OnePlus lança primeira versão da ROM para os seus dispositivos

28 Comentários

O ano de 2014 foi um ano de sucesso para a OnePlus. O seu smartphone continuou a cativar milhares de utilizadores e muitos quiseram comprá-lo, sem o conseguirem.

Mas não foi um ano livre de problemas para o lado desta empresa ainda muito jovem. Um desses problemas veio da sua parceira, a Cyanogen, o que levou a OnePlus a ponderar criar a sua própria versão de Android.

Pois essa versão proprietária do Android para o OnePlus One está já disponível e pode ser instalada por todos os que têm um OnePlus One.

oneplus_on_rom_1

Há já algum tempo que estava nos planos da OnePlus a criação de uma ROM sua, com todas as funcionalidades que consideravam essenciais, e sem todas as aplicações desnecessárias que muitas vezes acompanham os equipamentos.

Tudo apontava que a sua chegada fosse feita aquando do lançamento do segundo equipamento da OnePlus, mas foi necessário que surgissem problemas entre a OnePlus e a Cyanogen, quando a fabricante dos smartphone quis entrar na India, para que os planos de criação desta ROM fossem apressados.

A confirmação dos trabalhos que estavam a ser feitos nesta versão de Android surgiram no primeiro aniversário desta empresa quando surgiu um passatempo dedicado à escolha do nome a dar a essa ROM.

Agora, passados pouco mais de um mês desde os primeiros problemas com a Cyanogen, surge a primeira versão de testes da ROM que a OnePlus criou.

Esta é ainda uma versão beta, com alguns problemas que estão bem identificados, mas que qualquer dono de um OnePlus One pode instalar e usar.

Algo de muito importante que esta nova ROM traz, e que vai ser do agrado de todos os utilizadores do OnePlus One, é a versão do Android que foi usada.

Esta foi baseada no Lollipop e é a forma que para já estes equipamentos têm de ter acesso à mais recente versão do Android.

Todos os passos de instalação desta primeira versão podem ser encontrado neste post que está disponível no fórum da OnePlus, onde a empresa fez também o anúncio desta nova versão.

A OnePlus lembra que a garantia destes equipamentos cobre a instalação de ROMs customizadas, mas que não trata de erros e problemas causados por erros de instalação dos utilizadores.

Esta é a primeira versão de uma ROM que a OnePlus espera que venha a ser tão boa ou melhor que a da Cyanogen, que actualmente está em uso nos seus dispositivos.

Ainda não existe uma data para o lançamento da versão definitiva desta versão do Android da OnePlus, mas a empresa espera que surja o mais brevemente possível, garantindo assim que deixa de ficar dependente da Cyanogen e podendo assim entrar de forma tranquila em mercados onde a Cyanogen tenha estabelecidos acordos de exclusividade com outros fabricantes.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Ao que se diz há aldrabice da grossa com a ROM.
    Fanaram a ROM, ainda por cima uma versão inicial com bugs.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Diz lá o que sabes? Ha aldrabice como assim?
      Não me digas que estavas a espera de uma versão alfa sem bugs?

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        As minhas desculpas. Enganei-me e confundi
        OPO (OnePlus One) com OPPO.

        O que se diz é que o ColorOS 2.0 da Oppo terá sido fanado à OmniROM.

        Como o post era também sobre a OnePlus lançar a ROM, também com bugs, baralhei-as. Até nas ROM “Há muitas Marias na Terra” 🙂

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          … Apesar de a OnePlus, afinal, ser uma subsidiária a 100% da Oppo.
          Às tantas o tal SO, pirateado, é o mesmo do post 🙂

  2. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Eles já tinham o ColorOS (maioritariamente para a China, que estava excluída no contrato com a Cyanogen Inc.), esta será portanto a segunda versão de uma ROM própria.

  3. Avatar de Carlos
    Carlos

    O titulo devia ser singular.

  4. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    Vitor M.:

    O site anda um bocadinho unfriendly, pelo menos a nível móvel:

    1) a publicidade superior da Worten, pelo menos em Android via Dolphin começa logo a tocar VÍDEO e SOM sem fazer nada (só meti o site, testado 3x)

    2) flash é uma técnica em abandono que consome imensos recursos e aparecer logo o sinal se quero activar flash

    3) se meter o site sem imagens para poupar largura de banda (às vezes só apanho rede edge ou gsm), o fundo NÃO aparece branco (mas sim azul escuro com letras negras o que impossibilita ler)

    Sugestão: abandonar imagens de fundo e meter cores sólidas e o problema 3 desaparecia; html5 e por favor só gif animados BEM optimizados, sem vídeo ou som que torna-se penoso (problema 1 e 2 resolvidos)

    FELIZ ANO NOVO para toda a Equipa!!!

    1. Avatar de Jorge Désirat
      Jorge Désirat

      Porque não usas a app disponibilizada?

      existe para android/ios/wphone

      1. Avatar de Modem
        Modem

        A aplicação android é muito limitada, não permite ver os artigos em várias páginas (apenas a 1ª), nem mostra as imagens em tamanho grande quando pedimos.

