O que perguntaria à… Microsoft?

109 Comentários

O mar das tecnologias encontra-se envolto numa tempestade de novidade, polémica e competição. A Microsoft não foge à regra.

Depois do anúncio do lançamento da “provável” versão RTM do esperadíssimo Windows 7 e de toda a euforia à volta do seu lançamento final, muitas novidades se esperam e com elas, perguntas curiosas.

É importante lembrar a situação actual da Microsoft levantada não só pelo hype à volta da nova versão do sistema operativo Windows. O lançamento do antivírus gratuito Morro, que promete satisfazer as necessidades de segurança do utilizador comum, o consecutivo êxito da subsidiária portuguesa e a partida do seu director para a subsidiária japonesa, a incógnita relativa à inclusão do Windows 7 nos netbooks, a sua competição com também esperado Android da Google ou o Moblin da Intel, e porque não o Linux  e o lançamento para breve do novo Magalhães que se espera incluir também o novo Windows…

Em tempo de crise, os cortes nos gastos são cada vez mais, e o software não é excepção. Estarão dispostas as empresas e organizações a fazer o upgrade para o Windows 7? Até que ponto a “publicidade” feita pela Internet, pelos milhares de testers à volta do mundo, influenciarão a sua decisão? Será o software livre uma “ameaça” ou uma “alternativa” a considerar? Que estratégia adoptará a Microsoft face a esta nova vaga?

E é exactamente isso que vos propomos: quais são as vossas expectativas, opiniões e perguntas acerca dos acontecimentos passados e vindouros?

Tendo em conta a situação actual, o que perguntaria à Microsoft?

Esperamos ansiosamente pela sua pergunta e pela sua participação nesta discussão acesa, construtiva e ordenada!

Partilhar:
Tags:

Comentários

109

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel Ramos
    Daniel Ramos

    Primeiro!

    Para já pergunto qual e a expectativa deles para o Windows7?

    E se toda esta confusao do “é ou nao é” a versao RTM se nao é so Marketing?

    1. Avatar de Francisco Costa

      Se têm medo agora que o Ubuntu parece querer sincronizar o lançamentos das suas versões cíclicas.

  2. Avatar de bruno
    bruno

    o que eu perguntaria é quanto é que meteram no bolso do Sócrates para acordarem um negócio verdadeiramente incrível nos dias de hoje!

    1. Avatar de EacHTimE
      EacHTimE

      Isso era o que eu também gostava de perguntar

      1. Avatar de Gerardo

        Eu subscrevo a mesma pergunta….

  3. Avatar de Paulo Ribeiro

    bem eu perguntava-lhes quando se decidem a incluir no windows a opção de desinstalação do internet explorer. o problema é que toda a parte web do windows funciona em cima dele… talvez dê muito trabalhinho e mais vale estarem quietos e gozar o dinheiro que ganham

    1. Avatar de Telmo
      Telmo

      Acho que o Windows 7 já permite a remoção completa do IE sem causar problemas no sistema operativo.

      Eu perguntaria:

      Onde quer a MS chegar com a estratégia (ou estratagema) de excluir a Estrela da Morte do Windows? O que quer ao disponibilizar TODAS as actualizações do Windows 7 a SO piratas?

      É estranho não é?

    2. Avatar de J.C
      J.C

      Andas a dormir? O Windows 7 já tem essa opção de desinstalar. E a versao para a Europa nem o traz instalado de raiz.

      1. Avatar de Rui Pedro™
        Rui Pedro™

        Desinstalar? Onde? Caso não tenham reparado, o I.E. não é desinstalado! Simplesmente são removidos os atalhos. O I.E. está agarrado como carraça no Windows que nem pode ser desinstalado, caso isso acontecesse, uma parte dos serviços do Windows incluindo os de rede flipavam.

        1. Avatar de MClerigo
          MClerigo

          Enganas-te… Na Europa, o IE8 já nem vem instalado de raiz.

          1. Avatar de J.C
            J.C

            Um gaijo as tantas ja nao sabe o que dizer a este pessoal 🙂 Obrigado Clerigo 🙂

          2. Avatar de joão
            joão

            Olhem, já agora o que é isso do IE8?

        2. Avatar de Nazgulled

          Só para que as pessoas não fiquem induzidas em erro, o que o utilizador Rui Pedro acabou de dizer é COMPLETAMENTE MENTIRA!

          Informem-se antes de mandarem bitaites sobre SUPOSIÇÕES da forma que VOCÊS PENSAM que as coisas funcionam.

  4. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    Para quando duas versões distintas do Windows? Como se fosse duas distros, uma com o gazelle (futuro browser) e outra com o IE por exemplo.

