O seu Android tem processador MediaTek? Tenha muito cuidado!

81 Comentários

A segurança do Android é um tema muito debatido, muito por culpa das frequentes falhas descobertas e dos problemas que vão surgindo.

Normalmente estas falhas estão no próprio sistema operativo, mas recentemente foi descoberta uma nova, associada aos próprios processadores dos dispositivos. Os equipamentos com processadores MediaTek estão vulneráveis e a falha é grave!

mediatek_1

O ecossistema Android assenta numa panóplia de diferentes fabricantes de hardware, que são escolhidos pelas empresas. Há no entanto uma área que é limitada, mesmo por culpa do mercado. Em concreto os processadores e os Socs, onde apenas 3 ou 4 fabricantes dominam.

A MediaTek é um desses fabricantes, mas está agora com um grave problema em mãos. Uma falha descoberta deixa vulneráveis os smartphones Android equipados com os seus processadores, em especial os que estiverem a correr a versão 4.4 do Android.

A falha foi descoberta no início de Janeiro pelo investigador Justin Case, que detectou um problema no software que a MediaTek usa para controlar o hardware.

Este software tem uma backdoor que permite a qualquer utilizador ou aplicação maliciosa ganhar permissões de root e a partir daí aceder aos dados dos utilizadores ou monitorizar e controlar as comunicações destes.

mediatek_2

Depois de alertada para o problema, a MediaTek demorou quase um mês a reagir, mas já confirmou a existência deste problema e que terá alertado todos os fabricantes onde os seus processadores foram usados.

A falha está numa função de debug criada para testar os novos equipamentos, que não foi desactivada aquando da sua passagem para produção, tendo seguido assim para os clientes.

Infelizmente a falha não pode ser corrigida pela MediaTek, tendo de ser lançada uma correcção pelos fabricantes. Por estar a afectar uma versão já antiga do Android, o mais certo é que esta seja mais uma falha que fique por resolver.

Comentários

81

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    E PIMBA … mais mais para o saco….
    É uma vergonha … e o consumidor é sempre o lixado….
    isso certamente terá uma resolução simples… o utilizador ou sujeita-se ou esbanja dinheiro num novo smartphone ….

    1. Avatar de daiquiri
      daiquiri

      na verdade, comparando ao clássico iPhone onde o consumidor é respeitado em mais casos e tem mais suporte, não fica assim tão lixado..

      Os telemóveis com Mediatek custam 200€. Por isso um consumidor pode compra 3 equipamentos antes de ter o mesmo gasto que teria com um equipamento mais suportado.

      Por isso pode estar à vontade, que ainda está na zona verde antes de ser “lixado” :-p

      1. Avatar de nckportugal

        Há equipamentos MTK a menos de 40€
        Agora colocar a culpa nos fabricantes de telemóveis não é desculpa o problema está no modo de engenharia dos próprios processadores e suas revisões MTK’S são mais que as mães e existe igualmente muitas derivações de manufactura duvidosa deles e eles, Rockchip e os allwinners não podem nem devem ser comparados com Qualcomms Exynos e Kirins esses sim são de qualidade e escaláveis em termos de assistência pelos próprios fabricantes embora a assistência por vezes deixa muito a desejar em alguns mercados nosso incluído.

        1. Avatar de DJALMA
          DJALMA

          Vai fazer root em aparelho com MTK…..É BEM MAIS DIFÍCIL QUE QUALCOM.

      2. Avatar de Jorge Rodrigues
        Jorge Rodrigues

        Não compares alhos com bugalhos meu caro, afinal estamos a falar de um processador mediatek usado em androids…

        Eu teria que ser rico e ter dinheiro para queimar para comprar um Iphone…
        Podem ser muito bons mas são estupidamente caros. (mas sei que material da Apple dura. e bastante.)

        1. Avatar de Marco B.
          Marco B.

          No outro dia ia a passar na rua, e vi um trolha num andaime a fazer uma chamada no sei iphone 6.

          1. Avatar de Raul Machado
            Raul Machado

            Provavelmente, o trolha era um licenciado no desemprego.

          2. Avatar de Rui
            Rui

            Desde que tenha sido pago honestamente, ninguém tem nada a dizer.

