O que nos está a fazer de mal a Internet?

28 Comentários

Desde que foi massificada que a Internet tem estado cada vez mais presente e cada vez mais acessível. Dá-nos acesso a conteúdos infindáveis e a informação em quantidades que nunca foram disponíveis na história da Humanidade.

Mas este lado bom da Internet pode esconder alguns problemas inerentes e que podem estar a alterar a forma como assimilamos a informação e também como nos relacionamos com ela.

A pergunta fundamental é, o que nos está a fazer de mal a Internet?

internet_1

Segundo estudos realizados o excesso de estímulos que recebemos ao estar constantemente ligados à Internet pode estar a mudar a forma como assimilamos a informação e também a quantidade desta que retemos.

O problema não está na quantidade de informação a que temos acesso mas sim nesses estímulos, que ao serem constantes estão a evitar que façamos o processamento das memórias e a sua assimilação.

Este problema tem vindo a aumentar por estarmos cada vez mais ligados à Internet e constantemente a ser estimulados pela informação que recebemos, pelos nossos contactos e também pelas fontes que ela pode fornecer.

É importante conseguirmos afastarmo-nos e isolarmo-nos para que o nosso cérebro possa processar a informação que recebe e que necessita de de filtrar e guardar.

Para retratar este problema e dar imagem a uma entrevista feita a Nicholas Carr, a equipa dos Epipheo Studios disponibilizou um vídeos onde os principais tópicos e os principais problemas são apresentados.

Nicholas Carr foi o autor do livro The Shallows: What the Internet Is Doing to Our Brains, lançado em 2010 e onde este problema foi apresentado e analisado.

A pergunta que deixamos aos nossos leitores hoje é se estão expostos a estes estímulos de forma continuada e se conseguem isolar-se para se protegerem deles e de todos os seus efeitos nocivos.

A Internet é uma fonte de conhecimento quase inesgotável e sempre disponível, mas deve ser usada com conta, peso e medida. Devemos ser capazes de nos isolarmos e deixar de estar dependentes dela. Devemos ser nós a fazer uso na medida das nossas necessidades e não estarmos imersos em tudo o que ela nos oferece, de bom e de mau, de forma constante.

Sentem algum tipo de mudança com a constante presença da Internet ou conseguem isolar-se e deixar de estar ligados?

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gualter
    Gualter

    Boa!
    Até um dia deste pplware 🙂

  2. Avatar de Internet Addicted
    Internet Addicted

    Acho que a mim não tem influenciado. Só uns lapsos na leitura, por exemplo, o livro do post:
    Chama-se: The Shallows
    Li: She Swallows

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      *palmas para este User* ahahahaha

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      LOOOL epico

    3. Avatar de dfhsh
    4. Avatar de MAC-nista
      MAC-nista

      Ai… essa “cabecinha” LOLOLOOL

  3. Avatar de Gabriel Martinez
    Gabriel Martinez

    Na minha opinião, a internet está a fazer com que sejamos impacientes para obter a informação que pretendemos. Se preciso de saber alguma coisa eu quero saber já! Ir à biblioteca ou ligar para uma empresa a perguntar algo são as últimas opções. Tenho tentado lutar com isto, mas é difícil devido também ao ritmo rápido da sociedade atual. Noto também que tenho mais dificuldade em concentrar-me a ler um livro por exemplo.

    1. Avatar de vp
      vp

      Concordo plenamente. Quanto a mim, para além de já não me conseguir sentar a ler um livro, o que antes fazia facilmente, também noto que perdi muita da criatividade que antes tinha; agora, quando preciso de ter alguma ideia, sinto necessidade de ir à internet buscá-la.

  4. Avatar de xanto
    xanto

    Iste é um tema muito relativo. Por um lado podemos isolarmos ok.. mas aqui esquecem-se de um fator importante tbm..

    as pessoas isolam-se na internet para comunicar com outras pessoas e aprenderem coisas, digam o que disserem na minha opinião a internet é otima… pessoas com uma mente pequena é que são erradas :]

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    A chave é organização, certo?

  6. Avatar de spec8
    spec8

    “I’m still here: back online after a year without the internet” por Paul Miller:
    http://www.theverge.com/2013/5/1/4279674/im-still-here-back-online-after-a-year-without-the-internet

    Parece-me pertinente para este tema.