    1. Avatar de Rui Oliveira

      Não faz sentido essa pergunta 🙂 , até porque por este andar o IE com a versão 8 terá ficado aquém das expectativas (mais uma vez), o que irá levar a que a Microsoft vá descontinuá-lo. Penso que nunca vai manter dois produtos 😀 ainda mais um mal sucedido e “queimado” como IE.

      o IE com a versão 8 sendo a última tentativa da Microsoft de tentar recuperar mercado de browsers, assinou a sua sentença de morte, ou seja vai acontecer aquilo que já há muito tempo afirmo.

      O IE vai deixar de existir. O futuro será o que sair do projecto gazelle e não se chamará IE 😉

      1. Avatar de viperbruno
        viperbruno

        Estava a dar um exemplo, o que queria perguntar e penso que seja importante era se existe planos de fazer um Windows com o kernel actual e outro totalmente pensado de novo (de raiz). Porque mais cedo ou mais tarde vai ser necessário fazer uma reformulação ao sistema.

  5. Avatar de JS
    JS

    Eu pergunto:
    – Para qd uma versão gratix 🙂 ?
    ah… e já agora opensource LOL

    1. Avatar de Street Racer

      Mesmo… quando é que vamos deixar de pagar por um sistema operativo, ao comprar um computador?

  6. Avatar de J.C
    J.C

    O que eu lhes perguntava era para quando fazer as versoes Home Edition gratuitas na compra de um novo computador. Ou seja, se com,pras um PC em OEM, deixar de incutir custos aos fabricantes e aos utilizadores finais por consequencia para as versoes HOME. E caso alguem quizesse comprar a versao Home in a Box, pagava um valor simbólico para cobrir a media.

    Acho que as versões home edition já deviam ser gratuitas a muito tempo. O Bill Gates sempre soube que o que se usa em casa rapidamente se implementa na empresa. Eu queria ver quantas pessoas adoptariam as distro de Linux que por aí andam caso a versao Home Edition do windows fosse gratuita 🙂

    Cheers

    1. Avatar de killer
      killer

      Achas mesmo que mudaria alguma coisa (a nivel de preço para o utilizador final) se as versões Home edition fosse gratuitas na compra de um novo computador?

      Vou te dar um belo exemplo, há uns tempos o governo em vigor baixou o IVA em todos os ginásios e afins para estimular a actividade física, etc etc. Sabes o que aconteceu? Para nos, utilizadores finais, não baixou coisa nenhuma só serviu para dar mais lucro aos donos dos mesmos!

      1. Avatar de J.C
        J.C

        Para isso é que existe concorrencia. Acreditas que se uma marca de computadores baixar em 50 euros ou 70 euros o seu preço medio, as outras não lhe seguem as pegadas?

        Lembram.se como era o mercado dos portateis antes de aparecer marcas como Acer e antes dos netbooks e como é agora?

        Acredita que irias ver a diferença de preço reflectiva no portatil. mais tarde ou mais cedo. Se a Vobis já vende portateis a 399 euros de 15”… a Fnac tb os venderá mais tarde ou mais cedo 🙂

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          “Para isso é que existe concorrencia” Acreditas mesmo nisso? (pelo menos ca em Portugal)
          Tens o caso dos ginasios referido atras.
          Os combustiveis
          A farinha (foram multadas uma serie de empresas por combinar precos)
          As telecomunicacoes (Quantas vezes as 3 operadoras nao lançaram ja serviços indenticos ao mesmo preço no mesmo dia?)
          Nos seguros.
          etc etc etc
          O preço dos portateis tem caido pq as marcas se apreceberam que de todo o potencial desse mercado por desbravar tanto mais que ao fim de 3 anos um portateil esta desactualizado e o mais certo e comprar um novo do que fazer uma actualizacao para durar mais uns anos no caso dos desktops

  7. Avatar de A friend
    A friend

    O que perguntava à Microsoft ?…

    NADA! lol.. Nem eles sabem as respostas às inumeras questões que têm… quanto mais responder-nos a nós…

  8. Avatar de Felipe Rei
    Felipe Rei

    Eu perguntaria sobre a possibilidade de baratear seus produtos, claro!

  9. Avatar de Rui Oliveira

    A minha pergunta era saber quando é que eles lançam uma aplicação multiplataforma para Linux 😀 ? (já agora para contribuir para a discussão)

    Claro que aplicações cliente em si nunca vão lançar para Linux!

    Mas uma pergunta mais realista seria para quando muitos dos serviços deles funcionem noutros browsers e / ou sistemas operativos a 100% ? 😉

    Isto porque dando um exemplo, o Windows Update da ultima vez que testei só funcionava no IE.

    1. Avatar de J.C
      J.C

      Já existe. Silverlight. 🙂 No linux é o Moonlight.

    2. Avatar de J.C
      J.C

      Ja agora o Windows Update no Vista e no 7 nao precisa do IE.

  10. Avatar de Vítor M.

    Quero apenas lembrar que algumas destas questões serão colocadas à Microsoft num evento onde o Pplware estará presente.

    As mais pertinentes serão extraídas para serem colocadas.

