O Opera 11 terá suporte para extensões. Chegará ao topo?

81 Comentários

A concorrência, no segmento dos browsers, tem-se feito notar nos últimos tempos. Actualmente, os browsers estão mais eficientes, seguros e têm funcionalidades para todos os gostos a que muito se deve o trabalho realizado ao nível das extensões.

Para poder “atacar o pódio”, a próxima versão do browser Opera (Opera 11), terá suporte para extensões, dando assim a possibilidade aos utilizadores de incluir as mais diversas funcionalidades.

Opera_11

O Opera iniciou-se em 1994 como um projecto de pesquisa dentro da maior empresa de telecomunicações da Noruega, a Telenor. Um ano depois, conseguiu a sua “independência” como a empresa Opera Software ASA. Isto é importante para mostrar o crescimento até aos dias de hoje. Outros, com menos tempo de mercado mas com muito mais marketing têm mais utilizadores mas não conseguem atingir este elevado nível tecnológico.

Segundo o  site w3schools.com, o browser Opera é apenas usado por 2,2% de utilizadores (em Setembro de 2010), sendo que este teve um crescimento quase inexistente no ano de 2003 quando chegou aos 1,9%.

opera_00

Nos últimos tempos, o Opera tem evoluído e com  a inclusão para o suporte a extensões espera-se que volta a conquistar o sistema de muitos utilizadores.

Já no segmento para dispositivos móveis, o Opera Mini (já aqui analisado no pplware), está a crescer de uma forma exponencial sendo um dos eleitos dos utilizadores. Segundo dados estatísticos, o Opera Mini é usado actualmente por 66,5 milhões de utilizadores em todo o mundo, com um crescimento na ordem dos 198% no último ano.

Considerando que o futuro da tecnologia passará em parte pelos dispositivos móveis, será certamente interessante acompanhar a disposta dos principais protagonistas: IE, firefox e Chrome. Será que o Opera vencerá?

Artigos relacionados

Partilhar:
Tags:

Comentários

81

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sergio
    Sergio

    Gosto muito do Opera Mini. Mas em relação ao irmão maior, nunca percebi porque muita gente o acha o supra-sumo. Dos 5 browsers que tenho instalado é o que gosto menos
    Mas, tal, como a minha, são opiniões.

    1. Avatar de Olly

      Concordo. E não é por falta de tentativas, simplesmente não consegue lidar bem com muitas das páginas que visito (ou com as quais trabalho).
      A cada nova versão tenho “fé” que “seja desta que conquiste a minha preferência” mas não passa disso mesmo. Tenho pena mesmo, pois gostava de o utilizar como browser predefinido.

      1. Avatar de João
        João

        As páginas abrirem ou não, penso eu, não tem haver com o browser mas sim com quem as programou e não as fez aptas a abrir em todos os browseres.
        Não quero com isto dizer que os programadores são preguiçosos, é simplesmente algo que acontece.

        1. Avatar de dmendes
          dmendes

          Esse tipo de páginas não são feitas por porgramadores.^^

          1. Avatar de dmendes
            dmendes

            *programadores

      2. Avatar de Olly

        Eu sei, lido com isso todos os dias mas para um utilizador comum isso faz muita diferença. Se o Opera é o único browser que não consegue trabalhar correctamente com, por exemplo, o Joomla, o que faz o utilizador comum? Muda de browser e segue em frente. Não é? E pelo caminho até é capaz de dizer mal do Opera porque responde às suas necessidades.

        1. Avatar de Olly

          *porque não responde às suas necessidades.

          Desculpem o erro.

  2. Avatar de phixie
    phixie

    “O Opera 11 terá suporte para extensões”… alguém anda distraído… o Opera já tem add-ons (chamem-lhes widgets ou extensões se quiserem) há anos…

    Pessoalmente só uso no telemóvel e, nessa versão, não quero outra coisa… no pc prefiro firefox.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Here are additional information about Opera 11 extension support:

      What are Opera Extensions?

      Extensions in Opera is a way for you to easily add new functionality to your Opera browser experience. Developers can easily create extensions using open standards (HTML5, CSS, JavaScript) and supported APIs.

      Extensions will be based on the W3C Widget specifications and this is being considered for an Open Standard effort.

      Will Opera Extensions be similar to extensions in other browsers?