  7. Avatar de andre

    Eu cá viciei! 🙁

  8. Avatar de Joji
    Joji

    Se um dia desligar-mos os cabos da informação e voltarmos todos à agricultura e outros trabalhos físicos, voltaremos a ser um país dinâmico..

    1. Avatar de Gualter
      Gualter

      Tudo deverá começar por ti 🙂

      1. Avatar de Joji
        Joji

        O meu comentário é brincadeira, e fi-lo porque estou viciado na Net e não tenho mais nada para fazer.. O artigo já deu para ter consciência..

  9. Avatar de Valente
    Valente

    Eu não posso passar sem a Internet mas, por outro lado estou cansado dela. Já abandonei montes de temas que para mim eram constantes agora… cito:
    .
    “só a uso com conta, peso e medida. Devemos ser capazes de nos isolarmos e deixar de estar dependentes dela. Devemos ser nós a fazer uso na medida das nossas necessidades e não estarmos imersos em tudo o que ela nos oferece, de bom e de mau, de forma constante.”
    .
    É isto que eu faço… mas não posso passar sem…

  10. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Faz todo o sentido e explica muita coisa…

  11. Avatar de Cesar Oliveira

    A internet nem é bom nem má
    O uso que fazemos dela é que pode ser bom ou mau.

    Depende de quem a usa.

    Cumprimentos
    César Oliveira
    http://www.profissionalweb.net

  12. Avatar de Rui Sousa
    Rui Sousa

    O problema principal da internet é que agora ninguém faz nada sem usar a net.
    Quer seja procurar informação para um trabalho quer seja para uma simples discussão com amigos.
    O pior disto é que as pessoas acabaram por perder a capacidade de raciocínio e acabam por confiar na net com facilidade… se as coisas obtidas são erradas, as situações complicam-se.

  13. Avatar de Adamastor
    Adamastor

    pois é, eram os filmes, depois os jogos agora é a internet, só nunca dizem que o trabalho, acordar com sono para ir trabalhar, e ter que ser quase um super heroi para ser o melhor trabalhador também faz mal.

  14. Avatar de joão
    joão

    foi graças á internet que eu convivi com as pessoas e deixei de ser timido, porque na escola eu nunca queria sair com os outros, nem quase falava, eu era assim depois com a internet fiquei uma pessoa mais solta, mais decidida, que não tem medo de falar.

  15. Avatar de Luís
    Luís

    Eu acho que é muito fácil é perdermos nos na internet e distrairmos nos com coisas sem importância em vez de nos concentrarmos naquilo que estávamos a pesquisar, por todo o lado há pop ups e publicidade a querer a nossa atenção assim como notificações das redes sociais e mails etc… e quando damos por isso passou horas.

  16. Avatar de Cris.
    Cris.

    Com a experiência d’Internet que adquiro vou sendo mais seletivo e elitista.

    À uns anos, atrás tinha 60 feeds rss de noticias, agora só tenho 25 mas que realmente leio. Tenho horas para aceder ao FB e às noticias generalistas. Leio menos e melhor.

    Ainda tenho de corrigir o mau habito de ter mais de 15 tabs abertas de cada vez, migrar de vez dos serviços Google e diminuir o meu tempo gasto em redes sociais.

    Mas certamente que sem Internet não viveria, ainda mais quando meu emprego depende disso.

  17. Avatar de Daniel
    Daniel

    Alguém me sabe dizer se há o livro em português?

    Eu realmente uso demais a internet, ajuda-me muito mas por vezes também perco-me muito a ver informação que não serve para nada e por vezes chego ao fim do dia sem fazer o que realmente estava previsto. Tenho que usar a internet com mais moderação.

  18. Avatar de Miguel
    Miguel

    acho que o que realmente prejudica é a produtividade de quem trabalha na frente de um pc. aqueles que não se conseguem desligar das redes sociais são o pior exemplo. quanto ao assunto que aqui se discute, acho que plantar umas batatas, rachar um bocado de lenha ou qualquer coisa que pareça, um bocadinho todos os dias, resolve o assunto :). pelo menos comigo funciona, e ainda se colhem os frutos materiais.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Não me parece copiado mas sim melhorado e traduzido! E mesmo que fosse traduzido literalmente não têm mal nenhum em traduzir este tipo noticias para a língua portuguesa.