O “tijolo” está de volta! Nokia 3210 chega com Bluetooth e 4G

24 Comentários

Foi o primeiro telefone móvel de muitos e é, ainda hoje, 25 anos depois, recordado como indestrutível. Com um aspeto mais moderno, o Nokia 3210 aparece diferente: dotado de mais funcionalidades e com um aspeto saudosamente mais moderno.

Nokia 3210

A Nokia entregou ao mercado uma série de produtos que são, hoje, clássicos, tendo aproximado as pessoas do que era, outrora, tecnologicamente surpreendente. Apesar de a marca já não ter a força de há uns anos, os consumidores recordam-na, pelo sucesso que arquivou. Aliás, assina alguns dos modelos do top de telemóveis mais vendidos da história.

Agora, a HMD (Human Mobile Devices), que detém a Nokia, lançou oficialmente o 3210 redesenhado para 2024, comemorando o 25.º aniversário do dispositivo.

Nokia 3210

Originalmente lançado pela Nokia em 1999, o Nokia 3210 foi concebido por Alastair Curtis no Centro de Design da Nokia em Los Angeles. Por ter sido o primeiro telemóvel Nokia do mercado de massas com uma antena integrada, tornou-se muito desejável.

O Nokia 3210 tem um ecrã LCD TFT de 2,4 polegadas com resolução QVGA. As imagens e os vídeos que utilizam a resolução QVGA são mantidos a 320×240. Além disso, vem com uma câmara principal de 2 MP na parte de trás e com um flash LED.

Mais, o dispositivo funciona com o sistema operativo S30+ com suporte para aplicações na nuvem.

O Nokia 3210 tem um processador Unisoc T107 e 64 MB de RAM, bem como 128 MB de armazenamento, expansíveis até 32 GB, pela possibilidade de inserir cartões MicroSD.

O telemóvel foi atualizado para satisfazer requisitos modernos, tais como Bluetooth 5.0, conetividade 4G, um ecrã melhor e uma câmara de 2 MP. Além disso, a HMD introduziu um portal para fornecer informações sobre notícias, meteorologia e vídeos do YouTube Shorts.

O Nokia 3210 é mais fino e mais curto, mas também mais largo, em comparação com o seu antecessor de 1999: 123,8 x 50,5 x 16,7-22,5 mm. Até à data, foram anunciadas três cores: Grunge Black, Y2K Gold e Subba Blue.

O preço para a Europa deverá situar-se nos 80 euros.

Partilhar:
Tags:

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de 2 dedos de testa
    2 dedos de testa

    O título de indestrutível não é do 3310? Acho que artigo tem algum erro, aliás pelas imagens parece o 3310… Digo eu, mas pronto, posso estar a precisar de óculos

    1. Avatar de Pinky
      Pinky

      nao.
      o 3210 tinha uma chapa de inox por tras da bateria de alto a baixo, o 3310 era td de plastico

  2. Avatar de Almeida
    Almeida

    shiii, possibilidade de inserir cartões MicroSD, isto é mesmo à antiga
    xD

    1. Avatar de Soberbo
      Soberbo

      E pena que bom hardware seja considerado “antigo” ou “retro”.

  3. Avatar de supersilva
    supersilva

    Não funciona whatsapp, senão seria perfeito.

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      é pena, isto podia ser o produto perfeito para mim se tivesse whatsapp. podiam ter investido recursos para integrar.

    2. Avatar de megasilva
      megasilva

      Não funcionar o whatsapp é um ponto positivo.

  4. Avatar de Mestre Interespacial
    Mestre Interespacial

    Hoje em dia, com o 5G em força, já se arranjam smartphones a um preço digno, por isso só compra estes telemóveis quem precisar. Eu não o compraria. Nesta altura ?? Para quê ?? Já estamos em 2024, não na década de 90 do século passado. Os revivalismos neste momento não valem a pena.

    1. Avatar de Naodou
      Naodou

      Pessoas idosas que têm dificuldades com telemóveis complicados

      1. Avatar de Mestre Interespacial
        Mestre Interespacial

        Sim, tem razão.

