O X de Elon Musk pondera a saída da UE! Poderá a empresa dar-se a esse luxo?

40 Comentários

O X, anteriormente conhecido como Twitter, pode em breve sair dos 27 países da União Europeia, de acordo com uma pessoa familiarizada com a empresa. O proprietário do X, Elon Musk, está muito frustrado por ter de cumprir a Lei dos Serviços Digitais da UE (DSA).

Ilustração rede social X, antigo Twitter depois de Elon Musk


 

A DSA pretende regular as redes sociais, como o Facebook, o Instagram, o Google e o X. Se as plataformas não estiverem a cumprir as salvaguardas regulamentares, a UE pode impor multas elevadas a essas plataformas. As regras foram introduzidas para proteger os dados e a privacidade dos utilizadores, e para combater a desinformação.

A DSA impõe regras muito rigorosas, como é evidente no facto de a UE ter bloqueado o funcionamento do Threads da Meta no território. A Meta tem de mostrar como os dados são partilhados entre o Threads e o Instagram, a plataforma a que está ligada.

 

Poderá o X dar-se ao luxo de perder 50 milhões de utilizadores?

Sair da UE seria um grande golpe financeiro para a plataforma, que atualmente está a “atingir o ponto de equilíbrio”, segundo a CEO da empresa, Linda Yaccarino. O X tem uma base de 564 milhões de utilizadores ativos a nível mundial, dos quais 9% na Europa, segundo um relatório. São cerca de 50 milhões de utilizadores ativos na zona da Europa.

Parece que não, porque o X não está a ganhar o dinheiro que costumava ganhar. O maior canal de receitas da plataforma é a publicidade, onde obtém 90% do seu dinheiro. Contudo, mais de 50% dos anunciantes fugiram após a aquisição de Musk no ano passado. Grandes nomes como Coca-Cola, Unilever, Jeep, Wells Fargo e Merck saíram.

 

Um centro de desinformação

Outra questão que tem vindo a turvar as águas para a empresa é a sua exposição à desinformação não controlada e não verificada.

No início deste mês, o X retirou os títulos das suas publicações. Sem os títulos, é difícil, à primeira vista, perceber se uma publicação é apenas uma imagem ou se tem um link. Isto não só reduziria o tráfego para ligações fora do X, como também poderia resultar numa menor visibilidade das organizações de notícias legítimas na plataforma.

Um alto funcionário da Comissão Europeia afirmou recentemente que, de todas as grandes plataformas, o X é a que regista o maior número de mensagens que propagam desinformação. No entanto, vale a pena notar que o X representa apenas 4,25% da quota de mercado total das redes sociais nos países da UE em setembro de 2023.

É uma queda em relação à quota do ano passado de 5,64% e 6,02% em 2021, o que significa que o envolvimento do X na UE está a diminuir. A maior parte do mercado das redes sociais na UE foi conquistada pelo Facebook, que detém atualmente uma quota de aproximadamente 80%.

 

Leia também…

Especialista explorou uma falha na conta da CIA no X para proteger informadores russos

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Sempre a mesma m**** dos dados. Deixem lá isso dos dados, ninguém morre se souberem os nossos dados. Caramba,que estupidez. Eu tenho contas em 3 redes sociais e não me interesso nada com isso.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Fico feliz por ti. E se o Musk quiser tirar o X da Europa, siga….também ninguém irá morrer com isso. Criem o Y!

    2. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      Não te preocupas, até um dia….
      Porque esse é mesmo o problema, quando nos toca…. agora quando toca aos outros nunca é problema

    3. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Fala por ti… Podes continuar a utilizar o X, através de uma VPN e dar os teus dados pessoais gratuitamente… Mas julgo que a maioria dos europeus prese por ter um pouco de privacidade

  2. Avatar de Xico
    Xico

    La vêm os ressabiados todos anti-tesla, anti Apple, Anti Musk, anti EUA.
    Trabalhar nao é com eles, mas destilar odio nas redes sociais estao por aí

    1. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      O que é que isso tem a ver com a notícia?

  3. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Não era a primeira nem vai ser a última a não querer nada com os chulos da UE.

    1. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      A solução é simples, emigras para as américas (sim, assim mesmo, no plural)m para África, a Ásia, o Oceania, Ártico (mas para uma das partes que não seja da Europa!) ou mesmo Antártida e se calhar não terás problemas de chulos

      1. Avatar de Tozé Gomes
        Tozé Gomes

        Já lá abri empresa em “Delaware”…

  4. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    É normal e típico da malta de direita… princesas do drama que não gostam de cumprir a Lei. LOL

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Felizmente temos a esquerda a governar-nos para não deixarem vir os malandros assaltar o Estado!!!!

