on{X} – A Microsoft e os automatismos no Android

20 Comentários

Com as capacidades que os dispositivos móveis têm hoje em dia, é extremamente simples que estes reajam aos locais onde se encontram ou a determinadas acções. Coisas simples como activar uma rede wireless, efectuar uma chamada ou enviar um SMS de forma automática ao chegar a um determinado local são uma realidade simples e alcançável.

Existem já algumas soluções disponíveis para atingir este objectivo, mas foi agora a vez da Microsoft chegar a este mercado e com uma aplicação para Android. O on{X} é uma mistura de aplicação e serviço web que vos vai permitir automatizar acções.




O on{X} é uma aplicação desenvolvida pela Microsoft para telefones Android e que permite que definam acções que o vosso telefone deve tomar em função de determinados eventos. Ainda está em beta e não existe ainda versão para tablets ou outros sistemas operativos.

Podem enviar emails ou SMS’s sempre que saiam de um determinado lugar, abrir uma determinada página web a uma terminada hora ou simplesmente mostrar uma mensagem sempre que desbloqueiam o vosso telefone.

A criação destas regras é feita através de um site criado para o efeito e recorre a uma API. Do lado do telefone são executados os comandos, em JavaScript, e que representam essas regras.

Mas como a maioria dos utilizadores não possuem conhecimentos para programar essas regras, o site do on{X} disponibiliza um vasto conjunto de regras já criadas e que podem ser escolhidas para os vossos equipamentos ou servir de base para criarem novos.

Para além do modo de programação, as regras podem ser criadas de forma gráfica e visual, o que ajuda os utilizadores a criarem as suas próprias regras.

O acesso ao on{X} é feito com a vossa conta do Facebook, quer no site quer no telefone.

Por forma a acompanharem a execução das regras criadas, existe sempre a possibilidade de verem registos da execução destas. Estes logs são acessíveis quer pelo site quer pela aplicação no telefone.

A lista de regras disponibilizada no site do on{X} é vasta e existe de certeza uma ou mais que vão satisfazer as vossas necessidades. Depois de encontradas as que necessitam só têm de as adaptar para a vossa vontade, quer seja através do edição do código ou das expressões, em forma de texto.

O site do on{X} tem disponível também uma documentação muito rica e que vos pode ajudar a criar regras mais específicas e adaptadas à vossa vontade.

O vídeo abaixo mostra a forma como foi pensado e criado o on{X} e também de que forma o podem usar para facilitar e optimizar tarefas no vosso dia-a-dia.

O on{X} é uma excelente ferramenta que a Microsoft desenvolveu para o Android. Permite que, de forma simples, centralizada e rápida criem as vossas regras de acção.

O cliente, instalado no vosso telefone Android, apenas as recebe e age conforme indicado, quer seja através do envio de um email sempre que entram num local ou a apresentação da previsão do tempo a determinadas horas.

As possibilidades são quase infinitas e os vossos equipamentos são capazes de disponibilizar um vasto número de eventos para criarem as vossas acções.

Curiosa foi a escolha do Android para o desenvolvimento do on{X}, mas espera-se que este projecto evolua e que sejam disponibilizadas versões para outros sistemas operativos móveis.

Podem descarregar a aplicação on{X} no seu site e aí criar as regras que necessitam para o vosso dia-a-dia. Requer apenas que o vosso telefone tenha a versão 2.3.3, ou superior, do Android.

Homepage: on{X}

Partilhar:
Tags:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André Filipe
    André Filipe

    Onde posso descarregar a aplicação android? Não a encontro no google play

  2. Avatar de Paulo Brinca

    Interessante, será que vou conseguir programar isto para gerir chamadas.

    Se rejeitar uma chamada ou não atender uma chamada, enviar automáticamente um SMS a pedir que a pessoa em questão envie um SMS ou deixe mensagem de voz, indicando o motivo do contacto.

    Claro que teria de ser capaz de verificar se a pessoa que me estava a contactar fazia parte dos meus contacto, pois se não fizesse parte dos meus contactos a mensagem seria diferente, pediria o mesmo do caso anterior, mas pediria também o nome da pessoa que me estava a contactar.

    1. Avatar de Serva
      Serva

      Uma parte do que escreveste já existem no Android , eu quando rejeito uma chamada tenho predefinido estou ocupado já ligo de volta .

      cumprimentos

      Serva

      1. Avatar de Samuel Gomes
        Samuel Gomes

        Nativamente no Android ? Ou aplicações do estilo Gang Filter” ?

        Aplicações como a que acabei de dizer, acabam por não ter muito uso no meu caso, pois é necessário lá ires para ligar e depois se te esqueces dele ligado não recebes chamadas.
        Prefiro receber as chamadas e caso não as possa atender, desligo e a outra pessoa recebe a mensagem quando desligo.
        Se caso desse para fazer como o Paulo Brinca referiu, seria o ideal.
        Abraço

      2. Avatar de Paulo Brinca

        Já testei várias apps que prometiam muito, mas na realidade nenhuma delas funciona em condições.

