O que esperar da China em matéria de elétricos em 2024? Presidente da BYD responde

10 Comentários

A China está a apostar, agressivamente, nos carros elétricos e as marcas com o seu ADN estão a conquistar, paulatinamente, a Europa. Para este ano de 2024, que há pouco começou, o presidente da BYD prevê três tendências para o mercado.

Chinesa BYD

De acordo com o Shanghai Securities News, sediado na China, Wang Chuanfu, presidente do conselho de administração e presidente da BYD, disse, numa conferência, em Guangdong, a 18 de fevereiro, que o desenvolvimento de veículos elétricos continuará a acelerar e não dará às empresas a oportunidade de fazer uma pausa.

Na perspetiva de Chuanfu, a taxa de penetração de veículos elétricos na China continuará a crescer, este ano. A previsão é, portanto, que as fabricantes chinesas se mantenham no topo, além de se esperar que acelerem as exportações dos seus carros para expandirem o seu negócio no exterior.

Wang Chuanfu, presidente do conselho de administração e presidente da BYD

Na mesma conferência, o presidente da BYD apontou três tendências a observar na indústria automóvel chinesa em 2024:

  1. A eletrificação automóvel vai reforçar-se. A China atingiu 35% da taxa de penetração de veículos elétricos no ano passado e, no final de 2023, o valor mensal ultrapassou mesmo os 40%. Para Wang, a taxa de penetração mensal de elétricos da China ultrapassará, provavelmente, os 50%, em 2024.
  2. As empresas chinesas de elétricos continuarão a ganhar força no mercado premium. A quota de mercado das marcas de automóveis nacionais no segmento de elétricos chinês aumentou de 38% em 2020 para 56% no ano passado. Na perspetiva de Wang, a eletrificação e a tecnologia de veículos inteligentes criaram oportunidades no mercado de topo de gama.
  3. As exportações de veículos elétricos da China irão acelerar.

Recordando, a BYD vendeu mais de três milhões de elétricos em 2023, um aumento de 60% em relação ao ano anterior. Além disso, conseguiu, pela primeira vez, superar a gigante do setor Tesla.

Na mesma linha de pensamento está He Xiaopeng, presidente e diretor-executivo da empresa de elétricos Xpeng. Numa carta interna dirigida ao seu pessoal, recentemente, He disse que 2024 seria o primeiro ano em que o mercado automóvel chinês entraria na “competição sangrenta”.

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João
    João

    De mim não espera nada porque nem pensar em comprar um carro chinês , por muito bom que seja . Aconselho a que façam o menos: não por questões de qualidade ou segurança mas para ajudar a proteger os valores laborais que tanto prezamos como serviço nacional de saúde , subsídios de férias e natal, férias , contratos, e mais um milhão de coisas que na Europa existem e na China nem por isso. São essas diferenças que tornam os carros produzidos na Europa mais caros. E se dizem que já compramos muita coisa chinesa, aqui fica o alerta : o sector automóvel é uma enorme fatia do PIB do nosso Continente, sem ela não tenham dúvidas que vamos passar por dificuldades (e nós em crises generalizadas somos sempre dos mais afectados).

    1. Avatar de RRR
      RRR

      Eu preocupava-me com países tipo India ou Bangladesh onde as condições e salários são míseros.
      Se comparar os valores que na china se paga a um empregado fabril na indústria dos EV os valores não são baixos antes pelo contrário, a grande vantagem da china nesta industria é o volume e o domínio das matérias primas.

      1. Avatar de João
        João

        Terão salário mínimo? Terão 8 horas de trabalho ? Terão sindicatos ? Poderão fazer greve ? E contratos à prova de despedimento ? Se calhar até já são uma Democracia e eu não sei… Vou ver bem essa informação pois se for verdade não entendo porque não emigramos para lá para ganhar mais … Mas agora mais a sério : seja sob que prisma for, nada de bom advém de comprar à China produtos de um setor tão importante para a economia Europeia. A fatura nos nossos bolsos pode parecer mais leve no imediato mas é no futuro dos nossos filhos que ela vai ser bem mais pesada. Anote estas palavras , pode até guardá-las numa gaveta, mas não tenho menos de 100% de certeza que deixarmos os Chineses dominarem o sector automóvel vai ser uma autêntica desgraça para a Europa.

        1. Avatar de RSx
          RSx

          Já estamos a caminho da desgraça…

    2. Avatar de Inculto
      Inculto

      Então só pode comprar tecnologia Italiana

    3. Avatar de gamerXPTO
      gamerXPTO

      garanto que tens coisas chinesas em casa

    4. Avatar de yaye
      yaye

      essa é a desculpa mais parva que já vi

  2. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Vai vender mas não é na UE nem nos EUA.

  3. Avatar de Inculto
    Inculto

    Muito cheiro a plástico barato e imitação barata que vai sair caro…. Filo por experiência em tudo que eles façam sem ser porcelanas ….

    1. Avatar de RSx
      RSx

      Parece me que ainda vais ter muitas surpresas por essa vida fora…