O Google lê os vossos e-mails, diz Ballmer!

39 Comentários

No decorrer de um evento em terras de sua majestade e perante uma plateia repleta de empresários Britânicas interessados em implementar as novas soluções Microsoft nas suas empresas, Ballmer não perdeu a oportunidade de atacar de novo o seu rival e inflamar ainda mais a guerra entre a Microsoft e o Google.


A acusação surgiu quando o presidente da Microsoft se referiu à crescente dificuldade da empresa em obter lucros através do Windows Live Hotmail, o mesmo referenciando o serviço de e-mail prestado pelo Google afirmou: “O Google teve a mesma experiência, apesar de eles lerem os vossos e-mails e nós não»” .

Apesar da acusação ser fundamentada o tema põe a nu o tendão de Aquiles da Microsoft, a publicidade, um habitat onde Google é o ser dominante. Escusado será falar sobre a dimensão e magnitude alcançada pelo Adsence.

Ballmer acusa o Google de actuar ilicitamente invadindo a privacidade dos seus utilizadores, em causa está o sistema de publicidade contextual que o Gmail utiliza, um sistema que analisa os e-mails de todos os utilizadores realizando uma contextualização da mensagem presente no mail com a publicidade que surge de imediato na página que visualizamos, em suma, o “scan” é realizado de forma a adequar e contextualizar a publicidade ao nosso discurso e às nossas pretensões referenciadas nos e-mails.

Estas acusações podem ser interpretadas de várias formas, na minha humilde opinião trata-se de uma tentativa desesperada de incriminar o Google no sentido mais pejorativo da palavra, aproveitando os benefícios e as vantagens colaterais. Contra natura à máxima, “Se não podes vencê-los, junta-te a eles” neste caso, elimina-os.

No entanto o presidente Microsoft não está sozinho nesta luta, muitas vozes têm-se insurgido contra o Google, é espectável que novos dados sejam lançados brevemente na praça pública afim de esclarecer um caso ainda muito longe do fim.

Lembram-se deste vídeo sobre as conspirações?
Prefiro nem o comentar, deixo o repto aos meus caros leitores para que deixem a sua opinião!

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de t@ndre

    Coitados.. até tenho pena dos rapazes… deve ser um trabalho algo chato, não acham??
    Só eu tenho 2,6GB em 20.000 mensagens… têm muito que ler 😛
    Gosto da imagem dos monkeys!
    ——————
    sounatural.com

  2. Avatar de Nastase

    Sinceramente, para mim, se o meu mail for apenas “lido” por um processo automático que contextualiza anúncios (nos quais nunca clico) e que depois disso todo o conteúdo “adquirido” seja descartado, não vejo qualquer problema.

    É um bot por isso não me faz confusão. Agora resta provar é se o bot utiliza a informação apenas e só para contextualizar os anúncios!

  3. Avatar de Cláudio
    Cláudio

    Sou da mesma opinião do @Nastase.

  4. Avatar de Malamen

    Sinto muito em discordar. Se isso acontece é ilegal e incomodativo.

    É violação de privacidade. E vou ter que averiguar isso a fundo.

  5. Avatar de João
    João

    conclusões ao video… google lidera em serviços mail, por isso tem acesso a grandes quantidades de informação sobre nós…

    se a microsoft tivesse acesso à mesma informação, ou a Yahoo, não haveria a mesma conspiração a cada uma delas pelas mesmas razões ?!

    A microsoft não abre o código fonte do seu sistema operativo!!! eu sei lá o que é que o SO está a fazer !? eu sei lá se está a mandar informações dos sites que eu visito para os servidores da microsoft sob a forma de reportes de erros ?!

  6. Avatar de João Silva

    A Google nunca escondeu que lia todos os mails através de um processo automático. Já a Microsoft não teve a mesma atitude em relação ao WGA.

  7. Avatar de Majesticskull

    Se meus e-mails são lidos apenas para ‘melhorar a publicidade’ eu não vejo problema nenhum.

  8. Avatar de Carlos
    Carlos

    Não tenho Gmail e nunca foi por isto… é pq tenhos emails q cheguem…. Portanto estou descansado… ehehe

  9. Avatar de Vítor M.

    Confesso que uso intensivamente o mail do Gmail, confesso que o uso apenas para o transito de correio dito normal. Toda e qualquer informação mais “sensível” não passa pelo servidores desses senhores. Não é por não confiar neles é por desconfiar deles.