          3. Avatar de Paulo
            Paulo

            as tantas ganhava mais dinheiro do que tu

          4. Avatar de Homem aranha
            Homem aranha

            E então, só os licenciados no desemprego é que teem gabarito para ter um iphone é? Só porque são licenciados? Caro amigo, já fui trolha, com todo o prazer, nunca tive nenhum iphone, mas posso dizer que secalhar à trolhas a ganhar bem mais que muito licenciado, com bem mais posses pra comprar iphones que muitos licenciados. Já agora, mais um à parte, conheci e conheço gente que trabalha na construção bem mais inteligente que muito licenciado. Não é só os licenciados que tem estatuto para mexer num iphone. Cumprimentos

          5. Avatar de Marco
            Marco

            Se soubesses quanto ganha um bom trolha e um bom canalizador, começavas a pensar porque é que estás a estudar para ires ganhar o que se ganha por cá nas engenharias. E não tem tantos stresses qt nós.

          6. Avatar de Zé sem licenciatura
            Zé sem licenciatura

            Desde quando que licenciatura é sinonimo de inteligência????

          7. Avatar de Goncalo
            Goncalo

            É aqui que o Marketing da Apple quer chegar, às pessoas pobres (os verdadeiros pobres, pobres de espirito), que acham que ostentar bens de alto valor económico lhes dá algum estatuto e importância na sociedade, gentinha que acha que alguém com um emprego menor não tem direito a fazer o que quer com o dinheiro que ganha arduamente e honestamente.
            Não concordo com os preços, politas, e marketing da Apple, mas menos concordo com os parvos invejosos e insignificantes.

          8. Avatar de Jonny
            Jonny

            Tenho um iphone, e já fui trolha s com mt orgulho. Trabalhei enquanto tirava a licenciatura, fui trolha, trabalhei em lojas, call centers, eventos e até embrulhei prendas de natal. Hoje sou doutorado, tenho um bom emprego e continuo a esforçar-me, sempre. Portanto, todos os trabalhos são úteis, honrosos e todas as pessoas merecem o mesmo respeito, não existem trabalhos e pessoas de segunda ou terceira classe, o que importa é uma pessoa esforçar-se e fazer por crescer na medida do que pretende e consegue. Como aqui alguém já disse, se um trolha tinha um iphone e o pagou de forma honesta, boa!

        2. Avatar de Mylittlelife
          Mylittlelife

          Claro, porque entre os baratos Android com Mediatek e os caros iphone não há nada Lol

          Então e os outros com Qualcomm, chip Huawei, Exynos, etc?

      3. Avatar de Manuel Silva
        Manuel Silva

        Lá está mais um daqueles que se aproveitam das situações alheias para virem dizer.
        Há se tivessem isto e aquilo não tinham problemas, o problema é quando eles aparecem nem abrem o pio. Nada é seguro. Isso é pura ilusão criada pelas marcas.

        1. Avatar de FABIUS
          FABIUS

          OS COBAIAS SOMOS NOS…CLARO EXISTEM MARCA E MARCAS, O QUE LEVA NAS LINHAS DE PRODUÇÕES ADICIONAIS TESTES QUE AS MARCAS MAIS BARATAS DEIXAM A DESEJAR ….MAS JÁ VI MUITOS COM IPHONE E OUTROS BONS SE QUEIXAREM DE DEFEITOS E OUTROS, ENQUANTO DEMAIS POSSUEM SIMPLES CHINESES E JÁ DURAM UM BOM TEMPO EM SUAS MÃOS, E NÃO SE QUEIXAM DE NADA…..O GRANDE PROBLEMA É QUE QUEM PAGA CARO ODEIA SABER DISSO ! EM FIM, O MUNDO DOS HARDWARES É UM MUNDO INJUSTO !

        2. Avatar de Lázaro Massimbe
          Lázaro Massimbe

          Bem falado!

      4. Avatar de Cristiano Alves
        Cristiano Alves

        Vou para o terceiro iphone e nunca gastei mais de 150 euros a mudar de uns para os outros… Esse tipo de pensamento é dado apenas para gente consumista que compra para estar na moda e depois usa um t lembro de 600 euros para enviar sms, fazer chamadas tirar umas fotos e ir ao Facebook.

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Pois, o iPhone não serve para mais nada, um equipamento com 16gb de memória não tem muita utilidade.

          1. Avatar de Paulo Almeida
            Paulo Almeida

            O meu iphone 6 é de 16gb 3 nem por isso me falta nada.
            Uso 3 clouds, simples 🙂

        2. Avatar de Marco
          Marco

          qual é que vais comprar, por esse valor?

