O Google investe na Previsão do Futuro

83 Comentários

Uma das empresas que o Google comprou recentemente tem trabalhado num projecto com todo o secretismo mas hoje vieram a público levantar o véu do projecto e mostraram quem o estava a desenvolver e qual era o foco de todo o investimento e secretismo.

A Google investiu numa empresa que consegue “ver o futuro”.

O núcleo do Recorded Future parece basear-se num motor de pesquisa que olha para os dados cronológicos e os analisa. Por outras palavras, é um estudo inteligente que se debruça em dados do passado que são referências temporais, podendo prever factos que supostamente irão acontecer no futuro.

A compilação destes dados resultam em interessantes e intrigantes gráficos, estatísticas que parecem fazer sentido, aumentando a curiosidade desta máquina do tempo.

A Google não revelou ainda muita informação sobre a empresa que está a desenvolver este projecto. Mas Scott Kirsner, investigador do jornal Boston Globe, fez um fantástico trabalho de investigação e apresentou dois vídeos que explicam como a Google e essa empresa estão a construir uma ferramenta que pode prever o futuro.

É um trabalho colossal e ainda só se sabe, ou só se vislumbrou, uma ponta do icebergue. E é isso que o torna único e especial.

Homepage: Recorded Future

Partilhar:
Tags:

Comentários

83

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui Costa
    Rui Costa

    EU bem digo que eles andam aí. A google encaminha-se para um cada vez maior monopólio, mas o que podemos fazer contra isso o a favor??

    Sempre que faz uma aquisição, torna-se maior em todos os sentidos, mas pensando bem…de outra forma não espicaçava a concorrência (se é que ela existe). Uma procura pelo conhecimento cada vez maior, neste caso, dota os seus clientes de ferramentas cada vez mais brilhantes, que nos torna melhores…ou não!

    Não há bela sem senão, the big brother is watching you…don’t forget.

    1. Avatar de BigOix
      BigOix

      Google um monopólio e a Microsoft o que é ?

      1. Avatar de techdani
        techdani

        A Google possui monopólio de todas as áreas da Internet, que é para ai 90% mais importante que o monopólio de um SO, um office e um browser. Além disso, estas “aventuras” da google…

        1. Avatar de BigOix
          BigOix

          eu não pago nada a google e alias a Google apoiá a software opensource, o que a microsoft faz o menos possível para dar esse apoio. acho que o nomopolio da microsoft é mais grave do que da goggle porque a google não obriga ninguém lhe pagar, nem obriga utilizar a suas ferramentas, se utilizem as ferramentas da ggogle é porque tem qualidade. alternativas não falta a google, mas quando se trata da microsoft 90% dos pcs mundiais tem o windows instalado isso faz com que as pessoas não saibam de outras alternativas isto é grave porque a microsoft obriga indiretamente.

          1. Avatar de Alkemy
            Alkemy

            Também podes juntar à festa a Apple na questao do monopólio.

          2. Avatar de Paulo
            Paulo

            Aquilo que dizes não tem grande sentido. Existem igualmente alternativas gratuitas e muito boas aos sistemas da microsoft (e tambem open-source). As pessoas não as usam por hábito, tal como o caso da google: o hábito levou as pessoas a usarem a google pela sua fama.

            Mas tudo isto não quer dizer que o google não esteja a monopolizar o mercado de serviços na Internet, e talvez até mais que a Microsoft.

            Tal como na Microsoft, a falta de concorrência mais forte e determinada faz com que o google se sobressaia com qualquer estratégia. A pobre Yahoo já não sabe onde se meter.

          3. Avatar de Tiago Marques

            Não podias estar mais errado. A google ganha milhoes com empresas, isto porque incute essa imagem de open-source e funcionalidades grátis. Cativando assim os utilizadores, depois com o programas de publicidade, análise de mercado, tendencias etc (e agora muito mais coisas) é que ganha dinheiro. A microsoft, faz o mesmo, com a excepção que faz-se pagar logo á cabeça. Tirando isso não há diferença

        2. Avatar de BigOix
          BigOix

          Utilizas sistemas Linux todos os dias ?

