O Kernel do Linux vale Mil Milhões de euros!

31 Comentários

Hoje em dia, muito provavelmente, o maior rosto e valor da comunidade de software livre reside num único projecto. Falamos do Kernel de Linux, que ao longo dos últimos anos sofreu uma enorme evolução, tomando inclusive a dianteira nalgumas inovações (como já falámos aqui) mesmo antes que os kernels dos sistemas operativos rivais. Mas apesar de estar disponível livremente acessível, significa que tem pouco valor?

null

É endémico e faz parte dos mais recônditos locais da nossa cultura que aquilo que é barato ou livremente disponibilizado tem reduzido valor. No entanto, isso não se aplica a uma boa selecção de software livre e especialmente ao kernel de Linux. Esta constatação resulta de uma estimativa feita pelos investigadores da universidade de Oviedo, onde referiram que o custo para replicar desde o início o desenvolvimento do Kernel do Linux iria custar a “módica” quantia de mil milhões de euros.

Os dois investigadores, Jesús Garcia e Isabel Magalno, estimaram o custo de reprodução do kernel, utilizando o algoritmo 81 do método COCOMO (COnstructive COst MOdel). Este método representa um modelo de estimativa do tempo de desenvolvimento de um produto, especialmente adequado para projectos de software.

De acordo com os cálculos apresentados, seria preciso 1000 programadores de software e aproximadamente 14 anos para recrear o coração do popular sistema operativo, remunerados a uma média de €31.000. Estes números reflectem um ascendente nos custos de desenvolvimento de software na zona euro, bem como a complexidade crescente do desenvolvimento que o kernel do Linux tem sofrido ao longo dos anos devido à sua complexidade. O próprio mentor do projecto Linus Torvalds disse recentemente que o kernel estava a ficar “gordo”.

As conclusões do estudo revelam que o seu objectivo, não era em si determinar o valor actual do Kernel, mas ser um instrumento fundamental de apreciação dos potenciais benefícios da colaboração em comunidades de software livre.

Além de se ter que pagar um preço inimaginável para desenvolver o Linux de raiz, o seu valor potencia lucros a empresas e desenvolvimento de tecnologias importantes. Sobre esse desenvolvimento de tecnologias, podemos estar a referir software para o seu Smartphone, software que lhe permite aceder à internet através do seu router, software que permite que veja televisão através do seu receptor de satélite, etc. que no final de contas estará a utilizar o Linux. Seria interessante vermos um estudo no futuro, sobre o lucro gerado pelo Linux às empresas que apostaram nele… e  Google que o diga!!! Computerworld

Partilhar:
Tags:

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cf
    cf

    O Núcleo Linux tem muito valor obviamente, todo o mundo programa nele, constrói, testa, faz com que evolua! Faltam-nos mais aplicações open-source, para que poderemos ter o melhor software e completamente gratuito!

  2. Avatar de António Mendes
    António Mendes

    Excelente artigo, e realmente a última questão é de se frisar. Os milhões que não se ganharam graças a um kernel gratuito. É por estas e por outras que levanto o chapéu aos imensos programadores que trabalha(ra)m no linux, que a maioria trabalha de graça para fazer um grande sistema.

    Já agora, o MacOS X é baseado em Linux ou Unix? Vejo em vários sítios respostas diferentes.

    1. Avatar de cf
      cf

      Unix tal como o Linux, o núcleo foi criado por Darwin e é um sistema operacional do tipo Unix.

      1. Avatar de Khan
        Khan

        na verdade o Linux é baseado em Minix..Minix é que e baseado em Unix (diferença esta que usa um microkernel).. Tordvalds estava a “melhorar” o minix e depois derivou o linux

    2. Avatar de phoenux
      phoenux

      Na realidade estima-se que 70% das contribuições de código para a kernel Linux sejam de programadores pagos por empresas exclusivamente para essa tarefa. Empresas como a Red Hat, IBM. Novel, Intel e Oracle são algumas das “pequenas” empresas que contribuem activamente para o desenvolvimento do Linux (http://software.intel.com/en-us/blogs/2009/08/24/who-works-on-the-linux-kernel/).