    2. Avatar de Azeiteiro
      Azeiteiro

      Temos que ser mais informados como consumidores de certeza que o consumidor só decidir comprar um smartphone que seja constantemente actualizado das duas uma a google implementa o mesmo SO para todos ou os fabricantes vem-se obrigados a dar esse suporte.

      Eu sou um dos afetados por esta falham nunca vi um update para o meu élemovel e garanto que o meu próximo vai ter que ter acesso a actualizações periódicas. Cyano, Nexus. 1+m Windows Phone, ainda não decidi mas samsungs e afins acabou.

      1. Avatar de Manuel Silva
        Manuel Silva

        garanto que o meu próximo vai ter que ter acesso a actualizações periódicas
        Esta é só para rir.
        Aproveite e compre também um chicote para lhes dar se eles não lançarem atualizações como sua excelência quer.

      2. Avatar de Francisco C.
        Francisco C.

        E se possível, um que tenha teclas de pontuação…

    3. Avatar de N. Carvalho
      N. Carvalho

      É que é já a seguir… quando sair o novo ubuntu phone compatível com a plataforma de Desktops ai vamos deixar de ter o problema das actualizações… e o equipamento pode funcionar até às ultimas.

      1. Avatar de Jorge Rodrigues
        Jorge Rodrigues

        Na mouche 🙂

        Mas como já aqui foi dito e bem 1+, Xiaomi entre outras marcas têm actualizações regulares para os dispositivos , eu que tenho o meu Galaxy S2 ainda a funcionar mas com Cyanogenmod vou em breve adquirir um 1+ X ….

        1. Avatar de Joaquim Pedro
          Joaquim Pedro

          O meu S2 tem o Cyanogenmod 12.1 Lolli 5.1.1. A última é de 29.01.2016.

          1. Avatar de Marco
            Marco

            e não está assim po lentinho?

  2. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Duvido que a BQ faça alguma coisa para o meu bq Aquaris 5. Mas pronto, já estou perto de comprar um novo smartphone.

    1. Avatar de Miaggy
      Miaggy

      faz o update para Android 5.0. Já existe há alguem tempo e evita que fiques no pior cenário, que é estar no 4.4

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Mas não há 5.0 para o Aquaris 5. Não estarás a confundir com outro modelo?

        1. Avatar de Pedro Fonseca
          Pedro Fonseca

          Para o BQ Aquaris 5 HD há lollipop… para o FHD é que ainda não, só para quem é beta tester (a última info que li é que já ia na terceira versão). É uma questão de mais uns di… meses e já fica disponível. 😉

  3. Avatar de Alex M.
    Alex M.

    O meu carro tem uma vulnerabilidade muito grave, se não parar a tempo sou capaz de bater e não é por isso que vou a correr trocar de carro que certamente também terá vulnerabilidade.
    Tu tens noção que a maioria dos utilizadores Android estão-se nas tintas para este tipo de coisas.
    Existe vida para além da tecnologia.

  4. Avatar de Rui C.
    Rui C.

    Toda a gente sabe que processador mediatek é um cancro.
    Não foi por falta de aviso. Eles sabiam bem da situação.

    1. Avatar de daiquiri
      daiquiri

      Não é cancro. Preços baixos por um desempenho aceitável permitem que mais pessoas tenham acesso a smartphones e não seja só uma tecnologia acessível à elite. Alem disso, tudo o que é concorrência nestas coisas é bom!

      1. Avatar de Jorge Rodrigues
        Jorge Rodrigues

        +1

    2. Avatar de leandro
      leandro

      um x10 ou um x20, dá para sí…

    3. Avatar de Dw
      Dw

      Exacto, sempre se soube que MTK era cancro e que cortavam onde podiam. E não me venham dizer que snapdragon é para telemóveis caros que isso é só publicidade enganosa para impingir telemóveis com processadores MTK. Um snapdragon 8xx custa cerca de $10 ao OEM, por isso não é isso que torna um telemóvel mais caro.

  5. Avatar de kepphones
    kepphones

    Mais balelas.. coisas sem significado quando qualquer android usa uma conta Google que entra no nosso equipamento com um estalar de dedos. Seja 4.4 ou 5 ou 6.

