Ookla: NOS é a operadora com a rede móvel mais rápida em Portugal

42 Comentários

É cliente da NOS? Há boas notícias! A “guerra” das velocidades das operadoras não é algo dos dias de hoje. Esse é um trunfo importante para tentar angariar mais clientes e também para mostrar que de facto o serviço disponibilizado é rápido.

Recentemente, a Ookla revelou que a NOS é a operadora com a rede móvel mais rápida em Portugal.

NOS é a operadora com a rede móvel mais rápida em Portugal


NOS conseguiu um Speed Score de 80.42

A NOS é a operadora com a rede móvel mais rápida em Portugal, segundo a Ookla, líder global em aplicações de teste de rede fixa e móvel, dados e análises, que analisa a velocidade das redes com base em testes iniciados pelos utilizadores através da plataforma Speedtest.

De acordo com as informações, o desempenho da rede móvel foi comparado entre as três operadoras nacionais, tendo a NOS conquistado um Speed Score de 80.42, em comparação com os valores de 56.69 e 54.23 das restantes operadoras. Este score tem por base uma avaliação em todo o território nacional, considerando as médias da velocidade de download e upload atingidas nos testes.

Com tais resultados, esta é a primeira vez que uma operadora de telecomunicações em Portugal vê a sua rede móvel reconhecida como “Fastest Mobile Network” por esta entidade.

No primeiro semestre de 2021, a Ookla tinha já distinguido a NOS como a operadora com a melhor cobertura de rede móvel em Portugal, de acordo com os resultados do Coverage Score™, que mede a disponibilidade global e extensão da cobertura de rede com base em testes dos utilizadores realizados utilizando a plataforma Speedtest.

A NOS é o maior grupo de comunicações e entretenimento em Portugal. Oferece soluções fixas e móveis de última geração, televisão, internet, voz e dados para todos os segmentos de mercado. É líder na distribuição e exibição cinematográficas, detendo o maior número de complexos e salas de cinemas em Portugal.

A operadora conta com 5 milhões de clientes móveis, 1,7 milhões de clientes de televisão, 1,8 milhões de clientes de telefone fixo e 1,5 milhões clientes de internet de banda larga fixa.

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Santos
    Carlos Santos

    Boas noticias!

    1. Avatar de none
      none

      prefiro fiabilidade a velocidade…estes “picanços” são quase infantis.

      Apenas quero os valores que contrato e um serviço constante.

      1. Avatar de miguel
        miguel

        Tenho NOS móvel e posso dizer que não é grande coisa, mas é a opção mais barata e tem servido para o que preciso.

        WTF 9.8€ 500mb + apps “grátis”(15Gb)

        1. Avatar de Márcio
          Márcio

          O WTF apesar de ser da NOS é tratado com baixa prioridade. Até clientes da Woo (tb da NOS) têm um serviço mais fiável.

          1. Avatar de k
            k

            Até pode ser verdade, mas não é a minha experiencia. Eu ando com 2 SIM, um wtf e um meo empresarial (da minha empresa). Dou preferencia aos dados moveis do MEO porque tenho 7Gb enquanto que o wtf pessoal só tem 500mb. Posso te garantir que, pelo menos na minha zona, o wtf funciona sempre melhor:
            – ligas para um número. No wtf começa a chamar instantaneo, nem da tempo de por o telefone na orelha. No meo leva imenso tempo até começar a tocar.
            – Tenho quase sempre mais sinal da nos que do meo.
            – Em todos os sitios que os dados moveis do meo não dão, troco para os da nos e já funciona.
            – Tenho 4G e 5G nos mesmos sitios, mas o speedtest dá-me sempre mais velocidade na nos que no meo, geralmente por uma diferença considerável.
            – Dentro do meu apartamento, rede meo é inexistente, quase sempre recebo a bela da sms depois a dizer que me tentaram ligar (e da voda também não é brilhante). Na NOS falo sem qualquer problema.