          1. Avatar de Nuno Pereira
            Nuno Pereira

            Utilizas sistemas Linux todos os dias ?
            R: SIM

            lol

          2. Avatar de lmx
            lmx

            x2 lol
            cmps

  2. Avatar de a Friend®

    What: HTML5+H.264 – Where: Worldwide – When: Near Future

    Vêem…. até o Google previu isso! 😀

    1. Avatar de dajosova
    2. Avatar de annm
      annm

      e agora vamos ter que te aturar com a mesma conversa em todos os posts? já cheira um bocado mal

      1. Avatar de leitorassiduo
        leitorassiduo

        Senhores deste tipo fazem-me recordar a típica expressão tão utilizada no mundo da web: “DON’T FEED THE TROOLS”

        🙂

        1. Avatar de leitorassiduo
          leitorassiduo

          PS.: isto a referir-me ao assíduo comentador/defensor/lutador/partidário das ideias Jobbianas aFriendfromApple, obviamente 😉

          1. Avatar de dajosova
            dajosova

            lol

          2. Avatar de murder_rabbit
            murder_rabbit

            loooooool

    3. Avatar de a Friend®

      @dajosova @annm @leitorassiduo

      A vida já é demasiado séria para vocês levarem tudo a sério…
      Um bocado de sentido de humor só vos fazia bem…

      Rotulam os outros mas quem ficam picados com um comentário de brincadeira são vocês… se calhar esta é a altura certa para reflectirem a vossa atitude e pensar quem é quem no meio disto tudo…

      1. Avatar de dajosova
        dajosova

        Eu sou quem sou e tu és o aFriendofApple. PONTO
        Gosto de brincar mas não contigo! 😉

        1. Avatar de a Friend®

          Nao gostas passas a frente. Não de dá o direito de ofender gratuitamente ninguém.

          1. Avatar de dajosova
            dajosova

            Desculpa se te ofendi. Pensei que estavas de bom humor. Afinal não estás. Vês; é por estas e por outras que não gosto de brincar contigo.

            A propósito, não sei como interpretas a palavra “cromo” mas não te esqueceças também significa alguém que tem notoriedade. No teu caso, já a tens aqui no Pplware e é graças à tua cromice que tens tantos fãs 😀

          2. Avatar de a Friend®

            @dajosova

            Nao me ofendi porque a carapuça não me serviu nem serve, quando me tenta rotular à força toda. Normalmente quando brinco ponho um smile em frente para que ler interpretar da melhor forma o que estou a dizer.. porque através da escrita é dificil demonstrar com que modos se fala…

            Podes por cromo, fanboy.. o que te apetecer isso não me afecta.. mas ao pores um smile em frente do que dizes, talvez me faça diferenciar quando alguem diz em tom de brincadeira ou quando diz como forma de tentar provocar… que é o que muitos fazem.

          3. Avatar de dajosova
            dajosova

            Já que és tão criterioso com essa questão deveras importante dos smileys devias ter reparado que o “leitorassiduo” tb pôs uns smileys. E, no entanto, incluíste-o no teu comentário encarapuçado!
            E, como agora vês, tanto ele como eu te piscámos o olhinho 😉 <<< Assim, tás a ver?

            O teu problema é que não reparas que tens um problema. Mas se no teu caso não há solução; é porque podes não ter problema algum a não ser o ter que ser do contra achando que todos os teus comentários são fundamentados.

            Nem era para dizer isto mas deves fazer uma introspecção para ver se és somente cabeça dura, teimoso, pseudo-dono-da-razão ou apenas ignorante por desconheceres que podias ser menos chato sem teres que partilhar da opinião de outros comentadores e com isso refutares tudo e todos.

            A idolatria é uma coisa lixada. 😉 😉 😉 😀 😀 😀

          4. Avatar de a Friend®

            dajosova

            Eu não tento nem tenho necessidade de ter razão. Sei defender e debater os meus pontos de vista sem criticar ou precisar de ofender ninguém.

            O que vocês na grande maioria fazem é apontar o dedo esquecendo que têm os restantes 3 virados para voces 😉

            Há quem esteja de acordo com as minhas opiniões, há quem não esteja, é como tudo na vida, o importante é que haja respeito, coisa que vocês maior parte das vezes não o fazem. O facto de não me engulires ou estares de acordo comigo não te dá o direito de me atacares, assim como o inverso. Isso para mim é tipico de pessoas com falta de argumentos. Eu pelo menos quando defendo algo, fanático ou não apresento-os e sou educado… Já vocês….