      Yes, Opera Extensions will be similar in some ways and we have tried to make it easy to port extensions from certain browsers.

      We are committed to open web standards and this is an important part of our strategy, so if you find us deviating from other solutions out there, this might be why.

      What does an extension look like?

      Some extensions have user interface elements, but not all. An extension can for example add a button next to the Google Search field with a popup menu when you click on it. Other extensions don’t have user interfaces at all, but run in the background.

      How will I install Opera Extensions?

      Once you have Opera 11 installed you can click on an extension and a small Install-window will appear. Click ‘Install’ and you’re done. You can also drag and drop an extension onto Opera Desktop if you have an extension stored on your computer.

      What kind of APIs will you support?

      With the first iteration of Opera Extensions we are focusing on open web standards and ‘getting it right’. Our alpha release supports injectable JavaScript, callouts, certain UI items and a basic Tabs and Windows API.

      How can I get Opera Extensions?

      Opera Extensions is not available yet. Once Opera 11 is out, you will be able to fully enjoy and use Opera Extensions.

      Where can I find developer information on extensions?

      Once Opera 11 Alpha is out, you will be able to find all the information you need to develop and publish extensions on our developer site Dev Opera.

      Where can I find Opera 11?

      Opera 11 Alpha will be made available soon at http://www.opera.com/browser/next/.

      1. Avatar de phixie
        phixie

        Peço desculpa, presumi que fosse as extensões fossem os já existentes widgets… My bad.
        Só espero que venham a ser realmente mais que os widgets…

    2. Avatar de kekes
      kekes

      Widgets é diferente de extensões… Os widgets para mim são quase inuteis tirando um ou outro com esta implementação de addons vai atrair muito mais publico, e quem sabe volte eu a ser utilizador fiel. Bem já tarde mas antes tarde que nunca…

  3. Avatar de cwally
    cwally

    Chegará ao topo? É o topo pá lol

    Mais a sério, foi uma questão de hábito. Desde 2006 que uso Opera porque é o que me permite ter melhro controlo do que está a acontecer. E adoro o painel lateral…

    Espero que não comecem a tentar agradar às massas…

    1. Avatar de Antonio Rocha
      Antonio Rocha

      Também utilizo o opera há muitos anos, desde quando ainda a versão gratuita trazia publicidade :-b, e acho que adicionando as extensões ira preencher umas das poucas lacunas que encontro neste browser.

      Utilizo vários equipamentos, e tenho o opera como browser padrão em quase todos, tenho um que utilizo o firefox, pois tem uma extensão que uso a nível profissional que me é indispensável.

      Uma coisa tenho a certeza, muitas das opções que se encontram agora por defeito na maioria dos browsers, já existem no opera há muito tempo….

  4. Avatar de Freitas

    Uso o Opera já a bastante tempo, antes usava o firefox …
    desde que comecei a usar o opera já não sei o que é lentidão a abrir o browser, o as vezes bloquear a página, os “crashes” e o abrir 30 abas e começar a engatar, e ainda tem a navegação com cliques de rato que adoro, agora com extensões vai ser ainda melhor, sempre a bombar!
    Melhor browser ever.

  5. Avatar de Viggio
    Viggio

    Opera… simplesmente o melhor browser!

  6. Avatar de RicardoResende
    RicardoResende

    Acho que o pplware exagera nos titulos

    “O Opera 11 terá suporte para extensões. Chegará ao topo?”
    Ao topo do que?
    Acham que com as extensões vai ultrapassar os outros Browsers? lol.

    1. Avatar de Antonio Rocha
      Antonio Rocha

      Como se percentagens indicassem um bom browser, por esse ponto de vista o Internet Explorer é o melhor browser do mundo…

      O titulo está muito bem aplicado, acredita que as extensões para o opera serão sem duvida a “cereja em cima do bolo”, tornando-o no que para mim será o melhor browser da actualidade.

    2. Avatar de clinis
      clinis

      Já vi comentários de pessoas a admitir que o Opera é um bom browser mas a única razão para não o utilizarem é o facto de não ter extensões, por isso ficam-se pelo FireFox

      Uso o Opera, e para mim é o melhor browser (talvez até porque já tou habituado demais…).
      Os únicos problemas que encontro no Opera são alguns sites que nao abrem correctamente e alguns serviços que não posso usar pois preciso de extensões (FireFox) ou barras (IE e FireFox). O problema dos sites acredito que algumas vezes é porque quem os constrói não os constrói a pensar no Opera, mas sim em outros browsers; o problema dos serviços, acredito que com este suporte a extensões será resolvido 😛

  7. Avatar de RCT
    RCT

    De facto tambem o Opera é o meu browser de eleiçao, e não troco por nada, a não ser quando uma pagina ou outra não abre, mas isso são situações muito raras.

