Obrigação de instalação de painéis solares em edifícios já em 2023?

62 Comentários

De acordo com um novo relatório do Oeko-Institut e da Rede de Acção Climática Europeia, de que a ZERO faz parte, o aproveitamento da energia solar a nível da União Europeia (UE) tem de ser potenciado o mais rapidamente possível através da obrigatoriedade de instalação de painéis solares nos novos edifícios e nos edifícios renovados.

Assim, a obrigatoriedade para a energia solar nos novos edifícios e edifícios com grandes obras de renovação deve ser uma realidade na UE até ao verão de 2023.

Obrigação de instalação de painéis solares em edifícios já em 2023?


Painéis Solares: Medida para novos edifícios e edifícios com grandes obras de renovação

Numa nota publicada no site, a associação lembra que na reunião de 25 de outubro próximo, os “ministros da Energia irão provavelmente decidir a sua posição geral sobre esta diretiva, isto num momento em que existe um forte interesse dos cidadãos no aproveitamento de energia solar nas suas casas”.

Segundo a Zero, no relatório é recomendada uma obrigatoriedade para a energia solar nos edifícios da UE seja adotada até ao verão de 2023, aplicada a todos os novos edifícios e edifícios com grandes obras de renovação e também aos existentes, quer sejam privados de serviços ou públicos, a partir de 2027.

A Zero lembra que alguns Estados-Membros tornaram-se pioneiros ao adotar esta obrigação, mas a “UE precisa de uma abordagem harmonizada”.

“Em Portugal estas medidas não existem, mas começaram este ano a dar-se passos importantes com a criação da primeira Comunidade de Energia Renovável pela Copérnico, cooperativa portuguesa de energias renováveis, em conjunto com a Junta de Freguesia de Vila Boa do Bispo”, no distrito do Porto, indica a Zero.

O objetivo deste projeto, escreve a Zero, é “promover o modelo cooperativo de implementação e utilização de energia renovável num dado território e deste modo servir de exemplo a outras autarquias”.

No entendimento da Zero, a política energética portuguesa tem de incluir os cidadãos, salvaguardar a sustentabilidade ambiental e não pode falhar face à emergência climática.

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de paulo
    paulo

    Ora ai esta uma medida para tornar as casas mais económicas para os portugueses. Terminaram os dias do pesadelo de comprar casa. xD

    1. Avatar de JoaoC
      JoaoC

      Já para não falar que pode ser, em potencial, mais um ponto de infiltrações. Ou seja, mais uma medida para ajudar a poupar na água, pois ela irá connosco dentro de casa.

      1. Avatar de Oi
        Oi

        Essa das telhas partidas e’ para instalações a posteriori, sendo incluído no projecto não parte nada, óbvio.

      2. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        Se pagar 650000 euros por uma casa e tiver inflitrações, nada mais simples que contactar o vendedor e exigir que as resolva. Ou será que pagar 3000 euros mensais de electricidade para carregar os 7 carros que usa é melhor?

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Até podes pagar 65 Milhões, se compras uma casa em segunda mão que se tiver infiltrações és tu que as tens que a resolver…

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            infiltrações também acontece em casas sem painéis solares.

          2. Avatar de WMipv6
            WMipv6

            Eu não sou de àrea legal, mas a minha compreensão é que. Se comprar uma casa em segunda mão e se tiver infiltrações(escondidas, que não sejam aparentes), o antigo dono terà de pagar a resolução, ou pode seguir para tribunal… Noutros países pode processar por “burla/fraude” caso não cheguem a acordo a bem, em portugal não sei. https://jurisprudencia.pt/acordao/425/
            Hà algo que se chama responsabilidade contractual.

        2. Avatar de JoaoC
          JoaoC

          Em teoria sim. Na prática…

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Sem duvida, ao preço que está a eltrecidade é uma exclente fonte de poupança para as familias

      1. Avatar de Sabe-se lá
        Sabe-se lá

        Que inclui investimento. Se o estado obriga sem dar apoios suficientes, só torna a opção de contruir casa cada vez mais “exclusiva”…

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Nada se faz sem investimento. Qualquer funcionalidade numa casa requer investimento, a maioria deles tras 0 de retorno.

  2. Avatar de JS
    JS

    Acho muito bem e até é bom só tem um problema agora as casas estão muito caras e isto vai repercutir ainda mais no preço

  3. Avatar de Micas
    Micas

    Cuidado que as telhas ficam partidas…

    1. Avatar de LEL
      LEL

      €0.4 cada telha é uma fortuna.

      A instalar partira-me duas, tive um prejuízo de oitenta cêntimos.

      1. Avatar de Migas
        Migas

        Como sobreviveste?

