O que poderia ser o relógio da Google

37 Comentários

Os conceitos inovadores nem sempre são devidamente entendidos. Trazem novidade e inovação ao mundo tecnológico, lançando ideias e modelos que depressa são seguidos, copiados e aprimorados.

Na semana passada semana veio a publico uma noticia de um possível desenvolvimento e lançamento de um relógio a ser desenvolvido entre a Apple a e Intel, com um conceito mais alargado que os que existem actualmente.

Se a Apple tem muito para disponibilizar neste equipamento e dentro do seu ecossistema, outras marcas estão com capacidade para entrar nessa corrida e com armas igualmente eficazes e com capacidade de resposta.

Apesar de não existir nada de concreto e ser apenas um conceito gráfico, foi apresentado um conceito de um smartwatch da Google, com ideias muito diferentes do que seriam esperadas.



Este conceito foi criado por Adrian Maciburko e mostra o que poderia ser o smartwatch da Google se esta empresa se decidisse a fazer um.

Veio depois dos rumores da construção de um relógio por parte da Apple e com a integração com os dispositivos desta marcar e com a ligação a todos os seus serviços.

Os traços que foram apresentados mostram um relógio que se integraria também com os equipamentos alimentados pelo Android e que poderiam fazer uso do Google Now.

A integração com este serviço da Google permitira a este equipamento ter um acesso permanente a todo o tipo de informação relevante e que nos poderia ajudar no dia-a-dia.

Toda a interacção com o relógio da Google seria feita através do toque e através de comandos de voz com o Google Now.

Existiriam vários modos onde poderiam ter acesso a vários tipos de informação útil e que os utilizadores poderiam usar e alternar.

Os conceitos são isso mesmo, mostras de ideias do que poderiam ser realidades e que poderiam ser inovações e revoluções.

Esta é a ideia do que poderá competir com o futuro relógio da Apple e da Intel. Na verdade são duas ideias que ainda não saíram do papel ou da cabeça de quem as imaginou.

Uma verdadeira competição de ideias e de conceitos que ainda não existem e que poderão na verdade nunca dar em nada!

Seria este um conceito capaz de fazer frente ao relógio da Apple?

Estará a Google a preparar uma resposta à Apple?

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de golias17
    golias17

    Resposta a primeira pergunta, claro que tem, e com o google now até acho que pode fazer algo melhor que a apple, no aspecto de assistente pessoal. A segunda pergunta, só a google pode dar a resposta certa.

  2. Avatar de hugo
    hugo

    Gostei do design do software, mas acho que a Apple se sairá melhor neste conceito de relógio.

  3. Avatar de Rafäel
    Rafäel

    Os conceitos são muito interessantes. Pode até ser comercialmente um sucesso. Eu penso que algumas coisas são melhores como já estão. Deixem os relógios para quem os sabe fazer.
    Como purista na matéria o melhor é nem falar do assunto porque estas coisas que estamos a ver funcionam bem nos telefones e poderá funcionar melhor nos relógios mas a beleza de um Rolex, Hublot, Citizen ou ok… Timex, alguns Casio não ficará a dever mesmo nada a um possível relógio dos gigantes das informática.
    Mas qualquer coisa os novos produtos serão mesmo muito bem vindos.

  4. Avatar de PJ
    PJ

    A resposta a isto é fácil, a apple laça, a google copia, lol

    facil!

    1. Avatar de golias17
      golias17

      Faz melhor…

    2. Avatar de Tomás
      Tomás

      LOOOOL fan boy!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      Ainda não existe mas já estão a copiar a apple

      1. Avatar de xtugap
        xtugap

        O que não falta por aí é smart watches…

        1. Avatar de miguel
          miguel

          ehhh continuo a preferir um analogico

      2. Avatar de Pedro Miranda
        Pedro Miranda

        Não quero lançar lenha para a fogueira mas a Braun e Blackberry e até Windows Phone lançam e a Apple copia… Mas não quero incomodar os ‘inventores’ dos quadrados com cantos arredondados :/

    3. Avatar de Carlos André
      Carlos André

      Lol, estás enganado, a empresa que está a copiar aqui é a Apple, não te lembras do relógio da Sony, não?

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
        Benchmark do iPhone 5

        Isso não foi o pior produto qua a Sony produziu ?