    2. Avatar de Vítor M.

      Viva.

      Raramente este tipo de pub aparece, é infima de facto, mas o som não deveria aparecer logo, pelo menos nos meus dispositivos isso não acontece. Vou verificar se nalgum android isso acontece.

      Em termos de estrutura, em breve estará pronta a nova, dentro de dias estará em mofo beta já o novo site e com tudo o que de mais moderno existe. Em termos de flash, nós não temos nada, pode eventualmente aparecer em publicidade, mas não tenho dado conta, já há alguns anos. Até porque vejo tudo no iPad e iPhone e nada fica por aparecer.

      De resto, pelos testes que fazemos está rápido a carregar, estando acima da médias nacional. Em termos de consumo, também não está mal, mas podemos claro melhorar e é isso que estamos já a preparar 😉

      Obrigado pelas sugestões.

      Abraço e bom ano.

      1. Avatar de Mota
        Mota

        Pensem em redesenhar a app, eu prefiro vir diretamente ao site pq vejo mais vantagens. Quanto a esse beta estou curioso, pois mudar o aspecto do site seria porreiro e espero que seja Tablet/Smartphone amigável.

        Cumpz

        1. Avatar de Vítor M.

          Sim é responsivo e a versão actual já está muito aceitável, falta terminar uns módulos novos e fazer as devidas conexões às redes sociais e acertar uma grande alteração que foi levada a cabo na estrutura de comentários.

          Quanto às apps, bom todas elas têm de ser redesenhadas, mas começam a ser desnecessárias de o novo site se adaptar a qualquer sistema operativo e trouxer umas novidades no capítulo do offline. Em breve iremos lançar o site e outras novidades. Temos é de tratar bem os 24 mil artigos que necessitam de retrocompatibilidade e por isso é que tudo demora o seu tempo. São 10 anos de internet compiladas num site… é obra 😉

      2. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        victor, tenho sentido exatamente o mesmo problema no dolphin.

        No safari tem sido muito complicado comentar. um lag completamente absurdo. Isso só me acontece do pplware

        1. Avatar de Sergio J
          Sergio J

          e desculpa o V pequeno em Victor. 😉

        2. Avatar de Vítor M.

          Eu sou utilizador Safari e como deves perceber isso é um assunto que monopolizo constantemente, e não tenho essa realidade que falas. Eu consigo seja no iPad, iPhone ou mesmo no Mac comentar sem qualquer problema. Já tentaste limpar a cache?

          Como referi, estamos a tratar de actualizar o nosso template, mas tudo o que está por trás está actualizado e afinado e mesmo os servidores que suportam a nossa estrutura actualmente estão a fazer um belíssimo serviço.

          De certeza quer esse lag que falas nada tem a ver com o pplware.

          1. Avatar de rmcrys
            rmcrys

            Vitor M: eu quando usava o iPad Mini Retina o PPLWARE deitava-me abaixo o Safari com frequencia, e às vezes tinha lag na caixa de texto ao responder. Näo era exclusivo do Safari, no Chrome e Dolphin também.

      3. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        O site PPLWARE para a quantidade de imagens e publicidade é muitíssimo rápido.

        A nível da pergunta sobre a App:
        – eu sou contra Apps a näo ser que seja absolutamente necessário
        – se cada site que visito tivesse uma app, eu precisava de dezenas de apps. Se há Browser + Website, e com a potencia que permite, para quê uma App?

        Exemplo, Facebook: näo uso Apps e a o website móvel já permite até fazer uploads de fotos. Peso no sistema: ZERO. Código em RAM/processo escondido quando näo uso: ZERO.

        Daí que para mim apps näo fazem sentido, dá para programar os website para fazer tudo.

        1. Avatar de Vítor M.

          Estou totalmente de acordo. Para quê uma app se os browsers hoje são fantásticos?

  5. Avatar de Modem
    Modem

    Desculpa Vitor, mas demorar mais de 15 segundos a carregar esta página é rápido? Tens de ver aí melhor os teus conceitos de rapidez.

    1. Avatar de Vítor M.

      Eu demoro cerca de 5 a 7 segundos. O problema então não é do site.

      Olha só: http://bit.ly/1Ai5AiM

      1. Avatar de Modem
        Modem

        O Pingdom vale o que vale, mas parece que consegue velocidades a partir dos Estados Unidos mais rápidas do que eu em casa com ligação Meo Fibra a 100Mbps.
        Ainda assim se reparares no teu snapshot diz que o site é mais lento do que 80% de todos os sites testados.
        E aqui te deixo mais um teste no Pingdom com o carregamento desta página em 34.5 segundos (parece que o problema não é apenas meu):
        http://tools.pingdom.com/fpt/#!/2Hjq/pplware.sapo.pt/informacao/oneplus-lancou-primeira-versao-da-rom-para-os-seus-dispositivos/comment-page-1/

        Anyway, todas as melhorias são bem vindas

        1. Avatar de Vítor M.

          Repara que o que é volátil são os resultados, o site é o mesmo 😉 então aqui o que está “errado” é o que cada um consegue de ligação e não a velocidade do site em si 😉

          Dizes tu que esse valor de 80% é mau… sim, se considerarmos que foi um servidor do outro lado do mundo é, aposto que se fosse um servidor na Europa dava muito melhor… vá eu aposto porque sabia que tinha razão, ora vê aqui…

          http://bit.ly/1A2pmkA

          Contudo isso não me diz nada, o que para mim é importante é que quando visito o site ele esteja rápido tal como o queremos, com tudo o que para nós é essencial. Se pode ser mais rápido?

