OE2024: Cheque-livro será de 20 euros em 2024 e vai beneficiar 200 mil

14 Comentários

O cheque-livro para jovens de 18 anos terá um valor de vinte euros e será distribuído já em 2024.  Esta medida vai beneficiar 200.000 pessoas, segundo revelou o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.


Em 2022, no final do confinamento por causa da pandemia da covid-19, a APEL entregou aos ministérios da Cultura e da Educação, à secretaria de Estado do Comércio e Turismo, e à Presidência da República um documento com “três medidas” que considerava importantes para mitigar problemas das famílias no acesso à Cultura e ao livro, e para dinamizar o setor livreiro.

Entre as propostas estava “a criação de um cheque-livro de 100 euros para todos aqueles que façam 18 anos”, além da redução da taxa do IVA de seis para 0%, além do “reforço do investimento nas compras das bibliotecas quer sob a tutela da Cultura quer sob da Educação”

OE2024: Cheque-livro será de 20 euros em 2024 e vai benificiar 200 mil

Numa audição no Parlamento sobre a proposta de Orçamento do Estado (OE) para a Cultura para 2024, Pedro Adão e Silva disse que esta medida tem uma dotação de 4,4 milhões de euros e que o cheque-livro será de 20 euros.

A atribuição de um cheque-livro aos jovens de 18 anos vai implicar a criação de uma plataforma, que torne o processo “seguro e fiável”, cujo concurso público é lançado em setembro

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André R.
    André R.

    Vamos a ver se vai…

  2. Avatar de Lopes
    Lopes

    Espero que os livros possam ser em Inglês e possam ser comprados na Amazon senão vendo um par de cheques por 5 euros cada

    1. Avatar de Lanterna Vermelha
      Lanterna Vermelha

      Se for como em França até BD manga pode-se comprar

    2. Avatar de Lanterna Vermelha
      Lanterna Vermelha

      Se for como em França até BD manga pode-se comprar

  3. Avatar de Francisco
    Francisco

    E incentivar os jovens a irem às bibliotecas requisitarem livros. Não é gratuito? Estas medidas só são estúpidas, eu não percebo, como governantes têm tanto tempo para pensar em medidas e só criam medidas que só geram despesa desnecessária. Façam que seja obrigatório os alunos requisitarem uma vez/mês um livro nas bibliotecas das escolas ou municipais. Está resolvido. Estão os livros nas bibliotecas a ganharam pó?

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Medidas copy paste de estados socialistas com bolsos fundos

    2. Avatar de RuiRuelas
      RuiRuelas

      Obrigar quem não quer. Isso só levaria a danos nos livros ou simplesmente um passeio do livro só para cumprir.

  4. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    OE2024? Aquele que pode não acontecer ?

  5. Avatar de DiogoSP
    DiogoSP

    Repara, num paìs em que o custo médio de um livro é acima dos 15€, uma ajuda de 100€ é optima.
    Concordo contigo quando dizes que podiam ter pensado em melhores medidas. Mas 100€ em livros para culmatar a falta de conteudos uteis nas escolas portuguesas, é optimo. Nem que seja para pagar alguns livros para a Universidade. Além de que ajuda a dar algum alento a uma industria que cobra preços loucos. O mesmo livro(Sapiens do Yuval Noah Arari) que em Portugal custa 28.45€, em Inglaterra custa 13,71€ (11.95£) e em Italia custa 19.35€. Isto faz a diferença na cultura dos 3 paises.
    Estou longe dos 18 anos mas nao me importava nada de receber um cheque desses.

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      Pois pois mas são 20 euros.
      Dos livros que mencionou apenas podia comprar 1 de 2.

      1. Avatar de DiogoSP
        DiogoSP

        Li mal a noticia. Pensei que o valor do cheque fosse mais alto.
        Ainda hà bons livros a menos de 20€ na Fnac ou na Bertrand, que sao as duas mais custosas…

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      o preço dos livros em PT-pt está relacionado com tradução, é sempre imensamente mais barato comprar um livro na lingua original ou em Inglês.
      eu só consumo literatura em inglês, os bons autores tugas já morreram e já os li todos

  6. Avatar de Mario
    Mario

    Brilhante espero receber o meu

  7. Avatar de Comentador Comediante
    Comentador Comediante

    Desculpem, mas isto não faz qualquer tipo de sentido. Isto é uso e abuso de “subsídios” e um esbanjamento de dinheiro. Como já foi referido, existe uma coisa chamada “biblioteca”, e para quem quiser (enveredar por esse caminho) existem “PDFs” e existe o Google para os procurar…
    A notícia ocorre no mesmo dia da confirmação do aumento do ordenado mínimo. Agora que o outro se demitiu, tá a carregar tudo e a preparar as próximas eleições. Triste.