O que custa 4 mil euros o litro?

143 Comentários

O marketing e a engenharia social estão muito em voga, principalmente nestes tempos de crise. Crise financeira, crise social, crise educacional e crise moral. Esta crise de valores é aproveitada para aumentar o lucro, para sugar cada cêntimos existente na carteira do cidadão. Claro que conscientemente o cidadão paga, o cidadão consome e ainda se vangloria das opções que faz.

O mercado é “aberto”, é transparente ao ponto de ofuscar, atordoar e manipular o consumidor, passando-lhe sempre o ónus das escolhas. Isso passa-se com todos e de certa forma alimentamos esse sistema, que nos prejudica, mas que é aceite naturalmente. Há dias fui comprar um tinteiro para um impressora HP, mais concretamente uma HP Photosmart A636. Pediram-me o preço de 4398 euros por um litro!!!


Está estupefacto com o preço?

Pois claro que eu não pedi um litro de tinta, apenas um tinteiro. Esse tinteiro continha apenas 5ml de uma combinação de 3 cores e estava à venda por 21.99 euros. Como é um produto relativamente novo não encontrei reciclados.

Já alguma vez fez as contas ao preço por litro dos seus tinteiros?

Como foi convencionado que as impressoras a jacto de tinta são mais baratas do que as impressoras a laser, qualquer pessoa opta numa primeira escolha por uma impressora a jacto de tinta. Hoje uma impressora a jacto de tinta custa 50 euros. Barata certo?

Mas o negócio principal não será a impressora, são certamente os consumíveis, neste caso concreto, os tinteiros.

Além de estarem a diminuir a quantidade de tinta em cada tinteiro, ainda estão a estratificar cada vez mais esse mercado, para dificultar a vida ao consumidor, levando-o a comprar de olhos vendados, pois não tem outra escolha perante o equipamento que comprou. Se comprou um equipamento barato, agora tem de aguentar o preço que pedem pelos tinteiros específicos para aquele equipamento, não há concorrência de outras marcas. No meu caso ainda pior pois estava condicionado a não haver mesmo tinteiros reciclados.

Os tinteiros reciclados vieram dar uma lufada de ar fresco, mas mesmo assim os modelos são tantos e os tinteiros originais é que alimentam esse mercado, ora se não houverem tinteiros originais, o mercado dos reciclados estaria extinto. A tecnologia da construção do tinteiro é paga muitas vezes, é uma eterna renda que o consumidor é obrigado a pagar.

Fazendo as contas: 1000ml / 5ml = 200 tinteiros x 21.99 € = 4398 €

Ora isto por litro tem uma perspectiva completamente diferente. Agora transponham isso para as vossas impressoras e para os vossos tinteiros.

Então temos 4398 euros em tinta, com este valor podemos comprar:

  • 0.36€/L de Crude = 12 216.66 litros
  • 130 gramas de ouro
  • 48 garrafas de Moet & Chandon Brut Chandelier (5ml = 6.10€)
  • 5 000 garrafas de água de litro

Haveriam aqui muitos outros exemplos a dar, tendo em conta este exorbitante preço dos tinteiros. É um caso flagrante de manipulação dos preços subjugando o consumidor atraído por preços baixos dos equipamentos.

Quanto comprar um tinteiro, agora saberá que está a comprar uma embalagem de um dos mais caros líquidos do mundo.

Nota:
Preço Barril de crude em litros: 57.44 euros /158.9873 litros (barril de crude)
Cotação da grama de ouro no mercado europeu
O Preço do Moet & Chandon foi com base no preço médio de mercado
O Preço de cálculo da água foi com base numa preço médio de mercado

Partilhar:
Tags:

Comentários

143

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de mane
    mane

    É por isso que as impressoras são quase oferecidas, ganham bem nos consumíveis!!!

    1. Avatar de Alice
      Alice

      Compra no mesmo sitio que eu que vais mas bem servido, na forprint e ta andar, e compativel para a minha epson sx115 mais barato que tudo

  2. Avatar de Gilberto Pereira
    Gilberto Pereira

    Não fazia ideia realmente!

    Olha que está aqui um post muito curioso…

  3. Avatar de Festivaleiro
    Festivaleiro

    Bom post vitor. Isto já é +/- do conhecimento geral, porém nunca tinha feito as contas… DASS !!

    Será que sou apenas eu que vê um novo tipo de escravidão e exploração neste mundo ??

    CMPS

  4. Avatar de miguel
    miguel

    Artigo curioso que nos faz pensar.

  5. Avatar de Ricardo Antunes
    Ricardo Antunes

    Por isso é que já não compro tinteiros, compro impressoras 😛

    1. Avatar de ViajantE
      ViajantE

      Ora nem mais, é preferivel comprar uma nova impressora quando o tinteiro da velha(nova) acabou, fica muito mais barato mas o problema mais uma vez é a lixeira de equipamentos que se passa a fazer.
      Mas sem dúvida que este mercado é dos que mais rouba descaradamente e que ninguém com o devido poder nada faz, provávelmente porque também come a custa deste mercado.
      Enfim estamos mesmo lixados!

      1. Avatar de Nuno Monteiro
        Nuno Monteiro

        Pois mas mal sabem vocês k os tinteiros k vem com as impressoras tem na realidade 45% da sua capacidade, pois n são mais k “tinteiros teste”. Até por ai eles n andam a dormir. Eu sei do que falo pk tenho uma loja de informática. Por isso tenho aconselhado aos meus clientes brother ou epson, sempre à compatíveis no mercado com preço bem agradável. ABC

        1. Avatar de okapi
          okapi

          Hoje em dia para quase todas as marcas existem tinteiros compativeis, até há alguns anos era dificil encontrar para a Canon e hoje passado 2 meses após sair um modelo já estão no mercado para quem quizer. Só para comparação 5 tinteiros Canon originais 38>42 libras , compativeis 12>14 libras, na loja online mais conhecida no mundo e a qualidade entre eles, não é grande a diferença.

          1. Avatar de Helder
            Helder

            Comprei 15 tinteiros (3 pack de 5 (que sao os 5completos para a impressora) ) por 15 euros…Saiu me a 3 euros cada tinteiro para uma Canon Pixma MG5350

    2. Avatar de Lokier
      Lokier

      Olha que em muitos casos isso não adianta, porque os tinteiros que vêm dentro da impressora trazem menos de 50% da capacidade total do tinteiro. Isso era prática comum a uns anos atrás, agora não sei como está.

    3. Avatar de Jorge Franco
      Jorge Franco

      Isso era bom se as empresas fossem ignorantes os tinteiros que agora vem nas impressoras são a volta de 25% de tinta

  6. Avatar de AntunesN
    AntunesN

    Off-Topic

    PS3 Jailbreak deixou de ser um mito
    psx-scene.com

    🙂

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Este Spam à PS3 já enjoa… :@

      1. Avatar de tMACTX
        tMACTX

        Por acaso enjoa, mas como eu trabalho em Espanha numa dessas lojas que vedem esse tipo de pruduto. já o testámos e reálmente funciona. Como loja temos 1 ou 2 exemplares (para testes). quando o fabricante nos enviar ai já podemos vender ao publico.
        P.S.: Não perguntem em que loja estou nem o nome dela pois não quero fazer publicidade.