    Para mim um dos pontos fortes, é o Opera link, que me permite ter os meus favoritos e outras configurações onde quer que o esteja a utilizar.

    Não o troco por nenhum dos restantes, e faço das minhas palavras as palavras do Viggio, simplesmente o melhor!

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    eu uso o 10.63
    gosto muito da UI do IE9 mas desde q experimentei o speed dial do opera nunca mais consegui mudar… nem para o Firefox 4.

    1. Avatar de Ricardo Pereira

      Realmente para o Firefox 4 não vale a pena mudar! Se aquela coisa sair assim quando for versão final, meu deus…é que vai ser caír nos Top’s…

      Mas aconselho vivamenta o uso das últimas versões beta do Google Chrome!

      Quem fizer algo mais do que navegação em sites de pitas e de downloads, compreende-me 😉 😉

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    Desde que uso tou super satisfeito até agora tem sido imbatível
    espero que as pessoas o comecem a usar em força, visto que maioria dos browsers têm “inspiração” no Opera.
    Isto é como tudo configurem o Bixo todo certinho que quando derem conta não largam o opera como browser, é um autêntico OS praticamente
    dai a Google se ter inspirado no Chrome para fazer um OS.
    Acima de tudo espero que o Opera 11 venha ainda mais requintado e a funcionar a 100% para o Fedora 🙂

  10. Avatar de Ricardo Pereira

    Continuo a usar o Google Chrome (8.0.552 dev) e não tenho de que me queixar…Add-ons até há em demasia (é bom, pois, encontro tudo que preciso), velocidade é com ele, compatibilidade também (HTML 5, etc..), só lhe ponho um defeito que é o consumo de RAM em demasia…

    Meus amigos, desculpem-me mas quem acha um Opera como o melhor browser…só pode ser gamer, downloader, hi5 addict, etc…porque quem for programador, web designer e afins, nunca escolherá o Opera!

    Google Chrome & Mozilla Firefox FTW!!!

    O meu Top 3:

    Google Chrome (Trabalho/Entretenimento/Multimédia,..) -> Um ponto negro…Consumo de RAM;

    Mozilla Firefox (Trabalho/Entretenimento) -> Lento, estático (clássico demais na navegação)…;

    Opera (Downloads/Hi5 xD) -> Design atraente, navegação moderna e espectacular, velocidades de download sempre no topo, mas no que toca a compatibilidades (add-ons e outras coisas), só não está em último porque existe o Internet Explorer, hehe;

    Internet Explorer (Para os/as noob’s dos pc’s) -> Só não o desinstalo por ser pré-definido do sistema…(só assim é que as pessoas ainda o usam).

    1. Avatar de bigkax
      bigkax

      “Opera como o melhor browser…só pode ser gamer, downloader, hi5 addict,”

      Gamer e downloader ainda acredito mas hi5 addict?? Ou se usa Opera ou se é hi5 addict, se misturares é como melancia e vinho tinto. Se bem que fazia melhor trabalho que os outros, mas não encaixa no perfil de hi5 addict.

      Quanto ao trabalho no Firefox e Chrome perde-se performance e eficiência com eles, deviam criar uma versão já com o essencial, porque procurar as extensões não é muito cómodo, podiam fazer um menu com as extensões mais necessárias para uma instalação mais eficiente.

      1. Avatar de Ricardo Pereira

        Quanto ao “hi5 addict”, estou a falar de o Opera ser um browser muito bom para navegações onde se esteja em constante contacto com fotografias e afins.

        Quando a isso de fazerem uma versão já com o essencial, deves saber que o Firefox tem essa versão (não me lembro agora do nome) mas tem. Como exemplo, na empresa onde estou a estagiar em Espanha, de Marketing, Publicidade online, Web Design, etc, todos os computadores têm esse firefox (com “Firebug” e muitas mais ferramentas de desenvolvimento Web…) e o Google Chrome também com algumas já instaladas (“SEO”, etc…)

        Apenas falo do que sei, amigo.

