O Pai da Internet não gosta do IE8!

29 Comentários

O pai da Internet, Tim Berners-Lee, não gosta do IE8 pois este browser não tem suporte para gráficos vectoriais escalonáveis (SVG).

Tim Berners-Lee

Berners-Lee, enquanto director do órgão regulador dos standards W3C, critica a Microsoft e o Internet Explorer 8 pela lenta adopção destes tipos de gráficos, noticia a PC Pro.

Os gráficos vectoriais escalonáveis são utilizados por exemplo em mapas online para redimensionar imagens sem perder resolução.

Safari, Chrome e Firefox são exemplos de web browsers que já utilizam o standard SVG, proposto pela W3C. O IE8 utiliza um formato chamado Vector Markup Language, através de um plug-in que a Adobe já anunciou que vai abandonar. Exame Informática

Partilhar:
Tags:

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de HBK
    HBK

    O IE8 não está preparado para o futuro, é simples. Pode ser bonito, mas se quiserem um browser a sério entao usem outro qualquer que não seja o IE8.

  2. Avatar de Paulo Ribeiro

    mais uma vez o freeware a anos luz da micro$oft, e a dar umas quantas laps de avanço e a dar-lhes gozo.
    como diria a minha avó, “tas tu a pensar em ir e eu já fui e vim 3 vezes”

  3. Avatar de Sniffer
    Sniffer

    Pensava que o Flash fosse gráfico vetorial escalonável…

    PS.: estava tentando ser irônico, ok?

    Cá entre nós, isso quer dizer que o Google Maps não funcionará no IE8?

  4. Avatar de aver
    aver

    “O IE8 utiliza um formato chamado Vector Markup Language, através de um plug-in que a Adobe já anunciou que vai abandonar” – diz o post – para visualizar gráficos vectoriais escalonáveis (SVG)

    Se a Adobe abandonar o plug-in, a Microsoft adopta o standard SVG da W3C, o que já que está a ponderar.

    Quando o IE 8 já tiver adoptado o standard SVG da W3C o Berners-Lee já passa a gostar do IE 8. Perdi alguma coisa ?

  5. Avatar de akueda
    akueda

    o IE8 já saiu? não sabia… ando mesmo desatento… lol 😛

    não, agora a serio…

    este é o tipo de noticias k axo k deviam não tem relevancia nenhuma para o nosso futuro ou conhecimento… é daqueles tópicos k só gera a discordia com uns a poxar po lado e outros para outro…

    desculpem lá o “em parte “offtopic””… 😛

    axo k sim, k eles têm k evoluir, a maior parte dos utilizadores da internet utiliza o IE por vir pre-instalado, e axo k não deviam sair prejudicado por um caprixo da microsoft(digo isto sem saber se ira haver alguma solução para o problema).

  6. Avatar de akueda
    akueda

    aver gostei da tua teoria do “gostar”… lol 😛

  7. Avatar de xarouz
    xarouz

    nao é de admirar
    só quem não conhece outro browser é que acha o IE bom!

  8. Avatar de CáVai
    CáVai

    Toda e qualquer companhia monopolista (e não só a Microsoft) tenta, de forma explícita ou não, salvaguadar o seu património. E este caso não é diferente…

    A Microsoft tem tentado adiar o suporte a SGV e ao Canvas (desenvolvido pela Apple) pois estas duas tecnologias entram em conflito directo com um dos seus produtos mais recentes: o Silverlight (tecnologia semelhante ao Flash).

    De facto, desde a massificação do Ajax em desenvolvimento web, o Flash e, por sua vez, o Silverlight tem vindo a ser substituídos por esta tecnologia com bastante sucesso (embora eu seja da opinião de que existe espaço para a coexistência destes recursos)…

    Para quem não sabe o SGV e o Canvas permitem a um progamador de javascript e/ou Ajax criar e manipular gráficos vectoriais num ambiente web.
    Ora há até pouco tempo isto era apenas possível utilizando os softwares da Microsoft ou da Adobe (Silverlight e Flash respectivamente), daí a relutância da Microsoft…

    De qualquer forma não será motivo para preocupação pois à medida que a concorrência entre os diferentes browsers aumenta, e visto a Microsoft possuir a maior fatia do mercado, estas tecnologias serão forçosamente adoptadas.

    De qualquer forma não deixa de ser uma atitude no mínimo condenável por parte da Microsoft que mais uma vez se coloca como um entrave ao avanço da tecnologia, logo ao benefício do utilizador…

  9. Avatar de aver
    aver

    Não vai sendo tempo de acalmar a guerra dos browsers ? Já estão – todos – a usar código open-source uns dos outros. Até a Microsoft já vai largando algum

    O Chrome ao menos faz o pleno, Firefox, Safari, IE/Microsoft e mais uns tantos.

    http://www.hanselman.com/blog/TheWeeklySourceCode33MicrosoftOpenSourceInsideGoogleChrome.aspx

  10. Avatar de Ferreira
    Ferreira

    Mas o pai da Internet não era o Al Gore?

