Obsidian 3D, a impressora 3D abaixo dos 100€

22 Comentários

Quando pensamos num dos produtos do futuro falamos certamente nas impressoras 3D. Um dia poderemos criar o que necessitarmos com “apenas” o poder de uma impressão. Hoje as impressoras 3D estão melhores e mais acessíveis que nunca.

Uma empresa quis marcar a diferença pelo design, capacidades e preço. A Kodama apresentou recentemente, numa campanha Kickstarter, uma impressora 3D abaixo dos 99 dólares.

Imagem da Obsidian 3D, a impressora 3D


Um dos fatores que tem impedido o disseminar da impressão 3D é sem dúvida o preço. As mais baratas ainda são caras e as mais caras são ainda para serviços que não estão ao alcance das massas. Há, contudo, empresas a tentar virar este segmento de pernas para o ar.

No filme da campanha da Kickstarter, a empresa retrata uma história de uma designer de joias, Jenny Wu, que cria joias únicas através da Realidade Virtual e exporta os ficheiros para impressão na nova impressora Obsidian 3D.

http://videos.sapo.pt/14JyqkHpHSe5vtoE5Di9

Construímos uma impressora 3D acessível e de alta qualidade que se concentra na experiência do utilizador e que torna a impressão em 3D fácil e acessível para todos, desde estudantes até profissionais de design, num design agradável.

Michael Husmann, fundador e CEO de Kodama.

Com esta máquina consegue imprimir em Nylon, ABS, PETG, entre outras. Também conseguiram, em teste, imprimir em policarbonato e fibra de carbono, no entanto ainda não está disponível para o público em geral.

A qualidade da Obsidian é grande e tudo graças à sua cabeça extrusora sob medida. Um conjunto de ventiladores duplos permite um controlo de temperatura eficiente no bloco de aquecimento e no modelo. Com o seu desenho é ainda extremamente fácil trocar os bicos de extrusão com apenas um parafuso.

Poderemos estar perante o salto tecnológico que o mercado da impressão 3D tanto ambicionava, isto é, ter equipamentos que pudessem estar ao alcance de qualquer carteira. Certamente este será um produto que fará furor nos próximos tempos.

Via

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Francisco Gomes
    Francisco Gomes

    Atualmente existem boas impressoras a custo reduzido:
    Blockstec: http://www.blockstec.com/
    BQ: https://www.bq.com/pt/mundo-3d

    1. Avatar de Just love technology in general
      Just love technology in general

      E tens muito mais baratas ainda, mas em kits DIY, com uma robustez duvidosa. Estas que apresentas parecem boas, mas comparadas com a aqui apresentada deixam de ter interesse pela diferença avultada de preço

      1. Avatar de José Carlos da Silva
        José Carlos da Silva

        Já trabalhei com uma montada a peças, vinda do GearBest. Há coisa de uns 8/10 meses. Curiosamente é robusta e precisa o suficiente – se bem que quem montou percebe da coisa e arranjou bases melhores. A cabeça não era a melhor, mas ainda assim criava peças com um detalhe incrível. Uma das vantagens é a modularidade da coisa, que permite sempre ir melhorando a impressora.

        Se não estou em erro, ficou tudo por volta de uns 350€.

  2. Avatar de Luís Botelho
    Luís Botelho

    Lá se vai a minha anet a8…

    1. Avatar de Joel
      Joel

      O volume de impressão da Anet A8 é praticamente o dobro destas. Para teres uma cama aquecida com um lcd e uma camera nestas obsidian, custa-te 250€, os 99€ é apenas para o modelo base sem a cama aquecida e sem lcd, basicamente imprimes somente em PLA. Tenho uma A8 e estou super satisfeito a imprimir em ABS neste momento. Não a trocaria por esta, tirando o facto que esta é mais “bonitinha” 🙂

      1. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        Acho um brinquedo engraçado é se calhar até compraria uma, mas tenho medo de não ter muito uso para ela. Se me puderem responder às perguntas agradecia:
        1) O que fazem (realmente) com uma impressora 3D?
        2) é preciso adicionalmente algum cuidado como exaustor? (Deixa algum produto tóxico chino gás ou resíduos)?
        3) o material de impressão é universal ou cada impressora usa o seu e são proprietários?

        1. Avatar de Joel
          Joel

          Viva Belmiro, é sem duvida uma ferramenta para dar criação à nossa imaginação.

          Respondendo às perguntas:
          1) Muito importante são logo uns upgrades à própria impressora de forma a aumentar o desempenho dela, depois disso diria que quase tudo o que pensarmos, por exemplo, brinquedos para os mais pequenos, peças para os carros(plásticos quer se partam), porta chaves, utensilios de casa/escritório, contrução de drones, etc. Mas respondendo melhor a esta pergunta sugiro o site thingiverse.com, lá tem de tudo e com os ficheiros e instruções incluidos para a produção.