  11. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    eis a minha inevitavél pergunta:
    vão continuar a fabricar software decente e a precos decentes .. ou vão continuar com software da treta e com preços que são um roubo?

    1. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      tava meio na brincadeira.. não agora a sério eis a minha questão:

      Como pensão vocês Microsoft subreviver quando colocam no mercado um SO que além de algumas falhas é o mais caro e inseguro que existe no mercado, é que comvém lembrar o software livre ganha terreno de dia para dia, é mais seguro e muito mais eficiente no que toca a explorar e gerir os recursos da máquina e em muitos casos é à borla… depois claro há a Apple e o seu softare também estes mais eficientes e fiaveis além de que custa uma fracção do preço?

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Cof.. Cof..

        O Linux é mais seguro como quem diz, se um hacker se desse ao trabalho de criar virus para Linux, iamos ver o que era mais seguro. Queria ver como se iam proteger.

        O Windows é mais atacado pela fama e os haters da Microsoft.

  12. Avatar de MC
    MC

    Pá, eu cá perguntaria se o Ballmer é o mesmo gajo que faz de “General” no Prison Break.
    Explicaria muita coisa…

    1. Avatar de Filipedgb
      Filipedgb

      Ahaha. Quando vi a imagem pensei o mesmo 😀

    2. Avatar de lmx
      lmx

      Não é general, mas sim Guarda prisional, e sim, é ele mesmo!!lol

      cmps

  13. Avatar de João Palma

    Bem… eu perguntava a Microsoft… se posso ir trabalhar para la…. loooool….

    Se calhar ainda vou perguntar, mesmo…. ou não….

    Bem eu perguntaria, se a Microsoft não pensa em actualizar o Visual Studio uma vez que as aplicações .net são revertíveis para o seu código original…. e se as aplicações eram lentas com a plataforma .net… com um ofuscador ainda pior…

    1. Avatar de Alberto Silva

      O facto das aplicações .net serem revertíveis não tem a ver com o VS em si, mas com a .NET Framework e o respectivo modelo. A obfuscação não torna necessariamente as aplicações mais lentas, tudo depende do grau de obfuscação escolhido.

      1. Avatar de João Palma

        Eu sei disso… de VB.NET passa para a linguagem msil ou il…..

        Diz-me só uma coisinha…. que ofuscador recomendas?

  14. Avatar de CarlosMC
    CarlosMC

    Muita coisa, se ainda quisesse saber das respostas *<8ºP

  15. Avatar de J0n
    J0n

    Cá vai a minha!
    Para quando um Windows há altura do Linux, 2012?

    1. Avatar de darkblonde
      darkblonde

      heheheh

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Isso seria descer na qualidade! 😀

      ps: não resisti!

      1. Avatar de lmx
        lmx

        porquê, achas que a MS na tentativa de criar um SO melhor que o linux criaria um pior??
        É o mais certo, mas não é um dado garantido.

        Também não consegui resistir lol

        cmps

    3. Avatar de Pedro Leitão

      Fail completo, quer em termos de ortografia quer em termos de ideia.

      Tentar ter piada… fraco.

  16. Avatar de OmeuNOME
    OmeuNOME

    eu não testei o windows 7 e o vista só usei 3 meses(porque me enchi depressa), mas se a duração de uso intensivo até precisar de um reboot continuar como no XP ou pouco mais, eu pergunta para quando um sistema operativo que aguente um mês de uso intensivo sem reboot? e isto funcionando normalmente como num ambiente Linux ou MacOSX.

    uso os 3 SO’s diariamente, o MacOSX só precisa de reboot para actualizações, o Linux está neste momento à 59 dias sem reboot, e funciona normal, só o windowsXP é que precisa de reboot em poucos dias e até a gravar DVD’s impanca! como estou quase de férias só tenho de aguentar mais uns dias com o XP naquele PC, depois Linux aqui vou eu! 😀

    o que uso mais horas é o MacOSX, depois o Linux e o windows é o que uso menos e praticamente apenas para gerir ficheiros e gravar DVD’s, mas mesmo assim chateia-me imenso ficar lento mesmo quando estou a gravar DVD’s e estragar-me os DVD’s por impancar a meio da gravação, coisa que nunca me aconteceu nos outos SO’s que uso.

    eu bem queria manter-me a usar um SO de cada, mas penso que o windows comigo tem os dias contados!

    1. Avatar de kekes

      Eu no meu velhinho PC ele estava ligado 24/7 so me lembro de o reiniciar para o formatar para limpar tudo para nao me dar ao trabalho de andar a delectar a mao, e quando ia de ferias, ou quando o tempo estava mau, ele nunca se quixou, consegui um record de 103 dias sem o reiniciar, com as minhas irmas a jogarem Sims 2 todos os dias nele, coisa que lhe pesava muito, com aplicativos P2P ligados tambem, servidor, em fim uma data de coisa, so reiniciou porque as minhas irmas decidiram fechar a porta do quarto num dia quente e ele sobreaqueceu e reiniciou para seu bem, as vezes depende do que tens aberto, isto no XP, com o Vista tenho um problema actualmente que tenho de o reiniciar de 3 em 3 dias, mais ou menos, que ele perde a ligacao a internet, nao sei se e do modem novo, se e dos programas que agora tenho abeertos, ou o catano, tenho de ver o que se passa com o novo PC

      1. Avatar de Bónus

        Tantos erros! Dassss….