      2. Avatar de Arebelo
        Arebelo

        A mim instalei o da Galp e não partiram nem uma. Mas as milhas telhas não são de ceramica são mesmo cimento, custam um pouco mais mas duram muito mais tempo, além que são pretas e não alaranjadas.

  4. Avatar de supersilva
    supersilva

    Queriam que fizessem isso no Brasil. Tem os telhados e vidros de janelas já com tecnologia de captação de energia solar.

  5. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Já podia ser assim talvez há décadas, mas os interesses da produtora e distribuidora mais proeminente cá em Portugal não estava alinhada… e então tudo foi feito no sentido de dificultar tal.

    Felizmente as coisas vão no sentido de aproveitar tal recurso que em si é grátis, mas que implica investimento para capturar os seus benefícios… tenho dúvidas de ser economicamente viável fazer por si mesmo, mas se já está incluído no custo (por ser obrigatório, quando for) de qualquer das maneiras, porque não usar.

  6. Avatar de João Vieira
    João Vieira

    Bota obrigar toda a gente a meter painéis solares para inserir a energia que não é gasta na rede.

    1. Avatar de o consciente
      o consciente

      A custo quase zero para a energética, que logo vai vender caro

      1. Avatar de Américo Mendes
        1. Avatar de Amilcar Alho
          Amilcar Alho

          Em vez de pesquisar, é melhor falar com quem trabalha no ramo e tem experiência de anos nesse assunto.
          Sim, nas horas de produção é inserido a custo zero na rede, à noite, quando precisas, vais pagar pelo que deste de borla. 😉

          1. Avatar de José Antonio
            José Antonio

            A minha é inserida na rede e o que me pagam por ela supera o meu custo mensal, mas nada como os “especialistas de teclado” para comentar sem conhecimento de causa!!!

          2. Avatar de Samuel MGor
            Samuel MGor

            Mas para vender precisas de ter um segundo contador, certo?

          3. Avatar de José Antonio
            José Antonio

            Não, apenas é preciso um contador destes últimos que envie a contagem para o fornecedor.

  7. Avatar de AlexS
    AlexS

    Isto é Futuro. Não terás liberdade, tudo o que não for obrigatório, legislado regulado será proibido…

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Basta comprar uma casa mais antiga em bom estado e deixa de ser obrigatório.

      1. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        até não as haver

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Quando deixar de haver é chamar um electricista e desligar o sistema

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Liberdade!!! Pagar 3000 euros mensais de electricidade para poupar 200 euros de combustível!!! Pagar 1 euro de imposto anual e receber 2000000 euros de ajudas do governo para a empresa!!

  8. Avatar de António Bandeira Marques
    António Bandeira Marques

    Concordo mas a energia sobrante deveria ser descontada na fatura de quem a produz

    1. Avatar de AJMS
      AJMS

      Já o é em parte, procure por netmetering ( deve /haver em blocos de 15 minutos). De janeiro até agora injetei 547kWs na rede e desse valor 305kWs foram devolvidos para abater na fatura, não é perfeito mas já é alguma coisa.

      1. Avatar de zetuga
        zetuga

        Cá em portugal … Não funciona assim.

    2. Avatar de sómaisum
      sómaisum

      Ah! nunca na vida 🙂
      No momento em que “em teoria” a EDP nao ganha dinheiro, esquece lá isso, tudo o que é “vendido” é dado… Acho que ja la vai o tempo que se comprava mais caro do que o que se vendia..

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Se a energia que sobra for muita e não tiveres como a armazenar até vais é ter de pagar para a introduzir na rede, basta ver o que se passa na Austrália onde em algumas zonas como toda a gente tem painéis e há excedente de energia são obrigados a pagar para enviar para a rede.

      1. Avatar de gt
        gt

        Nao digas asneiras

      2. Avatar de andre
        andre

        A ser verdade parece-me um problema facil de resolver, basta ligar algum eletrodomestico ou tapar os paineis.

      3. Avatar de Flavio Amorim
        Flavio Amorim

        Olá,
        Sabias que dá para programar o inversor solar para não injectar na rede?
        Simplesmente reduz a produção para as necessidades da casa.

        1. Avatar de André
          André

          Nao sabia, mas então é mais uma maneira de resolver

      4. Avatar de Mauricio
        Mauricio

        Ahahahahahah
        Quando ocorrer isso cá em Portugal é só ativar o modo injeção 0 que está presente até nos inversores mais baratos atualmente…
        É com cada iluminado.

    4. Avatar de Traumatologiaeortopedia
      Traumatologiaeortopedia

      Eu tenho energia solar em casa e acontece assim: vc injeta energia na rede e usa, é feito o desconto. Produzindo mais paga o mínimo de conta e se for muito, pode utilizar em conta de outro local.

