O petróleo é utilizado em coisas que nem nos passam pela cabeça… ora veja!

29 Comentários

Embora associemos o petróleo a apenas algumas coisas específicas, como a mobilidade e a eletricidade, a verdade é que ele está largamente presente na nossa vida, no nosso quotidiano. Faz ideia de tudo aquilo que implica a utilização do petróleo?

Petróleo

Quer seja como combustível ou como matéria-prima, o petróleo é parte integrante da nossa vida e está presente num sem número de coisas – tantas que é complicado acompanhar.

De facto, apesar das tentativas levadas a cabo para esverdear o mundo e a atividade humana, a verdade é que, de acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), é provável que este combustível ainda assegure o seu lugar cativo durante as próximas décadas.

Historicamente, o petróleo tem sido a fonte de energia mais consumida em termos do consumo de energia anual total nos Estados Unidos da América. Os produtos petrolíferos são utilizados para impulsionar veículos, aquecer edifícios e produzir eletricidade.

Além disso, no setor industrial, a indústria petroquímica utiliza o petróleo como matéria-prima para dar forma a produtos como plásticos, poliuretano, solventes e centenas de outros bens intermédios e de consumo final.

Para clarificar as pessoas, a AIE disponibilizou uma infografia, na qual destaca 72 utilizações deste combustível, no quotidiano:

Petróleo no dia a dia

Embora a principal utilização do petróleo seja o combustível, e os seus derivados sejam frequentemente utilizados para gerar eletricidade, existem, conforme constata a imagem acima, muitas outras utilizações.

Para ver a infografia com mais qualidade, aceda aqui.

 

Leia também:

Com milhões de carros elétricos nas estradas, qual será o impacto na produção de petróleo?

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    É por isso que eu não percebo porque querem que não utilizemos petróleo sem termos primeiro alternativas!!!!

    Não compreendo como é possível haver quem ache que só os transportes usem petróleo!!!!!
    Quase tudo utiliza petróleo, desde os polímeros, tintas, hardware, telemóveis……. quase tudo!

    Um país ocidental que abriu os olhos, o Reino Unido voltou atrás com a meta reduzir drásticamente a emissão de CO2!

    Num mundo global, temos de perceber que ou todos estão empenhados em melhorar o ambiente ou quem apostar mais no ambiente vai empobrecer ao contrário de outros que continuem a poluír! Porque poluír é mais barato que despoluír!!!!

    Como é que acham que a China enriquece? É por estar preocupada com o ambiente?

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      É completamente diferente usar petróleo para fazer plásticos do que queimar petróleo…

      1. Avatar de Ifm
        Ifm

        David, é tudo sub produtos, não é transformado gasolina que vais obter plásticos.

        Tu ao produzir plasticosa partir do petróleo inerentemente vais produzir putos subprodutos.

        No caso do petróleo, tudo ou quase tudo do barril de crude é aproveitado.
        Não faz bem ao ambiente correcto, mas seja plásticos ou gasolina está tudo no mesmo saco.

        Pelo simples facto que estás a remover carbono que está no subsolo e a injectar na superfície seja em forma de sólido, gasoso ou líquido.

        Daí “não haver problemas” em queimar carvão vegetal ou outros do gênero, porque estás a remover carbono de um meio onde existe e a voltar a devolver ao mesmo meio.

        Aqui o problema de carvão mineral e do gás e do crude é estar a injectar co2 que estava acomulado há milhares de anos e a injectar a um ambiente onde não existia esse carbono

        1. Avatar de Castro
          Castro

          O impacto ambiental de queimar gasolina não é o mesmo que fabricar plásticos.
          E para fabricar plásticos não implica que seja necessário produzir combustíveis para aproveitar tudo do petróleo, já que aquilo que serve de matéria prima para a gasolina também é usado para criar plásticos.

    2. Avatar de iDroid
      iDroid

      Estás a dizer que não nos devemos preocupar com o ambiente?

    3. Avatar de JL
      JL

      Abriu os olhos ? então o petróleo queimado também dá para usar nestas 72 aplicações, agora fiquei confuso !!!

      Talvez seja por isso que é importante poupá-lo.

      1. Avatar de JL
        JL

        Já agora, UK só igualou as metas europeias.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Que qd chegar a hora da verdade vão ser novamente adiadas.

          1. Avatar de JL
            JL

            Exato, eles até vão adiar só para lhe fazerem a vontade.

          2. Avatar de yamahia
            yamahia

            O RU acompanhou a UE que ja tinha adiado.
            Quem dará o próximo passo rumo a novo adiamento? Aceitam -se apostas! loooloool

          3. Avatar de JL
            JL

            A ue nunca adiou, o plano só foi aprovado este ano.

        2. Avatar de EEQTR911
          EEQTR911

          Se banirem os carros elétricos o planeta fica melhor.

      2. Avatar de Kush
        Kush

        Existe uma planta que pode substituir o plástico, da tb para alimentar, da para fazer roupa de qualidade e douradoura, calçado,. E de fácil cultivo, adaptasse a todo o tipo de solo, inclusive solos pobres, não necessita de muita água (1/5 do algodão) e cresce sem produtos fitossanitários.

        ELA CHAMA SE CÂNHAMO. E SEU CULTIVO PRODUZ TB OXIGÉNIO!

        Abc

    4. Avatar de Kush
      Kush

      O cânhamo pode substituir o petróleo , e é uma planta.

  2. Avatar de Diego
    Diego

    O petróleo é utilizado em coisas que nem nos passam pela cabeça…. e algumas que passamos, é presente com petrolato em uma variedade de shampoos(champô)

  3. Avatar de Yesir
    Yesir

    Eu nunca mais usava batom

  4. Avatar de Filipe Sousa
    Filipe Sousa

    Esqueceram de colocar os cigarros? Fumem que que a população mundial precisa diminuir. Fumem hehehehe

  5. Avatar de JJ
    JJ

    Entre muitos outros produtos constam também os corantes alimentares artificiais (também conhecidos como sintéticos) que são derivados do petróleo.

  6. Avatar de Stanley
    Stanley

    Microplástico existe até no intestino dos viventes.

  7. Avatar de JS
    JS

    Ele ja esta aqui!
    Mas é so para estes tipos de produtos ou VE

  8. Avatar de Nuno Dias
    Nuno Dias

    Quase toda a gente sabe que o petroleo é usado em produtos estéticos. Mas continuo a ver muitas “ambientalistas” de unhas e cabelo pintados

  9. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Afinal os elektros usam petróleo. Quem diria…

    1. Avatar de EEQTR911
      EEQTR911

      E bastante mais!

      1. Avatar de JL
        JL

        Dito por um petrolambientalista ? 😀

  10. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Só agora descobriram isso?

    Desde sempre, e quando digo sempre, já estamos a falar já com umas centenas de anos em cima, que precisamos do petroleo para fazermos muita coisa.

    1. Avatar de JL
      JL

      Centenas não, 1 centena e alguns anos.

  11. Avatar de João
    João

    Eu ia comprar um veiculo elétrico porque sempre me disseram que não tinha petróleo nem peças feitas com petroleo…. //fim de ironia.

    1. Avatar de EEQTR911
      EEQTR911

      Ainda são mais poluentes!

  12. Avatar de Diego
    Diego

    o facto é vai acabar e não há o que se faça quanto a isso, alternativas sintéticas estão a vir, na intenção mais de salvar o motor a combustão do que propriamente ser uma alternativa ecologia ao petróleo.