  17. Avatar de delaorden9.com

    perguntaria se o projeto Gazelle seria ja o primeiro passo para o fim dos sistemas operacionais como os conhecemos hoje… (se bem que esta claro que estamos nos aproximando ao fim dos SO’s atuais…)

    😎

  18. Avatar de Mário
    Mário

    Na inevitável evoução até aos futuros webOS, eu perguntava como pensa a Microsoft avançar para este novo mercado do “all in one, online” e como poderá ser esse sistema operativo, visto que hoje em dia o um browser é quase tudo que precisamos para aceder aos conteúdos que nos interessam, sejam eles webmail, jogos, bases de dados, data-storage, etc. Perguntava ainda, e no seguimento da questão, como poderão ser resolvidos os eternos problemas da segurança online e de um provável webOS e de que modo podem os utilizadores confiar num produto seguindo este conceito?

    Obrigado…

    1. Avatar de Mário
      Mário

      errata: Perguntava ainda, e no seguimento da questão, como poderão ser resolvidos os eternos problemas da segurança online (e de um provável webOS) e de que modo podem os utilizadores confiar num produto seguindo este conceito?

      1. Avatar de Ana Narciso
  19. Avatar de Nuno Barros

    Eu perguntaria se estão a pensar em abranger mais mercados, na área dos videojogos. E se, ao fazer isto, se começarão a incrementar OpenGL (muito provavelmente não) 😀

  20. Avatar de undefined
    undefined

    Eu perguntava as horas…

    .. deixei o telemovel em casa.

  21. Avatar de Nuno José

    Eu perguntaria:

    Se acha que o modelo de negócio da Microsoft terá de ser mudado num futuro próximo ou não?

  22. Avatar de xptonix.wblogin.com

    Para quando uns produtos mais em conta?

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Windows 7 a 50 dollars é caro… LOl

      Cada licença do Windows 7 home premium a 33 euros (no total 100 euros) é outra vez caro… (estou a falar do pack de familia)

      Office 2007 home à 80 euros. É caro outra vez.

      Pagas mais por jogos por exemplo…

      1. Avatar de Diego Castro
        Diego Castro

        ja estou a ver…. empregados da m$….

        cuidado eles andam ai…

        🙂

      2. Avatar de Romeu Rosa
        Romeu Rosa

        Tens toda a razão viper mas esqueceste que esta gente não paga por jogos por isso não tem termo de comparação. O bom é sacar tudo por torrents (e outros similares). Programadores precisarem de dinheiro? Claro que não, nós somos uns trolls que nos alimentamos só de código. Isso de pagar por software é coisa de gente rica claro… bom é ter tudo de borla. E depois a indústria acaba e queixam-se que em vez de S.O. cheios de erros… simplesmente deixaram de ter sistemas operativos (ou julgam que todos os programadores trabalham para “aquecer” ?).

        Enfim, é o que dá ainda viverem do €€€ dos papás… depois a noção de economia é apenas a quantidade de vezes que podem passar o cartão de débito/crédito na .

        Cumps

        1. Avatar de Romeu Rosa
          Romeu Rosa

          Errata: faltou o “introduzir lojinha da moda aqui” depois do “… débito/crédito na”.

  23. Avatar de Nuno José

    Outras:

    Se considera o opensource, um concorrente sério ao modelo de negócio da M$ e de que maneira.

    Quais os maiores desafios para a M$ no médio longo prazo.

    1. Avatar de xptonix.wblogin.com

      O que era bom era enviar esta entrevista á própria microsoft.

        1. Avatar de Diego Castro
          Diego Castro

          Assino em baixo….
          por falar nisto onde andam o users do backtrack em portugal???

          what about us making a group? 🙂

    2. Avatar de Ana Narciso

      É uma das perguntas do momento, sem dúvida!

  24. Avatar de dc
    dc

    O que eu perguntava…

    Quando é que o Steve Ballmer deixa crescer o cabelo?