            Eu sei que isto é muito dependente da zona mas na minha zona a norte de Braga, a rede móvel da NOS é melhor que o MEO e já é assim a pelo menos 5 ou 6 anos.

        2. Avatar de big
          big

          Não compreendo como é que a ANACOM permite as operadoras taxarem tráfego de forma diferenciada para mim isto é uma clara violação a neutralidade da internet.

          Já oferecerem bilhetes de cinema ainda entendo ou qualquer outro serviço deles com o WTF como sendo algo normal sobre o prima de venda cruzada.

          1. Avatar de k
            k

            Porque aqui é a república das bananas.

            Quando isso atingiu portugal, as operadoras perverteram o significado da neutralidade de net (trafego indiferenciado para tudo). Se ligasses para uma operadora na altura como eu liguei, toda a gente tinha uma resposta diferente. Uma delas foi-me explicado que significava começar a cobrar a partir do momento que te acabava o tráfego, que eles mandavam uma sms aos 90% de utilização mas não era possível bloquear o acesso. Em vez disso era obrigatório seres taxado quando excedesses o plafond. Teria sido hilário se não fosse tão triste.

            Depois saiu o relatório da anacom sobre o assunto:
            https://www.anacom.pt/streaming/RelatorioNN052019_042020.pdf?contentId=1543301&field=ATTACHED_FILE

            onde eles dizem que:

            “O Regulamento TSM, no n.º 3 do seu artigo 3.º, estabelece a obrigação dos PSAI tratarem
            o tráfego de forma equitativa na prestação do SAI, “(…) sem discriminações, restrições ou
            interferências, e independentemente do emissor e do recetor, do conteúdo acedido ou
            distribuído, das aplicações ou serviços utilizados ou prestados, ou do equipamento terminal
            utilizado.”

            e logo de seguida contradizem-se:

            Ainda assim, o referido Regulamento deixa margem para que os PSAI e os
            fornecedores de conteúdos, aplicações ou serviços (doravante “CAP”) possam “(…)
            oferecer serviços diferentes dos serviços de acesso à Internet que estejam otimizados para
            conteúdos, aplicações ou serviços específicos, ou para uma combinação dos mesmos”

            Depois voltam a resalvar:
            “No
            entanto, conforme decorre do n.º 5 do seu artigo 3.º, esses serviços, frequentemente
            conhecidos como serviços especializados, não podem ser utilizados nem oferecidos em
            substituição do SAI, nem podem afetar a disponibilidade ou a qualidade geral do SAI.”

            Mas os tarifários diferenciados ainda existem so here we are.

            A net neutrality surgiu nos US para evitar o abuso com taxas em cima de serviços estilo streaming (netflix).
            Ironicamente, em portugal até é mais o contrário, dão-te tráfego adicional “gratuito” em serviços especificos (dependendo como queiras ver o copo meio vazio ou meio cheio).
            No caso de um wtf 500Mb+15Gb (nas apps “gratis”), mudar isso significava ou dar-te 500Mb para tudo (o que era pouco e matava o tarifário) ou 15Gb para tudo (o que era muito e matava o tarifário de outra maneira). Também podia ter sido um meio termo, i guess.

            E o que é que aconteceu? Portanto, não aconteceu nada em concreto e deixaram andar porque aqui ainda é Portugal.

  2. Avatar de João Marc
    João Marc

    PPware vocês podiam ser menos descarados nos artigos pagos…

    1. Avatar de Vítor M.

      É a tua opinião, vale o que vale. Todos os artigos publicitários estão devidamente marcados. Aliás, existem notícias de todas as operadoras, desde que sejam relevantes estão cá e nenhuma delas é publicidade.

  3. Avatar de PM
    PM

    É o quê? Devem estar fod***** da cabeça. Moro na Maia e a rede móvel é do pior que há. Ainda eles querem que pague pelo 5G, se o 4G quase que nem chega.