      1. Avatar de zetuga
        zetuga

        Em Portugal não funciona assim…

    5. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Regime dos pequenos produtores.
      É fácil, apesar que origina que você terá de pagar imposto do que produz, em troca de não pagar o IVA da energia que lhe deduzem na factura.
      Não caia é na das “comunidades energéticas” que você paga os seus painéis, paga uma mensalidade para fazer parte dessa comunidade e a energia que coloca na rede é remunerada a essa comunidade que lhe devolve 0,001% do valor recebido, pois os líderes da comunidade recebem 800000 euros, de ordenado anual, para captar mais interessados.

  9. Avatar de Awake
    Awake

    Obrigatório…começa a tornar-se uma palavra banal na UE.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Se é livre, as pessoas pagam 3000 euros mensais, de electricidade, para poderem ter carros eléctricos, box 8k e telemóveis 5G, ainda reclamam que o carro do filho é híbrido, custou 60000 euros e gasta 100 euros de gasolina mensal…
      Se já tiverem painéis incluídos para auto-consumo de uma família de 2 pessoas, o resto é o proprietário que decide. A médio prazo até trará descidas nos preços de instalação (que subiram 80% nos últimos 12 meses).

  10. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Acho muito bem, no meu concelho obrigam a um projeto paisagístico, no meu caso só quero relva, nada de arvores ou flores, e a arquiteta pediu as planta/projeto e a única coisa que fez foi pintar de verde e passa para cá 400€ mais iva.

  11. Avatar de João
    João

    Até porque já é tão fácil aos portugueses aceder ao mercado da habitação, de certeza que criar mais um pequeno obstáculo não vai ter consequências negativas..

  12. Avatar de Jorge
    Jorge

    E a manutençao quem paga? E o armazenamento das baterias em casas sem espaço ? Td muito bonito na teoria,vai Tudo acabar por servir de pisa papeis.

    1. Avatar de PT
      PT

      Pagam todos, os que têm e os que não têm indiretamente. Esta rede do regulado terá que ser paga de algum modo. ” alguém tem que pagar o pato “

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Basta mandar desligar os paneis e ficar 100% dependente da rede e fica o problema resolvido.

    3. Avatar de Mauricio
      Mauricio

      Manutenção? Isto é solar fotovoltaico, a manutenção é praticamente 0…que fará se fosse obrigatório ter solar térmico…ah esperem…

  13. Avatar de Realista
    Realista

    O ideal era a baterias OU a companhia eletrifica ser obrigada a descontar os quilowatts injetados na rede.
    Não adianta ter painéis solares se depois não está ninguém em casa para utilizar a eletricidade gerada.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Esta é q é a verdade!
      Rentabilizar um investimento de painéis solares para uma “casa normal” (onde não está ninguém durante o dia) demora +- entre 7 a 10 anos.
      E atenção que e eficácia dos painéis vai baixando ano após ano.

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        É possível vender o excedente a comercializadores se o investimento numa bateria não compensar.

      2. Avatar de zetuga
        zetuga

        Eu vou só dar-lhe o meu exemplo e você faz com ele o que quiser… Mas sabe que é possível programar as máquinas de lavar roupa, secar roupa, e até veja bem… a de lavar Loiça para começarem a uma determinada hora? Pois… é assim que as pessoas que têm painéis fazem.

    2. Avatar de VP
      VP

      Adianta sim, tens sempre arca, frigorifico e router internet. Podes programar as maquinas de lavar e secar para usar a produção solar. E depois quem tem aquecimento eletrico em casa pode sempre programar e ter o AC aquecer/arrefecer sem gastar dinheiro.

      1. Avatar de zetuga
        zetuga

        Exacto… mas parece-me que esta gente é daquela que gosta imenso de falar…sem conhecimento de causa =)

  14. Avatar de José Antonio
    José Antonio

    Informem-se bem antes de enganar as pessoas, quem quiser pode vender o excedente, lógico tem de se coletar nas finanças, mas até aí há um benefício para os pequenos produtores que até 1000€ estão isentos de tributação.

  15. Avatar de windows
    windows

    Vou mandar construir uma casa só com painéis, paredes telhado, toda forrada a paneis, e ainda uns quanto aerogeradores, e pronto estou ecológico…

  16. Avatar de Jhonny Valente
    Jhonny Valente

    Bota mais aquecimento global
    E triste mais investimentos e se chegarmos a 2023 com dinheiro para comer já não é mau

    1. Avatar de Mauricio
      Mauricio

      Clarifique esse conceito mirabulante.