  11. Avatar de akueda
    akueda

    não, esse foi o quase presidente dos estados unidos da america

  12. Avatar de CáVai
    CáVai

    @aver:

    😀

    De facto os programadores do chrome fizeram algo que já outros deviam ter feito, que foi deixarem-se de merdas (perdoem o francês) e utilizar o que já alguém tinha feito em vez de tentarem reinventar a roda.

    Guerras e preferências à parte, e tendo em conta que o browser ainda está (na minha opinião) em fase embrionária, temos de admitir que o chrome é uma das peças de software com mais potencial lançado nos últimos tempos…

  13. Avatar de Roberto
    Roberto

    Ele é mais um que não gosta do IE. Mas o IE8 beta 2 traz novidades que novas versões do Firefox trarão, como a navegação invisível (será mesmo invisível?). Safari também tem esse recurso. É sempre assim, um a copiar as idéias do outro.

  14. Avatar de popy
    popy

    boca de barulho

    mas nao foi a apple que inventou a internet?
    afinal são eles que teem a mania de dizer que inventam tudo…mesmo quando é mentira

  15. Avatar de racoq
    racoq

    Antes destes meninos saberem o que era inovação na net, jáo o Opera existia.

  16. Avatar de pedrokas
    pedrokas

    Um grande tópico no Blog de Scott Hanselman, detalha que a Google utiliza código da Microsoft no seu Browser Google Chrome.

    Este código utilizado é completamente legal, a Microsoft disponibilizou este código em 2004 sob a licença Open-Source, o que é um grande passo da Microsoft.

    http://www.hanselman.com/blog/TheWeeklySourceCode33MicrosoftOpenSourceInsideGoogleChrome.aspx

  17. Avatar de HBK
    HBK

    @racoq

    Pois é, mas é que o Opera já anda nisto há mais de 10 anos e o Google Chrome apenas com 48 horas de lançamento já o bateu em quota.

    Não sei…

    😉

  18. Avatar de lfspaulo

    @ Miguel Pereira, é simples. O Miguel conseguiu um screenshot da página do Pplware iinteira e não apenas do que fica visivel no Browser. 😉

    cumps,
    lfspaulo (Há cenas lixadas!)

  19. Avatar de fabio
    fabio

    HBK pode o ter batido em utilizadores. mas o chrome ainda esta a anos de luz do Opera…

  20. Avatar de Nuno
    Nuno

    Trabalho há 8 anos na área de desenvolvimento de sites e aplicações web e já em 2001, quando nasceu o SVG, um colega meu dizia que esta tecnologia iria ter um enorme sucesso. Mas a verdade é que não vejo muitos sites que a utilizem nem nunca trabalhei com ela… se não estou em erro, apenas por uma vez vi um site de um aeroporto (mais uma vez se não erro 😀 ) que utilizava o SVG para mostrar o edifício.

  21. Avatar de CáVai
    CáVai

    @Nuno:

    Que te posso dizer?…

    Não devem ser muitos os dias em que não veja sites que incorporam esta tecnologia…
    Tens que perceber que o SVG não é utilizado apenas em projectos de larga escala e por vezes passa despercebido…

    O SVG, ao contrário do flash, não é facilmente edentificado numa página.
    De facto quase todas as aplicações em Ajax que incluam amostragem de gráficos ou outro tipo qualquer de layout mais sofisticado recorrem a SVG e, senão é mais utilizado, é por causa da Microsoft e destas atitudes dos seus responsáveis…

    Até a mozilla já se ofereceu para desenvolver um plugin com suporte a SVG e especulou-se até que este seria incorporado no flash player, isto para os utilizadores do IE passarem a usufruir da tecnologia.

    Aliás, esta tecnologia não se resume apenas à web.
    Um bom exemplo disso são os ícones do ambiente de trabalho utilizados em distribuições linux que tiram partido das propriedades do SVG.

    Além disso, não é por uma tecnologia ser pouco utilizada, que faz com que deixe de ter qualidade…

  22. Avatar de Nuno
    Nuno

    Quem inventou a net foi o Ricardo Araújo Pereira…

  23. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    Antes do SVG, a microsoft devia preocupar-se em por o IE a interpretar todo código javascript, pois é uma autêntica desgraça neste campo.
    O IE devia era ser banido!
    Usem Firefox, Ópera ou Safari.

  24. Avatar de CAP

    Quem é que ainda usa o IE?

  25. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    @CAP
    Infelizmente, muita gente.

  26. Avatar de António Pedro Cunha
    António Pedro Cunha

    Quando a MS se decidir a suportar rudimentos do standard SVG numa futura versão do IE, já o standard para SVG’s animados foi implementado noutros browsers, e o Tim Berners-Lee irá odiar o IE outra vez. E com razão. Quer dizer, estão os browsers a suportar PNG animado e o IE acha-se bom por suportar PNG’s estáticos? (finalmente!)

    O IE está a anos luz de tudo o que é browser. Prefiro o Lynx ao IE… apesar de ser um browser de texto, ao menos faz tudo o que lhe compete fazer. Usem browsers de jeito. Ah!, e é giro ver como uma beta tão má como a do Google Chrome mesmo assim consegue estar anos luz à frente de um browser tão “estabelecido” como o IE. loool

  27. Avatar de Luis gomes

    se o windows 7 trouxer o IE8… nao tem problema… desde que de para sacar o firefox ja e bom