          Pode claro que sim, o Pplware tem 10 anos de idade e precisa de melhorias. Mas mesmo com 10 anos bate-se em termos de velocidade com grande parte dos sites actuais. Claro que não se bate com as pesquisa do google… claro que não, mas ok estamos a falar então no mais alto nível 😉

          Em breve teremos novidades.

    2. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Experimenta o puffin. Abre os sites em menos de 1s.
      Um dos problemas é o teclado, pois a auto correcção nao funciona. Mas nao tenho o lag que falo acima. So com o safari.

      1. Avatar de João Dias
        João Dias

        Olá Vítor e restantes.
        Desculpem intervir, mas 5 a 7 segundos não é rapidez. 1 a 2 segundos é rapidez.
        Ao fim de 3 segundos já perdeste o interesse de 60% dos visitantes. Não sou eu que o digo, há estudos feitos nessa matéria e alguns da Google são bastante interessantes.

        Normalmente é bom dar algo ao utilizador no menor espaço de tempo possível para que ele tenha a percepção (falsa) de que o site está a carregar mais rapidamente do que realmente parece.

        Se há 300 ficheiros CSS e JS a serem carregados, é natural que as páginas se comportem de maneira contrária ao desejado.

        Se quiserem ajuda com o template novo, posso ajudar com algumas dicas na parte do carregamento rápido e user experience. Vejam aí no backend do wordpress se conseguem ver o meu email e entrem em contacto comigo que eu posso ajudar, se estiverem disponíveis para isso.

        1. Avatar de Vítor M.

          Certo, mas 90% dos sites activos e com conteúdo actualizado e interessante não carrega em e segundos 😉 como sabes isso é impossível. Um site hoje é composto por um template mais ou menos gráfico, arrasta imagens que fazem toda a diferença, código que avalia o site no mundo, se tiver adsense necessita de ligações ao “exterior”, e tem de carregar vários módulos que fazem parte do actual e moderno ser dos sites (redes sociais, estatística, etc…). Portanto é utópico acreditar que esses estudos consigam ser correctos, mais ainda com tudo o que a própria Google “incentiva” à utilização (pesquisas, etc…).

          A velocidade, depois, difere da rede que usamos, no meu escritório tem fibra a 120, na rua por vezes tenho 4G, por vezes em viagem tenho ligações mais lentas e tudo isso influência como cada um dos visitantes “vê” o pplware.com.

          Além disso, os browsers hoje têm sistemas que ajudam ao carregamento das páginas, caches funcionais e outras ferramentas para optimizar os próprios CMS.

          Portanto eu como utilizador da Internet, desde o tempo dos “Minitel”… ainda antes do que muitos conhecem como Internet, acho que em alguns casos 5 segundos são muito rápidos e noutros casos que não vale a pena nem esperar 1 ou 2 segundos. Tudo depende do que vou obter. Mas considero que 5 ou 7 segundo que as pessoas esperam (para carregar o site totalmente, porque podem navegar ainda o site está a carregar dependentes) é perfeitamente suportável.

          Mas temos de melhorar, não só na velocidade mas no peso. Mas com as velocidades a aumentar e os tarifário a diminuir… ter uma boa qualidade de imagens e ter alguns extras…. favorece a navegação e a obtenção de informações.

  6. Avatar de Modem
    Modem

    Mais algumas estatísticas interessantes:
    HTML: 14 pedidos para 498.13KB
    CSS: 0 (estranho,talvez estivesse em cache)
    JS: 74 requests 3405.19KB (mais de 3 MB de javascript e 74 ficheiros? Que brutalidade)
    XHR: 7 pedidos para 531.76KB
    Fontes: 12 requests para 514.85KB
    Imagens: 90 requests para 1660.71KB

    Total: 196 requests para 6081.80KB carregados em 81.25 segundos (sem cache)

    Tens aqui muito por onde optimizar

  7. Avatar de ze
    ze

    Pelo que li esta com muitos bugs. Mas tambem é uma ROM pura AOSP nao CM12. Tenho usado as daily builds CM12 para o 1+1 e na minha opinao estao porreiras para uso diario.
    No entanto gostei que eles se dessem ao trabalho de nos proporcionar uma rom pura trabalhada por eles 🙂 Que os 2 anos de actualizacoes que prometaram valham a pena!

  8. Avatar de João Dias
    João Dias

    Eu encomendei o OnePlus a semana passada.
    Espero que esta ROM saia para versão final rápido. Tenho o Nexus 5 e não queria voltar ao Kit Kat, é um retrocesso 🙂

    Alguém usa ROM’s estáveis do Lollipop alternativas no OnePlus?