        Espero que se a Apple ou a Google fabricarem um smartwach seja melhor.

        http://gizmodo.com/5926728/sony-smartwatch-review-maybe-the-worst-thing-sony-has-ever-made

        1. Avatar de Carlos André
          Carlos André

          Sim e? Mas não deixa de ser cópia não é?

          1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
            Benchmark do iPhone 5

            Entendamo-nos.
            Antes do iPhone e do iPad já havia smartphones e tablets.
            Isso significa que o iPhone e o iPad são cópias dos existentes ?

            A Sony produziu um smartwach que não interessa a ninguém. Se a Apple ou a Google criarem um que, pelas suas características, seja bastante melhor que o da Sony são uma cópia ?

            Por essa lógica qualquer automóvel é cópia do Ford T. Acho que tens que rever o conceito de cópia.

          2. Avatar de Carlos André
            Carlos André

            Lol, o smartphones android também tem características muito superiores ao iPhone e vós (fanboys) não parais de dizer que são cópias.

    4. Avatar de Traul
      Traul

      Exactamente.

      Claro, não muda o facto de que neste caso os outros lançaram e a Apple copia. Heh, engraçado – Aplica-se a muita coisa e não só à questão dos smart watches.

      Dito isto, o meu ponto de vista mantem-se o mesmo desde quando foi anunciada a possibilidade de um “iWatch”. Por mim isso é optimo porque pode muito bem ser um passo para dispoletar este tipo de concorrencia.

      Se já havia smarwatches antes o que há a dizer é que não eram a melhor coisa já que algumas das suas funcionalidades tinham limitações a nível de ser só equipamentos de marca (ainda que fosse tudo dispositivo Android no caso que refiro). Algo que parte de raiz pela própria Google não só à partida tem uma compatibilidade desenhada com as aplicações nativas Android (particularmente util na interligação com um smartphone), como pode muito bem ser um passo para outros fabricantes virem outra vez à tona com conceitos para este tipo de dispositivo.

      Suponho que nunca vai ser um Rolex, mas cada um procura o que mais lhe convem.

      1. Avatar de Hugo Vaz
        Hugo Vaz

        Eu acho que os smartwatch falharam porque simplesmente não havia utilidade para eles.
        É giro ter um, é uma novidade, mas passado um bocado só se quer para ver horas pois não compensa fazer nada neles (nem os mais básicos que eram basicamente relogio e calculadora, mas eram vendidos como smartwatch também).
        A mais valia tanto de um relogio Google como da Apple (espero eu) será serem uma extensão dos devices que cada um usa (tal como o pebble, e esse é o motivo e sucesso, a par com o facto de ser novelty também é certo), e não propriamente o relógio ser um device isolado só por si pois suspeito que aí cairemos de novo na fad dos antigos smartwatch.

    5. Avatar de Carlos A.
      Carlos A.

      estes fanboys são engraçados no mínimo.

      já existem desses relógios no mercado há bastante tempo

      sendo o melhores na minha opinião os da sony

      eu tenho as duas ultimas versões dos liveview da sony

      para quem não conhece aqui fica o link de um vídeo exemplo

      http://www.youtube.com/watch?v=SYpvM4pS8Yg

      só o pessoal ignorante a nível da tecnologia e que acredita que a Apple criou alguma coisa eles apenas se limitam a inovar conceitos já existentes e depois taxar um premium aos mais distraídos ou “tapados(fanboys)”

      1. Avatar de miguel
        miguel

        nesse caso nao vejo o mal de pegarem no conceito e inovarem, quer dizer pegar em algo e torna la melhor e de certa forma melhor é pq assim havera alguem que pegara nesse conceito inovado e ainda inovara mais. vendo desta prespectiva ate nem vejo mal , lol ps nao sou fanbiy ou la o que seja

      2. Avatar de Alexandre Amaral
        Alexandre Amaral

        Um Fanboy a falar mal dos Fanboys, sou o unico a ver um momento inception aqui?

    6. Avatar de Hugo Vaz
      Hugo Vaz

      Desculpa? Tanto para ti como para quem escreveu o artigo, a Google entregou na USPTO em Outubro de 2011 o pedido de patente de um smartwatch (desde então há rumores que teria alguma relação com o Project Glass, de ser um complemento para interface com os google glasses e com os diversos equipamentos android).
      A Outubro de 2012 essa patente foi finalmente validada pela USPTO (e os rumores da ligação ao project Glass voltaram a surgir). Os rumores de um smartwatch da Apple só surgiram em Dezembro. Quem copia quem mesmo?