      Esses ladrões de direita como o Sócrates, Armando Vara, Granadeiro, a Fátima Felgueiras, Mesquita Machado, Narciso Miranda, Manuel Pinho, Galamba, Ferro Rodrigues, Paulo Pedroso…..

      Aí não carago, são todos socialistas!!!!!!

      1. Avatar de Tromba
        Tromba

        Bem…
        Mas ainda não “alegadamente” mataram velhota rica no brasil…

        1. Avatar de NegacionistaPorqueDáJeito
          NegacionistaPorqueDáJeito

          Esta diabolização da Direita….

        2. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Esqueceste do Dias Loureiro, Cavaco Silva, que comprou ações do BPN com €€ emprestados e vendeu as ações e não se lembrou que tinha de pagar o empréstimo, Passos Coelho, que se esqueceu que tinha deveres e não pagava a Segurança Social, o Isaltino (Pera Manca) Morais, que esteve preso, foi secretário de estado do governo PSD, Valentim Loureiro, pelos visto Loureiros e Pintos em Portugal são todos santos 🙂

      2. Avatar de Joaquim Afonso
        Joaquim Afonso

        oops, puseste o dedo na ferida

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Mas que ferida? Essa mania que a corrupção é de direita ou de esquerda.
          A polarização realmente virou um cancro!

          1. Avatar de cenas
            cenas

            Cada vez mais incorporamos os estrangeirismos americanos. Politica nao é exceção…

            O pessoal tente a esquecer-se de que a corrupção em Portugal é maioritariamente cultural e perfeitamente apartidária. Todo e qualquer espertalhão que “lá chegue” vai, naturalmente, usar a sua posição em seu proveito. Façam as pazes com isso.

    2. Avatar de André
      André

      Típico de esquerda caviar estar constantemente a falar da direita quando a esquerda é que está a colocar o ocidente cada vez pior.

  5. Avatar de André
    André

    Ainda não percebi o vosso o ódio de estimação ao X, nem vou estar a alongar-me sobre isso. Noto, no entanto, que aproveitaram o artigo para mandar mais uma laracha em relação a esse poço mágico de desinformação que é o X, porém, não aproveitaram o artigo para referir que o próprio Elon Musk veio desmentir o tema principal deste post, como, aliás, poderão ver aqui: https://twitter.com/xDaily/status/1714855076739895607

    1. Avatar de Vítor M.

      Não temos ódio de estimação ao X, nem amor assolapado. É apenas um rede social. E tudo o que diz respeito a ela, e que seja de interesse dos leitores, nós publicamos. E se as coisas não estão bem, foram eles que decidiram deitar-se na cama que fizeram. E se a Business Insider tem algo contra Elon Musk… isso ultrapassa-nos. Apenas referimos o que está a ser veiculado na comunicação social com suposta veracidade. O Elon, ao seu jeito, respondeu, como já respondeu em muitas coisas que… que depois afinal não era como ele dizia… e outras era… enfim, ele usa como lhe apetece a rede social, para a verdade e além dela e depois queixa-se: “Yet another utterly false Business Insider. They are not a real publication.”!!!

      Vamos mostrando ambos os lados 😉 para depois chegar à verdade.

      PS: André, não confundas a beira da estrada cm a estrada da Beira. Para nós é apenas informação.

    2. Avatar de cenas
      cenas

      @André, ainda que se fosse pago para andar neste tipo de cruzada… mas é que nem isso. Arranje que fazer. Vai ver que só lhe faz bem.

      Ab

  6. Avatar de Eu
    Eu

    Podem sair todos. Temos o Nostr.

  7. Avatar de Oscar
    Oscar

    Por mim pode ir embora, ontem já era tarde, conseguiu dar cabo da rede social toda, é uma questão de tempo de ainda assistirmos ao fim definitivo que já não deve faltar muito…

  8. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Coitadinho do frustrado ” esperto ” que não gosta de cumprir regras … de nenhuma espécie …

    Regras são só para os outros … aliás, todos os outros fazem de tudo na sua boca , mesmo os levam com o tal Hard Work ( = escravatura ) …

    Coitadinho do menino !

  9. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Coitadinho do frustrado ” esperto ” que não gosta de cumprir regras … de nenhuma espécie …

    Regras são só para os outros … aliás, todos os outros fazem de tudo na sua boca , mesmo os que levam com o tal Hard Work ( = escravatura ) …

    Coitadinho do menino !

