O mais novo hacker da china tem… 13 anos

96 Comentários

Wang já ajudou a corrigir mais de 100 sistemas que eram vulneráveis a ataques

Apesar de a China tentar ser bastante rígida e inflexível no que respeita à utilização dos serviços na Internet, também é bastante conhecida pelos ‘crânios’ que conseguem aceder aos sistemas informáticos bastante seguros.

Estamos a falar de hackers e, alguns deles, são mesmo procurados/seguidos de perto pelo exército norte-americano.

Vamos conhecer Wang Zhengyang… o mais novo hacker da China com apenas 13 anos!

Wang Zhengyang

Wang Zhengyang é um menino de apenas 13 anos de idade e é, nada mais nada menos, que o hacker mais novo da China.

O menino intitula-se como sendo um “bom rapaz” e considera-se um “white hat”, ou seja, pertence aos grupo de hackers que tem como objectivo encontrar vulnerabilidades de forma a melhorar a segurança de uma empresa ou de um determinado site.

Segundo Zhengyang afirmou ao CCTV, “acho que aqueles que invadem sistemas, apenas pelo lucro, são imorais […]. É interessante procurar riscos na segurança online e sinto-me feliz quando encontro algum, mas não utilizo o meu talento para algo ilegal.

WangZhengyang.jpg

No final do mês de Setembro, o jovem discursou na Conferência de Segurança da Internet, realizada em Pequim, onde ficou conhecido.

Wang confessou que o seu 1º ataque foi ao sistema informático da escola onde estudava pois não queria passar horas a fazer os TPC e, daquela forma, resolveu o problema. Após essa invasão, Wang já ajudou a corrigir mais de 100 sistemas que eram vulneráveis a ataques.

Noutra situação, Wang conseguiu modificar o sistema de pagamentos de uma loja online, onde alterou o preço de um produto de 2.5 mil yuans (cerca de 330€) para apenas 1 yuan (cerca de 0.13€).

Wang adianta ainda que “É preciso atacar um site para encontrar as suas fragilidades” sendo que, no caso da loja, o jovem não finalizou a compra mas alertou os responsáveis pelo site daquela vulnerabilidade.

Em abril deste ano, o jovem contactou uma empresa em Pequim acerca de uma potencial falha que poderia afectar mais de cem instituições educativas no país.

Comentários

96

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RDRC
    RDRC

    Alguém que me explique. Eles lá já nascem com chips integrados ou como é? Não percebo… 😀

    1. Avatar de João Pires
      João Pires

      Tem a ver com cultura, eles fazem carradas de tpcs na escola e ca em portugal brincam com playstation..se ca deixassem de jogar e se dedicassem todos os dias a estudar ate levitavamos

      1. Avatar de YaBa
        YaBa

        Exacto.
        Na TV, cá temos Casa dos Segredos, lá têm programas de matemática e desafios.
        A sorte deles é não terem TVI 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂

    2. Avatar de Ricardo Gaio
      Ricardo Gaio

      Tenho a mesma duvida que tu… 😀 lolol

      1. Avatar de Pedro Nunes
        Pedro Nunes

        É simplesmente uma questão de cultura.
        Equanto cá em portugal pais oferecem pcs/tablets/smartphones/consolas aos miudos para se ocuparem nos tempos livre e têm 1 ou 2 exercicios como tpc, lá desde muito pequenos sõ insentivados a competir. Visto que a china é um país de extremos, onde tanto há gente muito rica e do outro lado gente muito pobre, o conhecimento é uma porta para a riquesa. Dai os muidos lá levam imensos tpcs e nos tempos livres em vez de estarem jogar então enfiados em explicadores ou em pequenos cursos para adquirir mais competencias.

        Como disse antes, tudo uma questão de cultura.

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          Vi um documentario acerca disso, mas era na Coreia do Sul! Crianças acordavam as 7h da manhã e levavam o dia todo a estudar. Depois quando saiam da escola iam para explicações até 9h da noite. Mal chegavam a casa iam logo dormir.
          Isto tudo por causa da competitividade entre eles,e também pela dificuldade de um dia mais tarde entrarem no mercado de trabalho!