    Puras balelas quando iguais a muitas outras que ninguem fala. Ciumes de haver processadores baratos que obrigam os grandes a baixar preços, etc etc etc.,,

  6. Avatar de AlexX
    AlexX

    Isto apenas vem alertar que todos os outros estão seguros desde que não haja um snoopy por perto.

  7. Avatar de bikes
    bikes

    Estou para comprar um SONY xperia Z5. Liguei para o cento de apoio da marca e garantiram-me que a linha Z sofre sempre actualizações das novas versos do SO android. Será? Alguém por aqui tem essa boa/ má experiência?

    1. Avatar de Manuel Silva
      Manuel Silva

      Isso faz-me lembrar aquela historia do capuchinho vermelho. Fiam-se em tudo o que dizem e depois queixam-se. Grandes mentes que existem não haja duvida.

    2. Avatar de Manuel Silva
      Manuel Silva

      Já agora não disseram que davam um de borla com chamadas e Internet gratuita para toda a vida.

    3. Avatar de LR
      LR

      Tenho um Z1 e tem recebido actualizações regularmente.

      1. Avatar de bikes
        bikes

        obrigado LR, isso é que me interessa saber. 😉

        1. Avatar de Marco
          Marco

          atualizações regulares é diferente de atualizações de novas versões .

          1. Avatar de LR
            LR

            Quando falo em actualizações regulares, refiro-me a novas versões de S.O.,obviamente… Quando comprei o meu Z1 o SO era o 4.qualquer coisa (não me lembro qual era), e neste momento tem o 5.1.1.
            Aliás, a própria página da sony mobile indica qual a última versão de SO disponivel para cada modelo.

          2. Avatar de LR
            LR

            Refiro-me a novas versões de SO, obviamente.

  8. Avatar de marco chapita
    marco chapita

    mas isto apesar de ser uma falha grave,so mesmo se as pessoas instalarem apps que nao sao de confianca ou andarem a brincar com o codigo,duvido que para o utilizador comum aconteca alguma coisa, isso é a mesma coisa que no windows abrirmos e instalarmos um virus no pc ou preenchermos aqueles emails com os codigos de acesso as contas online dos bancos. toda a gente esta sujeita a tudo e mesmo tendo os processadores melhores do mercado nada e infalivel.

    1. Avatar de Manuel Silva
      Manuel Silva

      Como se diz para muitos maus entendedores, se calhar meia palavra não chega.

  9. Avatar de Boss
    Boss

    Mais uma falha perigosissima que não vai afetar ninguém…

  10. Avatar de fred
    fred

    Vocês chegam ser uma piada, patéticos. Ao invés de comentarem sobre o assunto referido ficam iguais crianças competindo telemóveis. Kkkkkkk todos pra mim não tem nenhum valor vocês ficam com essas latas de Telefone achando que é uma grande vantagem andarem como gados que só caminham no pasto para comer a grama que lhe resta. Existe coisas bacanas neste mundo. Existe coisas muito mais importante do que ficar com essa frescura de falar qual telefone tenho e a marca da cueca que uso.

    1. Avatar de JustQuit
      JustQuit

      smartphones é o sonho de consumo português… quem tiver o mais da moda ganha… ganha o que? nada!!!!!

  11. Avatar de Manuel Silva
    Manuel Silva

    Tomem tudo por seguro e quando derem por ela depois não se queixem.
    Nada se deve de tomar por seguro. Devemos sempre com tudo de tomarmos precauções, senão….

  12. Avatar de Manuel Silva
    Manuel Silva

    Antes de comprarem informem-se, mas não acreditem em tudo que lhes dizem, pois como é logico o objetivo deles é vender, nem que seja gato por lebre.

  13. Avatar de jesus jones
    jesus jones

    Quem compra Android já devia saber que esse sistema e vulnerável a tudo não presta

    1. Avatar de w4rd3vil
      w4rd3vil

      Afinal parece que a apple tem dos SOs mais inseguros .e finalmente parece que o dinheiro não compra segurança…
      https://pplware.sitedev.pt/software/mac-os-e-ios-considerados-os-sistemas-mais-inseguros-em-2015/

      1. Avatar de JBM
        JBM

        Isso representa na prática o número de vulnerabilidades corrigidas e declaradas, que por algum motivo alguém decidiu que servia para medir o nível de segurança, o que é falso.