  7. Avatar de Ricardo Fernandes
    Ricardo Fernandes

    Os tinteiros a cores são mais caros que os pretos, na minha universidade, se imprimires um folha A4 toda preta custa-te 0,07€ e se imprimires uma bola azul do tamanho de uma moeda de um cêntimo numa folha A4 irá custar-te 0,50€.

    1. Avatar de Carlos Soares
      Carlos Soares

      A quantidade não interessa. A impressora calcula o nº de páginas imprimidas a cores e a preto e depois faz-se o preço com esses números, independentemente se foi a página toda ou só uma letra.

      Aproveito para dizer que isso é um roubo!

      Na minha universidade (Univ.Aveiro) a preto é 0,03€ e a cores é 0,30€. Numa papelaria relativamente perto, a preto custo 0,02€ e a cores 0,20€.

      Se imprimirmos 100 páginas a preto a diferença (entre as nossas universidades) é de 4€, o que é muito!

      Mas pronto, não se pode fazer nada…

      1. Avatar de Ricardo Fernandes
        Ricardo Fernandes

        Não pode ser, andamos a ser roubados mesmo!

        1. Avatar de Zé Miguel
          Zé Miguel

          Quanto muito poderia ser 3 vezes o preço da copia a P&B porque usa três cores. 10x mais é um roubo puro e duro!

          1. Avatar de @carlosaaranha
            @carlosaaranha

            Usa 4 cores e não 3. CMIK o preto numa impressão a cor também pinta 😉

  8. Avatar de Paulo Ribeiro

    Já tinha recebido esta informação por e-mail à cerca de 1 ano.
    Convem não esquecer aqui algumas coisas que não foram mencionadas para evitar o sensacionalismo total. Eu concordo na totalidade com a ideia do artigo, é verdade que os titeiros são estupidamente caros, mas faltam colocar certos pontos na equação:
    1: A tecnologia do tinteiro
    Um tinteiro dos novos tem nao sei quantos furos cada um com X nanometros que deita nao sei quantos picólitros (milionésimo de milionésimo de um litro) e no caso da HP eles testam os tinteiros nao sei quantas vezes antes de sairem e eles afirmam não trocar tinteiros por esse motivo, já vem testados e aprovados, são depois limpos e selados, nesta marca vem mesmo tudo 100% funcional de raiz e a embalagem protege bem o tinteiro.
    2: O tinteiro não é só tinta… já daí é um “tinteiro”, senão estariamos a falar de embalagens de plastico com tinta dentro para encher tinteiros que seriam comprados a parte ou já usados (existe e é super acessível, porém pode não funcionar bem com o dito tinteiro por causa dos buracos serem grandes,pequenos etc.
    3: Retalhistas, armazenistas, distribuidores, preço dos combustiveis, lucro da loja.
    Não sei ao certo a quanto sai da fabrica o tinteiro mas aposto que + de 60% do preço dele é inflacionado pelo nosso sistema tradiconal de mercado e distribuição.

    Concordo com tudo que foi dito, concordo que os tinteiros são muito caros e que deviam obrigatoriamente por lei pelo menos permitir que se escolha entre recarregar ou comprar novamente, tambem deviam continuar a trazer kits de limpeza para evitar que entupam e durem mais tempo, mas infelizmente a evolução tem lados maus este sendo um deles. se a marca desenvolve um novo tinteiro jacto de tinta XPTO com alta qualidade ou de gel etc, eles gastam € a desenvolver essa tecnologia, tendem a descontinuar os antigos e mais baratos e a carregar no preço dos novos.
    O meu concelho é mesmo o mais obvio, comprar a impressora pensando no preço do tinteiro, e depois em vez de comprar 1 tinteiro mandar vir 2 ou 3 compativeis pela net directamente do site de distribuidores por exemplo de inglaterra, aí sim poupa-se dinheiro e não há problemas com alfandegas.
    já muita gente faz isto com jogos de consolas, vem de inglaterra 30% ou mais, mais baratos.

    1. Avatar de Paulo Ribeiro

      PS: esqueci-me de meter 21% de iva na conta

    2. Avatar de Ricardo Fernandes
      Ricardo Fernandes

      Pois, mas podiam por mais tinha neles.

    3. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      so um reparo…
      1 picolitro =1 melesimo de ulitro
      1 ulitro=1milesimo de ml
      1 ml=1 milesimo de litro
      logo
      1picolitro =milesima*milesima*milesima de litro

      1p litro=10^(⁻9)litros

      cmps

      1. Avatar de Pedro Manuel
        Pedro Manuel

        só outro reparo, saltaste o nano litro =P

        mili (10^-3), micro(10^-6), nano(10^-9), pico(10^-12), femto(10^-15), …

        http://pt.wikipedia.org/wiki/Litro
        http://pt.wikipedia.org/wiki/Nano

        1. Avatar de lmx
          lmx

          boas..
          não era preciso referencia nenhuma 😉
          saltei sim senhora e não foi propositado, foi mesmo por esquecimento, mas a comunidade a pouco e paoco chega la 😉
          obrigado pela correcção
          cmps

    4. Avatar de André
      André

      Excelente comentário. As contas feitas no artigo devem ser apenas para propósitos ilustrativos, porque 1 litro de tinta demora muito tempo a consumir (utilização doméstica e afins). Mas é inegável que os tinteiros são muito caros.

      1. Avatar de Vítor M.

        Não, o conhecimento resultante do post é a mais valia. André tu sabias isso?

        Aposto que não. Assim coo o Paulo provavelmente nunca tenha pensado a fundo no assunto e eu conhecendo o Paulo como conheço, sei que ele nesses aspectos não se deixa dormir!

        A verdade é que ao abanarmos com a cabeça e encolhermos os ombros, estamos a pactuar com o contínuo assalto ao consumidor.

        Artigos destes podem não ser ricos em novidades culturais, mas fazem parte do processo de informação sobre os atentados ao nosso bolso.

        Abraço e bom fim de semana 😉

        1. Avatar de MáRio
          MáRio

          Por mim, quero mais destes artigos…
          Mas mesmo assim, existe que nao fique convencido, já que falaram aqui q um tinteiro nao é só tinta e que tem o chip e o plastico e nao sei mais quê. Verdade. Mas se isso fosse de facto muito caro então um telemóvel teria que custar 5000€. A tecnologia dos tinteiros está mais que batida. É obvio que é 90% Marketing.

        2. Avatar de miguel
          miguel

          Eu não reparo propriemante nessa prespectiva… mas reparo no preço por copia…. e posso te dizer que para a minha 940c pago 50€ por 2 tinteiros: 1- nº15 que dá para 500 pag. 2- nº78 que da para 560 paginas… 50/1000=0.05€ por pagina… ainda tenho a margem das 60 paginas que o nº78 traz 560 e não 500…

    5. Avatar de Vítor M.

      Na verdade os pontos que referes vincam ainda mais o que referi no post.

      Na verdade o que se vende é mais do que a tinta, no caso da HP, porque noutros casos nao mexes na cabeça de impressão, como penso ser o caso das Epsons.

      Logo o argumento que estamos a pagar tecnologia pode ser considerada uma falácia (sem querer tirar alguma razão ao que dizes).