    1. Avatar de cc
      cc

      Onde? Em Gueifães tenho 5G com 1010 megas de down em média mas tenho ilimitado max

  4. Avatar de Antigo cliente
    Antigo cliente

    ate pode ser a mais rápida, mas sem duvida que com menos cobertura nacional, e serviços muito fraca qualidade

  5. Avatar de Idiocracia
    Idiocracia

    giro giro é fazer testes de velocidade (fornecedor não NOS) e compararmos entre o servidor do fornecedor e um servidor da NOS.

    Estranhamente dá quase sempre mais velocidade….

  6. Avatar de Francisco Ferreira Brito
    Francisco Ferreira Brito

    Sou cliente NÓS e desloco-me frequentemente a Mata de Lobos aldeia do Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo e dentro das casas a internet é zero. Na rua pouco melhor do que em casa. Quem quiser Internet tem que aderir à MEO ou à Vodafone que têm lá boas antenas. A NÓS não tem nenhuma.

  7. Avatar de Ricardo Gonçalves
    Ricardo Gonçalves

    Não pode ser. De longe que a Vodafone é bem melhor

  8. Avatar de Jonny
    Jonny

    Quanto a NOS pagou por este artigo? ahahah

  9. Avatar de Arlindo
    Arlindo

    Que depois do leilão do 5G tem a rede mais rápida não duvido – mas é nas zonas em que exista cobertura!

    Não é seguramente a operadora com maior cobertura em território nacional.

    Larga frias do território por exemplo nos distritos de Lisboa e Santarém estão mesmo sem cobertura NOS de todo.

    1. Avatar de Arlindo
      Arlindo

      *Largas fatias

  10. Avatar de VictorT
    VictorT

    Que anedota… Pago 200mb e nem aos 40mb chega, além de ter várias quebras de rede diariamente . É só acabar o contrato e adeus.

    1. Avatar de Fernando Manuel Raminhos Cadete
      Fernando Manuel Raminhos Cadete

      Victor tens toda a razão eu estou na mesma a internet fixa sempre a cair ,para atender telemóvel tenho que ir a rua ,O meu acaba em março e vou não sei para onde

  11. Avatar de big
    big

    PPware podiam pelo menos colocar o URL para o anúncio original: https://www.speedtest.net/awards/nos/

    Aproveito para deixar aqui outros links com as analises para Q1 a Q4 de 2021 para intenet fixa e móvel:

    – Internet Fixa: https://www.speedtest.net/global-index/portugal?fixed#market-analysis

    – Internet Móvel: https://www.speedtest.net/global-index/portugal?mobile#market-analysis

    De uma forma empírico para mim a NOS é que tem a pior cobertura, prefiro abdicar de velocidade por consitencia e qualidade de sínal.

  12. Avatar de Tomás Barreira
    Tomás Barreira

    Olha… Alguém se enganou a escrever

  13. Avatar de O não sabe nada
    O não sabe nada

    Trabalho num empresa de comunicações temos cerca de 300 cartões 4G activos na maior parte do locais Vodafone depois vem a MEO e só em muito poucos é que temos NOS (apesar de serem os mais baratos). Mas a net é tão medrosa que a gente prefere pagar mais e ter net fiável da Vodafone / Meo.

  14. Avatar de Vitor Tavares
    Vitor Tavares

    Os 80,42 Megas de download foi um “pico” que,pelo menos,a MEO também atinge de vez em quando por aqui (Estoril) e por vezes ainda superior…mas o relatório também diz que a velocidade MÉDIA dessa operadora é de 47,09 Mbps de download e de 12,05 Mbps de upload! Para mim a NOS continua a ser a pior operadora em termos de estabilidade e cobertura…

  15. Avatar de Joao
    Joao

    On Gravatar, users can register an account based on their email address, and upload a digital avatar to be associated with the account. Gravatar plugins are available for popular blogging software; when the user posts a comment on such a blog that requires an email address, the blogging software checks whether that email address has an associated avatar at Gravatar.

    Gravatars are loaded from the Gravatar web server, using a URL containing an MD5 hash of the associated email address. This method has, however, been shown to be vulnerable to dictionary attacks and rainbow table approaches.