          1. Avatar de lo
            lo

            Basicamente a cultura deles é uma academia a nível do país. Eles apostam tanto na formação que o país deles e o mundo por consequência ganha com isso. Nem todos os países e culturas se interessam pelas mesma ideologias, e acho que não há nada de errado nisso. O japão, coreia do sul, china só apostaram em forte no mundo tecnológico e na inovação desde a 2ª guerra mundial. Até lá tratavam de mais coisas naturais, mas óbvio que também trabalhavam em tecnologia e invenções. Mas acho que foi desde aí que se deu o ‘boom’ nessa vertente da cultura deles

        2. Avatar de Corrector Ortográfico
          Corrector Ortográfico

          Provavelmente na China, nesse pais onde as pessoas desde pequeninas são inCentivadas a estudar, não dão erros a escrever. Se calhar é por isso que são tão bons em programação.

          1. Avatar de TrementoZ

            Nada a ver caro amigo. No final da secundaria tirei 11 a Português, e acabei meu curso de Eng Informática com 16 valores. Simplesmente matemática !

    3. Avatar de Mario Lopez
      Mario Lopez

      o que eu nao percebo e como o winodws 8.1 e tao lento no meu i7 e o pc e novo, isto e normal? e que vou instalar w7 ou entao vender isto e comprar mac.

      1. Avatar de Quintas
        Quintas

        Foste tu que formataste para windows 8.1? Se sim pode ser falta de drivers, insrala a drive da grafica instala Direct x etc e provavelmente vai melhorar… O lento a que te referes é extremo? Ou nem por isso

        1. Avatar de Mario Lopez
          Mario Lopez

          ele ja veio de origem com 8.1, comprei o ha uns meses um HP Envy 15-J101SP e de vez em quando vejo que o disco ta a 100% sem tocar em nada e demora imenso a abrir apps metro mas as vezes tambem o simples explorer. no windows 7 nc tive estes lags “a la android”.

          1. Avatar de Alexandre Pinto
            Alexandre Pinto

            Tenho exactamente o mesmo portatil e sinto o mesmo. Para mim as razões são duas: O disco é mto lento e o sistema vem atulhado de tralha da HP. Estou a pensar formatar e meter o W(.1 limpinho e meter-lhe um SSD.

          2. Avatar de Alexandre Pinto
            Alexandre Pinto

            Já agora, estava a pensar meter-lhe um SDD na slot mSata, mas já li que a HP não permite fazer boot por essa slot. Alguem sabe algo sobre este assunto?

      2. Avatar de Bahh
        Bahh

        Mete o Windows 7 (se houver drivers para tudo) que isos fica bom 😛

      3. Avatar de Invision
        Invision

        lol não, não é normal. A malta gosta de falar mal do windows 8(8.1, mas na verdade funciona muito bem até…apesar de eu não gostar dele esteticamente. Mas voa tanto no meu portatil como no meu desktop

      4. Avatar de edu
        edu

        Algo errado no seu PC ou na instalação do windows, uso windows 8.1 no meu netbook 1.6ghz, 1 GB de RAM e é rápido.

      5. Avatar de asdvv

        o que eu nao percebo, é o que esse teu problema pessoal tem haver com o artigo em questão.

    4. Avatar de youandtag
      youandtag

      Tem a ver com a cultura.

      Enquanto lá lêm livros e estudam, nós por cá ficamos agarrados ao facebook e aos big brothers!

      Não se esqueçam que a China foi o primeiro Pais do Mundo com 0% de taxa de analfabetos!

      Nós em 2014 ainda temos…

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        0% ?? Não é o que diz o último relatório da UNESCO.
        http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002256/225654por.pdf

        De 2005 a 2011 a China registava 50 milhões de adultos analfabetos.