      Em relação ao lucro do canal de distribuição e retalhistas… bom isso é sempre um pau de dois gumes, pois o preço do produto ao sair da fábrica é estupidamente caro.

      Por fim e não querendo dar ao post um caracter sensacionalista, pois é a pura da realidade e não vejo onde está o sensacionalismo (a não ser na hipotética falta de rigor na apreciação do post, pois ainda por cima confirmas os pressupostos do post) deveria haver (como foi já avançado por ti) uma forma de recarregar somente a tinta. Porque raio tenho eu de estar sempre a comprar os caríssimos X nanometros e a embalagem de vacuo, etc etc etc?

      Puramente para gerar despesa ao consumidor!

      E os pedidos de recolha de tinteiros vazios? Voces oferecem o tinteiro carissimo que pagaram?

      Os hipers e afins dão ou vendem esse material carissimo com X nanometros?

      Não se deixem embalar… eles andem aí 😉

      1. Avatar de André Torres
        André Torres

        … o “pau” costuma ser de 2 bicos, de 2 gumes é utilizado para a “faca”, mas tendo em conta o contexto, dá para perceber!

        Mto bom post!

  9. Avatar de petersaints

    Isso faz-me lembrar um amigo do meu pai que sempre que acabam os tinteiros da impressora compra outra. Porque substituir os tinteiros preto e de cores sai mais caro do que comprar uma impressora nova daquelas rascas lool E viva ao ambientalismo!!

    Para malta que imprime um certo volume até já é capaz de começar a compensar impressoras laser a cores que já não são assim tão caras e os toners devem render mais. A longo prazo sai mais barato. O problema é que regra geral as pessoas pensam apenas a curtíssimo prazo. 😛

    1. Avatar de Paulo Ribeiro

      sim, um pequeno escritório que imprima mais de 3000 folhas por ano que dá uma média de 8 a 12 folhas por dia tirando feriados e fins de semana, isto é logo para partir para o laser (ou gel das novas). 10 Folhas / dia… meia duzia de facturas etc, qualquer escritório gasta isto, se for de contabilidade gasta 20x mais

    2. Avatar de Yamato
      Yamato

      Para evitar isso muitas impresoras já trazem os tinteiros quase vazios

      1. Avatar de RaCcOn

        Convenhamos que a esmagadora maioria das impressoras trazem os tinteiros a cerca de 40%.
        É práticamente só para carregar os circuitos(quando existem), fazer umas impressoes e já era 🙂

        1. Avatar de petersaints

          Sim mas isto foi há uns anos penso que foi quando começaram aparecer impressoras a 50/60€ penso que na altura ainda não fizessem isso xD

          1. Avatar de RaCcOn

            Sim é bem provavel que isso venha a acontecer mais recentemente pelo menos numa escala maior, no entanto já antigamente haviam marcas que o faziam e ninguém sabia!;)

  10. Avatar de Jorge Barreto

    uau isto dá mesmo que pensar!

  11. Avatar de Carlos
    Carlos

    Devíamos todos fazer isto: http://arstechnica.com/hardware/news/2007/12/hp-and-staples-accused-of-colluding-on-printer-ink-prices.ars
    Ou pelo menos as associações de defesa do consumidor, que têm estruturas jurídicas sólidas.

    1. Avatar de piu!
      piu!

      Mas também são como dizer, tipo, tipo…
      tantas coisas de que todos nós vimos,sentimos,criticamos,e até alguns de nos luta-mos e tudo continua na mesma … ou ainda não repararam ?!
      claro que ainda bem que eles Existem…
      mas as coisas continuam agudizar-se …
      aliás acho que é o “talibanismo…” a crescer, ou seja a descrença o desespero a saturação em massa resulta em “talibanismo…”…
      o monopólio não é legal mas quantos é que existem?!
      Resposta- N .
      e o que é que essas associações de defesa do consumidor fazem ?! e a dita justiça?! e os políticos?

      Rage aganst the machine
      The Disposable Heroes Of Hiphoprisy

  12. Avatar de jmac
    jmac

    Farto da roubalheira investi num sistema “CISS” e garanto-vos vale a pena o dinheirinho gasto, agora compro 4 garrafinhas de 100ml cada, por (+/-) 30 euros !!!,, pesquisem no google “print sem fim” 😉

    cumprimentos

    1. Avatar de Miguel Barbosa

      Realmente isto é mesmo boa ideia 😉

      Obrigado pela info.

      http://www.continuous-ink-systems.co.uk/index.html

  13. Avatar de Bruno Santos
    Bruno Santos

    Eis uma solução “ao litro”:
    http://articulo.mercadolibre.com.mx/MLM-50522739-kit-sistema-de-tinta-continua-para-hp-2122-60-747598-99-_JM

    As tintas duram imenso tempo (mesmo meses) e custam centimos o seu ml.
    O aparelho que é o mais caro, mas a manutenção dos tinteiros depois, é mesmo, muito barata.

    Abraços.
    Bruno Santos

    1. Avatar de Bruno Santos
      Bruno Santos

      Outra coisa que já me esquecia. O sistema adapta-se a quase todas impressoras jacto de tinta. Sei que aqui na europa ainda é mais barato, mas não tenho o link, o que postei acima, foi pra exemplificar o sistema.

      Abraços.

  14. Avatar de Fleyd
    Fleyd

    De facto o preço dos tinteiros quer originais quer reciclados é um exagero (tecnologias á parte). A sugestão do Paulo Ribeiro é mt boa. No meu caso já estive a ver no ebay.uk e quando precisar, existem tinteiros para a minha impressora a 7 ou 8 euros quando os originais custam em PT 25 euros. É sempre um risco mas mas analisando o feedback do vendedor pode-se minimizar.

  15. Avatar de Pedro Mendes
    Pedro Mendes

    Excelente artigo, um optimo ponto de vista e uma excelente prespectiva de uma sociedade consumista na qual vivemos, é incrivel como o lucro não é obtido pelo produto mas pela sua manutenção,

  16. Avatar de lmx
    lmx

    boas..
    o melhor é escolher a impressora pelo tipo de tinteiros/tinteiros reciclados que existem, no meu caso corro atrás do prejuízo ainda, mesmo com tinteiros hp xl.
    hp4280

    cmps

  17. Avatar de Yamato
    Yamato

    Isso sem contar com a cabeça de impressão (e o tinteiro) que os fabricantes tem que fazer e a quem recicla sai de borla, sem contar que importares um contentor de tinta tens milhares de litros e pagas quase o mesmo por um contentor de tinteiros genuínos que se calhar tens para aí 5/10 litros de tinta assim especulando…

  18. Avatar de lmx
    lmx

    boAS..
    nao percebo a nossa comunidade europeia, andam em cima das marcas de telemoveis para terem carregadores iguais , os SO, tem que dar liberdade ao user para la porem o que quiserem, a empresa x não pode comprar a y pois é monopolio de mercado,etc,etc…podia estar aqui o dia inteiro, mas…
    the point is:
    porque é que não temos tinteiros iguais para todas as marcas, eu sei que existem diferenças de resolução,etc, mas podia-se fazer por patamares, ou seja ate x de resolução, até y de resolução…etc.
    You now what i mean?!

    cmps

    1. Avatar de Vítor M.

      A verdade é que nem mesmo para nós, comuns mortais, essas questões estão bem explicadas. Sinceramente há muito “barulho” em volta dessas regras, o que leva o cidadão a desistir de as compreender.