    In 2009, it was demonstrated that over 10% of the email addresses of a set of forum users could be determined from the Gravatar URLs combined with the forum user names.

    Subsequently, in 2013, security researcher Dominique Bongard presented that he was able to determine 45% of the email addresses used to post comments on a well-known French political forum by using Gravatar URLs and the open source Hashcat password cracking tool.

    Given that Hashcat uses graphics processing units to achieve high-efficiencies at cracking hashes, it has been proposed that as GPU technology and performance continues to improve, that Gravatar hashes will only become easier to crack over time as a result. This is in addition to the fact that the MD5 hashing algorithm itself is severely compromised and unfit for cryptographic applications; the CMU Software Engineering Institute has recommended against its use in any capacity since the end of 2008.

    In October 2020, a technique for scraping large volumes of data from Gravatar was exposed by Carlo di Dato, a security researcher, after being ignored by Gravatar when he raised his concerns with them. 167 million names, usernames and MD5 hashes of email addresses used to reference users’ avatars were subsequently scraped and distributed within the hacking community. 114 million of the MD5 hashes were cracked and distributed alongside the source hash, thus disclosing the original email address and accompanying data, with email account holders able to check whether their addresses have been leaked using Have I Been Pwned.

  16. Avatar de Manekas
    Manekas

    Onde tem cobertura a NOS é de facto a melhor rede, sendo as chamadas de voz limpíssimas. Infelizmente, continente e ilhas têm uma cobertura muito limitada e não se prevêem grandes mudanças.

  17. Avatar de Anti-fascista com orgulho!
    Anti-fascista com orgulho!

    A rede móvel pode ser boa, mas o wifi é uma autêntica caca.
    Razão pela qual troquei de operador em finais do ano passado. Só num canto da casa apanhava wifi, de resto, só utilizando dados moveis.

    1. Avatar de k
      k

      O wifi é dependente do router que eles usam e a NOS usa os routers mais podres de todas as operadoras (então aquele dos serviços Iris é uma aberração).

      Não podia com mais que 10 pessoas que encalhava todo e deixava de dar ips com frequencia, era preciso reiniciar com frequencia porque lembrava-se de te meter latências altas porque sim e ainda por cima estava cheio de bugs. Havia uma versão que os port forward não funcionavam e em quase todos, se fosses a pagina do DNS para ele dar endereços dns diferentes aos equipamentos locais, ele crashava e reiniciava-se.

      Eles próprios foram os primeiros a dizer-me que eles só são responsáveis por te por internet no router, depois como tu ligas os teus equipamentos ao dito é problema teu. Isto numa situação onde o router estava mesmo avariado e o wifi não funcionava mesmo, só por cabo. A NOS recusou-se a vir trocar o router.

      Mesmo em ambiente empresarial, toda a gente te recomendava comprar um segundo router, desativar o maximo de serviços no da nos, meter em bridge e deixar o router de terceiros gerir a rede e fazer wifi.

      Agora mais recentemente lembraram-se de desativar a webpage interna de configuração dos router deles e fazer isso atraves de uma página online publica e disponível a toda a gente com internet. Basta as credenciais de cliente e a avaliar pelas passwords que os meus clientes escolheram, nem sequer fazem enforce a passwords mais seguras. Mais, ter que depender da página online da NOS estar a funcionar (as vezes não está) para configurar um router é estúpido.
      Pro move right there, super seguro sim senhor, grande sistema.

      Pelo menos, a internet por cabo na minha zona sempre cumpriu com as velocidades que prometeu (em rj45) mas os routers e os sistemas deles são a pior merda que há em Portugal.

    2. Avatar de TSSRK
      TSSRK

      faz como eu liga para la, eles lá vêm trocar o router por um igual, continua na mesma (com dois clientes o sinal fica instável e nem os 100mb dá), volto a reclamar, vêm la por outro router igual, volto a reclamar, chamada de 30min até que a menina perceba que o problema está no router de fibra do tempo da zon “ZON HUB” e que andam a instalar lixo aos e finalmente vem instalar o “giga router” deles e resolve tanto o problema da instabilidade, como ja consigo dar a velocidade maxima da rede.