      Para os interessados (inclusivé a própria pplware para aprimorar as notícias que dão):
      – A patente é a nº 8,279,716 – Smart-watch including flip up display.

      – Notícia da engadget em Outubro de 2012 quando foi finalmente aprovada a patente: http://www.engadget.com/2012/10/02/google-patents-smartwatch-with-flip-up-display/

      E nota: a apresentação não representa o google glass, a patente refere 2 ecrãs (em modo flip up) e não um. É um bonito exercício de design por parte de alguem sem qualquer ligação à google, e como UI designer que ele é, é algo que lhe é útil, mas isso não faz desaparecer o facto de que aqui quem veio atrás um do outro foi a Apple e não o Google como é dado a entender no artigo e por alguns comentadores. Haja ao menos a decência de se informarem, mesmo sendo por enquanto vaporware – de ambas as partes – há algo tangivel nisto: uma patente da google que data de 2011 a sua entrada na USPTO.

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
        Benchmark do iPhone 5

        A Google pensa em tudo – uma tampa de relógio com realidade aumentada (via informação GPS) e espaço para anúncios 😉

        A patente não é sobre um smartwach (relógio) é sobre o flip up display (“tampa” do relógio).

        Se a Apple fizer um smartwach sem ter flip up display copia a Google ? E o smartwach da Google de que se fala no post vai ter flip up display ?

        P.S. Não me cheira que o flip up display tenha sucesso. Parece daquelas patentes “Antes que venha outro e registe a ideia, deixa-me cá registá-la primeiro. Se der … dá, se não der … não dá”.

        1. Avatar de Hugo Vaz
          Hugo Vaz

          Não te deste ao trabalho sequer de ir procurar a patente e ler o nome da patente pois não? Ou sequer de ler o nome que eu deixei no meu comentário pois é o que está na patente:

          8,279,716 – Smart-watch including flip up display.

          Acho que aquele “smart-watch” é auto-explicatório, não?

          A questão não é ter flip-up ou não ter flip-up, a questão é o artigo ter diversas referências a aparecer agora um bom exercício de UI sobre um possível smartwatch da google depois de surgir rumores da Apple estar a trabalhar num, quando é precisamente o inverso, os rumores da Apple estarem a trabalhar num surgiu mais de um ano depois da Google ter apresentado uma patente para isso e 3 meses depois da USPTO ter validado e aceite a patente (que por acaso tem ecrã duplo em formato flip-up, não te ponhas com mesquinhices para retirar seriedade ao argumento pois só te fica mal).

          E a Google tem um histórico enorme de registar patentes só por registar, certo? Ou isso é mais para os lados da Apple? Se bem te recordas a Google era das gigantes tecnológicas que menos patentes tinha e as que tinha diziam respeito a search e, admira-te, tecnologia para datacenter. Foi apanhada com as calças na mão com o Android, por não ter patentes que desse para se defender, e acabou por comprar a Motorola e ficar com o vasto portfolio de patentes desta. E ser um sucesso ou não, é esperar para ver. Se for uma extensão dos equipamentos Android e o preço for decente, não tenho dúvidas que tenha sucesso. Há quem compre as coisas mais descabidas e sem utilidade para os seus telemoveis e tablets, porque não algo que até pode ser útil e complementar?

          1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
            Benchmark do iPhone 5

            Já te viste a espreitar pelo vidro do relógio que levanta (flip up display) a girar para um lado e para o outro para ver surgir a “realidade aumentada” ?

            Há bússolas que têm semelhança no seu funcionamento. Têm uma tampa que levanta, como uma ranhura a servir de mira, para melhor se determinar a direcção – mas é uma coisa muito mais simples.

            Não me pareceu que a tampa do relógio substitua o Project Glass, uma lente posta à frente dos olhos através de uns óculos. A patente que referiste (não li só o nome, vi o que era) é um Projet Glass – só que a funcionar através da lente (tampa) de um smartwatch que levanta. Esta é das patentes que se percebe facilmente – não é sobre um smartwach, é sobre a tampa que levanta. Não são rumores, como escreveste.

    7. Avatar de fabio
      fabio

      quem lançou primeiro foi a sony ericsson, a apple é que foi atrás e copiou, já foi dito noutro artigo aqui no pplware! Fanboy detected!