            Há uma grande diferença entre alguem dizer:

            “eu sou benfiquista!”

            e outros responderem

            a) és um grd cromo
            b) Epá…tens mau gosto 😉
            c) olha eu cá prefiro o porto!

            Vocês, o que fazem? … acho que está à vista… não preciso dizer mais nada 😉

          5. Avatar de dajosova
            dajosova

            …então não digas… assim já gostamos mais de ti 😉

          6. Avatar de Sun II
            Sun II

            dajanova + 1!

            “Eu não tento nem tenho necessidade de ter razão.” LOL soltei uma gargalhada

          7. Avatar de Filipedgb
            Filipedgb

            Normalmente quando brinco ponho um smile em frente para que ler interpretar da melhor forma o que estou a dizer.. porque através da escrita é dificil demonstrar com que modos se fala…

            Tem toda a lógica

  3. Avatar de fran
    fran

    OLD!

    ja tinha la conta…

    Tenho pra me cairem no mail previsões do futuro politico de portugal e de mais uns quantos items que nao vos interessam aqui 🙂

    1. Avatar de a
      a

      Eu bem sabia que pelo menos um Sporting ia ser campeao este ano 😀 hehehe.

  4. Avatar de fran
    fran

    ha, ja me tinha esquecido.

    Desde a semana passada que eu já previa que ias postar isto hoje. Recorded Future Ruuuuulesss.

  5. Avatar de Bruno Coimbra
    Bruno Coimbra

    Entao mas ja n existia um programa que analisava a internet toda e que supostamente previu o fim do mundo em 2012 ?? =P

    Interessante vamos esperar pa ver o que sai dai.

    1. Avatar de bigkax
      bigkax

      Existe, não me lembro do nome mas lembro-me que cerca de 1 mês antes do 11 de Setembro ele disse que algo ruim ia acontecer dentro de um período de tempo e aconteceu.

      1. Avatar de Aptenodytes Tuxus
        Aptenodytes Tuxus

        Todos os dias acontecem tragédias, não é preciso nada para prever isso.

        1. Avatar de bigkax
          bigkax

          O programa foi criado para prever o mercado de acções(ou algo do género) se funciona não sei mas há quem acredite que sim.

          1. Avatar de blizz
            blizz

            O mundo não pode acabar em 2012 porque eu tenho umas bolachas com a data de validade pa 2014 :p
            LoooL

  6. Avatar de Crash
    Crash

    Siga lá perguntar quem vai ser campeão pro ano…

    Mas parece que pode ser interessante a ideia.

  7. Avatar de Filipe Rodrigues
    Filipe Rodrigues

    Será que prevê mesmo o futuro?

    Aposto que isto é mais uma das coisa a aparecer em 2012 a mudar o mundo.

    Sim porque quase tudo o que está para vir, aparece quase tudo em meados de 2012, será esta a mudança que muitos falam que vai haver no mundo. Eu acredito que sim.

    Quanto este projecto estiver com acesso publico iremos ver o que acontece xD

    Estou ansioso para ver….

    1. Avatar de fran
      fran

      EU JA TENHO ACESSO A ELA.

      e TU TB.

  8. Avatar de Ryan
    Ryan

    Google investe no futuro… mas que futuro. Há coisas que andam a chegar ao ridiculo e esta é uma delas. Nem sequer falo no monopolonio que ja vai existindo. Mas enfim…
    Google ou a Policia venha o diabo e escolha

  9. Avatar de André do Carmo
    André do Carmo

    isto é pura “estupidez”!!! mambo jambo mascarado de ciência analítica e racional!!!

    1. Avatar de Khannon
      Khannon

      Isto não é mais do que modelos de datamining/estatísticos para prever eventos ou correlações.
      Estes métodos Já são usado por empresas à anos para “prever” alguns eventos, como abandonos de clientes, por exemplo.

      Claro que como todos os modelos estatísticos tem uma margem de erro, mas daí até ser mambo jambo é discutível.

      http://en.wikipedia.org/wiki/Data_mining#Data_mining
      http://en.wikipedia.org/wiki/Predictive_analytics

      1. Avatar de NUNOvSKY
        NUNOvSKY

        Nem mais.
        O datamining já existe há muitos anos… Ou ainda pensam que os produtos nas prateleiras do supermercado são colocadas ao acaso…. Ou melhor ainda, que quando vão desactivar um telemovel, não manifestaram já comportamentos que uma empresa de telecomunicações pode facilmente perceber que vão desactivar ???