      Depois o que é verdade para determinado segmento, já nem se aplica a outro. É complicado mesmo. Mas neste caso, assim como já foi aplicado noutros, deveria haver uma posição da UE sobre o mercado dos reciclados que, a HP por exemplo, alega ser ilegal.

      1. Avatar de RaCcOn

        Muito sinceramente e depois de ter visto este post fui dar uma expreitadela aos preços dos tinteiros originais Vs Tinteiros reciclados.
        Pude então ver o seguinte…

        Pack 3 Tinteiros Originais EPSON – 20.90€
        Pack 3 Tinteiros Reciclados EPSON – 18.80€

        Neste caso estamos a falar de tinteiros reciclados da WriteLine, que até tem alguma qualidade, e digo-te…
        Epah, tendo em conta que a empresa que recicla os tinteiros apenas os enche e volta a embalar, digo eu…
        E a EPSON é que está a ganhar dinheiro com isto?!Ora fonix…
        lol

        1. Avatar de MáRio
          MáRio

          Realmente… Uns aproveitam-se de outros. É assim a P*** da vida?

      2. Avatar de lmx
        lmx

        boas..
        a hp diz que é ilegal porque é esse o interesse dela, se a UE os apertar como apertam MS,Intel e outros, a ver se ela não se “deita”.
        No software passa se o mesmo , mas estamos um pouco a frente a historia das impressoras ainda vivemos parece a 2 seculos atras.
        pode criar-se assim como se cria so sfware um standar de tecnologia e esse standard ser implementado pelas marcas em que podem também estar incluídos os Produtores de impressoras, ou não, e depois o consumidor escolhe o que quer…
        os tinteiros da marca até podem ser mais potentes, mas o cliente é que escolhe o que quer.
        se calhar para facturação não preciso de usar uma tecnologia extremamente cara quando imprimo a 300+300, epa secalhar um tinteiro muito mais barato fazia o efeito.
        Se quisesse um tinteiro xpto ai paga-va e não “estrabuxava”, assim como não posso comprar um mais barato ando a “estrabuxar sempre”!!
        que raio de monopolios, não percebo quem na UE também anda a mamar disto, pois ainda não se viu nada…

        cmps

        1. Avatar de RaCcOn

          Epah, explica-me lá então porque é que as marcas tem de deixar de ganhar dinheiro e não tu é que tens de te esforçar para ganhares mais?
          O teu comentário só reflete o pensamento de um povo com história e que já foi o mais rico do mundo e que neste momento está completamente “podre”…
          O problema não são eles ganharem muito dinheiro com o negócio deles…o problema é nós ganharmos pouco, mas para isso é necessário que se deixe de pensar assim e comecemos a dar importância as coisas que realmente interessam e não andar com pieguices a tentar mandar os outros cá para baixo.

  19. Avatar de kekes

    Mas o mais curioso é que cada vez essas impressoras estão mais eficientes. Pode ser caro mas com 5 ml imprimo muitas centenas de folhas. Eu agora tenho uma HP tem uma boa relação preço tinteiro/impressões feitas, mas ja tive um Epson que aquilo era uma maravilha tinteiros originais a 50€ mas vindos da net a 1.5€ 😀 e com tweaks aquilo fazia 700 e pico paginas a preto por tinteiro, a cores era menos, mas não sei dizer ao certo.

  20. Avatar de Allan Robs
    Allan Robs

    Ola pessoal.
    Pensar.
    Conjugamos o “achar” como se fosse pensar!
    Então pra quem acha que igual a pensar. \o/
    É bem mais simples e pratico pagar e levar, pois esta ali seu objeto, e ainda posso pagar, este foi uma post de uma pessoa que vive na europa, quantas vezes fiquei puto, muito mesmo, com as coisas, muitos impostos e corrupção ativa e passiva, minutos caríssimos de telefonia móvel e outras tantas coisas que poderiamos citar, numa parada policial sendo filmada por uma equipe de televisão estava parando todos os caros e motos, todos aqueles erros bobos, dirigir sem cinto, pisca quebrado, dirigindo e pilotando de chinelos tanto no carro quanto na moto e outras coisas pra num entrar em tantos detalhes, na hora do ônibus coletivo velho fumacento(realmente nao sei se esta certo esta palavra) e o motorista sem estar com o cinto de segurança, detalhe o coletivo estava lotado muito alem da capacidade, não foi parado, ham. Estava tento uma reportagem e varias pessoas sendo aborda sobre a brits, chegaram do nada e me perguntaram o que “achava” daquilo, querendo eu achar respondi: Penso que aquilo tudo tem um grande efeito. E me virei e fui embora. Todos que estavam ali, pelo menos a maioria conhece as leis mas é mas pratico não ver e fingir que não sabe. Afinal de contas o produto que quero posso pagar e o mundo esta perdido mesmo não mudarei nada.
    Penso eu que achar deve ser melhor do que pensar.
    O que vc acha?

  21. Avatar de Fernando Sousa

    Acham o preço da tinta cara? Então vejam o preço/litro dos cosméticos…

    1. Avatar de RaCcOn

      Ora nem mais lol
      Mas ainda estou para conseguir entender porque é que as pessoas ainda continuam a bater no “As coisas são caras” quando na realidade deveriam de estar a bater no “Eu ganho pouco dinheiro, tenho de conseguir ganhar mais”…

      Para além de bater nessa segunda hipotese, convinha também fazer por isso como é lógico.

      Digo-te que se ganha-se 25.000€/mes estava a burrifar-me para o preço dos combustiveis ou dos tinteiros…

      1. Avatar de Fernando Sousa

        Aqui está um bom exemplo do preço das coisa…
        http://www.continente.pt/ProductDetailMain.aspx?productId=3635172&CategoryName=9&CategoryPath=&SubCategoryName=90904&Back=ProductsIndexMain.aspx?

        E só fiz uma pesquisa na diagonal. Descobri o preço absurdo dos cosméticos quando vi numa loja que tinha no preço dos produtos o preço por Lt/Kg

        1. Avatar de RaCcOn

          sim e isso é natural.
          Mas o problema não são os preços altos.

          Para além de que apenas compra quem quiser…nunca vi ninguém a apontar uma arma a cabeça a ninguém para que fosse um determinado artigo.
          se bem que as vezes nem era má ideia 😉

    2. Avatar de António Matos
      António Matos

      Não sabia; que os tinteiros e os produtos de cosmética, tinham relação. Ou seja: estando e ler opiniões sob um determinado preço e produto, ia encontrar uma relação tão DESCABIDA!!!!!!!

      MAS SERÁ QUE DÁ PARA COMPREENDER??????

  22. Avatar de Tomás Pires
    Tomás Pires

    o tinteiro é o HP 110 ? Se for eu consigo-lhe reciclar isso sem problemas até lhe digo como.

    Entre em contacto se estiver interessado.

    1. Avatar de Vítor M.

      Tomás agora já tenho como o fazer, basta levar a embalagem vazia. Mas na verdade e mesmo o reciclado não se justifica ser ao preço que é.