    Acredito que o facto de eles terem acesso ao mail das pessoas lhes confere um poder criminoso!

    Tudo bem (mais ou menos bem!) que na banalidade do nosso dia-a-dia o saber que estamos a receber mails da miss mundo sem bikini, ou a receber mails da empresa com as tabelas de preços de produtos, ou ainda receber mails com as fotos do jantar de sábado, não causará grande aflição, mas se forem dados bancários, de for informação médica ou informação relevante da vossa vida pessoal, certamente não gostariam de ver isso por mãos alheia… digo eu!

  10. Avatar de Luís Nabais
    Luís Nabais

    É incrível o poder que os media têm sobre as pessoas… Há anos que o GMail é vistoriado por processos automáticos, sempre o fez, sempre o admitiu, para controlos anti-terroristas, entre outras coisas. Não são vistos se têm lá jogos, filmes, porno, ou seja o que for desse tipo… Muito menos dados pessoais.

    A parte interessante é que alguém lê uma notícia, algo vago que pode ser mal interpretado e começam logo os boatos…

    O GMail é o melhor serviço de mail, mais rápido, fiável, estável e seguro. Ponto final.

  11. Avatar de aver
    aver

    Só quero dar os parabéns pela arte gráfica 😆

    Quanto a informação sobre pessoas e empresas de que dispõe o Google, entre pesquisas, emails, ficheiros alojados em servidores, (mais a informação personalizada se, como se espera, adquirir a DoubleClick), de facto, se alguém a puder e quizer utilizar para fins ilegítimos é um caso muito sério.

    Já agora uma nota. A informação que o Google possua sobre os utilizadores não está sujeito a sigilo judicial. Além disso, o Google pode prestar essa informação às autoridades judiciais sem ser obrigado a comunicar isso aos respectivos utilizadores.

  12. Avatar de Jonblue
    Jonblue

    Victor M bastante lúcido no seu comentário e subscrevo por baixo.
    O grande sucesso da Google assentou exactamente nisso, esmiuçar melhor toda a informação circulante na net.
    Tem vantagens mas sou dos que defende que a net deverá ser um espaço verdadeiramente democrático, mesmo c/ todas as aberrações e crimes que por lá passam! 😉

  13. Avatar de Lenocista
    Lenocista

    É isso Vitor, e o problema está no que foi dito em quase todos os posts anteriores: Hoje em dia as pessoas parecem mais ou menos dispostas a abdicar da sua privacidade. Ou seja, tudo aquilo que foi conquistado em termos de segurança e direitos privados, muitos consagrados na nossa Lei Fundamental e diversos diplomas legais avulsos, parece tão banal para as pessoas que até nem “faz falta”. Olhem que faz! Temos de ter cuidado com os facilitismos, senão qualquer dia os governos, as empresas, AS FINANÇAS, as vossas mulheres e maridos, e todo o mundo saberá da vossa vida. Querem isso??
    Eu tenho uma “casa de meninas”, apesar da minha formação superior optei por esse negócio por motivos óbvios – Gostariam de saber quem lá vai?? E se for um de vós?? E se um de vós for lá e uma webcam enviasse a vossa imagem por e-mail para alguém, por exemplo para mim, mas o meu e-mail fosse filtrado por um bot, E HOUVESSE UM HACKER QUE ACEDESSE AO BOT e depois metesse a vossa cara num site qualquer? Era o bom e o bonito não é? Pois… a privacidade, mesmo dos e-mails, é importante…

    (Ah, e escusam de comentar algo do tipo “eu nunca vou a esses sítios” e tal, isso é conversa boa para as vossas esposas. Obrigado)

  14. Avatar de knozer
    knozer

    bem eu nao uso o mail do google nem da hotmail(tenho um pra ter a conta de messenger e digo é so lixo la nem sei como e possivel tanto lixo :P) por isso tamto em faz mas digo nao e mt fixe saber qeu as tuas coisas nao sao privadas, saber qeu qualquer cosia pode-te roubar os dados (creio ser mais facil aceder a dados por bot do que sem ele nao?), dados confidencias, etc nao e mt bom ter isso a a ser fiscalizado, anyway pra que querer gb e gb de espaço, ums MB valentes chegam e sobram, e por isso que nao me iludo com essas coisas de milhetos gb de espço