          2) Convem ter alguma preocupação com fumos/cheiros, deixar a janela aberta na divisão em que esteja apenas para haver saída de ar, no entanto no caso de alguns filamentos, ABS por exemplo, existe uma grande taxa de retração, logo uma pequena corrente de ar pode levantar a impressão da cama e acabar com a impressão de forma incorrecta.

          3) O material é à escolha do utilizador, convem ter uma cama aquecida para alguns filamentos como o ABS, PETG e nylon, mas o mais comum é o PLA (produzido do milho se não estou em erro). A resistência do modelo impresso varia com o material e com a densidade com que é imprimido. Uns filamentos aguentam temperaturas mais altas, outros são mentos maleaveis e partem mais facilmente. Aconselho também uma vista de olhos por uns canais de youtube bastante bons para aprendizagem: https://www.youtube.com/user/ThomasSanladerer
          https://www.youtube.com/user/TheMakersMuse
          https://www.youtube.com/channel/UC_7aK9PpYTqt08ERh1MewlQ

          Força nisso 😉

  3. Avatar de Jovens Conectados?
    Jovens Conectados?

    Qual é a melhor impressora ?

  4. Avatar de owl
    owl

    offtopic: Alguem conhece uma impressora deste género tipo a Axidraw mas mais barata?

  5. Avatar de kikos
    kikos

    Boas Pessoal,

    alguém pode explicar melhor como funciona a parte do kickstarter. Pelo que percebi este projecto tem 3 escolhas de investimento e conforme o que investirmos depois recebemos os itens indicados, estou certo?

    Tendo em conta que me parece uma boa impressora concordam comigo que por um pouco mais de dinheiro compensa investir na opção mais cara de $249?

    Agradecido…

    1. Avatar de Marcelo Martins
      Marcelo Martins

      Basicamente pagas e esperas. O prazo anunciado para começar a entrega é em Dezembro de 2017.

      Investir ou não mais 150$ é contigo, ainda assim só na hotbed gastas mais 40$ se preferires ir para a de 99$ perfazendo então 139$.

      Além disso, não tens tanto user interface. Se isso for um factor avanças para a de 99$ mais hotbed senão vai para a de 249$ que com taxas incluidas não ficas mal servido.
      Convém é ter em atenção que os gastos de envio são 50$.

      Cumps!

  6. Avatar de Helder
    Helder

    Tresanda a engodo

      1. Avatar de Migael
        Migael

        Kickstarter… ainda não existe a impressora.

          1. Avatar de Pedro Teixeira
            Pedro Teixeira

            Queres uma lista de projectos kickstarter que os fundos acabaram nos bolsos de alguém e o produto nunca viu a luz do dia?
            Tb me parece que 99€ com este “acabamento”, me parece esmola a mais.

          2. Avatar de Vítor M.

            E? Eu disse o contraio? 😀 Não pois não, Dou-te total razão, muitos nem chegam a ver a luz do dia, mas isso nada tem a ver com o que foi referido. Está em kickstater e era TOP que viesse a dar frutos.

  7. Avatar de Vitor Jesus
    Vitor Jesus

    A impressora base não custa 99€, mas sim 149€ já com portes e alfândega tratada.
    Mas tem uma base muito pequena e não aquecida (aquecida é um extra). É capaz de ser porreira para começar, mas continuo a preferir a Anet A8, a Anycubic Kossel, ou para uma base bem maior, a CR-10. Encontram todas à venda na gearbest, com a opção de envio por Espanha, para não parar na alfândega. Qualquer uma destas três tem comunidades bem activas no Facebook.

    A BQ tem preços muito altos para o que oferece.

    A Blocks é uma empresa nacional.

    1. Avatar de Marcelo Martins
      Marcelo Martins

      Quem quiser uma coisa out of the box e imprimir por 300$ não devem conseguir melhor.
      Se a pessoa preferir a versão de 250$ + 50$ de envio não fica de todo mal servida.

  8. Avatar de António Bastos
    António Bastos

    Isto é tudo muito bonito mas não tem cama aquecida, user interface muito pobre, tamanho muito reduzido, já para não falar do tempo que demoram a entregar (meio ano)

    Pesquisem blockstec, ficam melhor servidos

  9. Avatar de Dr dentak
    Dr dentak

    Em que material pode ser imprimido….? Quero comprar uma para área da dentaria para provisórios…. alguém sugere algo…? Obg