      No entanto e volto a referir: para haver reciclados alguém tem de comprar os originais.

      1. Avatar de RaCcOn

        Vitor permite-me discurdar, provavelmente até sou eu que tenho uma visão diferente das coisas e estou errado…
        No entanto os preços das coisas são sempre justificados…o que nunca pode ser justificado é o facto de pagarem uma ninharia aos funcionários que estão a desempenhar determinada tarefa.

        Até sou capaz de te dizer que se tiver conhecimento de que determinada empresa paga acima da média aos seus funcionários/operários, compro mais depressa a essa mesma empresa que a outra qualquer que esteja a vender o mesmo produto mas a 10% do valor…desde que tenha possibilidades de o pagar é o principal factor para me motivar a compra em determinado local.

        1. Avatar de Vítor M.

          Não não… nisso estou completamente de acordo contigo. Os lucros é que não são entregues proporcionalmente.

          Mas isso agudiza o factor exploração: além de explorarem o mercado do consumo ainda praticam políticas de escravidão aos seus funcionários.

          1. Avatar de RaCcOn

            Pois sem qualquer tipo de duvidas.
            Conheço a HP um pouco de longe, mas sei que até pagam relativamente “bem” aos seus funcionários.
            🙂
            Foquem-se na solução e não no problema amigos 🙂

          2. Avatar de Vítor M.

            A ideia é conhecer o problema para sabermos qual a solução a desenvolver.

  23. Avatar de Cláudio
    Cláudio

    Não percebi a cena do

    0.36cl de crude
    Preço Barril de crude em litros: 57.44 euros /158.9873 litros (barril de crude)

    Alguém fez alta confusão nas contas ou sou eu que não estou a entender?

  24. Avatar de B80
    B80

    Paga-se isso pelos tinteiros e isso é sem contar com as maroscas que os fabricantes de impressoras ainda incluem nos drivers/firmware.

    É o caso das limpezas das cabeças de impressão cada vez que ligam a impressora. Eu já por várias vezes tive que abrir impressoras para as arranjar e os “reservatórios de tinta das limpezas de cabeça” têm tanta tinta desperdiçada que até dá dó.

    Ou de cada vez que mandam imprimir a preto mas em vez da impressora imprimir em preto/cinzento genuíno também manda uns pontinhos das outras cores à mistura ou ainda impressoras em que mesmo que só queiram imprimir a preto exigem o tinteiro a cores senão não funcionam.

    Quando comprar a minha próxima impressora há-de ser com um sistema CISS.

    1. Avatar de FDAD
      FDAD

      Caro B80 a minha HP Photosmart C4280 faz precisamente aquilo que diz, no meu caso eu imprimo ao contrario, tenho o de cores e quero imprimir a preto (só a uso 1ª vêz a cada 3 meses por isso não me dou ao trabalho), se quiser usar as funções pelo painel da mesma, não consigo, com a mensagem de ausência de tinteiro.
      Solução:

      Não instalar os controladores da HP ligar directamente ao S.Operativo e usar os controladores básicos da HP. Imprimo, a cores a preto (com recurso ao de cores) na tonalidade e contraste que quero.

  25. Avatar de Gilberto Pereira
    Gilberto Pereira

    A comunidade europeia está a dormir, quer lá saber deste tipo de exploração.

    A isto não chamam eles posição dominante e obrigam a oferecerem soluções mais adequadas.

    A questão de fazer valer o preço da tecnologia tem um limite de tempo, isto das impressoras sempre foi um autentico roubo de igreja.

  26. Avatar de James Bond
    James Bond

    Com 4398 euros só se compra 0.36cl de crude?
    Então estamos a pagar pela gasolina sem chumbo 95 o preço da uva mijona! :-)))

    57.44 euros /158.9873 litros (barril de crude) ou seja, em valores aproximados:

    159 l —- 58 €
    x —- 4398 € —> x= 12056 litros

    1. Avatar de James Bond
      James Bond

      Ou ainda:

      12056 l / 159 l = 76 barris (aproximadamente) :-)))

    2. Avatar de Vítor M.

      Boas.

      Acho que os valores que acrescentei já estão certos.

      Acho, pelo menos interpretei os valores por barril (cada barril leva 158,9873 litros de crude) e custa 57,44 euros o barril (preços convertidos do mercado de Brent).

      Assim 4398 euros daria para comprar 12 216 litros aproximadamente.

      Ou estarei enganado?

  27. Avatar de RaCcOn

    Sinceramente e apesar da enorme quantidade de impressões que faço não é coisa que me preocupe.
    Eu tenho o meu negócio, eles tem o deles…se o deles é mais lucrativo que o meu…
    Certamente que não são eles que estão mal mas sim eu.

  28. Avatar de Bovidino
    Bovidino

    A isso se dá o nome de ‘CAPITALISMO’.
    O sistema de mercado onde os mais espertos se aproveitam dos mais bobos.
    O sistema de mercado da ‘propriedade intelectual’.
    O sistema de mercado que aliado ao sistema de governo chamado de ‘DEMOCRACIA’, nos induz a pensar que isso tudo é muito bom e que somos donos do próprio nariz.
    Todavia, ambos os sistemas são dominados há séculos por elites que dominam o mundo.
    Levantei apenas a ponta do iceberg.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      levantas-te e levantas-te bem 😉

      cmps

  29. Avatar de Nuno Sousa
    Nuno Sousa

    Pequena nota aritmética:


    Então temos 4398 euros em tinta, com este valor podemos comprar:

    *12173,157 litros de crude
    *… (não me dei ao trabalho de converter mas devem existir mais erros…)

    Em vez de:


    Então temos 4398 euros em tinta, com este valor podemos comprar:

    * 0.36cl de crude
    * 130 gramas de ouro
    * 48 garrafas de Moet & Chandon Brut Chandelier (5ml = 6.10€)
    * 5 000 000 garrafas de água de litro

    Uso o sistema continuo de tinta há já 2 anos e sinto-me bastante feliz pela troca!!!
    Costumo encomendar a tinta de: http://www.printsemfim.com/

    Cumprimentos

    1. Avatar de Vítor M.

      Já completei esse cálculo. Faltou referir os valores totais e corrigir os cêntimos.

      Penso que agora estará correcto o valor. 🙂

      1. Avatar de Nuno Sousa
        Nuno Sousa

        🙂

        Boa correcção! 😀 E já agora, bom artigo!

  30. Avatar de Iv@n
    Iv@n

    Taí uma coisa que já me irritou. Como pouco uso impressões e qdo vou me deparo com bico entupido, cartucho ruim, etc…
    Desisti dessas “drogas” e dessa condição imposta pelos fabricantes.
    Qdo preciso passo para o pen e uso os serviços disponíveis na praça. Pago uma miséria e não me aporrinho mais com.

    Boas a todos.

    Iv@n

    1. Avatar de Fernando Sousa

      Fazes muito bem, quando a minha impressora estragou, também pensava que necessitava de comprar uma nova imediatamente, fui deixando passar o tempo, como belo tuga que sou e… E agora já passaram 3 ou 4 anos e continuo a não necessitar de imprimir.
      Poupo nos tinteiros, papel, ambiente e cheguei à conclusão que o que necessitamos de imprimir é mesmo muito pouco.
      O Homem é um animal de hábitos.