  15. Avatar de Trollitito
    Trollitito

    @Lenocista
    “(Ah, e escusam de comentar algo do tipo “eu nunca vou a esses sítios” e tal, isso é conversa boa para as vossas esposas. Obrigado)”

    LOL, então quem não vai mesmo a esses sítios que diz? É que estás, praticamente, a acusar todos que vão a esses sítios! Há muito tipo de pessoas e se tu vais a esses sítios, é contigo, mas não quer dizer que os outros também vão. Eu respondi-te não por mim, não vou a esses sítios e muito menos tenho mulher, mas por muitos (claro que não todos) que por aqui andam, pois certamente nunca foram nem irão. É que é quase o mesmo que eu dizer “escusam de vir com falinhas mansas que nunca traíram ninguém porque já traíram”, quer dizer, praticamente obrigo-os a não responder a verdade (caso assim seja, claro). Mas pronto, algo pouco importante, perante tudo o resto que disseste, concordo contigo. 😉

  16. Avatar de Ricardo Rodrigues
    Ricardo Rodrigues

    So tenho duas coisas a dizer :

    Se houvesse a mesma acusacao em relacao ao M$ era o fim do mundo.

    Em relacao ao Google e a’ M$ tem havido 2 pesos e duas medidas

  17. Avatar de JC

    Se fosse a MS a ter o mesmo tipo de comportamento que a Google ao “contextualizar” os nossos emails, já estou a ver a quantidade de posts a falar da invasão de privacidade que a MS estava a fazer…

    A realidade é que o que a Google faz é para mim perigoso e embora seja um utilizador do gmail uso este apenas e só para assuntos informais. A fronteira entre a utilização de um script para contextualizar publicidade, o arquivamento e indexação das conversas até à analise das proprias conversas não é muito grande.

    Resta a nós, utilizadores “ignorantes”, saber fazer uso dos serviços que nos “oferecem” e tomar o melhor partido deles, sem nunca por em causa o nosso direito a privacidade.

    Mas isso deve partir de nós… não devemos ficar a espera que alguém o respeite se somos nós próprios que não o preservamos. Basta ver a quantidade de dados pessoais que as pessoas partilham na internet, a “céu” aberto, quer nos seus blogs pessoais, hi5, perfis de msn, etc. Hoje em dia é cada vez mais “normal” saber de onde é alguém, com quem namora ou com quem se casou, que carro tem, animais de estimação, que locais frequenta e as vezes até os contactos telefónicos ou até de morada. Basta analisar textos, fotografias, comentários, cadeias de amigos, etc. E o que é facto é que as pessoas já não se preocupam nada com isso, ou pelo menos uma boa parte delas. O que não deixa de ser curioso dado que estamos a falar muitas vezes da nossa própria segurança.

    Cheers

  18. Avatar de Miguel Jeri

    Com bot ou sem bot, eu considero invasão de privacidade. Se querem fazer uma análise de interesses que o façam com coisas públicas e não privadas, essa agressividade de ir analisar até a correspondência é demais. De certa forma concordo com o Ricardo Rodrigues: existe um certa tendência a desculpabilizar a google…

    Cumps

  19. Avatar de FernandoJS

    Lembrando: e-mail não é um sistema de informação seguro…qualquer um pode interceptar os pacotes que andam pela rede. É apenas uma questão de protocolos utilizados.

    Abs

  20. Avatar de Carlos Belchior
    Carlos Belchior

    @JC
    Concordo com as 3as e 4as partes do comentário, aliás estão quase geniais. Apenas um ligeiro deslize no comentário, passo a citar: “Se fosse a MS a ter o mesmo tipo de comportamento que a Google ao “contextualizar” os nossos emails, já estou a ver a quantidade de posts a falar da invasão de privacidade que a MS estava a fazer…”, pois a M$ tem milhares de processos em tribunal a nível mundial precisamente por invasão da privacidade, alias quem é que ñ conhece o WGA(windows Genuine Advantage) cuja Politica de Privacidade nunca consegui sequer ler?

    @FernandoJS
    Concordo, alias ninguem até hoje (que não estivesse a mentir) disse que a internet pode ser segura. Quando “E-bay’s” são atacados e SO’s da Microsoft roubados, muito + fácil deverá ser roubar E-mails. Digo eu que sou um Rookie nisto atenção.

    @knozer
    Duvido que seja qual for o seu servidor de e-mail, que seja segurissimo, nenhum é. E já agora se não quiser ter um e-mail da Hotmail só para ter uma Windows/MSN Live Account poderá registar credenciais com um e-mail de qualquer outro servidor como eu por exemplo tenho.

