O mercado dos smartphones está a abrandar em todo o mundo

26 Comentários

Desde 2013 que não se registava um abrandamento nas vendas de smartphones e a culpa é da China.

O mundo das tecnologias móveis tem vindo a desenvolver-se a um ritmo estonteante. O consumidor é cada vez mais exigente, está cada vez mais informado e isso tem contribuído para que estes equipamentos estejam cada vez melhores e a preços mais acessíveis.

Mas parece que a corrida aos smartphones está a começar a abrandar, e o segundo trimestre de 2015 registou a menor taxa de crescimento de vendas de smartphones desde 2013.

sales_smartphone


Um relatório da Gartner revela que as vendas de smartphones, em todo o mundo, registaram a menor taxa de crescimento desde 2013, no segundo trimestre de 2015. As vendas mundiais de smartphones para utilizadores finais totalizaram 330 milhões de unidades, um aumento de 13,5% em relação ao período homólogo.

A procura por smartphones 3G e 4G de baixo custo nos mercados emergentes é responsável pelo impulso das vendas de smartphones a nível mundial. Países emergentes da Ásia / Pacífico (excluindo China), Europa Oriental e Oriente Médio e África, foram as regiões que mais crescem impulsionadas pela vasta oferta vinda da China e de fabricantes locais. Mas, em contrapartida, na China a venda de smartphones caiu pela primeira vez, um decréscimo de 4%.

chinese_smartphone

A importância dada à China não é em vão. O país foi responsável por 30% do total de vendas de smartphones no segundo trimestre de 2015, pelo que o seu desempenho nas vendas influenciou negativamente o desempenho de todo o mercado de smartphones neste período. O país atingiu um nível de saturação.

sales_smartphone_1

Relativamente às vendas associadas às grandes marcas, a Samsung foi a que mais perdeu. O Samsung Galaxy S6 não foi suficientemente forte para combater a concorrência de topo, fazendo com que a marca perdesse 4,3 pontos percentuais da sua quota de mercado e 5,3% nas vendas no segundo trimestre de 2015.

A chinesa Huawei, pelo contrário, foi a que registou a maior taxa de crescimento de vendas de 46,3%, graças às fortes vendas no exterior e à venda de smartphones 4G na China.

apple_china

As vendas do iPhone aumentaram 36%, o que ajudou a Apple a ganhar 2,4 pontos percentuais na sua quota de mercado. A Apple registou fortes substituições do iPhone em ambos os mercados (emergentes e maduros) e, em particular, na China.

Quanto aos sistemas operativos, o Android foi o que mais se ressentiu com a quebra de vendas geral da China e com os fantásticos resultados obtidos pela Apple no país.

Fonte: Gartner

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé da Dúvida
    Zé da Dúvida

    Claro, devem pensar que as pessoas têm dinheiro para comprar um novo todos os anos …
    A samsung em vez de fazer um bom smartphone e com bons updates, não, é sempre mais do mesmo e aumentando o preço só por ser novo.

    1. Avatar de Concept
      Concept

      Se reparares bem a Samsung até aumentou o número de vendas… Todas as marcas estão a estagnar muito em inovação, mas há umas que conseguem por uma nova cara nos produtos e outras não…

      1. Avatar de JBM
        JBM

        onde é que viste que a vendas da Samsung aumentaram? No quadro apresentado desceram dum ano para o outro.

      2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Vendeu menos 8,7 milhões (-8,9%)

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          Ooops… a Samsung em smartphones e não-smartphones é que vendeu menos 8,7 milhões (-8,9 milhões). Nos smartphones vendeu menos 4,1 milhões (-5,3%)

  2. Avatar de irlm
    irlm

    Acho que é por causa da taxa direitos de autor aprovada pelo governo português.

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      Portugal influenciando o mundo xD

  3. Avatar de Quim
    Quim

    A realidade é que quando o produto é novo ninguém tem e começa a aceleração de aquisição, passado um tempo já todos têm, o mercado fica saturado e começa o processo de desaceleração.

    Portanto o mercado vai desacelerar e arrefecer porque já todos têm smartphones. Aliás cansa um bocadinho o hipe do parolo do smarphone. Já é mais vulgar que a pastilha elástica. Aliás, prefiro a pastilha elástica.

    Por muitas imagens de marketing que ponham para os tolos comprarem, a verdade é que já não cola.

    É como o f daqui a nada já ninguém utiliza a não ser os parolos.

    Como de costume entrei bem cedo 2006 e já saí faz tempo..

  4. Avatar de Safrane
    Safrane

    Estão a juntar dinheiro para comprar um iPhone.

    A Apple, no último trimestre, registou um aumento para MAIS DO DOBRO na China.

    São vendas gerais, mas dado que 60-70% das receitas da Apple são iPhones…

    1. Avatar de Mota
      Mota

      Esperemos que juntem noção tbm para deixarem de ser fanboys. 😀

  5. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Resumindo, em quota de mercado:

    – Perdem quota de mercado o Android, o WindowsPhone, o Blackeberry
    – O único que ganha é o iOS.