      Pessoalmente acredito que este é um “novo” modelo de desenvolvimento de software que trás grandes vantagens: as empresas contratam uma equipa pequena de programadores, associam os elementos desta equipa a alguns projectos opensource, onde outras empresas também já alocaram recursos; no final temos um grande grupo de especialistas que partilham o esforço do desenvolvimento de um software do qual toda a comunidade (incluindo as empresas) vão beneficiar.

      E é este modelo de cooperação que dá tanta força ao software opensource e que tanto assusta as software house’s.

  3. Avatar de Berto
    Berto

    Não é FreeBSD?

    1. Avatar de EacHTimE
      EacHTimE

      FreeBSD é construído na base Unix e MacOSX é contruído na base FreeBSD

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        BSD e não freeBSD..

  4. Avatar de luis
    luis

    Espero que o dia em que todo o software seja de borla nunca aconteça, programador tem de comer certo?

    1. Avatar de António Mendes
      António Mendes

      Aí está o outro lado da moeda.

      1. Avatar de Carlos
    2. Avatar de maurycio
      maurycio

      Certo… e os programadores actuais de linux são humanos que precisam também de se alimentar. No entanto ainda não ouvi falar de nenhum que tenha morrido à fome 😉

    3. Avatar de MB
      MB

      Já ouviste falar em “patrocínios” e “doações” ou essas palavras são palavras estranhas/não constam no teu dicionário?

    4. Avatar de FatGiant

      Eu já espero é que o dia em que TODO o software seja proprietário, fechado, e pago, desapareça rapidamente.

      Todos os dias utilizo software free, muito dele open-source, caso tivesse de pagar os valores comerciais de todo ele, não poderia fazer nem 1/10 do que faço, ou, teria de recorrer a versões, digamos, ílicitas.

      Creio ser lícita a sua afirmação de que os programadores têm de comer, o que não implica que não possam mesmo assim produzir software free de qualidade. Creio que não deve ser muito difícl de entender. Para além de que, quem usa por sistema software gratuito, acaba mais tarde ou mais cedo por fazer uma doação, por vezes mais de uma, e com a maior das boas vontades e satisfação.

      Será melhor pensar nisso também.

      1. Avatar de d05
        d05

        Impossível isso acontecer o opensource não pertence a ninguém mas a toda a gente.

    5. Avatar de racoq

      Luis, como nota pessoal penso que há lugar para todos sistemas operativos pagos / livres bem como o mesmo se aplica nas aplicações.

      De facto o artigo espelha muito bem isso mesmo. Esqueces-te que o kernel do linux como mais valia em inumeras aplicações, lembro-me assim de repente do uso no android, Bada (novo sistema operativo movel da Samsung), usado em inumeros routers, e receptores satelites, leitores de dvd e até em televisões.

      Repara, isto tudo cria riqueza, o kernel tem trazido mais benificio e lucro às empresas do que prejuízo às empresas rivais (e só me lembro uma que possa trazer prejuizo, a Microsoft). Por mais que a microsot seja importante no panorama de software, não é nem de perto nem de longe a única empresa de software.

      Já pensaste se tudo fosse como dantes e apenas existisse Macos e Windows como real alternativa para as empresas? Já imaginaste na construções de novas plataformas, por exemplo baseadas em windows os custos que isso não iria implicar para uma empresa que quer inovar?

      A prova que há lugar para ambos é que aparentemente o Windows 7 está a vender bem e o Linux nem por isso tem decrescido. Tens também tu e as pessoas agradecerem ao Linux, se não fosse ele a Microsoft não se sentia pressionada a desenvolver um sistema operativo melhor. Talvez neste momento, estivéssemos ainda com o Vista (quem sabe?!)