    Quanto a mim, que me considero, um terrorista dos meus proprios dados pessoais (Hi5, Netlog, Blogs, Pagina Web Propria, etc) não posso criticar que a google vá analiza-los por um bot, pk eu, conscientemente, os coloco em sites referidos anteriormente. Contudo, e se as informações não forem apagadas e bem utilizadas, discordo completamente, não gostaria mt de ver os meus dados CONFIDENCIAIS (divido os dados em Privados e Privados Confidenciais). Os pivados[nome, est civil, email…] ñ m importo mt mas os Confidenciais [morada, telefone, conta do banco…] já n posso dizer o mesmo!

  21. Avatar de Bruno Bernardino

    Acho que basta dizer que o Google foi a única dos 3 Grandes de pesquisa (Yahoo, Google, MSN) que não cedeu dados “privados” sobre quem utilizava os seus serviços perante uma acção judicial, devido à sua APERTADÍSSIMA política de privacidade.

    Notem também que todos os serviços do Google são altamente confidenciais.

    Se quisessem e pudessem utilizar os nossos dados privados para fins maliciosos, já o tinham feito, o império deles já é vasto o suficiente para causar muitos estragos.

    Confio neles mais do que qualquer outra empresa e acho os seus ideais louváveis.

    Corrijam-me se estiver errado.

  22. Avatar de António Manuel Dias

    A Google analisa as mensagens de correio electrónico, tal como o faz a Microsoft e muitas outras empresas e até polícias e governos. Aliás, a maioria dos grandes sistemas de webmail têm filtros anti-spam, que têm obrigatoriamente de analisar as mensagens para saber o que é ou não spam.

    Para além disso, como foi dito atrás, nada que passe em claro na Internet está seguro — tudo é possível analisar e tudo é, efectivamente, analisado (procurem por “Echelon” na Wikipedia). Qual a solução? Para o correio electrónico é fácil: cifrar as mensagens.

  23. Avatar de Lenocista
    Lenocista

    @Trollitito
    Tens razão, foi uma expressão demasiado generalizadora da minha parte. É claro que estava a exagerar, sem obviamente querer ofender ninguém. Muito bom o teu raciocínio e comparação.

  24. Avatar de aver
    aver

    @ Bruno Bernardino

    Se leres a política de privacidade do Google, na habitual tradução googliana vem o seguinte, sobre informação recolhida sobre os utilizadores.

    “Podemos ainda compartilhar informação com terceiros em circunstâncias limitadas, incluindo, de acordo com processos legais, prevenindo fraude ou dano eminente e assegurando a segurança da sua rede e serviços” (rede e serviços de terceiros).

    Houve um caso em que o Google se recusou a cumprir uma ordem dum tribunal para dar informações sobre uma empresa por a considerar abusiva. Em geral o Google presta a informação solicitada pelos tribunais, mas tem um aspecto muito importante – não está obrigado a informar os utilizadores em causa do facto de ter prestado essa informação. (Concluindo do mesmo modo, se estiver errado, corrijam-me).

  25. Avatar de Paulo Ribeiro

    o unico comentário que deixo é o seguinte… utilizem o secret encrypter para trocar mails com os vossos amigos, e digam-lhes as passwords via sms ou outro meio que nao a net. ou definam uma password so vossa, assim ninguem acede aquele texto. se o encriptarem nada ocupa.
    link: http://www.dvxw.com/186909

    e quanto a usar mails dos vossos isp’s nao aconselho, nada mesmo, só da problemas, se voces se “divorciarem” desse isp o mais certo é vos acontecer o mesmo que a mim, perdi 2 e-mails importantissimos da oni e da clix e imenso dinheiro e contactos

  26. Avatar de Rui Couto
    Rui Couto

    Já tinha ouvido falar que o google violava os direitos de privacidade dos utilizadores do gmail, por esse motivo e outros, não uso gmail. Uso o Windows Live Hotmail e estou muito satisfeito.