        1. Avatar de wyldkat

          Eu sou webdeveloper e uso o Opera.
          Desenvolvo de acordo com as regras do w3c e testo sempre primeiro no Opera, só depois nos restantes.

          Existe uma coisa chamada Opera Dragonfly que faz exactamente o mesmo que o firebug.

          Estás a falar do que não sabes, claramente.

    2. Avatar de dmendes
      dmendes

      Se és programador então tens que usar o internet explorer… caso contrário desenvolves para a web em pouca escala.

      Já alguma vez usaste o Opera DragonFly? Para navegar HTML eu considero melhor do que o Firebug.

      Já agora deixo uns links sobre o browser dos noobs como tu o classificas:
      http://ie.microsoft.com/testdrive/benchmarks/SunSpider/Default.html
      http://samples.msdn.microsoft.com/ietestcenter/

      Neste ultimo link ficas a questionar onde é que o Internet Explorer 9 é o melhor nos Web Standards (HTML5..) a resposta é que nem todos os sites para testar os browsers estão a usar as normas que já estão definidas.

    3. Avatar de André
      André

      Se você acha o Opera ruim para desenvolvimento, é pq vc não é um desenvolvedor web. No máximo, faz site no front page pra empresa do tio.

      Opera tem um dos melhores suportes para html5: video, canvas, html5 form, CSS3 selectors e tudo mais.

      E você deveria realmente testar o Dragonfly, está bem melhor que o Firebug.

      Um outro recurso que gosto muito no Opera é poder editar o código fonte e salvar em cache as mudanças. Muito útil em alguns casos onde não se tem um servidor local configurado. Por exemplo quando trabalho em casa, com linux, e preciso mexer no html de um site rodando em .NET (Mono ainda é um pouco fraco).

  11. Avatar de Ricardo Pereira

    Só mais uma coisinha:

    Google Chrome até no Ubuntu voa!! 😉

  12. Avatar de Vítor I

    O Opera não necessita de mais nada, apenas de muito “marketing”.

    Se as técnicas de publicidade fazem as pessoas “engolir” qualquer porcaria tanto mais facilmente tornam o excelente Opera num produto de sucesso.

    1. Avatar de Vítor M.
      1. Avatar de bigkax
        bigkax

        Já somos 3.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        E mais um para a conta. 🙂

        1. Avatar de techdani
          techdani

          Concordo em absoluto. Falta-lhe apenas marketing.

          1. Avatar de Marco Silva
            Marco Silva

            +1.
            nao vale a pena perder o meu tempo a responder a pessoal q nunca usou o opera.. ja os usei todos, cada um usa o que quer, mas nao venham para cá falar do que nao sabem.

  13. Avatar de lmx
    lmx

    Boas..
    eu so continuo a deixar o meu desagrado pelo trabalho dos programadores que se preocupam em fazer paginas para a MS, quando o maior browser é o Firefox e chrome, não entendo mesmo como é que um browser que tem 20 e picos % de share é tido como preferencia??será que os programadores ainda não evoluiram…estranho pois deviam ser eles os primeiros a dar o passo rumo ao futuro, ou não?!

    1. Avatar de kekes
      kekes

      Mas o IE tem 50% do Share… Concordo contigo mas tens dados errados…

      1. Avatar de kekes
        kekes

        Desculpa lá mas agora e que reparei que existe uma tabela com dados que referiste… mas essa tabela é enganadora pois refere-se as visitas do site w3schools que quem o usa não é muito fã do IE mas no mundo real o IE tem 50% do share 😉

      2. Avatar de cwally
        cwally

        Além de que quem usa outro browser normalmente tem astúcia para abrir o IE quando uma página não funciona e ao contrário não deve ser tão natural…

        1. Avatar de Antonio Rocha
          Antonio Rocha

          Esse é sem duvida o calcanhar de aquiles de todos os browsers alternativos, há sempre a porra de uma pagina que não funciona a 100% e lá tens que utilizar o IE …

  14. Avatar de Pedro
    Pedro

    Como já disse anteriormente, lá por apenas uma minoria usar o Opera, não significa que não seja o mais estável e seguro, porque o é.
    Aliás convém relembrar os ultimos testes feitos e o Opera tá no topo e o Safari no fim. Mas sou obrigado a confessar que ele tem-se mantido um pouco conservador em alguns aspectos. Mas preferiram investir o tempo primeiro nos aspectos de segurança e estabilidade.

