesmo… e resultou… acabei por não rescindir, porque se disponibilizaram de imediato a instalarem-me um dos novos routers, caso contrário teria direito à rescisão… e foi pela área de cliente que o fiz…

  15. Avatar de Sandra nascimento
    Sandra nascimento

    A meo e uma vigarice chulos corrupto mudei oaperadora tou na nos e tou a gostar

  16. Avatar de Pedro
    Pedro

    Liguei à MEO para rescindir no início de Agosto (pouco depois de ter recebido a carta). Só esperei uns 10min e fizeram uma oferta para baixar a minha mensalidade em 20€ e ainda ofereceram mais 2Gb de internet em cada telemóvel (que era o que eu procurava).

  17. Avatar de BTNT
    BTNT

    Que bela palhaçada este nosso país…quer dizer, roubam mais de 50 milhões e a Anacom não os obrigada a devolver o que foi roubado…depois os operadores dão 3 semanas para desistirem e no fim nem atentem as chamadas…e a Anacom não faz completamente nada…que merda é esta?! que raio de país é este que tem uma autoridade que não faz completamente nada?!

    1. Avatar de ri-me fudi-**
      ri-me fudi-**

      As operadoras sabem é muito…
      O meu irmão conseguiu um acordo estapafurdio.
      A NOS vinha com as suas tretas, baixamos o preço 10€ e tal…
      O meu irmão, veridico porque eu estava ao lado, disse assim: fico na NOS se me baixarem o preço para 20€ (fibra optica) e eu tiver aqueles canais premium e HD que me oferdcem durante 3 meses no inicio do contrato até ao final dos 2 anos de fidelizacao.
      A Nos disse que ia entrar em contacto mais tarde, depois fiquei a saber que a NOS manteve os 20€, mas disse que lhe dava os canais premium até ao final de 2017 mas que lhe ofereciam um cartão para telemovel sem custos, totalmente de graça.

      Agora eu tbm tou na NOS, e estou atento a estes buracos que a empresa possa fazer para que eu também possa chular o chulo que me chula.

  18. Avatar de BTNT
    BTNT

    Afinal já não tinha acabado o prazo na Meo?! mas ainda se pode cancelar por email?! afinal na Meo acaba quando o prazo??

    1. Avatar de ri-me fudi-**
      ri-me fudi-**

      Btnt
      Claro que se pode. É uma violação no contrato, nao há cá prazos, nem diz nada no contrato sobre estes casos omissos, isto foi tudo para meter areia nos olhos do zézito…

  19. Avatar de Marco
    Marco

    Loja – livro de reclamacoes e ta feito.

  20. Avatar de Rui
    Rui

    Vão fazer 2 semanas que rescindi o contrato, por carta e por fax. Nunca mais me disseram nada.
    Nas últimas 2 décadas já tive todas as operadoras. A opinião que tenho da MEO, em relação às outras é esta: a nível técnico o serviço funciona 5 estrelas, melhor que os outros, nunca tive qq problema. A nível comercial, parece que estamos a lidar com os donos daquele restaurante Made in Correeiros.
    Não entendo se eu fosse dono de um estabelecimento, se alguém quisesse deixar de usar o meu serviço, muito bem, volte sempre, quem sabe se no futuro não volta. Eu não recomendo a MEO a ninguém, precisamente por causa disto. Tratam os clientes como se fossem um alvo a burlar.
    Sempre que regressei à PT/MEO, foi por indisponibilidade das outras operadores. Lembro-me de rescindir com a Vodafone há uns largos anos, não criaram entraves nenhuns.
    Já fiz a minha escolha há muitos anos, MEO é a última opção, sempre.

