O hidrogénio é uma perda de tempo? Esta bateria prova o contrário

25 Comentários

Embora o hidrogénio enfrente críticas consideráveis devido aos desafios para a sua integração em aplicações comerciais, a tecnologia de metal-hidrogénio desenvolvida pela EnerVenue está a contrariar este ceticismo. A empresa está a demonstrar que o hidrogénio pode desempenhar um papel essencial no armazenamento de energia sustentável.


O que torna estas baterias tão especiais?

As baterias da EnerVenue, conhecidas como Energy Storage Vessels (ESVs), possuem características que as colocam na frente do armazenamento energético. As suas principais vantagens incluem:

  • Durabilidade: com uma vida útil superior a 30.000 ciclos, permitem até três ciclos de carga e descarga por dia, sem necessidade de pausas.
  • Elevada segurança: eliminam o risco de sobreaquecimento e de propagação térmica – o que descarta a necessidade de sistemas de proteção contra incêndios caros, comuns em baterias de iões de lítio.
  • Sustentabilidade: são significativamente mais recicláveis do que as baterias de lítio.

A multinacional RWE está a testar as baterias da EnerVenue no seu centro de inovação em Milwaukee, nos Estados Unidos. Este projeto piloto visa validar aspetos como a flexibilidade nos ciclos de carga e descarga, o desempenho sob diferentes condições de temperatura, e a eficiência geral das baterias.

O armazenamento de energia em escala de rede que seja seguro, flexível e duradouro é fundamental para atender à crescente procura por energia limpa.

Afirma Andrea Hu-Bianco, vice-presidente sénior de Engenharia na RWE Clean Energy.

[Vídeo original]

Além disso, Majid Keshavarz, diretor técnico da EnerVenue, salienta que as baterias de metal-hidrogénio foram concebidas para enfrentar os desafios mais exigentes na área da energia limpa.

Apesar das críticas frequentes ao hidrogénio como vetor energético, a EnerVenue continua a apostar na sua tecnologia e planeia mostrar que pode oferecer uma alternativa promissora face às limitações das baterias atuais.

A questão que se coloca agora é: será esta inovação suficiente para redefinir o papel do hidrogénio no futuro energético global?

 

Leia também:

Comboio a hidrogénio circulou pela primeira vez em Portugal e Espanha

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fernando
    Fernando

    Tanto quanto sei… actualmente, o problema principal do hidrogénio não é perceber se as baterias de hidrogénio são úteis, melhores ou fáceis de usar… é sim o quanto custa produzir hidrogénio – que é bem mais caro que as outras fontes energéticas.
    Pode ser apenas uma questão de rendimento/eficiência desse processo, mas, por enquanto, ainda não está ultrapassado.

    1. Avatar de Blaketrooper
      Blaketrooper

      nem mais, e quanto custo quando comparada com a next best alternative, mesmo considerando que estamos à procura de uma solução zero CO2, a verdade é que as alternativas são mais baratas e estão disponíveis ao dia de hoje.

      Se queremos ter impacto e controlar o aquecimento global, com ações com impacto agora, o hidrogénio pura e simplesmente não é uma solução viável…. poderá ser daqui a uma década, mas precisamos de soluções hoje.

    2. Avatar de Atento
      Atento

      Diria que o problema será mais logístico.
      Se o armazenamento e distribuição forem resolvidos, os custos de produção descem, por utilização de métodos alternativos económicamente mais viáveis.

      1. Avatar de JL
        JL

        Há muito que isso foi resolvido, é produzir no local no consumo, mas isso não baixou os custos, só aumentou.

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        A própria produção já é uma aberração: por cada unidade de energia aplicada na produção o hidrogénio só devolve, teoricamente, 30%. Na prática, com o arrefecimento, compressão e transporte, as perdas são muito maiores, acabando à volta dos 33% de rendimento. É como um negócio em que por cada 100 euros que lá meter só vou buscar 30.

        1. Avatar de JL
          JL

          É um pouco mais baixo, cerca de 20 a 22% se for usado para veículos.