  15. Avatar de Ziro
    Ziro

    “Too little, too late”

    1. Avatar de bigkax
      bigkax

      Para que sempre foi: “too much, too early”, não é mau variar um pouco.

      1. Avatar de Marco Silva
        Marco Silva

        lol brutal, granda resposta!

  16. Avatar de Anjo da Escuridão

    Já há alguns anos que uso o Opera e este é sem dúvida o meu browser de eleição.
    O speed dial dá um jeito imenso, não há lentidão e é bastante estável.
    Sem dúvida que o que falta é mais publicidade, porque tenho a certeza que o Opera tem capacidades para chegar ao topo, o que falta é mais projecção.

  17. Avatar de Chinike
    Chinike

    Tenho muito orgulho em pertencer aos 2,2% dos utilizadores do Opera. Já o uso a bastante tempo e só utilizo o Firefox caso precise de algum addon ou pagina que funcione mal com o opera. Mas agora quase tudo rola bem no opera, mesmo os principais sites portugueses (banco, finanças, segurança social, etc).

    1. Avatar de Olly

      Infelizmente ainda não posso dizer o mesmo… esperemos que o possa afirmar (alto e bom som) com a versão 11
      😀

  18. Avatar de Eduardo Silva

    Uso o Opera há largos anos e estou muito contente. Embora a sincronização de favoritos não funcione muito bem, pelo menos a sincronização do speed dial é perfeita. Existe algumas coisas que não consigo fazer no browser, como ver o veetle por exemplo. Mas a maior funcionalidade e mais espectacular é a gravação das passes, em que basta um Ctr + Enter para voltar a colocar o utilizador e a passe de qualquer site.

    1. Avatar de Hell_Shoot
      Hell_Shoot

      No meu caso, o Veetle funciona a 100% no Opera.

      1. Avatar de Eduardo Silva

        Em Windows ou Linux? Em Linux não consigo.

        1. Avatar de Hell_Shoot
          Hell_Shoot

          Em Windows funciona, agora em Linux nunca tentei.

  19. Avatar de plin
    plin

    Coisa curiosa é ver o comportamento do tvtuga ( http://www.tvtuga.com/ ) no opera e noutro navegador por exemplo, pelo menos a mim no opera nao funciona de todo. Apesar de uns defeitos o opera tem muitas virtudes sou um grande fã. Uso e abuso da navegaçao por rato, do speed dial e das notas no menu lateral. Como diria o Chinike (em cima) tenho também orgulho em pertencer aos 2.2%

    1. Avatar de VAITUGA
      VAITUGA

      comigo o tvtuga funciona a 100%.
      por vezes pode ser que precises instalar o plugin media player para firefox ( é so clicar no player da pagina quando isso acontece e seguir as instruçoes)

      eu tenho esse plug in instalado, e tenhoo plugin do silverlight instalado tambem no opera

      procura no google como fazer

      1. Avatar de plin
        plin

        Aparecem-me destes caracteres na pagina toda do opera quando abro o tvtuga ,���S�}�;�/Pu��~QWe��x�e_g��?� WЅg��q˕6Ǟ��P��4��{33��B�~�Պ����<��߳��W����:�F��m��23��\�W\7cKw��h

        Outros site do genero do tvtuga funcionam-me bem no opera

  20. Avatar de VAITUGA
    VAITUGA

    Boas

    Sou utilizador do Opera desde a versão 8!
    Nunca o troquei por nenhum outro!

    O Opera é excelente, tem muitas coisas que os utilizadores nao sabem que existem sequer….

    Bloquear publicidade?-> tecla direita no fundo de uma pagina-bloquear conteudo- depois e so selecionar as ads que nao interessem

    Navegaçao por Gestos? -> retroceder(deixar premida a tecla direita e deslizar o rato para o lado esquerdp) avançar(…. para a direita) novo separador ( ….. para baixo)

    mais info, pesquisem http://www.opera.com/browser/features/ e http://www.opera.com/browser/

    tanto para telemovel como para pc o Opera tem vindo a evoluir imenso, em relação aos outros browsers

    e o facto de uma pagina nao abrir, ou de haver problemas com a pagina, varia de computador para computador! no meu pc, antes da versao 9, nao conseguia fazer login no gmail, mas noutro computador ja conseguia sem problemas!

