O que traz de novo a Preview do IE11

21 Comentários

O dia de hoje foi centrado na apresentação do Windows 8.1, mas muito mais saiu da BUILD para além do novo sistema operativo.

Uma dessas novidades foi o também esperado Internet Explorer 11, que para já está disponível apenas para os utilizadores da nova versão do Windows 8.

Este novo browser continua os desenvolvimentos que estão a ser seguidos e mostra que a Microsoft está a entrar num ritmo muito interessante na apresentação de novas funcionalidades e na implementação dos standards da Internet.

ie11_1

É indiscutível a aproximação do IE11 à nova imagem do Windows. Já o tinham feito na versão anterior e agora nota-se ainda mais, conseguindo fazer uso de algumas das novas funcionalidades do Windows 8.1.

Porque o Windows 8 e a versão 8.1 estão cada vez mais virados para dispositivos preparados para o toque, a nova versão do IE seguiu o mesmo caminho. Para além das sempre desejadas melhorias a nível de performance, houve ainda muito trabalho feito na melhoria do suporte para que o IE possa ser usado com o toque.

Outra novidade que saltará à vista é a possibilidade de podermos colocar lado a lado duas janelas do IE e assim fazer uma navegação de forma comparativa. Basta arrastarem um separador para fora do IE para que ele se torne uma nova instância do browser.

ie11_2

E as melhorias levaram a que cada instancia consiga agora suportar até 100 separadores. Isto significa que, com as duas instancias permitidas, o IE consegue suportar até 200 separadores.

Esta situação leva a que por norma os recursos de uma máquina sejam consumidos na sua totalidade, mas a Microsoft conseguiu que nesta nova versão os separadores que não estão a uso tenham os seus consumos de recursos reduzidos ao mínimo e assim as máquinas continuem a responder de forma normal.

Com esta melhoria consegue-se para além da melhoria dos consumos de recursos um aumento da vida útil da bateria dos equipamentos portáteis.

Também seguindo a linha do que outros browsers têm vindo a disponibilizar, o IE tem a capacidade de sincronizar os dados dos utilizadores, desde as passwords até aos separadores abertos.

Esta funcionalidade recorre ao SkyDrive e assim permite que em qualquer máquina com o Windows a que tenhamos acesso poderemos continuar a nossa utilização deste browser.

ie11_3

A integração do IE com a ModernUI foi aumentada passando agora a ser possível ter Live Tiles de páginas web, para que estejamos sempre actualizados na informação que necessitamos.

A somar a todas estas novidades, a Microsoft continuou o desenvolvimento do seu browser para que suporte os mais recentes avanços que foram feitos nas tecnologias web.

O IE está mais maduro e mais integrado com o Windows, sendo já uma parte integrante e imprescindível deste sistema operativo.

Apesar de estar para já limitado ao Windows 8.1, fontes dão como certa a sua disponibilização para o Windows 7, sem toda a integração que está feita com o Windows 8.

Homepage: IE

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Diogo Rocha
    Diogo Rocha

    Agora só uso Internet Explorer, no windows 8 não há melhor!

    1. Avatar de leandro santos
      leandro santos

      +1

  2. Avatar de darksantacruz
    darksantacruz

    Uso bastante o chrome no trabalho pois tenho o Windows XP, em casa com o Windows 8 só uso IE e é de facto o melhor para se usar em Windows 8.

    1. Avatar de César Assombro
      César Assombro

      Totalmente de acordo!

  3. Avatar de Xavier
    Xavier

    É interessante essa melhora progressiva do IE… tem a obrigação de ajustar-se melhor que outros browsers ao W8…

    Por exemplo o Safari no Windows é uma mer**, mas no Mac sem dúvida é o melhor navegador pois é nativo.

    Parabéns Microsoft!

  4. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    WebGL é uma das grandes novidades!

  5. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    O que interessa é que o browser da M$ melhore a compatibilidade com o HTML5 de forma que o html5 possa avançar mais rapidamente em todas as plataformas, não tendo esse peso a atrasar os novos desenvolvimentos.

    1. Avatar de Fábio
      Fábio

      Acho que o IE é o melhor browser a nível de HTML5 ou não?

      1. Avatar de Mário César
        Mário César

        Não.

        1. Avatar de Jose
          Jose

          Por acaso é, lá porque os outros browsers têm e usam mais tecnologias nativas do HTML5, não quer dizer que sejam melhor.

          A Microsoft optimiza totalmente essas tecnologias, daí demorarem mais tempo a sair.

          O IE é o browser que tem melhor performance em HTML5.

      2. Avatar de FitzGerald
        FitzGerald

        Muito longe disso….

    2. Avatar de FitzGerald
      FitzGerald

      Como web designer (e designer em geral), isto também é a única que me interessa em relação ao IE…infelizmente quando começo a construir um layout e a introduzir elementos que fujam um pouco do básico e também quando começo a introduzir Javascript, o IE torna-se um pesadelo, é o patinho feio para qualquer web designer por necessitar sempre de cuidados extra para que as coisas sejam exibidas correctamente…

  6. Avatar de Nuno Castro
    Nuno Castro

    A escolha do browser havia de ser opcional como acontece no android. Por exemplo ao abrir um link a partir do e-mail deixar escolher com que browser abrir. E assimambos os browsers funcionar no Modern UI.

    1. Avatar de Fábio
      Fábio

      Isso já acontece.

      1. Avatar de Nuno Castro
        Nuno Castro

        Só se for no W8.1 porque no 8 só podes ter um browser pré definido…

  7. Avatar de sakura
    sakura

    2 dias …. and I love IE (the best. (for me)).

  8. Avatar de Nuno
    Nuno

    Ainda bem q há muita gente a usar o IE. Assim continuo a ter trabalho a apagar virus/spywares. 😀

  9. Avatar de irlm
    irlm

    penso que o windows 7 também vai ter suporte para internet explorer 11.
    fonte: http://pcguia.sapo.pt/2013/06/27/internet-explorer-11-tambem-para-windows-7/

  10. Avatar de Bruno Santos
    Bruno Santos

    Tenho o windows 8.1 instalado mas o ie que vem por defeito e o 10. Ja fui ao site do IE e nao consigo encontrar o link para download da versao 11. Onde e que posso fazer download?

    Cumps