    8. Avatar de Marco Fontes
      Marco Fontes

      J+a viram o smart watch da sony? Já saiu à uns tempos! Não é bem o mesmo conceito, mas é próximo.

      http://www.sonymobile.com/pt/products/accessories/smartwatch/

  5. Avatar de limonete
    limonete

    Um relógio é um acessório de moda e essa é a mesma definição dos produtos apple, portanto…

  6. Avatar de Filipe
    Filipe

    Para quem não conhecia, aqui fica um relogio nas ultimas fases de produção que se liga a iPhone e Android e é completamente costumizável:
    http://getpebble.com/

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      10 milhões de dólares já arrecadaram.
      Se há produto final e se vai ter sucesso não se sabe.

  7. Avatar de João Simões

    No mínimo, esta ideia já passou pela cabeça da Google.
    Este não é um conceito novo e já bastante explorado por diversas marcas, algumas delas extremamente conhecidas e importantes na industria tecnológica.

    Considerando os mercados móveis actuais, se há alguém com imensa capacidade de oferecer um fantástico produto nesta área são a Apple, Google e até Microsoft. No entanto, é clara a vantagem da Google neste aspecto. Sendo uma empresa virada para serviços, muitos dos mesmos são facilmente integrados num sistema destes. Desde Google Maps, Calendar, News, até ao fantástico Google Now, as possibilidades de negócio são imensas. Eu próprio diria que uma integração com a Google TV seria bastante útil (por exemplo pausar/retomar um filme). Como relógio não me parece que seja uma boa opção permitir ler emails ou navegar por mapas complexos, mas notificações, distâncias percorridas, velocidades, parecem-me uma boa hipótese (algo já existente).

    Por acaso tenho acompanhado bastante o http://getpebble.com/ que me tem parecido uma boa aposta, mas se o mesmo fosse lançado por uma das “gigantes” da tecnologia eu sentiria uma maior confiança.

    1. Avatar de Hugo Vaz
      Hugo Vaz

      Concordo. O que distanciava o Google e a Apple era a excelente capacidade de UI/UX da Apple mas inexistência de serviços, enquanto que o Google era o inverso. Isso começou a mudar por altura do ICS e a uniformização de UI com o Holo. Actualmente a Google está a conseguir excelentes apps, com UI e UX excelentes (e nem falo só de android, falo das próprias google apps que têm lançado nos ultimos meses para iOS) mas infelizmente a Apple não se está a tornar melhor em serviços ao mesmo ritmo (e para mal de todos nós, usemos ou não iDevices, menos concorrência neste nível é sinónimo de um ritmo menor de “goodies” para ambos os lados).

      Quanto ao pebble…. arrependi-me de não ter contribuído para o projecto quando o lançaram no kickstarter. Já vi a criticarem sobre o ecrã, ser “como um relógio normal”…. sim, é e-paper, o que quer dizer que tem melhor autonomia e vê-se bem ao sol em princípio, coisa que não aconteceria se fosse de outra forma.

  8. Avatar de Henrique Dias
    Henrique Dias

    Esse é que era um bom relógio para nós usar-mos.

  9. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Desde que comprei o meu primeiro telemóvel em 98 que deixei de usar relógio 🙂

  10. Avatar de miguel
    miguel

    ahah nem sabia que a apple tinha um relogio lol

  11. Avatar de Alexandre Amaral
    Alexandre Amaral

    No meu ver este até pode ser um conceito que vingue, se for bem implementado vai fazer algum sucesso dada à possível interligação com o sistema que possa ter (por exemplo ter gps para fazer tracking à nossa corrida de fim de semana, ter eventos sincronizados com o alarme,etc, etc).
    A única coisa que falta a meu ver é fazerem realmente um relógio e não um monitor com bracelete (sejamos sinceros quem é que vai andar com um quadrado destes no pulso?)

  12. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Seria este um conceito capaz de fazer frente ao relógio da Apple?

    Pplware, mas desde de quando a Apple tem uma relógio?

    1. Avatar de Vítor M.

      Tem uma patente, é a isso que se refere.

  13. Avatar de Miguel Oliveira
    Miguel Oliveira

    porque é que seria a Google a responder à Apple e não a Apple a responder à Google? Apenas por causa do rumor da Apple aparecer primeiro?