OpenAI lança plano ChatGPT por menos de 5 euros! Para quando em Portugal?

10 Comentários

A OpenAI anunciou uma nova estratégia para o mercado indiano, um dos seus maiores a nível mundial. Lançou um plano de subscrição do ChatGPT por menos de 5 euros, e planeia expandi-lo a mais países no futuro.


ChatGPT Go: a nova aposta da OpenAI na Índia

A OpenAI lançou oficialmente na Índia um novo plano de subscrição pago para o ChatGPT, consideravelmente mais acessível. Denominado ChatGPT Go, o novo plano tem um custo mensal de 399 rupias (cerca de 4,30 euros), uma alternativa significativamente mais económica em comparação com o plano Plus, que custa 1999 rupias (aproximadamente 21,50 euros) por mês.

Este lançamento surge poucos dias após a empresa ter implementado a apresentação de preços na moeda local para todos os seus serviços. Adicionalmente, com o plano Go, os utilizadores indianos passam a poder efetuar pagamentos através da Unified Payment Interface (UPI), a popular infraestrutura de pagamentos da Índia.

Segundo Nick Turley, vice-presidente da OpenAI e responsável pelo ChatGPT, este plano foi concebido para oferecer um aumento substancial das capacidades disponíveis. Em comparação com o nível gratuito, o ChatGPT Go multiplica por 10 os limites de mensagens, a geração de imagens e o carregamento de ficheiros.

Turley destacou ainda que o plano Go duplica a capacidade de retenção de memória do chatbot, o que se traduz em respostas mais personalizadas e contextualmente relevantes ao longo de conversas mais longas.

Tornar o ChatGPT mais acessível tem sido um pedido fundamental dos utilizadores! Estamos a lançar o Go primeiro na Índia e iremos aprender com o feedback antes de o expandir para outros países.

Afirmou.

Boa estratégia para conquistar o mercado indiano

O objetivo da OpenAI é claro: capitalizar a enorme base de utilizadores na Índia, que, segundo o CEO Sam Altman, constitui o segundo maior mercado da empresa. Embora o país lidere em número de downloads da aplicação, a monetização tem sido um desafio.

Dados da empresa de análise AppFigures revelam que, nos últimos 90 dias, a Índia foi responsável por mais de 29 milhões de downloads da aplicação do ChatGPT. No entanto, a receita gerada no país durante o mesmo período foi de apenas 3,6 milhões de dólares.

Com um preço mais competitivo, a OpenAI espera convencer um maior número de utilizadores a aderir a um plano pago, o que poderá aumentar a sua taxa de conversão.

Esta iniciativa da OpenAI surge num cenário cada vez mais competitivo, onde outras gigantes tecnológicas procuram cativar os mais de 850 milhões de internautas indianos. Recentemente, a Perplexity estabeleceu uma parceria com a operadora de telecomunicações Airtel para oferecer subscrições Pro gratuitas, e a Google disponibilizou o seu plano AI Pro sem custos para estudantes no país durante um ano.

Apesar de o ChatGPT Go estar, para já, restrito geograficamente à Índia, a OpenAI já confirmou na sua página de suporte que está a trabalhar para expandir esta oferta a mais regiões no futuro. A existência deste plano, aliás, já tinha sido antecipada por Tibor Blaho, um engenheiro de software conhecido por revelar com precisão informações sobre futuros produtos de IA.

 

Leia também:

App móvel do ChatGPT já gera milhares de milhões de dólares em receitas

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de bot com QI acima dos 115.
    bot com QI acima dos 115.

    hummm…cheira-me a VPN….

  2. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Não vai chegar a PT, vai ser só para países emergentes.
    Btw, parece que o GPT5 foi o verdadeiro flop, muito marketing e uma mão cheia de nada, quem paga premium ficou pior servido e já pondera mudar

    1. Avatar de sergio ramos
      sergio ramos

      VERDADE!
      Eu fui assinante premium, desisti após 2 meses. Muita censura, erros de lentidão no servidor ou na resposta. Esperar uma hora até poder criar mais imagens, etc.
      Agora uso o “No Filter GPT”, barato e sem censura em nada.

