Opera baseado em Chromium foi disponibilizado para Linux

18 Comentários

Desde que a Opera mudou o motor do seu browser para o Chromium que este browser tem crescido e tornando-se ainda mais completo. Juntou as suas funcionalidades únicas com o que este motor fornece.

Os desenvolvimentos têm seguido a bom ritmo, com novas versões a serem lançadas com uma frequência e ritmo elevado.

Algo que ainda faltava a esta nova versão do Opera era uma versão Linux. Pois essa versão está já disponível para todos os utilizadores deste SO puderem instalar.

opera_1

A última versão do Opera que estava disponível para o Linux tinha cerca de um ano e ainda assentava no seu motor Presto. A versão 12.16 estava muito desactualizada e não incorporava alguma das novidades que foram surgindo e que apenas as versões baseadas no Chromium disponibilizam.

Segundo o blog oficial do Opera esta nova versão está disponível ainda num formato de testes, em particular na versão Developer. Pode ser usada por todos, mas com alguns cuidados.

Esta é ainda uma versão de testes muito inicial e propensa a problemas e a erros, mas que está capaz de ser usada por todos aqueles que querem ter de volta ao seu Linux.

A equipa do Opera tem estado a desenvolver e a testar esta versão em apenas uma versão de Linux, Ubuntu Linux 64-bit com Unity ou Gnome Shell, mas garantem que a compatibilidade com outras distribuições é garantida, sem que no entanto possam dar suporte.

opera_2

A chegada desta versão do Opera vem trazer de volta ao Linux um dos melhores browsers do mercado. Todas as novidades que têm sido apresentadas pela Opera para o seu browser estão presentes.

Recordamos que é uma versão de testes, que pode ser usada por todos, e que pode apresentar um comportamento anormal e com erros.

Instalem esta versão e digam de vossa justiça. A Opera está a conseguir manter os seus padrões de qualidade deste que mudou para o Chromium?

Download: Opera Linux
Homepage: Opera

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JCLopes
    JCLopes

    Uso há muitos anos o Opera.
    Desde que o descobri nunca mais o larguei mas gostava muito mais deste browser no tempo do Presto. Perdeu muitas das funcionalidades que o destacavam dos outros browsers.
    Agora é apenas mais um igual a tantos outros.

    1. Avatar de JCLopes
      JCLopes

      Aliás. Acho que neste momento, apesar de eu o continuar a utilizar, está inferior à concorrência.
      Então o seu sistema de favoritos, nem vale a pena falar.

      1. Avatar de lp_felix
        lp_felix

        Mesmo a serio, que saudades de ter o opera sincronizado entre pc’s, favoritos e ate notas..

        1. Avatar de Tiago Santos
          Tiago Santos

          Por isso é que continuo a instalar o 12.16 em todos os meus pcs. Gosto Muito. Apesar de tb utilizar Chrome.

    2. Avatar de PessoaFixe
      PessoaFixe

      O problema é que tiveram de implementar a maioria de raiz quando mudaram para chormium.
      Os favoritos é uma coisa que se resolve facilmente com 1/2 extensões. Eu tou a usar Add Bookmark e Neater Bookmarks. Já vi vários a queixarem-se que não querem bookmarks com extensões, mas não percebo se até funciona bem. O que já deviam ter implementado era a sincronização, isso sim faz falta.

      Mas dizerem que perdeu quando mudou de motor não concordo a 100%. É verdade que perdeu funcionalidades, mas o presto tinham alguns problemas com o rendering das páginas.

  2. Avatar de Ricardo Almeida
    Ricardo Almeida

    Também já foi lançado o Chrome 64 bits, versões DEV e Canary!

  3. Avatar de Tiago Santos
    Tiago Santos

    Nice1 🙂

  4. Avatar de leoni
    leoni

    Nessas alturas do campeonato um browser, bom diga-se de passagem, mas com o sincronismo de favoritos deficitário. Isso é um pecado enorme. ACORDA OPERA……

  5. Avatar de DC
    DC

    Infelizmente o Opera tornou-se mais um chrome, com os mesmos defeitos/qualidades.
    A versão 12 é ainda mais utilizada que a atual, por que sera?
    Claro, porque a versão atual regrediu em termos de recursos. Ele tornou-se um browser muito pobre e está perdendo seus adeptos, inclusive eu.

  6. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    “Instalem esta versão e digam de vossa justiça. A Opera está a conseguir manter os seus padrões de qualidade deste que que mudou ara o Chromium?”

    Não!

  7. Avatar de NokTham
    NokTham

    Bah, o opera browser desde que largou o presto rendering engine, já não é o mesmo, OK realmente existem mudanças excelentes em termos de fluidez, sem dúvida alguma! No entanto o nível de personalização que apenas o Opera Browser tinha já nao existe… No entanto deixo aqui algo para os lovers do antigo Opera

    http://otter-browser.org/ Otter Browser, este projecto Open-Source pretende recriar a User Interface do Opera 12.x usando o QT5, ainda se encontra em versão BETA, no entanto o projecto está a evoluir de uma forma brutal, aconselho a darem uma olhadela. Vejam no site quais os planos que o dev tem para este browser, vão ficar surpreendidos!

    PPLWARE, que tal uma review a este browser? 😛

    1. Avatar de Manuel Campos
      Manuel Campos

      http://sourceforge.net/projects/otter-browser/files/otter-browser-weekly24/ Quem quiser é só fazer o download.Agora,se me permitem deixo só o link do fantástico browser que é o Pale Moon,já na versão 24.6.2 para Linux,e actualizado há cerca de 19 horas atrás,altura em que escrevo estas linhas.Aproveitem,eis o link:http://sourceforge.net/projects/pm4linux/files/?source=navbar

  8. Avatar de Moliveira
    Moliveira

    Tem algo de errado nessa frase

    “Desde que a Opera mudou o motor do seu browser para o Chromium que este browser tem crescido e tornando-se ainda mais completo. “

    1. Avatar de int3
      int3

      É, e explicar?

  9. Avatar de Manuel Campos
    Manuel Campos

    Leiam bem o artigo:”Segundo o blog oficial do Opera esta nova versão está disponível ainda num formato de testes,em particular na versão Developer.Pode ser usada por todos,mas com alguns cuidados.” Saliento que esta é uma versão de desenvolvimento,como muito bem diz o artigo do Pedro Simões,mas já se reporta à versão 24 para Linux.É um grande passo,realmente.Iria fazer na Sexta-feira,dia 4 de Julho,do próximo mês,quase 1 ano que a equipa do Opera Labs não actualizava o browser para o sistema operativo Linux.É muito tempo,caramba.Estava na hora de levar um “refresh”,sem dúvida nenhuma. 🙂

  10. Avatar de int3
    int3

    Presto engine e mais nada. Continuo a usar ás vezes o opera. Preferia o antigo opera, mas pronto.

  11. Avatar de Rafael
    Rafael

    Também preferia na altura do Presto…

  12. Avatar de Rafael
    Rafael

    Opera deixou de ser referencia para tornar-se mais um base chromium… Como já falaram trás os benefícios e desvantagens, também utilizo o chrome, mas usar agora o Opera por qual motivo se será um “Chrome” com ferramentas e aparência diferentes?