  27. Avatar de pisquinho
    pisquinho

    Boas

    Todos os serviços de e-mail são passíveis de serem lidos, automaticamente ou não, qualquer ISP que lhes forneça um endereço de e-mail faz com que todos os e-mails para esse e desse endereço passem pelos seus servidores, logo podem ler a informação sem que nenhum de nós saiba que o fizeram. Também no hotmail isso é possível. Eu tenho conta no gmail e no hotmail, agora live mail, mas a conta do hotmail não a utilizo, é apenas para acesso ao messenger, no entanto recebo publicidade, aka spam, e pergunto… como tiveram acesso ao meu endereço de e-mail? Agora pensem…
    A google assume uma ilegalidade e abre a porta a que seja processada, pois na UE não é permitido trocar a privacidade por serviços como acontece nos EUA, mas como não é um crime público terá que existir uma queixa. Tal como aconteceu com a MS e o seu WGA que também viola a privacidade, mas aqui a MS não assumiu essa ilegalidade, teve que ser descoberta por terceiros… talvez por esta diferença de atitude a Google ainda não tenha sido processada.

    Cumprimentos

  28. Avatar de tide
    tide

    è claro que tambem fico incomodado com o facto de saber que o gmail ou a google espia o meu correio, é sem duvida violação de privacidade e ponto final, resta-nos saber o que enviamos ou não por email. Quanto á microsoft creio que tambem não fica nada bem na fotografia, principalmente depois de se ter provado que o seu sistema operativo fazia o envio de informação relativa ao que os utilizadores faziam, consultavam, e sabe-se lá mais o quê. quando as comadres se zangam descobrem-se os podres.

  29. Avatar de David Fernandes
    David Fernandes

    Deixem-se disso pessoal, eles recebem milhares e milhares de mails por dia no servidor deles, é claro que nunca convém meter imagens ou números de contas bancárias ou outras informações MUITO confidenciais, acredito sinceramente que apenas têm um bot para definir a publicidade, até porque se tivessem mesmo alguém para ver esses mails, o emprego estaria muito melhor devido ao pessoal contratado pela Google … e se por acaso desconfiasse da Google, desconfiaria muito mais da Microsoft que pode controlar tudo o que é feito no meu computador desde que o ligo até que o desligo.

  30. Avatar de António Manuel Dias

    @Paulo Ribeiro:

    O link que forneceste para o secretEncrypter é de um sítio de downloads e não do sítio oficial dos autores ou responsáveis pela manutenção deste software. Fiz uma breve pesquisa no Google e, apesar de encontrar o ficheiro para transferência em vários locais, não consegui encontrar o sítio oficial (mas admito que não procurei muito…).

    Assim, continuo sem saber duas coisas essenciais em cifra electrónica: os algoritmos usados e a equipa responsável pelas actualizações de segurança do software. Falta ainda a terceira das qualidades essenciais a um bom programa de cifra: o acesso ao código fonte, para que os mestres da criptografia possam analisar o programa e encontrar as falhas (ou backdoors!) que possa conter.

    A falta destes três factores é, por si só, suficiente impedimento da utilização dessa aplicação para o fim proposto, mas existe ainda outro: ao que parece, pelo teu texto, as chaves são trocadas por sms ou outro meio do género, o que aponta para a utilização de um algoritmo simétrico de cifra. Ou seja, parece-me que a chave que se utiliza para cifrar a mensagem é a mesma que se utiliza para a decifrar. Isto tem dois inconvenientes, um dos quais já inferido pelo teu comentário — só se pode trocar mensagens com quem se conhece pessoalmente (temos que lhe transmitir a chave out-of-band, o que pressupõe a existência de um canal alternativo e privado de comunicação). O segundo inconveniente é que ou mudas a chave de todas as vezes que queres cifrar uma mensagem ou todas as pessoas que possuirem a chave utilizada vão poder ler a tua última mensagem.

    Qual a solução? Utilizar um método de cifra assimétrico e, de preferência, proveniente de um projecto activo e de código aberto, como o GnuPG.

  31. Avatar de Volca

    Querer privacidade na internet é o mesmo que tentar lutar contra a pirataria na web. Quer particular, não use internet nem telefone.

    Seja por meios legais ou ilegais, de boa conduta ou má conduta, abertos ou escondidos, diretos ou indiretos, suas informações estão sendo coletadas e cada um de nós tem uma identificação nesse mundo, nem que seja automática, mas acessível.