    6. Avatar de Marcelo
      Marcelo

      A ideia seria cada um dar um pouco do seu tempo para o bem comum. A ideia poderá ser utópica mas leva-nos a um mundo mais justo e humano. A partilha é a nossa única saída.

  5. Avatar de Hélio
    Hélio

    Unix — BSD — MacOS
    |
    \- Linux — Android etc

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas o linux deriva do minix, que por sua vez deriva do unix, que quando se turnou num sistema proprietario ou seja de codigo fechado, alguém que não me lembro agora fez uma copia antes e nasceu assim o minix, que com base neste o nosso amigo linus,e com a ajuda de muita gente(espalhada pelo mundo)nos primordios da net criaram a base do kernel linux.

      1. Avatar de faustino
        faustino

        Que eu saiba o Linux não deriva do Minix, que por sua vez não deriva de uma cópia do UNIX.
        Pelo que sei o MINIX foi desenvolvido por um Sr. chamado Andrew S. Tanenbaum ( e outros) com o intuito de criar um sistema operativo que permitisse explicar facilmente, aos seus alunos, muitas das características de um sistema UNIX, uma vez que o código fonte já não era disponibilizado às Universidades.
        Quanto ao Linux derivar do MINIX é o mesmo que dizer que, por exemplo, um Opel deriva de um Fiat uma vez que os dois utilizaram inicialmente os mesmos pneus e mais meia dúzia de peças, o que se passou foi que inicialmente o sistema de ficheiros e julgo que mais alguns subsistemas foram “adaptados/copiados” por forma a facilitar o trabalho inicial do Linus, assim como, recebeu muitas contribuições vindas de pessoas que pertenciam à comunidade MINIX, o que não acho que signifique que o Linux deriva do MINIX, até porque as discussões Linus/Tanenbaum, sobre sistemas operativos eram famosas há uns anos atrás.
        Os entendidos que me corrijam se escrevi alguma asneira.

  6. Avatar de a Friend®

    MacOsX é um sistema operativo baseado em UNIX-BSD, com Núcleo Mach
    A sua origem é baseada no NeXTStep

    Aqui está a Arquitectura dele.

    1. Avatar de Bónus

      [Offtopic]

      a Friend®, uma aplicação interessante, e gratuita por enquanto:
      http://macmagazine.uol.com.br/2010/02/26/macheist%C2%A0oferece%C2%A0aplicativo%C2%A0gratuito%C2%A0para-mac-antes-das%C2%A0vendas%C2%A0do-seu%C2%A0nanobundle/

      Já agora vê o site deles. Está espectacular e… sem flash!

      1. Avatar de a Friend®

        Bem o site está mesmo um espetaculo!

        Obrigado pela dica! Vou já andar lá a estudar…muito bom mesmo! 😀

  7. Avatar de Navyseal

    Acho engraçado que agora qualquer coisa anda à volta dos mil milhões, até as obras. Se fosse há 15 ou 20 anos era tudo mais barato, deduzo que daqui por 15 ou 20 anos, já seja normal falar em triliões. Acho que as pessoas não fazem ideia da quantidade de $ que é, mas enfim.

  8. Avatar de Zé

    “O próprio mentor do projecto Linus Torvalds disse recentemente que o kernel estava a ficar “gordo”.”

    Ele também está a ficar gordo…

  9. Avatar de Miguel Jeri

    Boa posta:

    “As conclusões do estudo revelam que o seu objectivo, não era em si determinar o valor actual do Kernel, mas ser um instrumento fundamental de apreciação dos potenciais benefícios da colaboração em comunidades de software livre.”

    Um trabalho imenso e com êxito, que ao mesmo tempo democratiza o acesso ao software e acelera e potencia o seu desenvolvimento. O futuro.

    1. Avatar de phoenux
      phoenux

      Sem dúvida, o futuro…