    2. Avatar de Vítor M.

      E cada vez mais se justifica imprimir fora, principalmente material com cores.. então fotografias nem se fala.

    3. Avatar de Rui Costa

      Boas,

      A minha última impressora morreu há cerca de 9 anos, coitada, vítima dos elevadíssimos preços da sua reparação. Felizmente hoje dou-lhe razão, deixa-la morrer foi a melhor solução.

      Poupei dinheiro desde então. A minha actual impressora chama-se “dopdf” e encontra-se num clique perto de si. Quando preciso de levar a informação para a vida real, levo-a até um empresa de impressões e dou-lhe vida por um valor irrisório (perante o custo real da tinta).

      Poupem o ambiente e ele vos sorrirá!

  31. Avatar de José Miguel
    José Miguel

    O melhor continua a ser encher os tinteiros, porque no fundo as impressoras serão sempre usadas. As melhores impressoras para isso são as Brother. Levam bastante tinta (que é a mais barata do mercado)e não têm cabeças de impressão no tinteiro, o que prolonga a sua vida.

  32. Avatar de Diogo

    Excelente artigo!! Nunca tinha ouvido falar desses sistemas. Muito bom!

  33. Avatar de avlis rotiv
    avlis rotiv

    Estupefacto! Bastante interessante este post!
    Excelente trabalho! 😉

  34. Avatar de arkan
    arkan

    Uso ink jet nas minhas tres impressoras epson, de fazer dvd e vender 🙂

    entao nem ligo para o custo…

  35. Avatar de BlinZk
    BlinZk

    É sem dúvida um pouco assustador, estes negócios da impressão.

    A meu ver, a UE tem que meter uma mão no assunto e criar regras de defendam um mercado justo quer para os consumidores, como para os fabricantes.

    Devíamos poder comprar somente “depósitos de tinta” e não tinteiros.
    O preço que pagamos não é somente a quantidade de tinta que lá vem dentro, mas sim o tinteiro em si, com toda a tecnologia de impressão incluída.

    Na minha opinião, a UE devia “obrigar” os fabricantes e colocarem a tecnologia de impressão totalmente integrada na impressora (ou até com cabeças de impressão substituíveis), e obrigar que o negócio da tinta fossem somente depósitos de tinta, com encaixes compatíveis, para que haja uma concorrência mais justa.
    Isto já acontece em algumas impressoras de grande formato e industriais e não faz sentido que os consumidores particulares não possam também fazer.

    Na impressão de grande formato, compram-se depósitos com tinta da cor pretendida (tipo 1L ou 2L) e fica ligado à impressora através de finas mangueiras. Não faria sentido uma empresa de impressão ter que substituir todo o sistema da cabeças de impressão.

    Parece-me que nós consumidores domésticos também temos direito a poder comprar SOMENTE a recarga de tinta e SOMENTE da cor que necessitamos! Mas para isso, é preciso que a UE tome medidas!

  36. Avatar de Bruno
    Bruno

    Motivo: a tinta é feita de sangue de unicornio. 😉

  37. Avatar de Diogo
    Diogo

    Para quantas impressões dá um litro de tinta?

    1. Avatar de @carlosaaranha
      @carlosaaranha

      depende da quantidade de tinta que gastares por página

  38. Avatar de lima limas
    lima limas

    Recentemente devolvi um multifunções Brother 590cw pelo facto de ter imprimido 185 paginas sendo destas 8 a cores, com os tinteiros que trás de origem e um mais pack original.Recebi informação da marca de que não tinha qualquer avaria e que motivo deste consumo era de ligar e desligar. Nunca devia desligar o multifunções. Destaa forma concluimos que as impressoras gastam mais tinta a ligar do que a escrever. Desta marca nem mais uma.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      oas..
      são todas iguais meu caro quando ligas ele vai limpar cabeças e ja estas a facturar e ainda não viste nada.
      achas que as marcam brincam em serviço, has-de abrir uma e verifica o contentor de limpeza, até de “passas” com o que vais ver.

      cmps

  39. Avatar de lima limas
    lima limas

    Oito páginas a cores quanto pela descrição do producto devia imprimir mais de 400.

  40. Avatar de helder
    helder

    É, já tinha feito essa conta… fiquei com os queixos no chão na altura e praticamente que abdiquei de imprimir, só mesmo em última necessidade.

    Mesmo desconhecendo os custos de produção arrisco a dizer que é o maior roubo da história da humanidade, pior só mesmo quando tivermos de pagar imposto por cada batimento cardíaco.

  41. Avatar de Zé Miguel
    Zé Miguel

    Não se esqueçam que não estão a comprar apenas a tinta. Estão a pagar também a embalagem. Neste caso 200 embalagens de plástico.

    As empresas deviam ser obrigadas a colocar mais tinta E GARANTIR QUE É TODA UTILIZADA. Que a epson manda mudar o tinteiro quando este ainda tem tinta…

  42. Avatar de AbreU
    AbreU

    Fogo por esse dinheiro dava para comprar um pc bomba e ainda uma ps3 e a 360 e vários jogos =D

  43. Avatar de Paulo Carvalho
    Paulo Carvalho

    Esta história já é velha!!! à cerca de um ano atrás esta lenga-lenga circulava nos emails. Pessoalmente à muito tempo que vendi as minhas duas impressoras que me ofereceram e tudo que necessito de imprimir (que não é de grandes quantidades) vou a uma casa da especialidade e pago uma pechincha pelo trabalho. Este tema levava-nos a discussões ainda maiores. Á uns dias atrás estava eu num café e ouvi um homem a barafustar com o preço da gasolina e blá blá blá…passei por ele e perguntei-lhe apenas quanto é que ele ia pagar pela mini que estava a beber enquanto barafustava….ele ficou a olhar para mim.

    Cumps.
    Paulo Carvalho

    1. Avatar de Vítor M.

      Muito bem visto, se bem que o preço por litro da cerveja é de 1.32 €…. e o injector da garrafa é mais simples 😉

  44. Avatar de Paulo
    Paulo

    Os tinteiros são caros porque os tinteiros têm muita tecnologia ao contrário do que a maioria possa pensar…

    1. Avatar de Vítor M.

      E porque temos de comprar toda essa tecnologia em vez de comprar somente a tinta?

      É que há métodos e métodos. Uns trazem toda essa tecnologia incorporada num cartucho e outras marcas apostam em ter os injectores presos ao carril de impressão… e não deixam de ser caras como as outras…

    2. Avatar de Nuno Sousa
      Nuno Sousa

      Com todo o possível respeito, mas isso é mentira!
      Usam tecnologia simples disponível e barata!
      Como prova disso estão os sistemas contínuos de tinta!

      Os melhores cumprimentos

      1. Avatar de Vítor M.

        Bem visto. As plotters usam sistemas que apenas necessitam dos depósitos (penso não estar a dizer asneiras).

        1. Avatar de lmx
          lmx

          boas ..
          sim a tecnologia é da treta para os dias de hoje, existe tecnologia boa claro, mas não para os preços que paga-mos , nós paga-mos este mundo e o outro.

          cmps

        2. Avatar de BlinZk
          BlinZk

          Não estás, não.
          Se leres o que eu escrevi acima, falei exactamente disso.