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Pela tua pontuação deves mesmo ser do tipo que tem dinheiro ou estatuto para comprar um iPhone.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Já agora, explica aos mais incultos, como eu, o que é um “tipo com estatuto”.

        1. Avatar de Nitroglycérine
          Nitroglycérine

          Aquele que compra o telemovel de que nao precisa com o dinheiro que nao tem, para impressionar gente que nao interessa.

          1. Avatar de XXT
            XXT

            Melhor resposta do dia!!!!

  14. Avatar de Rui
    Rui

    Esta notícia não é completamente VERDADEIRA. Os Android kitkat com os ditos processadores é que foram afectados. Verifiquem bem a notícia dada.

  15. Avatar de antonio anjos
    antonio anjos

    Perguntam, o seu smartphone tem processador Media Tek? Pergunto eu, porque vocês não explicam. Como é que eu sei? Há quem saiba, mas o menos avisado nestas coisas está a zero!

    1. Avatar de Roberto K.M.
      Roberto K.M.

      app CPU-Z

  16. Avatar de Rui
    Rui

    Deixei um link que fundamenta a minha interveção anterior….. mas não o publicaram! Não é permitido!?

    MAIS UMA VEZ DIGO…. ESTA FALHA SÓ ACONTECE NOS ANDROID KITKAT

  17. Avatar de cavaco
    cavaco

    tenho um xiaomi mi4i,e funciona que nem maravilha.Tudo o mais….e’ para papalvo gastar dinheiro .

  18. Avatar de cavaco
    cavaco

    tem gente que nem ganha para comer mas adora apresentar um telefone ultimo modelo. pobre vaidade !

  19. Avatar de Dinis Coelho
    Dinis Coelho

    E agora vamos às habituais discussões sobre qual é melhor iOS, ou Android…
    Nada é perfeito, metam isso na cabeça!

  20. Avatar de Tiago
    Tiago

    “a correr a versão 4.4 do Android” …. “Por estar a afectar uma versão já antiga do Android”. Não concordo, não considero o kitkat uma versão “antiga”.

    1. Avatar de a serio
      a serio

      lá por tu não concordares não te faz ter razão. o android 4.4 é antigo. fez 2 anos a 15 de janeiro se isso não é antigo em SOs para smartphones é o que??? é certo que muita xinesada e afins ainda o tem que sai muito caro fazer upgrade para o 5/6…se kerem preços baixos nao esperem milagres na assistencia pos venda. se comprasse um smartphone android seria um nexus so por causa da garantia dos updates. tenho um tablet nexus 7 de 2013 ke tem o 6.01 que corre uma maravilha. o povo so olha pros specs no papel depois xoram daki a 1 ano…enfim…

  21. Avatar de Carlos
    Carlos

    O quê, um processador chinês tem um backdoor que permite espiar tudo o que o telemóvel faz?

    Não estava nada à espera duma coisa dessas…

    1. Avatar de Poeta
      Poeta

      A Mediatek não é chinesa é de Taiwan…

  22. Avatar de borderline
    borderline

    Quem quer usar tecnologia sujeita-s. Há que partir desse princípio. Não acho q seja exclusivo da MediaTek.

  23. Avatar de Diogo
    Diogo

    Pessoal há muito software que tem backdoor. a unica coisa segura é software open source

    1. Avatar de Ms Dude
      Ms Dude

      haahaaahhaahahaahahahhaa

  24. Avatar de alexwadf
    alexwadf

    mediateks sao horriveis confesso esquentao muito maisomparemos snapdragon da qualcon etc o mt ele e no minimo 20 vezes mais baratos que os outros pois foram pensados e criados para usuarios com dificulkdade financeira como a alcate um cellar top grande boa memoria etc por 500 ou menos enquato sansunga galax mini um cella caro poca memoria tc meu primeiro celular um j2 odiei dms ele fui comprei um alcatel pixi 4 5 polegadas obvio pere em memoria e ram mais o resto ganh em tudo e ainda tem um processador mt esquenta pra dedel mais roda jogospesados que o j2 nao rodava depois fui e quis me atualizar e ssim comprei um alcatel 3c om processador mt tambem um 8537 que vamos dizer e super barato este celular por conta do processador mt cm 6 polegada 2 de ram 16 d rom etc aia e mais baado que um j2 e e bem mais completo mais e fose pra bota um snpdragons que se diz ser dos top de linha sairia de 600 para 800 ou 900 compare mt ou snap mt obviamente .