    🙂

  25. Avatar de 3biz
    3biz

    Eu perguntaria tres coisas:
    a) Porque não um Windows modular, isto é, em que eu podesse remover até a mais simples das aplicacoes, como por exemplo o Paint. Em que fosse possivel ter um windows sem uma carrada de tretas, à minha medida e com os meus programas. Porque devo ter o Windows Photo Viewer se uso o picasa? Porque de ter o Defender quando tenho o Kaspersky? O firewall quando tenho o Comodo, etc etc etc.

    b) Para quando é que resolvem o problema do WinSxS, que é uma praga incrivel, que come gigas e gigas “incleanaveis” de uma forma tao pouco inteligente (ja vi o winsxs a reter-me .avi!)

    c) Porque é tão dificil inserir features que por vezes sao tao simples e que se vê all arround pela internet, coisas soberbas na funcionalidade do windows que nunca mas nunca são inseridas? (um exemplo mais imediato: Taskbar Shuffle)

    1. Avatar de Almeno Rocha

      Bem parece que o problema é as pessoas não saberem como fazer porque tudo isso da para desinstalar, e até eu ensino isso em formações iniciais.
      E não sou nenhum FanBoy Microsoft, até estou a escrever agora do meu Firefox, Ubuntu 9.04 64 bits.

      1. Avatar de 3biz
        3biz

        nah. nao é tudo. Atraves das features é uma pequena percentagem

  26. Avatar de gravity00
    gravity00

    Eu perguntaria, porque raio é que o VS2008 não sabe procurar através do Intellisense qual o assembler correspondente á classe que estou a usar e acrescentar o “using Qualquer.Coisa” ao cs?

    É tão chato ter que ir procurar ao msdn pela classe e ver qual é o Assembly pertencente… se o Eclipse e NetBeans consegue fazer isso com o Java… C# não deve ser muito diferente.

    Mas no tópico dos SOs:

    O porquê de quando meto o Seven em baixo desempenho, chega a um momento que tenho que o desligar no On/Off o PC… quero baixo desempenho mas não ao ponto do PC encravar 😛
    Já agora se alguém souber como resolver isto agradecia 🙂 Feedbacks já mandei mas no answer yet

    1. Avatar de Alberto Silva

      O VS não preenche o using automaticamente, mas quando referencias uma classe sem utilizar os respectivos namespaces, nem os mesmos estarem incluídos nos ‘using’, aparece-te um sublinhado vermelho na última letra da tal referência, clicando lá com o rato dá-te a opção de colocar automaticamente o respectivo using, apresentando os diferentes namespaces que podem ser pertinentes, ou incluír o namespace completo antes da referência em si.

  27. Avatar de Rodrigo Vieira
    Rodrigo Vieira

    Boa noite,

    Sobre este tópico sobre o que perguntaria à Microsoft tem muito que se diga visto que é um tema muito interessante falar porque há sempre aquelas perguntas normais do tipo:

    1 – Porque a Microsoft está a pensar em dar assistência ao Windows XP?
    2 – Porque é que metem as versões tão caras para um pessoa normal isto é que não tenha empresa?
    3 – Qual a diferença entre o Windows vista e o Windows seven?

    Muito obrigado e um resto de boa noite.

  28. Avatar de Navyseal

    Para quando um sistema operativo actualizado virado para computadores mais antigos?
    (XP com a SP3 arrasta-se a 512Mb de RAM)

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Experimenta o seven. E tou a falar a serio.

    2. Avatar de Pedro Leitão

      Sistema operativo adequando para pcs mais antigos = jogos adequados para pcs mais antigos = software em geral adequado a pcs mais antigos = software mais antigo.

      Que ideia genial não? Pcs antigos foram feitos para software antigo. E mais nada.

      Querem milagres…

  29. Avatar de Almeno Rocha

    Já agora aqui vai a minha.
    Porque não colocar os novos S.O.’s Microsoft (e mesmo os anteriores através de updates) nativamente (sem outros softwares) a lerem e escreverem em partições Linux/MAC (ext3/ext4/etc), uma vez que ao contrário isso acontece (Linux lê e grava Fat/Fat32/NTFS)?
    Não seria uma mais valia para os S’O’s?

    1. Avatar de EacHTimE
      EacHTimE

      Por falar nisso eu gostava de saber a melhor aplicação para ler ext3 e ext4 em windows!

      Alguém sabe-me responder?

  30. Avatar de UKN
    UKN

    O que vão fazer para combater a pirataria ?!

    É isso …

  31. Avatar de kekes

    Eu perguntaria, o que significa a pirataria para eles. E se nao creem que é grande impulsionadora do Windows para utilizadores mais ‘modestos’.

  32. Avatar de Pedro
    Pedro

    Se pudesse perguntaria quando é que existirá um SO com as seguintes melhorias:

    – Ausencia de registo ou registo sem chaves duplicadas

    – Instalação de programas sem necessidade de recorrer ao registo (estilo aplicação de pen)

    – Quando será mais personalizavél, isto é, falando em opções que os utilizadores normais não utilizam (como o caso do Powertoys para xp ou outra data de ferramentas que existem)

    – Quando existirá uma normalização de formatos tipo XML. Existe diversas áreas que seria importantes. Por exemplo, se as definições de um programa fossem guardadas nesse ficheiro, bastaria ao utilizador copiar isso para voltar a ter as suas preferencias. O caso do office é outro que já deveria usar ficheiros xml para ser facil de exportar para, por exemplo, open-office.