  21. Avatar de db
    db

    Se vocês Adicionarem a barra de favoritos ao opera não vos desfigura a aparência do browser?

    1. Avatar de wyldkat

      A Opera já corrigiu isso, nas versões de testes já vem com a barra no sítio.

  22. Avatar de pl4za
    pl4za

    A mim o opera é o browser de eleição por estes motivos :

    Password manager
    Aparência e organizacao das barras e butoes
    Velocidade de javascript (o mais rapido de todos) e de abertura (ideal para o meu netbook)

    Só é pena nao ter mesmo as extensoes !

    1. Avatar de pl4za
      pl4za

      e esquecime dos mouse gestures ! muito util 🙂

      1. Avatar de wyldkat

        Hehe, essencial para mim.

        Quando dou por mim, estou a usar as gestures nas outras aplicações também, mas não funciona 😛

        1. Avatar de Freitas

          a mim acontece exactamente o mesmo 😆

      2. Avatar de VAITUGA
        VAITUGA

        e nao é so!

        o Opera ja traz incorporado:

        Cliente IRC
        Cliente BitTorrent
        Cliente email

        tudo incorporado! sem complicações! procurem no google se tiverem duvidas

  23. Avatar de Paulo Pita
    Paulo Pita

    Gosto do Opera!! não encrava, é mais rápido, mais funcional!!
    Desafio quem utiliza outros browsers a utilizar este e experimentar uma feramenta chamada OPERA UNITE!!
    experimentem a barra lateral!!

  24. Avatar de Pedro
    Pedro

    Bem, analisando os últimos posts relativamente a este assunto, penso que não há dúvidas de que o Opera é uma browser bastante usado, o que me deixa muito agradado, porque cada vez mais as pessoas têm sentido crítico o que as leva a ignorar o marketing massivo das outras empresas, e a optar por uma plataforma bem mais segura e estavel.

    Ahhh… mas há páginas Web que não abrem… Sim, Sim infelizmente é verdade.
    Mas isso é um problema de quem não sabe programar, de quem não respeita os standards.

    Mas vou deixar uma questão. Eu conheço mais pessoas que usam o Opera do que outro browser qualquer, ficando esses browsers de reserva apenas para correr (uma especie de) páginas Web que por não respeitarem os standards, não são visualizadas correctamente.
    Posto isto leva-me a pensar que essas estatisticas de Marketshare que muitas vezes são divulgadas, são irreais, e servem apenas para alimentar mais o marketing e enganar os utilizadores.

  25. Avatar de TigTex
    TigTex

    /*post longo*/

    Olhando para os comments até parece que somos mais de 2.2% a utilizar o opera…
    Eu tenho o opera instalado no windows xp, no seven, no archlinux, numa pen com o archlinux, todos eles sincronizados entre si.
    Todos eles sincronizam tambem as definiçoes do content blocker, ou seja, nao ha publicidade nenhuma e qualquer site que eu bloqueio, fica bloqueado em todos os meus outros setups.

    Eu testo browsers, em todos os seus pontos de vista.
    O chrome (versao 8 por exemplo) é altamente rapido nos benchmarks, mas agora abram 20 tabulaçoes e metam um cronometro a contar. Ja está? Façam o mesmo no opera, vao perceber que benchmarks e todos os outros testes nao teem la muito a ver com o dia a dia e que o opera consegue ser realmente mais rapido nisso.

    Firefox: a versao 4 mete-me nojo. copiaram o UI e nao melhorou nada o browser para o utilizador final em comparaçao com a versao 3.5.
    IE9: excelente melhoria, aceleraçao de hardware e melhorias de segurança. Mas ainda está longe da concorrencia em termos de performance, tambem está longe da versao final.
    Chrome: 1 processo por tab, abram 20 tabs vao ter 20 processos. O pc engasga-se todo seja linux ou windows e vao ter consumos muito mais elevados que o normal tanto em cpu como ram. e outro promenor, cache fragmenta-se toda em sistemas windows, terrivel. No entanto é um browser rapido desde que nao abusem nos separadores e nao metam nenhuma extensao.
    Safari: no windows, esquece. no osx nao comento, nao tenho esse sistema operativo.
    Midori: gostava de ver este browser, baseado no libwebkit, multiplataforma, a subir. Em termos de performance ja supera muito browser por exemplo o firefox e ie9.
    Opera: sim, utilizo o opera mas vou dizer verdades. Ainda nao temos aceleraçao por hardware e parece que muitos sites teimam em nao terem o aspecto para o qual foram desenhados ou simplesmente nunca acabam de fazer load. No entanto parece-me o browser mais equilibrado.