      2. Avatar de Há com cada um
        Há com cada um

        Espera lá. Deixa- me ver se percebo:

        Estas a tentar dizer publicamente que a China, aquele sitio do planeta onde existem pessoas que ganham 1 euro por dia, não tem analfabetos? O_O

      3. Avatar de asdvv

        lol 0% para o pais que é parece meio ridiculo, sim ha muito desenvolvimento e inteligencia a sair de lá , mas garanto que tb deve haver muito analfabruto nas vilas mais remotas.

    5. Avatar de Mauricio Alves martins
      Mauricio Alves martins

      A quantidade deles lá (e no mundo) é muita! Uns tem que sair com alguma qualidade, aliás como no restante do mundo, quando em quando aparece um.

  2. Avatar de هوغو
    هوغو

    Hajam mais mentes brilhantes para que este mundo progrida, de preferência com a sensibilidade desde pequeno génio sobre o que é certo ou errado.

    1. Avatar de vo
      vo

      Ora ai está.
      Assim deveria ser Hugo.

  3. Avatar de Emanuel Lopes
    Emanuel Lopes

    Eles nascem é com um computador e internet logog quando são muito novos, enquanto eu só tive um computador com 10 anos e internet com 15.

  4. Avatar de Hugo

    È caso para dizer: até fiquei de olhos em bico >.< !!

  5. Avatar de Valente
    Valente

    Estes gajos sao cyborgs autenticos mesmo

  6. Avatar de neo
    neo

    ca nada estudam é muito em determinada area o que ele sabe ta em livros basta ler

    1. Avatar de queda
      queda

      Tens razão, “ca nada estudam”.
      Basta ler o teu comentário.

      1. Avatar de bizugodaterra
        bizugodaterra

        +1 lolololol

    2. Avatar de Só um gajo
      Só um gajo

      Eu vou traduzir isto para Português:

      “Cá não estudam nada. É muito em determinada área (?) e o que ele sabe está nos livros, basta ler.”

      Acho que também deves ler, bastante. Podes começar por uma colecção de livros que tem 12 volumes que são muito interessantes. O primeiro chama-se “Livro de Língua Portuguesa – 1º ano” O último “Livro de Língua Portuguesa – 12º ano”. Depois podes aprofundar melhor com uns livros mais focados no superior.

      1. Avatar de Ricardo Borges
        Ricardo Borges

        Toma lá e vai almoçar que já está na hora !

        1. Avatar de emanuel lopes
          emanuel lopes

          Arrota que é pudim

    3. Avatar de Rui Costa

      Mas se escreverem o idioma deles como tu escreves português… não se confirma a tua teoria!

  7. Avatar de LP
    LP

    Mundo à parte…

  8. Avatar de Evandro
    Evandro

    E eu aki.. pra fazer um root preciso de tutorial.. kkkkkk

    1. Avatar de Breakk
    2. Avatar de ze.ccjs
      ze.ccjs

      Concordo contigo 🙂

    3. Avatar de jovem
      jovem

      ahah muito bom

  9. Avatar de Cris
    Cris

    >Usa Cain and Abel
    >Usa SQL injection

    Um génio.

    1. Avatar de Ruben
      Ruben

      Se calhar com 13 anos mal sabias ligar um computador…

      1. Avatar de Cris
        Cris

        Com 13 anos já era um script kiddie como este rapaz. Como eram muitos outros.

        1. Avatar de FC
          FC

          E então agora és o quê? Porque é que ainda não ouvimos falar de ti?

          1. Avatar de lmx
            lmx

            porque em Portugal, pura e simplesmente os governos não querem avançar o pais, mas sim orientarem se a eles mesmos…

            pura e simplesmente és esquecido, as oportunidades não existem…tu até podes querer, mas tem que haver algo a tua volta que te deixe querer…

            Um engenheiro informatico em Portugal ganha um salario identico a um trabalhador de um hipermercado…acho que so isto diz tudo!!