    – Um SO que não tenha uma “pegada” tão grande. Podia até haver pens de 8gb com o sistema operativo todo e a pessoa poderia escolher a instalação normal (utilizador comum) ou personalizada (tipo vlite), de forma ao sistema conter apenas os ficheiros que necessitam. É claro que isto também inclui os serviços, pois não compreendo porque se desactivar um serviço um prog nao funciona. O prog deveria funcionar independetemente do serviço

    – Um sistema de actualizações não só para os programas da microsoft mas para outros programas. Actualmente é necessário correr programas externos para verificar se todo o software que existe instalado é a ultima versão. O windows update deveria tornar esta tarefa muito mais facil para o utilizador “normal”, para aquele que clicar em “next” é dificil. (hoje vi um computador com o acrobat reader 5, a parte fixe é que o pc tem 1 ano. :-D)

    Já agora, era porreiro fazerem uma compilação das perguntas que acham e actualizarem o topico, pois assim torna-se desnecessário o pessoal escrever as mesmas perguntas.

  33. Avatar de Pedro Leitão

    O pessoal só critica a microsoft superficialmente e ainda não vi aqui perguntas interessantes.

    Que tal:

    1-Porque raio é que o desempenho em redes do windows é miserável? Porque é que quando acedo pelo explorer a um Pc em rede que não responde, ou que está com uma ligação lenta o Explorer encrava? É inaceitável!

    2-Porque é que o resize das janelas puxa pelo cpu, quando os pcs actuais correm crysis e afins? O resize duma janela devia deixar o cpu nos 0% se estivesse bem programado!

    3-Porque é que o windows live movie maker está a ***** que está, e para quando um editor de imagem/organizador de imagem/editor de vídeo simples mas útil (estilo suite i-life) para windows?

    4-Porque é que as janelas com o tema aero mudam de cor a meio nas partes laterais?

    5-Porque é que ao fazer resize rapidamente a uma janela do explorer do lado da searchbox, há uma fracção de segundo em que o efeito glass não acompanha, e aparece em vez disso tudo branco no cabeçalho da janela?

    6-Porque é que as transferências de disco são estupidamente irregulares, e por vezes demora vários segundos a apagar um ficheiro de 5 kb, porque o windows insiste em “calcular” qualquer coisa que não se percebe o quê?

    7-Porque é que o gerador de thumbnails do windows é tão ineficiente? Eu entro numa pasta com 100 vídeos e não quero ter o cpu a 60% só para gerar thumbnails deles! Olhem para como funciona o finder a gerar thumbnails no MacOs e vejam a diferença!

    😯 IE8 é uma *****.

    9-O WMP12 é uma *****. Nem dá para mudar a visão da biblioteca para por como o winamp/itunes/rhythmbox/qualquer gestor de música decente. E fica lentíssimo com mais do que 10 músicas na biblioteca. E não sabe gerir tags.

    10-Porque é que a pasta “Jogos” que aparece no menu iniciar é lentíssima, ainda que não tenha lá nada de especial? Demora umas 5 vezes mais a abrir que as outras, sem razão aparente.

    Acho que nem vale a pena continuar. Em vez de andarem ai a mandar postas, façam as perguntas reais ás quais a microsoft devia responder. Que têm todas a ver com a qualidade do que eles fazem, com os defeitos dos seus produtos. O preço, as licensas, o software incluido… isso é com eles, eles têm o direito de vender ao preço e da forma que bem quiserem.

    1. Avatar de Kripton
      Kripton

      Excelente.

    2. Avatar de EacHTimE
      EacHTimE

      Boas questões de facto!

    3. Avatar de Bónus

      As melhores perguntas até aqui colocadas.

    4. Avatar de Romeu Rosa
      Romeu Rosa

      8 – Já uma vez respondi a essa questão da qualidade dos browsers, puramente relativo às necessidades dos utilizadores.

      9 – Esse teu WMP12 é bem diferente do meu, aliás na nova “superbar” do Windows7 até fica muito porreiro ali arrumado em baixo só com o “previous, pause/play, next” bem melhor do que o shade mode do winamp. E o meu gere muito bem as minhas tags, vai buscar muito bem a informação dos álbuns incluindo as imagens (capa, etc…)

      10 – A minha pasta jogos leva uma fracção nem contabilizável de tempo (rápido portanto) a abrir…

      Mais uma vez se prova que o Hardware e o utilizador tem um papel fulcral na performance e comportamento do Windows.

      1. Avatar de Romeu Rosa
        Romeu Rosa

        7 – Está melhor no ‘Seven’ mas mesmo assim não está perfeito, no entanto se te incomoda assim tanto que tal experimentares aquela opção do “Always show icons, never thumbnails option”
        Só uso Windows em inglês por isso não vou tentar traduzir à letra para PT porque normalmente nunca é fiável. Mas a opção está na tab “View” no menu “Folder and Search Option” (Windows Vista)

        Mais uma vez… quando o utilizador se dá ao trabalho de pensar (e pesquisar) as coisas melhoram.