  32. Avatar de Paulo Ribeiro

    @António Manuel Dias
    Não encontrou nada porque:
    1º fui eu que fiz o programa
    2º não publiquei ainda mais nenhuma versão na net
    3º publiquei no dvxw.com site que me pertence e que o pplware utiliza com frequência.
    4º o programa utiliza encriptação AES com modificações feitas por mim para não ser possivel descodificar com outro software o texto ou ficheiro mesmo sabendo a password correcta.
    A encriptação tal como é la visivel, varia entre 128 e 256bits nao fiz maior porque acho absurdo. Encriptar o texto ou ficheiro e mete-lo num rar com password… duvido que alguem se safe a desencriptar aquilo depois.
    se tem mais duvidas ou quer falar comigo sff utilize o meu msn:
    android@oninetspeed.pt
    um abraço

  33. Avatar de Rui Silva
    Rui Silva

    1º fui eu que fiz o programa
    2º não publiquei ainda mais nenhuma versão na net
    3º publiquei no dvxw.com site que me pertence e que o pplware utiliza com frequência.
    4º o programa utiliza encriptação AES com modificações feitas por mim para não ser possivel descodificar com outro software o texto ou ficheiro mesmo sabendo a password correcta.

    Em quatro alineas que referiste 3 estão completamente erradas, assumo que compreendes algo de cifras, senão não terias alterado um algoritmo de cifra, mas não compreendes minimamente onde reside a segurança de um algoritmo de cifra. A segurança reside somente na password, se for divulgada tem-se acesso aos dados. Por outro lado o algoritmo deve ser divulgado e conhecido é por isso que é seguro e usado há bastante tempo. O teu pode estar incorrecto mas como a gama de utilizadores é baixa (nao publiquei em mais lado nenhum) pode haver incorrecções e falhas que ninguem sabe excepto um hacker. Por outro lado o que nos garante que o algoritmo é eficaz eficiente ou sequer seguro. O AES tem taxas de segurança mto bem definidas para o tamanho de pass, vem defenidas em qauntidade de processamento necessário para decifrar.

    Se axas que o teu algoritmo é melhor que o AES divulga-o talvez ganhes um premio ou nobel, mas fisicos e matemáticos já o investigaram e não superaram, mas tenta….
    Já agora o java possui bibliotecas que permitem incriptar em aes em 5 ou 6 linhas, fazes um import, defines a chave e já está

  34. Avatar de Paulo Ribeiro

    @Rui Silva
    Como é que 3 alineas estao erradas se :

    1: fui eu que fiz o programa
    2º ainda nao publiquei mais nenhum update
    3º o dvxw.com pertence-me
    sobra a 4ª alinea.
    caro amigo, sabe fazer contas de somar?

  35. Avatar de Marcus Vinícius
    Marcus Vinícius

    Muito bom o tema e as diversas opiniões, ao meu ver o mais interessante é que todos tenham o conhecimento do fato, e decidam-se pelo sim ou não.

    Saudações,

  36. Avatar de António Manuel Dias

    @Paulo Ribeiro:

    O Rui Silva disse “três em quatro”. Nomeadamente, penso que se referia aos teus pontos 1º, 2º e 4º (o 3º não tem qualquer influência na segurança de um programa de cifra).

    De qualquer forma, penso que para trocar correio electrónico cifrado um programa como o GnuPG é muito mais prático e, provavelmente, seguro do que o programa que referes. Já agora, e como o tópico deste artigo era o GMail, posso adiantar que existe mesmo uma extensão para usar o GnuPG em conjunto com a interface web do GMail em Firefox (embora eu continue com dúvidas em relação a alguns pontos desta extensão): FireGPG.

  37. Avatar de Ricardo Rodrigues
    Ricardo Rodrigues

    O problema aqui nao esta se o google analisa os emails ao nao porque o uso de emails esta sujeito a esses perigos (tal como o correio fisico) .. o que e’ certo as mesmas vozes n se insurgem contra o google (o q aconteceria se isso tivesse origem nos servicos live) pq? pq o google defende o opensource e da’ meia duzia de tostoes no google summer of code?

  38. Avatar de André Paulo
    André Paulo

    Deixo aqui o pensamento do dia:

    O google surgiu e cresceu até ser das empresas com mais sucesso no mundo APENAS para ter conhecimento da marca das tuas cuequinhas preferidas!

  39. Avatar de Filipe Alexandre Cachulo

    Olá sou o Filipe Cachulo e moro ou vivo em Portimão nos Três Bicos.
    E tu queres o meu E-Mail então o meu E-Mail é Filipe_Cachulo@Hotmail.com e adiciona-me para o teu E-Mail novo amigo.