          2. Avatar de Bahh
            Bahh

            Porque ganha a vida a vender as vulnerabilidades para a NSA… eh eh

          3. Avatar de Cris
            Cris

            Que argumento ridículo FC. Sem pés nem cabeça.

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Eu, com 13 anos nem sabia o que era o spectrum!

    2. Avatar de joao
      joao

      Quantas vulnerabilidades descobriste tu?

      Certos comentários…

      1. Avatar de Cris
        Cris

        Acabei de dizer. Basta ires a uma escola com o software que eu disse e testar na network a correr windows server desactualizado, ou outra porcaria qualquer, numa escola cheia de windows xps, grande parte das vezes com passwords fracas.
        No caso do SQL injection, basta procurados sites desatualizados sem os últimos patches.

        Só pequenos plebeus que pouco ou nada percebem é que ficam impressionados. Hoje em dia, verdadeiros profissionais de segurança usam scripts feitos em python para pentesting de redes.

        1. Avatar de knd
          knd

          “No caso do SQL injection, basta procurados sites desatualizados sem os últimos patches.”

          Deves ter ouvido falar há pouco tempo disto. SQL injection já está mais do que identificado e mesmo por muito desatualizado que esteja o sistema ja ignora carateres especiais. Só se quiseres injetar no PC do teu velhote, ai és capaz de ter sorte.

          …e com esta :

          “Hoje em dia, verdadeiros profissionais de segurança usam scripts feitos em python para pentesting de redes.”

          …partiste tudo! que grande LOL

          1. Avatar de Cris
            Cris

            Tu não fazes SQL injection em “PCs de velhotes”, fazes em qualquer base de dados SQL desactualizada. Há IMENSAS com vulnerabilidades online, meu caro burro, e todos os dias encontram-se mais. Especialmente em países como a China, onde o acesso à internet é severamente limitado. O teu comentário que generaliza SQL injection foi o melhor.

            Vocês os 3 (lol ao skid com a máscara Guy Fawkes, “WE’RE LEGION XDDDD”) são incompetentes, especialmente com o comentário anti-python. Obviamente nada percebem de pentesting e limitam-se a usar software feito por terceiros, e a seguir tutorials no youtube:
            http://www.dirk-loss.de/python-tools.htm
            http://www.pythonforpentesting.com/
            https://security.stackexchange.com/questions/15705/using-python-for-security
            https://www.sans.org/course/python-for-pen-testers

            Vão ser skids para outro lado, é realmente irritante quando tech illiterates tentam falar de coisas do que nada percebem.

          2. Avatar de Cris
            Cris

            E como pensas saber tudo, olha só (não sei porquê que o meu comentário foi apagado):
            http://thehackernews.com/2014/10/sql-injection-vulnerability-in-yahoo.html

            SQL injection há 2 dias.

        2. Avatar de asdvv

          roflllllllllllllllllllll

    3. Avatar de hehe
      hehe

      Ganda ressabiado

      1. Avatar de Cris
        Cris

        Ressabiado por não gostar de notícias sensacionalistas?

  10. Avatar de João Pires
    João Pires

    Grande coisa, o meu primo de 8 ja sabe flashar roms no nexus 7 dele, e trocar de kernel etc…fiquei parvo pois so aprendi a fazer isso recentemente e mm assim..

    1. Avatar de Renato
      Renato

      Esse teu primo vai longe!
      Orienta o puto para o lado bom da forç… tecnologia 🙂

    2. Avatar de Jorge Ferreira
      Jorge Ferreira

      Exacto, igualzinho…

  11. Avatar de Alex
    Alex

    Se o puto dissesse que baixava filmes: http://i.imgur.com/NramxvG.jpg

  12. Avatar de João Pires
    João Pires

    Imagino no league of legends, n dao hipoteses…ganha sempre uma equipa com asiaticos

  13. Avatar de JJ

    Com 13 anos uns desmontam carrinhos feitos na China… os miúdos chineses já estão noutro nível, em vez de desmontarem carrinhos, “desmontam” sistemas TI.

  14. Avatar de k
    k

    Racial advantage.