    Acho que a equipa do opera devia separar o “opera”. Reparem, temos o opera mail, unite, cliente bittorrent e o browser em si. Aposto que a maioria dos utilizadores do opera só utilizam o “browser” em si e utilizam outros programas para o resto. Não separar essas funçoes opcionais só serve para fazer binarios maiores…

    Uma das coisas que me perguntam quando eu recomendo o opera é: as minhas extensoes do firefox dão no opera? e eu la digo não. e pedem-me para instalar o firefox…
    Acredito que as extensoes vao ajudar o opera a subir no top mas o opera está a ficar muito “carregado”, espero que nao destruam o browser.

    Obrigado aos que leram tudo 😛

    1. Avatar de Paulo Pita
      Paulo Pita

      Excelente resposta, obrigado.

    2. Avatar de André
      André

      Vc chega a perguntar quais são as extensões que eles sentem falta? Pq o Opera tem muitas das funcionalidades das extensões do Firefox, e sem precisar instalar nada. Muito melhor!

      Convenci uma pessoa a usar o Opera assim. Todas as extensões do Fx já vinham nativamente no Opera.

    3. Avatar de André
      André

      Mais uma coisa que esqueci de falar: O Opera já possui aceleração por hardware, em parte:

      A aceleração por hardware no Opera faz parte de uma biblioteca chamada Vega, e já é utilizada na renderização de SVG desde a versão 9, passando a ser utilizada também com canvas na 10.5

      Em parte isto foi bom, pois puderam testar a Vega em pequena escala, corrigir erros, tornando-a uma biblioteca madura e com grande desempenho. Na versão 11 do Opera, vão utilizá-la para todos os gráficos.

  26. Avatar de phixie
    phixie

    Assim de repente parece que o share do Opera passou de 2,2% para 222% :/

  27. Avatar de kendimen

    Já está no topo das minhas preferências há muito tempo 😉
    E não é o facto de haver pouca ou muita gente a utilizar que o torna pior ou melhor!
    Bom tema de discussão!

  28. Avatar de JuaaO
    JuaaO

    KKKKKKKKKKKKKKK
    ainda hoje,dou boas risas com isso que chamam de “navegador”

    kkkk

    1. Avatar de Freitas
      1. Avatar de JuaaO
        JuaaO

        Dou boas risadas quando chamam isso (opera) de navegador.

        falei em português sim,mas comi algumas letras.

  29. Avatar de Cremedemilho
    Cremedemilho

    Gosto muito do opera. Uso desde as primeiras versões, (antes como browser secundário) hoje é o meu browser principal.

    Principalmente pela velocidade na abertura de páginas e na mudança de abas. Além dos recursos de miniatura das abas e posição das mesmas.

    Vida longa ao Opera espero que cresça sua popularidade.

  30. Avatar de RichardCooper

    Uso o Opera sensivelmente, desde da versao 5

    O que constato, é que todas as inovações do opera foram mais tarde copiadas pelos concorrentes, a mais notória é mesmo o tab browsing, que existe desde a versa 5, hoje em dia é padrão para todos os browsers o IE foi o ultimo a vergar-se!

    Quanto aos plug-ins, o Opera sempre se recusou essa funcionalidade por razoes de segurança, assim como active-x. Ao que parece a próxima versão será aberta a plug-ins mas ainda não se sabe se serão tao abrajentes como os firefox. So resta espera 🙂

    1. Avatar de Hell_Shoot
      Hell_Shoot

      Utilizo o Opera à bastante tempo, mas não há tanto; se não me engano, juntei-me à legião na versão 6. 😉

  31. Avatar de Joe
    Joe

    Finalmente, apesar do Opera ja ser robusto em funcionalidades por defeito, so n uso o Opera por nao ter os addons k tanto dao jeito ate mm alguns pugins. Grande noticia!!