    2. Avatar de Entusiasta
      Entusiasta

      Estes telemóveis têm dois mercados. O mais prqueno e revivalista na Europa e EUA; e o maior de todos que é composto pela Índia e outros países asiáticos mais pobres.

    3. Avatar de Sergio
      Sergio

      O caso dos meus avós, embora que no caso deles existem opções ainda mais basicas no mercado e direcionadas para eles.

      Mas o meu pai facilmente faria o seu dia a dia com este equipamento, aliás a robustez deste telemovel ate seria boa para a profissão dele.

      E por ultimo, eu proprio, tenho o desejo e a vontade de nao utilizar redes sociais.. tenho camara fotografica, e tudo que seja trabalho posso usar o desktop. Este telemóvel é uma excelente opção em 2024 se as pessoas quiserem andar agarradas menos horas ao pequeno ecrã.

      Quem prefere ter quase tudo num só hardware e gosta de ser absorvido por tec, pronto que siga a sua vida e compre um smartphone

    4. Avatar de Paulo
      Paulo

      Tanto uso. O que deveria de se pensar é a possbilidade de usar 2 telefones com o mesmo numero de telefone. Este telefone dava muito jeito não só para os mais idosos mas por exemplo para os que fazem desporto e que se vêem aflitos para conseguir mexer nos ecrãs tactil na rua depois deum corrida, pelo suor, contraste luminoso, dia de chuva, bateria e tamanho maiores.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Essa possibilidade existe, embora com uso alternado, mas existe.

      2. Avatar de Paulo5002
        Paulo5002

        Usar os dois ligados com o mesmo número, ao mesmo tempo, é impossível! A NOS em faz um segundo cartão SIM gémeo para inserir noutro telefone. Mas só um dos tlm podem estar ligado. Mas evita-se de estar a retirar e inserir sempre que se pretende trocar de tlm.

    5. Avatar de Mouemont
      Mouemont

      Connard!

  5. Avatar de Zé

    …. Onde foram encontrar chips de 64MB em 2024?! Isso até devia ser ilegal produzir!

  6. Avatar de Antonio Ferreira
    Antonio Ferreira

    Para aas pessoas com mais idade, onde apenas querem fazer chamadas para os filhos e netos, é um equipamento perfeito. Marcar os números e carregar na tecla verde e depois de falar, tecla vermelha, simples.

    1. Avatar de Mestre Interespacial
      Mestre Interespacial

      Ele há pessoas mais velhas do que eu que sabem trabalhar com smartphones com uma perna às costas. E olhe que eu não sou propriamente novo, já vou fazer 55 anos agora para Junho.

      1. Avatar de Antonio Ferreira
        Antonio Ferreira

        @Mestre, eu já fiz 58, mas conheço algumas pessoas com 60+ e 70+ (não é o anuncio da Disney) em que “estas novas tecnologias” ainda lhes faz mta confusão. Alias, ainda no outro dia vi um estilo deste Nokia mas com umas teclas enormes, o ideal para pessoas com problemas de visão. É claro que um equipamento sem acesso as redes sociais hoje em dia é um “calhau” do tempo dos Dinos.

  7. Avatar de Lumia
    Lumia

    Nokia 3210, tive um também, foi dos primeiros a surgir sem antena exterior! e permitia mudar as tampas frente e verso “tampas express on” e sms/imagens com imagens tipo pixel

  8. Avatar de Ivo
    Ivo

    Tenho muita dúvida se compensa comprar um “dumbphone” por 80 euros. Há dias, numa das lojas de CTT, eu vi um “dumbphone” (novo, mas já não me lembro a marca) por 20 euros.

  9. Avatar de João Silva
    João Silva

    80 €? Ainda tive de ler 2 vezes…para as caracteristicas que tem no máximo vale 50€ e já estou a ser simpático 🙂

  10. Avatar de mp
    mp

    muito caro, é ridiculo. façam a <= 20 €