    3. Avatar de sabougo
      sabougo

      Tenho aqui umas dezenas de tinteiros vazios. Devo vender a tecnologia e comprar um carro novo?

  45. Avatar de João Ramiro
    João Ramiro

    interessante, já tinha pensado nisto um dia em que comprei uma impressora, de marca HP por cerca de 50€. ora os tinteiros acabaram e eu precisava de 4 tinteiros novos. o meu espanto era que os tinteiros eram 19€ cada os das cores e 17€ o preto. ao fazer as contas decidi comprar outra impressora pelos mesmos 50€!

  46. Avatar de Jaime
    Jaime

    É realmente um artigo interessante.

    Os tinteiros são caros, porque para alem da tinta, tem que se fazer a embalagem, e não lhes interessa (à marca) fazer-los mais baratos.

    Porque não fazer tinteiros maiores e adaptados para encher? Talvez de 25ml? O preço por unidade iria reduzir certamente.

    Eu não gosto dos tinteiros reciclados, pois só dão problemas (já tive de deitar fora 2 com metade do conteúdo) e por uma diferença de 1/2€ o tinteiro por vezes, até dá jeito saber quando ele está quase vazio (graças ao inovador chip que também causa dores de cabeça nos reciclados)

    Quanto a comprar uma impressora nova de cada vez que precisam de tinteiros, não vos compensa…para a minha Epson a embalagem original com os 4 tinteiros custa 33€. Isto falando de tinteiros para uma multi-funções. Compensa mesmo fazer lixo electrónico?

  47. Avatar de PJviana
    PJviana

    Eu penso que cada mais vale imprimir fora de casa! Eu já não tenho impressoras em casa a trabalhar à varios anos. Até tenho uma Hp A3 quase nova a apanhar pó! Impressoras a lazer fica mais barato para quem imprime muito! Para imprimir pouco mais vale pagar nas lojas da especialidade!

    Estavam a falar de preços! Numa impressora Xerox o preço de impressão a Preto custa menos de 0,02€ e a cores menos de 0,08€ + IVA isto numa folha SRA3 que é um pouco maior que o A3! 😉

    1. Avatar de sabougo
      sabougo

      Eu estranho esses preços de 0,02€ por impressão a preto.

      Se as fotocópias normalmente são a 0,1€ e são mais baratas que as impressões, escapa-me algo.

      Se para esgotar o tinteiro, umas 300 folhas a preto, dá uns 6€, e são bem mais caros que isso, e logo dava prejuízo.

      Na melhor das hipóteses essa impressora xerox é a lazer.

      Ainda assim tirar essas cópias nas escolas costumam ser mais caras.

  48. Avatar de Yamato
    Yamato

    Já à muitos anos atrás quando comecei a trabalhar a HP e a Olivetti vendiam tinteiros isolados e conjuntos tinteiros com cabeça de impressão, usávamos tinteiros novos até à cabeça de impressão dar o berro (durava para aí 15 tinteiros se bem me lembro) e ai abríamos um conjunto e montávamos o nova cabeça e depois o novo tinteiro.
    Quando se acabou com isto e todos os tinteiros começaram a vir com cabeças de impressão incluída deram um tombo e ficaram a quase metade do preço do tinteiro isolado.

  49. Avatar de Oliveira
    Oliveira

    Realmente, muito bem visto!

  50. Avatar de InfectedM
    InfectedM

    Epah… esta noticia tem mais replies que um post sobre um iphone novo!! LoL

    Só duas coisinhas acerca desta matéria…

    1º – De facto os tinteiros reciclados são bastante mais baratos face aos originais, mas a qualidade dos mesmo é uma desgraça na maioria dos casos. Eu faço parte do grupo que não dá um uso considerável à velhinha multifunções HP cá em casa (custou uns 60€ à uns 6 anos atrás!) mas sempre que tive que comprar tinteiros foram originais.
    E porque? Porque com a velhinha multifunções Epson que sempre usou também tinteiros originais, tinha ela 1 aninho e pouco quando a minha irmã se lembrou de comprar um par de tinteiros reciclados e as primeiras 5 impressões parecia estar tudo bem… tirando o facto do magenta ser meio rosa e o preto ser cinza…! o problema veio passado 1 mês depois da maquina estar parada com aqueles tinteiros lá dentro… nova impressão… e não sai cor magenta nem preta! Limpeza de cabeças… nada. Tinteiro preto novo original… nada! Enviamos para reparação, resultado… reparado ao abrigo de garantia -> Substituição de cabeça de impressão.
    Depois de acabado os tinteiros originais (o magenta entretanto foi trocado por original) decidimos comprar novamente reciclados. Resultado: Ao fim de umas 3 semanas parada, voltou a secar a tinta na cabeça de impressão e voltou a dar cabo da máquina. Como precisávamos de imprimir fomos a correr comprar a actual HP!
    Moral da história: Os reciclados são muito bonitos e baratos, mas a qualidade na maior parte das situações é uma real porcaria. Actualmente trabalho numa loja que vende imensos consumíveis para as mais variadas máquinas no mercado e também vendemos algumas referências de reciclados e posso garantir que não os recomendo a ninguém. à uns 2 anos atrás (+-) deixamos de vender reciclados HP. e porque? 6 em cada 10 dava problemas, ou não imprimia uma ou mais cores no caso do de cor, ou não era reconhecido pelo equipamento, ou borratava a impressão toda, ou porque a tinta não secava nas impressões fotográficas (papel próprio).

    2º – Tinteiros a 50% é cada vez menos usado pelas marcas. Actualmente onde trabalho, todos os equipamentos a jacto de tinta vêm com tinteiros a 100%.
    A diferença é que a maioria das marcas agora disponibiliza tinteiros e diferentes capacidades, ou seja, HP tem a referência HP 300 cor e 300 preto, e disponibiliza o 300 cor XL e 300 preto XL com o dobro e triplo de tinta respectivamente. O equipamento que compramos que trabalha com estas referências vem com a referência 300 normal!
    A Epson tem nos equipamentos actuais, usado a referência TO711, TO712, etc. Mas têm em linha o tinteiros TO711H que é uma embalagem com 2 tinteiros com o dobro da capacidade mas não é o dobro do preço.
    Os equipamentos que usam estes tinteiros vêm com o TO711 normal!
    Nos equipamentos laser continua a reinar a história dos consumíveis a 50%. Não se esqueçam é que na maioria dos equipamentos laser não é só toner que se compra! Tirando (alguns) equipamentos laser HP, a grande maioria das marcas para além dos 4 toners (equipamentos a cores) usam também unidade de imagem/tambor (que é habitualmente EXTREMAMENTE caro), depósito de resíduos, correias, etc.

  51. Avatar de darth_paul
    darth_paul

    é por isso que eu so comprei a minha impressora depois de saber que havia tinteiros reciclaveis baratos. senao nem a queria para nada, que os originais sao um roubo

  52. Avatar de Manrhax
    Manrhax

    a mais de 8 anos que nao compro cartucho original exatamente por isso….fico imaginando quem compra!!O_o

  53. Avatar de Hugo Cura

    Agora que tive tempo de ler o artigo (não os 108 comentários) vejo que, no teu caso Vítor, compraste a impressora sem olhar ao que é mais importante e onde realmente está o negócio (tal como referiste).