    1. Avatar de li70
      li70

      Este rapaz tem um racial bonus superior au normal ou seja: +50 intellect +50 agility :p

      1. Avatar de Fabio
        Fabio

        WOW such virgin :doge:

      2. Avatar de Mario Lopez
        Mario Lopez

        os putos na china sao cranios sem duvida mas sao altamente explorados, e apesar de construirem tecnologia nem poe as maos num tablet ou smartphone pois a unica coisa que podem comprar e uma taca de arroz

  15. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Porque continuamos a recusar ir mais alem. Mais provas que existem seres humanos com mais informação. Só genética talvez não seja.

  16. Avatar de André
    André

    Bom exemplo de um rapaz que dedica já desde pequeno o seu tempo a tentar ajudar os outros ao mesmo tempo que faz aquilo que gosta e sabe fazer.
    É de louvar que com esta idade já tenha o potencial, não digo apenas a nivel tecnologico mas sim a nivel da responsabilidade,maturidade,concentração que é necessário para tomar quando se invade sistemas de empresas e tomar depois as decisões certas.

  17. Avatar de grm
    grm

    Mundo a parte…

    1. Avatar de LP
      LP

      Essa paga direitos de autor! 😀

  18. Avatar de Rui C
    Rui C

    Se conseguisse-mos usar apenas 20% do nosso cérebro …

    1. Avatar de LP
      LP

      Mito urbano… usamos 100% do cérebro.

  19. Avatar de Paulo
    Paulo

    Eu aos 13 anos já descobria as vulnerabilidades da minha torradeira. 😉

  20. Avatar de retlaw
    retlaw

    Sabem o que é um sobredotado? Não vale a pena andar a fazer generalizações com o restante da população juvenil chinesa, com a nossa e muito menos com a Playstation. Estamos a falar de alguém que nasceu virado para ser hacker, da mesma forma que um puto de 13 anos é campeão de xadrez e ganha a muitos adultos. Estar muito acima das suas capacidades para a idade, ao mesmo tempo que se nasce com um dom.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Pode não ser sobredotação, pois este ‘diagnóstico’ implica outras informações como o relacionamento com os outros, motivaçã para tarefas, entre outros.

      Acredito que haja um interesse intrínseco, eu trabalho com crianças e há algumas que, se não fosse a escola e se lhes dessemos liberdade para fazerem o que querem, dariam excelentes hackers.

      1. Avatar de Maurício Evaristo
        Maurício Evaristo

        Concordo em muito consigo Marisa.
        Abraço.

      2. Avatar de LP
        LP

        Uma coisa é certa, um sobredotado não depende de estudo, de TPCs nem esse tipo de factores externos falados por aqui…

        1. Avatar de Há com cada um
          Há com cada um

          Esta será a minha melhor frase aqui:

          Este rapaz, para mim, é autodidacta.

          Acho que é o mais plausível de se lhe chamar.

  21. Avatar de SG
    SG

    Acho curioso que estejam aqui tantas pessoas a dizer que é cultural, que enquanto lá incentivam a ler e estudar, cá é só tablets e afins… Se o miúdo, com 13 anos, tem conhecimento suficiente para fazer hack, acham sinceramente que isso veio de contas no papel? Ou de inúmeras horas em frente a um computador???
    É apenas um reparo… Não podemos comparar as coisas… Sim, são culturas diferentes… Mas muito que estejamos mal cá, com políticos falsos, blá, blá… Lembrem-se do seguinte: lá, não teríamos acesso tão facilitado a sites, a internet, a conteúdos televisivos… E é isso que leva a que haja tantos hackers lá… Querem contrariar o sistema. A China tem imensa censura, esqueçam ter qualquer tipo de jogos, visitar quaisquer tipos de sites, ver quaisquer conteúdos televisivos… Por isso é que se diz que é um mercado potencial… Porque ainda há muito por fazer…

    Mas é só a minha opinião.

    1. Avatar de Cris
      Cris

      Finalmente alguém com bom senso comum.