        1. Avatar de Pedro Leitão

          O never show thumbnails não serve. Não quero ter que abrir uma foto numa pasta com 100, com nomes tais como IMG_200 para saber que foto é.

          No mínimo exigia-se uma opção, para mostrar thumnails por tipo (é muito mais aceitável não ter thumbnails de vídeo do que de fotos, por exemplo).

      2. Avatar de Pedro Leitão

        7-Thumbnails, pelo menos de fotos são essenciais. Tens uma pasta com umas centenas de fotos com nomes do género IMG_200.jpg, vais abrir uma a uma para ver o que são?

        8-Talvez. Mas o internet explorer 8 simplesmente não traz nada que valha a pena em termos de novidade para me fazer largar o firefox. Aliás, pelo que usei dele, preferia o IE7.

        9-Põe 4000 músicas no teu WMP, e põe as mesmas músicas no Winamp, faz scroll pela playlist inteira e compara a velocidade. Tão simples quanto isso. Já para não falar no plugin autotag, que põe títulos, artistas e albúns correctos em ficheiros que nem nome têm.

        10-A culpa não é definitvamente do meu hardware. Claro que podes não sentir isso no teu pc, ou por não teres jogos nenhuns para além dos do windows instalados, ou seja por que for. De qualquer forma é inaceitável esta pasta estar lenta quando todas as outras estão rápidas. Gostava de saber se a culpa disso também é do meu hardware.

    5. Avatar de CarlosMC
      CarlosMC

      Se queres ir por aí, também têm o direito de fazer do sistema a merda que quiserem…

  34. Avatar de zhiel
    zhiel

    Será a MS somente uma máquina de fazer dinheiro??

    1. Avatar de Diego Castro
      Diego Castro

      sera que toda e qualquer empresa tem como obtectivo fazer dinheiro????
      duhhh

      1. Avatar de zhiel
        zhiel

        tens razao que nem todas (iamos abrir a pagina de SW livre)- de qualquer forma era uma pergunta sarcástica! bem sei que a MS serve para nos proporcionar blue-screens e xatices do genero

  35. Avatar de Romeu Rosa
    Romeu Rosa

    Eu tenho uma pergunta para vocês, já que é tudo tão mau… e o Windows é tão ineficiente… e o IE8 é uma *****, e o WMP12 é uma ***** .. blá blá blá…
    Porque não abandondam vocês o uso do Windows de vez? Deixem de usar Windows, ninguém vos impede de o fazer, se há coisa que não falta é alternativas. Ou são daqueles que falam mal e até compram Apple e depois a primeira coisa que fazem é meter o bootcamp para instalar o windows porque não sobrevivem sem o DX para poder jogar? Ou como outros que tem linux mas não resistem a por o Wine ou o VMware para correr aplicações windows?
    Se não querem o Windows desistam integralmente dele e parem de se queixar que ele não faz isto e não faz aquilo.

    Ah e ponham a mão na consciência e pensem se muitos desses “defeitos” do Windows na realidade não se encontram entre a cadeira e o monitor. Além de que a maior parte dos erros que já encontrei foram provocados por software mal concebido e não por erros na programação do Windows.

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Bem respondido. Alguem aqui com cabeça neste blog.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Ou mal respondido, já que o Romeu Rosa pergunta porque é que não abandonam o windows de vez… mas depois ele próprio dá a resposta: porque se os programas que temos/queremos usar só existem para windows então não temos alternativa. Muita gente usa windows, não por querer mas por obrigação, porque o programa (seja jogo,seja de imagem,etc) que mais gosta/precisa só existe para Windows.

        1. Avatar de Romeu Rosa
          Romeu Rosa

          Acho que te enganaste, pois eu não dei resposta à minha pergunta. Eu questionei o facto de fazerem isso, vai-me dizer que não existem alternativas open source ao software que usa no windows? Ou vai-me dizer que não possuem a mesma qualidade? Então afinal não era mau o Windows? Vai-se a ver o software de qualidade corre em Windows? Há aqui um enorme contra-senso da sua parte.

          Photoshop? Use gIMP
          WMP? Use banshee, smms, etc etc
          Office? Use OpenOficce?

          Não gosta? Azar, aguente-se ao seu precioso opensource e deixe o Windows e o software proprietário em paz.

          NINGUÉM! é obrigado a usar Windows, é uma desculpa fácil para mascarar o facto de que o utilizador não possui conhecimentos/competências para usar alternativas, tanto a nível do S.O. como do software que nele corre.

          1. Avatar de Romeu Rosa
            Romeu Rosa

            Errata: onde se lê smms deveria-se ler obviamente XMMS

          2. Avatar de zhiel
            zhiel

            acho k tens toda a razao! de tanto usar o ubuntu eu apaguei a minha pasta do windows! mas infelizmente tenho todos os dias telefonemas de virus e mais problemas com o Win k tenho k andar a olhar para akilo de novo.