    A cereja dos dados só mostra o quanto “informado” se esta …

    Enfim …

    Enfim …

  10. Avatar de Jorge
    Jorge

    Nos so queremos e linux, nem microsoft nem apple nem facebook, não queremos nada disso na europa. Linux, saifish OS, voltar a usar marcas europeias como nokia, alcatel, siemens. Ha 20 anos era tudo made in europa e hoje em dia e o que se ve

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Nos? Eu quero Windows e Apple, se a Europa tiver soluções altura otimo caso contrario estou bem assim. Por isso não fales pelos outros 😉

  11. Avatar de Victor von Frankenstein
    Victor von Frankenstein

    Não és homem não és nada!

  12. Avatar de Aves
    Aves

    Antecedentes:
    Refere a UE que: “O DSA [lei dos serviços digitais] é uma pedra angular da estratégia digital da UE e estabelece um novo padrão sem precedentes para a responsabilidade das plataformas on-line em relação à desinformação, conteúdo ilegal, como discurso de ódio ilegal e outros riscos sociais. Inclui princípios abrangentes e garantias robustas para a liberdade de expressão e os direitos de outros utilizadores.
    Em 25/04/2023 , a Comissão Europeia designou 19 Very Large Online Platforms (VLOPs) e Very Large Online Search Engines (VLOSEs) com base no fato de seu número de utilizadores estar acima de 45 milhões, ou 10% da população da UE. Esses serviços precisam cumprir o conjunto completo de disposições introduzidas pela DSA desde o final de agosto de 2023”.
    Nessas disposições, tem um papel central, o Código de Prática de Desinformação que tem tem 44 signatários, incluindo as principais plataformas on-line, como Facebook, Google, YouTube, TikTok ou LinkedIn, mas também inclui a indústria de publicidade e a sociedade civil. Musk anunciou o abandono do cumprimento do Código em maio de 2023.
    Essas plataformas tinham que apresentar o primeiro relatório do cumprimento do Código em setembro de 2023. Todos apresentaram, incluindo o tão falado TikTok, mas não o X. O X esqueceu-se do Código mas os demais associados não se esqueceram do X. Apresentaram indicadores estruturais que indicando que o X é a “plataforma com a maior proporção de informação falsa ou distorcida, falseando os factos e desinformação, deliberadamente enganosa e de propaganda”. Na altura a UE deixou claro que o X tinha que cumprir o DSA.
    Em 13/10/2023, a UE enviou formalmente ao X um pedido de informações sob a Lei de Serviços Digitais (DSA), dando-lhe um prazo até 18/10/2023 para questões relacionadas à ativação e funcionamento do protocolo de resposta a crises e até 31/10/2023 para os restantes aspetos.
    O mais provável é que o X venha a sair da UE, ou por não querer cumprir o DSA, ou por ter despedido as pessoas que o podiam fazer. Pelos dados conhecidos, a UE representará 9% dos utilizadores ativos e Musk em tempos terá dito que o X deveria operar nos países onde era mais popular, principalmente, os Estados Unidos, o Reino Unido e o Japão. O que me parece é que o dano reputacional pode ter um impacto superior nos anunciantes e que não será nada bom para o negócio.

  13. Avatar de Aves
    Aves

    Lá se foi outro comentário para o filtro de spam. Se considerarem que é útil repesquem-no.

  14. Avatar de Carlos
    Carlos

    Mas que não pondere durante muito tempo e vá já embora. As leis têm de ser respeitadas.

  15. Avatar de mikado
    mikado

    Já devia era ter saído há 3 meses.

  16. Avatar de Nhecos
    Nhecos

    Acho que nesta altura do campeonato, o Twitter está tão preso por arames que que não têm ninguém que consiga implementar alterações de fundo.

  17. Avatar de 0°0
    0°0

    A única rede social (grande) que não é controlada pelo estado vai embora?

  18. Avatar de darth
    darth

    ja devia ter ido

  19. Avatar de Stanley
    Stanley

    Este senhor falava obsessivamente em ir para Marte… acabou o combustível e aterrisou no X-Twitter.

  20. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Em breve deve tornar-se pago para todos os utilizadores, por isso faz bem em cortar já os serviços (para a União Europeia) e ir embora.
    A malta na UE que faça a sua plataforma de grande sucesso e cumpra as 1001 regras.

  21. Avatar de Trolha
    Trolha

    Mais uma medida de censura da UE.

  22. Avatar de LA
    LA

    Já vai tarde…

  23. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Até dá para rir, ver miudos e graúdos ” putos ” fanaticos a mostrarem o quanto inteligentes são e o quanto informados andam …

    Até dá dó !

    Mas estão bem para a construção civil e talvez nem para isso …

    Enfim …