        Neste caso tenho acesso a todas as variáveis e posso controlar as mesmas independentemente.

        Posso até optar por criar perfis de mensagem, para diferentes horas do dia, para diferentes épocas do ano, etc…

        A questão principal que procuro é algo que me permita controlar activamente as chamadas que recebo, caso o número esteja nos meus contactos, se não atender manda uma mensagem, se rejeitar manda outra, se o número não fizer parte dos meus contactos, manda uma mensagem, se eu rejeitar, manda outra.

        Nada de utilizar Blacklists e Whitelists, isso não funciona para o que pretendo.

        Vamos ver se consigo chegar com esta ideia a algum lado, vou perder um tempinho a analizar o funcionamento desta plataforma e vou fazer uns testes.

    2. Avatar de Samuel Gomes
      Samuel Gomes

      Excelente ideia!

  3. Avatar de JCunha
    JCunha

    Olha uma das apps que eu sugeri no concurso do Lumia do Pplware =D Já está encaminhada… Apesar de ainda não ser para WinPhone.

  4. Avatar de Helder Coelho

    Há algum tempo que uso o Tasker. Simples, fiável e um dos pioneiros da automação móvel.
    Com tempo hei-de testar este da Microsoft.
    Não sei se foi a primeira app deles no mundo Android, mas parece-me que estão ” com um olho no burro e outro no cigano”… 😉

  5. Avatar de Rui Rodrigues
    Rui Rodrigues

    App interessante, mas porque tem apenas 2 estrelas? Parece-me que seja pelo login ser pelo facebook.

    1. Avatar de Serva
      Serva

      Para mim que não uso o FB está fora de questão fazer o download desta aplicação .

      Cumprimentos

      Serva

    2. Avatar de Zé Pedro
      Zé Pedro

      No meu caso sim. Instalei para experimentar, quando vi que exigia o log in com o FB desintalei. É absurdo.

  6. Avatar de ns
    ns

    Assim após uma breve leitura e consulta ao site vejo dois problemas que me convencem a não usar:

    1) O acesso é feito através da conta do Facebook
    2) no Galaxy S2 (equipamento que eu uso) os SMS’s automáticos são enviados em duplicado

    Se o segundo problema eu ainda podia “desculpar” por ser uma versão beta e esperar que fosse corrigido na versão final, o facto de a Microsoft achar que só devo usar uma aplicação deles se tiver uma conta no Facebook, que eu não tenho e não tenciono ter num futuro próximo, parece uma restrição completamente desnecessária.

    Se não querem ter que criar um mecanismo de autenticação próprio e guardar as credenciais têm sempre a opção de fazer a aplicação sem necessidade de autenticação. Agora “colar” uma aplicação que pode gerir informação pessoal (como a localização da pessoa) ao Facebook que é conhecido pelas políticas de privacidade duvidosas parece-me uma opção no mínimo estranha quando tomada por um empresa com a dimensão da MS que não está diretamente ligada com o Facebook.

  7. Avatar de El Lentinho
    El Lentinho

    Uso o setting profiles e parece-me bem mais completo… embora seja pago…

    Cumps.

  8. Avatar de João Simão

    O serviço é muito interessante e parece-me ser e ter futuro. Mas alguns pontos interessantes: é desenvolvido pela microsoft mas em vez de ser para o sistema operativo móvel da microsoft é para android (no minimo estranho) mas continua porque a imagem do serviço mostra um smartphone android e um macbook…

    Alguma teoria para explicar isto?

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Não é teoria, é a realidade.

      É a Microsoft no seu melhor: percebem tanto de marketing e imagem como eu de afinação de alfaias agrícolas.

      Se bem que o telelé Android percebe-se, a aplicação móvel só está disponível para Android.

      O que não se percebe é como é que a Microsoft tendo um SO móvel, desenvolve aplicações para outros SO primeiro.

      1. Avatar de Alexandre Amaral
        Alexandre Amaral

        Testar versões beta em outros so’s para depois portar para o seu sistema operativo para mim faz todo o sentido?
        Se dá trabalho, sem duvida! Se valerá a pena? Penso que sim!

  9. Avatar de Carlos
    Carlos

    http://makemayhem.com/www/

    Um outro produto parecido, também da Microsoft. Este curiosamente está disponível para WP, Android e iOS.

    (Se calhar alguém devia coordenar o pessoal lá para não andarem equipas diferentes a fazer basicamente produtos identicos. Digo eu…)

  10. Avatar de Hippie
    Hippie

    Há outro tbm a competir com esta não inovação da M$.

    AutomateIT

    LINK :

    https://play.google.com/store/apps/details?id=AutomateIt.mainPackage&hl=en

  11. Avatar de Paulo Brinca

    Bela treta, tenho que estar sempre conectado com a aplicação para funcionar…

    Prometia muito, mas fica já pelo caminho…