    2. Avatar de LP
      LP

      De acrescentar que não é sequer saudável na formação da pessoa transformar uma criança numa “máquina de estudo”, saltando etapas, menosprezando a importância do brincar, do jogar, da convivência com a família/amigos. Quantos papás não se vêem a fazer isto com a esperança fútil e estúpida de transformar os pobres filhos em sobredotado, na esperança de os verem passar directamente do primeiro ciclo para o ensino superior… Não entendem a dificuldade que seria terem de facto um filho sobredotado.

  22. Avatar de José Santos
    José Santos

    Em Portugal existem os mesmos talentos. O problema é a comunicação social apenas publicar o que lhes interessa. Há 2 anos um puto mais velho acho que com 15 ou 16 anos em Portugal descobriu uma falha de segurança na Google e teve direito a prémio chorudo e Hall da Fama na pagina da empresa. Além de ter aquela idade foi o primeiro sucesso português num programa de recompensas. Não é preciso ir para a China para encontrar estas situações.

  23. Avatar de Xoxota
    Xoxota

    Em Portugal os jovens é mais ginásio. São gostos..

    1. Avatar de Manuel Campos
      Manuel Campos

      Muito bem dito,”Xoxota”.Finalmente alguém que diz uma boa verdade!!Enquanto para uns só serve a vaidade,outros há que nem sequer pensam nisso,e muito bem!!E digo mais,tendo estado em alguns países europeus,digo sinceramente uma coisa que pude constatar:os jovens portugueses são dos mais narcisistas e envaidecidos(sem ofensa para ninguém),que podem existir.Principalmente nos meios urbanos,ou,se preferirem,nos grandes centros urbanos.Por isso se vê que pequenos rapazes com a idade deste menino chinês não podiam sair de Portugal.Aqui só querem é playstations,xbox’s,ipad’s,motos 4,o maior luxo que há.Só distracções.Só quando chegam aos 17/18 anos é que alguns já abrem os olhos,e,mesmo assim…Então se formos a falar de raparigas,ou já mulheres,com grandes conhecimentos de informática em Portugal,acho que nem há palavras!!Há mulheres no ensino superior,em áreas da informática,que nem a palavra “browser” conseguem definir!!E quanto a programação em diversas linguagens,então é que a porca torce o rabo!! 🙂 🙂 É um completo vazio de ideias!!

      1. Avatar de Cris
        Cris

        Posso concordar com a maior parte das coisas que disseste menos com o facto de pensares que isto é um problema só de Portugal. Isso é ingenuidade tua.

  24. Avatar de Chineses da treta
    Chineses da treta

    Isto de ser um hacker aos 13 anos, não veio dos livros! Toda a gente sabe que existem pessoas que por si só já são super-dotadas ou com Síndrome de Asperger. Que acredito que seja mais o ultimo caso a razão deste rapaz ser o que é do que outra coisa!

    Na Índia existem também pequenos e grandes génios. Acho completamente normal que em países onde a taxa de natalidade é superior a de outros,é normal que a este ritmo existam mais super-mentes nesses países do que nos outros!

    Isto não é só uma questão de cultura! Em Portugal existe muita a cultura do Futebol e poucos são como o CR7 ou o Messi. Num é uma questão de vontade e sonho no outro já lá vinha o Síndrome de Asperger.

  25. Avatar de m4x
    m4x

    Caraças, os gajos da Qihoo 360 meteram logo mãos ao puto ou quê?

  26. Avatar de Jorge
    Jorge

    o que me chamou à atenção foi o câmbio

  27. Avatar de deus
    deus

    A diferença é que eles estão a tentar descobrir como ser os melhores e nós a tentar descobrir porque é que eles são os melhores

    1. Avatar de Mauricio Evaristo
      Mauricio Evaristo

      “Cada um na sua ignorância se julga um deus” – Provérbio Chinês!

  28. Avatar de yaclicka
    yaclicka

    Meu idolo 🙂