      É uma vergonha, instalarem router da 1ª guerra mundial aos clientes, que nem metade da velocidade contratada alcançam e só com 2 dispositivos ligados ja começa a ter quebras.

  18. Avatar de Mike
    Mike

    Eu tenho 500mb da uzo e chega-me, mas 4G dentro de casa é para esquecer, tenho que alterar para 2/3G para o tele tocar.
    Moro perto da Parede!

  19. Avatar de Luís
    Luís

    Boas notícias com Traffic shopping associado.

  20. Avatar de Adeus
    Adeus

    Peca na cobertura.

  21. Avatar de Bruno Correia
    Bruno Correia

    Na minha opinião a NOS deve ter pago muito bem a eles para tal anúncio…. Era da Vodafone e passei a ser NOS e ao fim de alguns meses voltei a Vodafone, porquê? Porque a NOS a nível de rede deixou-me muito desiludido, preferi pagar mais e ter melhor serviço da Vodafone.

  22. Avatar de ROUBADO
    ROUBADO

    NOS só se não tiver alternativa!! Andei muitos anos a pagar fibra ótica, quando na verdade era quaxial, quando reclamei disseram que tinha serviço hibrido. Na altura que fiz o upgrade ninguém me informou que existia serviço hibrido e quando foi instalado a única alteração que o técnico fez foi instalar uma BOX super lenta.

  23. Avatar de António José
    António José

    Estes resultados convencem tanto como as “escolhas” dos consumidores de 2021, é tudo pago ou é sempre escolhido a dedo os resultados que querem mostrar.

    Das três escolheria sempre MEO e Vodafone pela cobertura e qualidade do sinal e consistência de débitos no país.

  24. Avatar de Mafalda Reis
    Mafalda Reis

    A NOS é a pior rede de internet que pode existir, ainda agora estava a tentar ver uma serie e diz que da erro de servidor. Só quero que acabe o contrato

  25. Avatar de zcxzxc
    zcxzxc

    Antes tinha NOS, conseguia ter rede em todo o lado, e net com boa velocidade
    Troquei para vodafone (pela empresa), e fiquei com rede miseravel, a velocidade da net tb não ficou grande coisa.
    :\

    1. Avatar de GC
      GC

      Eu também já fui NOS e decidi aderir á vodafone (Red infinity GIGA) pois ouvia dizer bem da rede deles mas arrependi-me muito, pois tenho tido alguns problemas na NET móvel deles que não tinha na da NOS, o que me leva a acreditar neste resultado, já apenhei na margem sul algumas zonas abaixo dos 5mbps de download em 4G+. Mesmo em lisboa tenho menos velocidades com a vodafone do que com a NOS e especialmente no upload são bem mais baixas.

  26. Avatar de Coca Cola com Bife
    Coca Cola com Bife

    Coitado do Aveiro e o Oliveira 88 que ficam a arder com o anúncio.
    Cliente da NOS há mais de 10 sem reclamação de velocidade

  27. Avatar de Sem rede
    Sem rede

    A pior cobertura na zona oeste. Com localidades de relevância onde não há sequer 2G/GSM, uma vergonha. Deviam preocupar-se com a cobertura e não com a velocidade.

  28. Avatar de Santos
    Santos

    Se falarmos em serviço fixo em casa só funciona bem durante o tempo que o cliente tem para desistir, a partir daí passa a ser uma tortura para o cliente aguentar o serviço todo o tempo de fidelização com velocidade a passo de caracol .

  29. Avatar de Manuel Robles
    Manuel Robles

    No meu caso não vejo onde está a grande velocidade da Internet da NOS. Quem fez as medições devia estar embriagado ou os aparelhos estavam avariados. A minha experiência me diz que a Internet melhor é a da Vodafone.