    Eu tinha uma impressora Epson jacto de tinta a cores, desde 98, e assim que descobri que existiam tinteiros de marca branca a 2€ (meia dúzia e picos de anos depois) fiquei estupefacto porque não tinha essa ideia do negócio que ali se movia.

    Recentemente, aí há meio ano, precisei de adquirir um multifunções. A condicionante na minha escolha foi mesmo essa. Fui ao ebay e procurei as marcas com tinteiros de marca branca mais baratos (que são sempre os que não incluem o jacto de tinta no mesmo). A escolha incidiu na marca Brother e por 18€ comprei 10 tinteiros (2 de cada cor + 4 pretos) de qualidade indiferenciável perante os originais.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Atenção que não falo em reciclados, falo em marca branca. Acho um risco reciclar tinteiros HP, que usam sempre o mesmo jacto (pelo menos até há algum tempo isso não se substituía), já que aquele jacto foi feito para funcionar e injectar determinada quantidade de tinta e não X vezes mais, onde X é as vezes que é reenchido, a qualidade de impressão certamente diminuirá.

    2. Avatar de Vítor M.

      Pior é que nem fui eu que a comprei, foi oferecida. Uma impressora portátil, com bateria, onde podes fazer fotografia com uma qualidade fantástica… o preço dos tinteiros é que são proibitivos… pelo menos os originais!!! 😉

      1. Avatar de Hugo Cura

        Ah ok, isso explica tudo 🙂

        Também não estava a ver a “caíres na esparrela”, a não ser que quisesses muito esse modelo portátil (provavelmente com poucas alternativas na concorrência).

  54. Avatar de Nuno
    Nuno

    Olha descubriu a polvora …

  55. Avatar de Hugo
    Hugo

    Boas.

    Bom artigo!
    Eu por acaso já estava ao corrente disto…

    Eu comprei a minha impressora a olhar primeiro para o preço dos tinteiros compatíveis.
    É uma Canon MP600 e leva 5 tinteiros, originais custam 14€x5 = 70€
    Compatíveis fica 1€x5 = 5€

    Diferença brutal…preferi dar 150€ pela impressora e poupar nos consumíveis…

    Cumps

    1. Avatar de Nate
      Nate

      Boas

      Pois, essa é a melhor solução para a maioria dos consumidores, o problema é para os que tem impressoras que não tem tinteiros reciclados compatíveis.

      Mas, por acaso não estava ciente de que um litro de tinta para impressora custa 4000 euros.

  56. Avatar de PorcoLino
    PorcoLino

    Se eu só quero preto e branco, não era mais fácil ter uma “impressora” que queimasse o papel até ter X grau de negro?

  57. Avatar de Rfas
    Rfas

    Já tinha feito estas contas.
    Daí para cá tenho usado a minha impressora apenas como scanner, digitalizo tudo e coloco no meu dropbox.
    Resultado: Ganhei espaço em casa e poupei nos tinteiros!
    Parece por demais evidente que há que pensar cada vez mais que o papel tem tendencia a acabar…não só em termos ecológicos como em termos economicos.

  58. Avatar de PEDR0
    PEDR0

    Inda nao vi ninguem que faça o que eu faço mas que dá mais trabalho claro que é encher eu proprio o tinteiro. Desde á mt tempo que comprava os tais reciclados que no preço sao melhores que os originais. Claro que ha tintas e tintas. Já me dei mal com uma marca em que borratava mais e noutra em que a qualidade nao era tao boa mas quem nao quer pagar muito tem que se sujeitar e ser esperto. Ir experimentando…
    Ja nao me lembro ao certo por quanto ficou mas na loja em que comprei e que ja tinha comprado la tinteiros reciclados resolvi pedir em quantidade e encher eu mesmo. O empregado ate me perguntou quantos litros eu queria (hehe) e para experimentar la optei por uns modestos 250 ml. Ja nao recordo bem quanto foi mas foi algo do tipo 5e, 10e máx. Ensinaram-me a encher… com uma seringa e demora uns 10m…mais a tinta a repousar…uns outros tantos e pronto em vez dos 4000 e tal aerios gastam uns 20e/L.
    A impressora é uma multifunçoes HP dessas de 60e e para uso domestico e academico xega. para o que pago a qualidade é mt aceitavel e tou admirado com o tempo que tá a durar

  59. Avatar de Nuno
  60. Avatar de Carlos Ribeiro
    Carlos Ribeiro

    Muito provavelmente o preço é inflacionado após ter saído das fábricas desde o armazenista até à loja final, por isso sou da opinião que devia ser como no passado anos 70 onde muitos produtos dia PVP – Preço de Venda ao Publico ou PMVP – Preço Médio de Venda ao Público, mas isso é coisa que não interessam aos governos por causa do IVA que se coloca em cima da especulação.
    Artigo Excelente.

  61. Avatar de easynote
    easynote

    Ainda bem que eu pago 4.5€ de cada tinteiro compativel (nao reciclado que estraga tudo)

    1. Avatar de miguel
      miguel

      falar sem saber é que é bom loool

  62. Avatar de Tiago
    Tiago

    Quando os meus tinteiros acabam, compro uma impressora nova!!

  63. Avatar de sSs
    sSs

    Post engraçado…

    Podiam apanhar a embalagem e fazer a criação de um “apoio ao consumidor” de impressoras / multifunções que o preço por página fosse o melhor.

  64. Avatar de André Almeida
    André Almeida

    Fiz as contas da minha impressora e realmente são números impressionantes.
    Por um tinteiro preto 1 Litro – 1330€
    Por um tinteiro de cor 1 Litro – 2129€
    Fazendo (2129 x 3) + 1330 = 7717€ em 4 litros de tinta.

    Realmente entende-se porque é que “dão” as impressoras.

    1. Avatar de Vítor M.

      Exatamente 😀 é isso tudo caro André.

  65. Avatar de sSs
    sSs

    E já agora, quais os melhores sítios para comprar tinteiros compatíveis que não expludão dentro da impressora.

  66. Avatar de Pedro Pimenta
    Pedro Pimenta

    Boa realmente esta é uma verdade PURA E CRUA ja por isso desde 2005 +/- que so uso EPSON seja a R300 ou a R1800 com sistema de alimentação continuo CISS 🙂 por 50€ compro 8litros de tinta claro não da original mas para o que é serve imprimo muita “fotografia” e sem duvida que isto do CISS vale bem a pena e alias tambem uso tinta Pigmentada e tinta para sublimados 🙂

  67. Avatar de Eu mesmo
    Eu mesmo

    Tinteiro novo??? Nunca ouvi falar de semelhante coisa. Julgo que deve ser aquelas coisas que vinham na impressora oferecida quando comprei o computador, paí à 3 anos atrás.

  68. Avatar de Alfredo Soares
    Alfredo Soares

    Se procuram tinteiros e toners ou até mesmo tinta para tinteiros ao melhor preço do mercado vejam em http://www.jatinteiros.com
    Eu comprei lá e estou bastente satisfeito com a qualidade dos produtos. Recomendo