  21. Avatar de João Torres
    João Torres

    Depois de estar quase 3 horas (hoje de manhã) em linha de espera telefónica, desisti e acabei de enviar os Documentos de Cessação (contrato do meu pai) via Portal do Cliente MEO. Agora que me venham dizer e tal que não receberam nada….ficou tudo registado com datas e hora. Eu até estava disposto a negociar um melhoramento do contrato, À custa de nova fidelização, mas agora NEM PENSAR….vão gozar com o c”%”#”#$lho!!!
    Fiz (cessação pela área de cliente) tal e qual como no meu caso pessoal e já sou cliente Vodafone. Meus amigos, mesmo tendo mudado para um serviço 4G………..uiiiiiiiiiiiiii….isto dá 10000 a zero à MEO ADSL.

  22. Avatar de Conceição Pinto
    Conceição Pinto

    Boa tarde,
    Qual é o mail da MEO para onde podemos enviar rescisão?
    Obrigada

  23. Avatar de Raul
    Raul

    Qual é o melhor numero a utilizar para rescindir contrato com a MEO?

  24. Avatar de Vitor Soares
    Vitor Soares

    Eu desloquei-me à loja para rescindir contrato, disseram-me que não podiam aceitar a rescisão do contrato na loja MEO, teria que ser por telefone. Teria que aguardar o contacto telefónico. Ainda me encontrava na loja ligaram-me do 1620, começaram logo a dar música, falar com alguém que é bom nada. Farto de ouvir musica, pedi o livro de reclamações e rescindi o contrato através do livro. Querem melhor, cópia para mim, original para a ANACOM, e cópia para a MEO. Tiveram que engolir a bucha.

  25. Avatar de Lisbon lover
    Lisbon lover

    Tá certo, envio um e-mail. Duas semanas depois……….

  26. Avatar de Vasco Filipe
    Vasco Filipe

    Tive bastante dificuldade por telefone mas na loja foi fácil

  27. Avatar de David g
    David g

    Tive que mudar de casa e onde arranjei apenas tenho a hipotese de satelite .. Tinha o pacote uma e agora com o satelite vo ter tudo mas a menos .. Menos velocidade .. Menos canais … Menos aparte do preço ou seja não estou nada contente .. Não pedi o serviço e o equipamento esta desligado .. Que posso fazer ?? Posso rescindir mesmo com mais 15 meses de fidelização ?help !#

  28. Avatar de Pedro Simões
    Pedro Simões

    Sou cliente NOS e sempre que o contrato estava prestes a acabar consultava a MEO e a VODAFONE para fazer a transição, resultado nunca me conseguiram igualar o antigo quanto mais o renegociado. Sei que a Vodafone é um atrofio com as faturas porque um familiar meu tem, na casa do meu sogro têm MEO e aquela box é um labirinto. Epá… pago 60 e tal euros por televisao iris com “tudo” 2 telemoveis ilimitados, telefone, net 120megas e 7gb de internet movel… fdx se me arranjarem melhor digam, quando fiz a renovação do contrato passei no shooping e o gajo que estava à porta da Meo pediu-me para ver o que tinha negociado que arranjava melhor, mostrei-lhe e disse-me para seguir que tinha sido um bom negocio. O que é que eu posso dizer… devia ser mais barata gostava… mas ainda não encontrei.

    1. Avatar de Mario
      Mario

      Por acaso nao fazes parte da equipa de processos especiais da nos , pois não ? E que a funcao deles e andar pelas redes sociais a fazer boa publicidade e levantamento de imagem

      1. Avatar de Pedro Simões
        Pedro Simões

        Lol a sério, se tivesse esse trabalho era muito infeliz. Acho isso ridiculo, mas claro isto para defenderem a dama deles fazem tudo. Só relatei a minha experiência que é verdade, mas nem sou muito bom exemplo porque para além da net no telemovel quase n uso o resto, passo a maior parte do tempo fora em trabalho… por isso podia nem ter televisao os putos é que n iam achar piada.

  29. Avatar de Helmat
    Helmat

    Se há uma determinação a dar-me a possibilidade da rescisão do meu contrato, porque é que a MEO me informa dum determinado prazo para o fazer?
    Já podes rescindir…mas se não for até…já não podes!
    Tem de ser piada…