            O pessoal fala-e-fala mas gosta mesmo é de andar preso ao Billy Windows e a Mocochof porque alternativas BOAS nao faltam. como se nao bastasse LIVRES!!!

          3. Avatar de Nuno
            Nuno

            Olha que deste, então se tu próprio falas nos jogos e de estes precisarem do DX que só existe para windows, logo estás a dizer que quem quer jogos tem que usar windows, quer queira quer não queira. Depois o autocad acho que ainda não tem uma alternativa à altura, e mesmo que uses outro software para o projecto, como quase todos os arquitectos usam autocad no fim tens de um usar um formato compativel com este.
            Os exemplos de software que deste são os mais utilizados e por acaso atá são os que eu uso tanto em windows como em Linux. Obviamente que se alguém instala Linux e a seguir instala o Wine para poder usar os WMP/Photoshop/Office isto não faz sentido nenhum, nem conheço ninguém que o faça, o que se faz é usar o Wine para aqueles programas em que não existe alternativa no Linux.
            Ninguém é obrigado a usar windows? Eu sou, no trabalho e até nem tenho previlégios para mudar a hora do sistema:).

          4. Avatar de Bónus

            Ninguém é obrigado a usar Windows?
            Em casa já o bani há muito tempo, mas se no meu emprego só tiver Windows?

  36. Avatar de JPedrosa
    JPedrosa

    já tanta coisa importante foi falada que só me falta uma.

    Para quando uma porra de SO (e isto serve para os outros todos), que conte nativamente com os canhotos?
    trocar o butão do rato é o menor dos nossos problemas.

    1 – Scrool verticais do lado esquerdo. (importante nos pcs, mas essencial nos tablets, nos pda’s e afins)

    2 – para muitos portateis, inverter o butao significa que o touchpad fica inutil, pq o clicar no pad passar a ser o “right clic”

    3 – para quando uma relação decente com outros SO/filesystems

    4 – ja mencionaram, mas é tão importante que reforço, para quando a morte do registry? santa paciencia. Peço a todos que metam um regmonitor a funcionar e vejam os acessos interminaveis, há razão para isto?

  37. Avatar de Pedro Leitão

    O windows 7 é dos melhores so’s dos últimos tempos. E nem falem em linux. Eu não odeio a microsoft, nem nada do género. Só tenho pena que faça programas tão bons numas coisas, e que falhe depois em coisas básicas.

    Citando a apple: a microsoft tem falta de gosto. E não digo isso duma forma pequena: digo isso duma forma geral. Não são homogéneos, não são coerentes no design, não têm arte no que fazem. E é uma pena.

  38. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    são três perguntinhas, que eu adorava que ele me respondesse, principalmente a 3º, e pessoalmente se poder ser 😛

    1º Gostava de saber quando é que estão a pensar mandar vir o SP2 do win7?!? Eu sei que é loucura prgnt isto mas é só por questão de comparar o tempo…

    2º Quando é que criam ou melhoram um SO para quando se instala algo, não fazer alterações nos registos, do genero portable. Extrai e está a rular.

    3º Quando é que o Gates me dá o dinheiro equivalente ao que o Ganha num minuto?

  39. Avatar de João Carvalho
    João Carvalho

    Eu faria 2 perguntas se me fosse possível.

    a 1ª seria: Quando é que os utilizadores podem saber no que é que estão a mexer, (acesso total ao código fonte do dito S.O.

    e 2ª Porque que vocês não para de fazer remendos no que tem, e se decidem a rescrever tudo outra vez mas de maneira decente, pois eu calculo que o CF do S.O seja só notas e notinhas por todo o canto já desde os tempos do Win 98, pois é triste ter uma maquina com vista e instalar drivers para win 98 nesse sistema e ele correr sem problema.

    e se ainda me fosse possível uma 3ª para o gozo : Quando é que vocês se decidem a mandar cá para fora o tal Windows que andam a prometer a mais de uma década, é que estou farto de tentativas falhadas. hehe

  40. Avatar de joao
    joao

    Eu perguntava qd é que a conta do bill vai dar para aceder atraves de um multibanco normal?

  41. Avatar de Eibon
    Eibon

    UAHsuahsu
    Eu perguntaria:
    “Vocês pensam que podem parar a pirataria do seus SO, com essas atualizações ridiculas?”

  42. Avatar de joão
    joão

    Mas O MAGALHÃES é acerca desta conversa? Se for o magalhães, comprava o motor do carro limitado gratuitamente para um bugatti ou volkswagen que fazem parte, assim é que era bom. Na realidade era um granda burro para bugatti`s, maluco por computadores, carro etc.

  43. Avatar de José Moreira
    José Moreira

    “Como resolver (ou diminuir) o barulho das ventoinhas do Microsoft Surface pro 3 ?”
    É um pouco incomodativo