  2. Avatar de JL
    JL

    Que é uma perda de tempo e sobretudo recursos financeiros já se sabe há muito tempo, é uma boa maneira de cativar financiamento, sobretudo quando usam as premissas habituais onde tentam passar a informação que são vantagens e na verdade são as suas piores desvantagens.

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    A bateria da EnerVenue é uma bateria, não uma forma de usar hidrogênio, da mesma forma que a bateria de lítio só usa lítio no fabrico…
    É nickel-hydrogen. tem as suas vantagens, mas nada a ver com o tema hidrogenio como se tem debatido.

  4. Avatar de AJ
    AJ

    O futuro dos automóveis é o Mr. Fusion.

  5. Avatar de TiagoR
    TiagoR

    Continuo a dizer, tenham calma o futuro é o hidrogénio tudo o resto são dores de crescimento !

    1. Avatar de JL
      JL

      Mas tem futuro porquê ? se os problemas que apontam para estes só agravam nos a hidrogénio.

      1. Avatar de Stanley
        Stanley

        Carros 100% elétricos são brinquedinhos. Sem infraestrutura de suporte e tempo do usuário pra carregar as baterias, servem para pouca coisa.

        1. Avatar de JP
          JP

          Na sexta fui ao Mcdonalds com o meu filho e na meia hora que demorei a comer enchi o depósito do “brinquedinho”…

          Já os carros a combustão se também não tiverem infraestruturas de suporte, devem servir para muita coisa…

          1. Avatar de Stanley
            Stanley

            A gasolina é comercializada em todo o mundo. Lol

        2. Avatar de JL
          JL

          Carros eléctricos a hidrogénio, tal como todos são, ainda mais brinquedos são, já que as suas potências são ridículas.

          E para hidrogénio tem onde ?

          Sempre é menor que abastecer de hidrogénio quando criam fila.

          Esses não servem para nada, nem sequer os vendem cá.

          1. Avatar de Stanley
            Stanley

            Relaxe, jovem padawan.

            E fique atento a validade das pilhas comuns do seu elétrico.

          2. Avatar de JL
            JL

            E qual a validade das pilhas dos a hidrogénio? É que são esses que usam pilhas, e depois tem a validade dos tanques de hidrogénio, é ver qual a validade deles! Comece nos 5 anos, por aí fora.

  6. Avatar de Castro
    Castro

    “O hidrogénio é uma perda de tempo? Esta bateria prova o contrário”
    Estão a confundir alhos com bugalhos… Isto é uma bateria eléctrica fechada que é carregada por energia eléctrica! Isto nada tem a ver com a ideia de andar a produzir hidrogénio para ser transportado para outros locais e fornecido a veículos, etc… São aplicações muitos distintas.

    1. Avatar de Vítor M.

      Na base dessa questão está o que está citado no texto, isto é: a crítica frequente ao hidrogénio como vetor energético.

    2. Avatar de JL
      JL

      Essa ideia nem faz sentido, porque transportar hidrogénio é algo complexo e caro, o hidrogénio deve ser produzido no local do consumo.

      1. Avatar de Stanley
        Stanley

        Nisso eu concordo.

  7. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    O futuro é incerto. Não existe maneira de o prever. Será o hidrogénio, será as baterias solidas ou será algo totalmente fora da caixa. Recentemente criaram uma pilha de diamantes e carbono-14 que dura 50 anos e uma das suas futuras aplicações será os smartphones mas e se forem aplicadas aos VEs no futuro iria ser overkill.

  8. Avatar de Stanley
    Stanley

    Vida longa ao hidrogênio!

    1. Avatar de JL
      JL

      Porque não compra 1 ? Assim ajuda a manter a sua vida.

  9. Avatar de JL
    JL

    Como os postos de abastecimento andam a fechar, a malta adota soluções para abastecer os carros, na Califórnia têm um página para fazer agendamento dos abastecimentos, cada carro só pode abastecer uma vez por semana, é reservado um tempo de 30 minutos para o mesmo, (ah e tal são 5 minutos).

    https://ibb.co/xt7vcMFj