  3. Avatar de Max
    Max

    “Recentemente, [na índia] a Perplexity estabeleceu uma parceria com a operadora de telecomunicações Airtel para oferecer subscrições Pro gratuitas!”
    Cá fez o mesmo com a MEO durante 1 ano (tem que se aderir à oferta no site da MEO até final deste ano).
    A lógica de todos é – com as versões gratuitas “engodar”o pessoal. Mesmo a 4,30 euros, na Índia, com uma grande adesão é uma grossa maquia. Cá os 20-21€/mês é “chapa” para as várias IA, já há algum tempo. Quando um baixar é natural que os outros também baixem.

    1. Avatar de sergio ramos
      sergio ramos

      Eu vou dar um exemplo, o “GOOGLE VEO 3” para criar vídeos com IA. Eles cobram assinatura de 250$. Recentemente lançaram a versão “fast” que é apenas 30$ porque gera vídeos de 720P com menos qualidade e menos resolução (ou seja porcaria). Mas tem imensa censura. Não podes criar vídeos de zombies, terror, ou gangsters a dar tiros, pois tem “violência”. liberdade expressiva é quase zero.
      Já estão a surgir geradores de vídeos da concorrência com qualidade boa “Hailuo 2.0”, “Kling 2.0” e o “Wan 2.2”. Alguns desses websites cobram mensalidade de 20$, e cada vídeo custa 50 créditos. É mais barato que o “Google Veo 3” que cobra 150 créditos por cada vídeo de 5 segundos.
      Se eles não começarem a baixar as calças (ou seja os preços), milhões de pessoas vão abandonar o produto e migrarem para os geradores de vídeo “Wan 2.2” (do grupo Alibaba) ou outros.
      A Ganância dá lucro mas por pouco tempo, pois a concorrência na IA é muito grande.

  4. Avatar de Mário
    Mário

    Eu já começo a ver muito cache nas AI, por isso 5€ até é caro…

  5. Avatar de Theboice
    Theboice

    Desculpem a minha ignorância mas isso, “plano ChatGPT”, serve para quê exactamente? Exemplos… Obrigado.

    1. Avatar de Rui Neto

      “Limites de mensagens 10 vezes maiores, 10 vezes mais gerações de imagens, 10 vezes mais uploads de ficheiros e memória 2 vezes maior em comparação com o plano gratuito”.

  6. Avatar de sergio ramos
    sergio ramos

    Alguns certamente vão criticar-me, mas aqui vai: Eu, jamais iria pagar ao Chat GPT nem que fosse 5 euros! É LIXO. Eu uso umas vinte ferramentas de IA todos os dias, algumas para revisão e tradução de documentos (como o DEEPL translator, e Quillbot), uso de edição de imagens (como o PIXLR). Uso de edição de vídeo e remoção de watermarks (Vamake.ai), uso chatbots como o “Claude” e “Gemini” ou “Vance.ai”, etc. Uso outros.
    Do CHAT GPT na época que só tinha versão 4.0, eu cheguei a pagar mensalidade (22 euros, pois inclui ainda taxa VAT, ou seja imposto). Não gostei. Muitas vezes mesmo ao gerar imagens (usando o DALL-E) eu tinha limites e teria de esperar uma hora até poder criar mais imagens. Outras vezes em conversas de texto, o servidor ficava lento ou dava erro ao gerar resposta (mesmo eu pagando mensalidade!!!!). E há a questão da censura, certos temas ele não pode responder. Cheguei à conclusão que não valia a pena pagar mensalidade por um serviço com problemas técnicos, limites, lentidão, e CENSURA.

    Eu agora uso o “No Filter GPT”, é barato e sem censura (seja em conversas texto e geração de imagens).
    E é tão bom ou melhor, usa o mesmo código fonte mas modificado (para não ter filtros, não ter censura).

  7. Avatar de ArkhamCity
    ArkhamCity

    Pagar para ser espiado. LOL