    Isto porque:
    – No total venderam-se mais 39,3 milhões de smartphones – um crescimento médio de 13,5%
    – A Apple teve um crescimento muito acima da média, vendeu mais 12,7 milhões – um crescimento de 36,1%
    – O Android vendeu mais 27,5 milhões, um crescimento de 11,4%
    – A Samsung continua destacada mas continua a cair, apesar dos Galaxy 6, vendeu menos 8,7 milhões (-8,9%)
    – A Microsoft, embora tenha gasto centenas de milhões de dólares a subsidiar os Lumia, só conseguiu vender mais 103 mil, um crescimento de 1,3%.

    De maneiras que a venda de smartphones – para uns está a cair, para outros está em abrandamento (menor crescimento) e para aqueloutros continua em expansão 🙂

    1. Avatar de David.pt
      David.pt

      Acho que não percebeste muito bem a notícia…

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Acho que a notícia não te agradou, vá-se lá saber porquê … 😉

    2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Correção dos números da Samsung – em smartphones e não-smartphones é que vendeu menos 8,7 milhões (-8,9 milhões). Nos smartphones vendeu menos 4,1 milhões (-5,3%)

    3. Avatar de Kruskal
      Kruskal

      “Isto porque:”
      fez o arranjinho com a China Mobile, de modos que sendo uma espécie de novidade vendeu iPhones que nem paezinhos quentes, quando passar esse efeito, a coisa sossega. De referir ainda que mais de 70% das vendas foram aí, com quedas nos restantes mercados, portanto esses dados não são interpretavéis como tu queres.

      1. Avatar de JBM
        JBM

        que invenção que anda por aí! O iPhone já é vendido na China Mobile desde o fim de 2013, não há qualquer arranjinho que explique o crescimento que teve agora.
        A Apple não teve quedas nas vendas nos outros mercados, nem a China representa 70% das vendas. Se fores ver a informação da Gartner verás que a China terá representado 25% das vendas de iPhone, e se fizeres contas verás que retirando o efeito/vendas da China ainda assim a Apple cresceu significativamente acima de todo o mercado.

  6. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    É a crise mundial, Maria Inês… O povo está sem dinheiro… 🙁

    1. Avatar de Homo Erectíssimo
      Homo Erectíssimo

      Ora nem mais,Gustavo.O título do artigo já diz tudo.Só quem tem muito guito é que todos os anos pode comprar um “brinquedo” dos bem caros.E dar-se a esse luxo.Só dessa maneira é que se compreende que dêem,por exemplo,700 euros para comprar um iPhone ano após ano.Agora,quem não “o” tem ou é muito doido e anda-se a desgraçar ou,doutro modo,andam então a roubá-los aos outros.E peço desculpa por dar o exemplo do iPhone,pois poderia dar dos Samsung,dos Lg,e por aí fora,marcas que têm smartphones topo de gama a preços proibitivos e pornográficos,desculpem-me a expressão.Eu até fico doido com a mania(doença é a palavra)dos iPhones.Cada ano que sai um novo modelo lá vão mais 700 euros,irra !! Será que tanta gente que comprou,por exemplo,um modelo no ano passado já estará sedenta por um novo ?? Porventura ele ainda não funciona ?? Será que num simples ano se desvalorizou tanto assim ?? Deixou de ser o “my precious one” ?? Será preciso gastar TODOS OS ANOS mais 700 euros porque o novo modelo que aí vem é que é “cool” e o do ano passado já não serve ?? Vá lá compreender isto,por amor de Deus !! Mas é o que eu penso,sinceramente.É a minha opinião.

      1. Avatar de Gustavo
        Gustavo

        Concordo também com os pontos citados, Homo.

      2. Avatar de JBM
        JBM

        A maioria das pessoas não troca todos os anos de iPhone. O facto de muitos iPhones serem comprados com contrato de 2 anos até desencoraja isso.

      3. Avatar de Rui C
        Rui C

        Tenho um iPhone 5S , sabes quando saiu?
        E ainda aqui para as curvas, actualizada, sem riscos, nem nada.

        Enquanto servir para o que necessito, não compro mais nenhum. Se por ventura avariar, troco para o modelo mais recente da Apple.

        Prefiro gastar o meu dinheiro em viagens , e comida em bons restaurantes que derrete-lo em tecnologia e aparências.

        Abc

        Então a tua lógica que todos anos se compra a novidade falhou.

  7. Avatar de Tiago
    Tiago

    A samsung bem tenta que não abrande, com os seus lançamentos diários..

  8. Avatar de Kowalski
    Kowalski

    Não sabia que os vendedores da Apple usavam camisas vermelhas na China… O_o

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Ooops … O TinEye deu-me vários links para a foto, abri-os e pus o do site alemão sem querer. Este vê-se que os vermelhos têm maçã. Alguma ligação ao PC de lá 🙂

        http://iphoneate.com/apple-oficialmente-abre-tienda-hangzhou/