        Ou pensam que nada disso existe ou é possivel ??


        You take the blue pill – the story ends, you wake up in your bed and believe whatever you want to believe. You take the red pill – you stay in Wonderland and I show you how deep the rabbit-hole goes.

  10. Avatar de dajosova
    dajosova

    Ó por fabôre senhori Google, diga-me qual a chabe do Euromilhões !!!

  11. Avatar de Ppietra
    Ppietra

    Nada disto tem a ver com previsão do futuro! se virem os filmes é fácil de perceber que o que faz é recolher e agregar informações disponiveis na internet sobre eventos que devem ocorrer no futuro. Não deixa de ser uma ferramenta útil e bastante complexa, mas não prevê nada, apenas facilita chegar à informação já disponivel.

  12. Avatar de Axys
    Axys

    A Google quer virar vidente! (ou não)

  13. Avatar de José Simões
    José Simões

    Comentário removido por desrespeito às regras do site.

    1. Avatar de Febre
      Febre

      Comentário removido por desrespeito às regras do site.

      1. Avatar de tiagofmmonteiro
        tiagofmmonteiro

        Comentário removido por desrespeito às regras do site

      2. Avatar de Bruno
        Bruno

        Comentário removido por desrespeito às regras do site.

        1. Avatar de Gerardo
          Gerardo

          Comentário removido por desrespeito às regras do site.

        2. Avatar de tiagofmmonteiro
          tiagofmmonteiro

          Comentário removido por desrespeito às regras do site

      3. Avatar de Gerardo
        Gerardo

        Comentário removido por desrespeito às regras do site

        1. Avatar de leitorassiduo
          leitorassiduo

          Comentário removido por desrespeito às regras do site

      4. Avatar de L.Mata
        L.Mata

        Comentário removido por desrespeito às regras do site

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Fantástico,

          Será que TODAS as conversas acabam em Futebol?

          🙂

      5. Avatar de dajosova
        dajosova

        Uma coisa é festejar um golo com ânimo a outra é cerrar os dentes com raiva porque marcaram golo ao Benfica.

        Realmente um belo exemplo de mesquinhez.

        Já que falam em fasquia, elevem primeiro a da vossa dignidade pessoal e, por favor, não falem de futebol porque a forma como falam é um reflexo da vossa educação e os vossos pais ainda devem ter orgulho no que tentaram fazer.

    2. Avatar de Marco Magalhães
      Marco Magalhães

      Só comentários tristes após o comentário do José Simões, não percebi muito bem se a google investe na previsão futura futebolística ou se é da vida real mesmo. Eu não acho que o José Simões tenha tido a intenção de começar um debate sobre futebol, acho que o que disse foi mesmo em termos de humor, pelo menos assim o entendi. Mas pelos vistos muita gente nem ligou ao facto de que se trata este post sobre a google e esta nova aquisição, apenas leram e responderam aos que conseguiram ver, parece que há muitos ofendidos e defendo/ataco ninguém, todos os comentários após o do José Simões, são todos iguais.
      A meu ver, dispensa-se bem lixo/offtopic deste tipo, pelo menos num assunto que nada tem a ver com futebol. 😉

      1. Avatar de Marco Magalhães
        Marco Magalhães

        *não defendo

        1. Avatar de Filipedgb
          Filipedgb

          Tchii…agora fiquei curioso sobre o conteúdo dos comentários. Não dá para por outra vez? 😛

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      “Comentário removido por desrespeito às regras do site.” OWNED xD

      1. Avatar de Baarux
        Baarux

        Simplesmente lindo, já agora isto consegue me dizer os números do euromilhões para sexta? Agradecia 🙂

  14. Avatar de Amilcar
    Amilcar

    É o que dá ter muito dinheiro. Não sabem onde o gastar 🙂

  15. Avatar de DreamWave
    DreamWave

    Conseguem tornar isto quase banal.
    so be pensar no que está por de tráz daqui…OMG!

  16. Avatar de Antonio Fernandes
    Antonio Fernandes

    off topic

    A minha paguina do google, nun dos computadores mudou de visual sem eu fazer nada, e no outro manteve-se igual, sera qua google ja lançou o novo visual, mas se sim porque não a parece em todos os PC’s, ou será virus?

  17. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Para mim tem a haver com o efeito “Sincronicidade” investigado por Carl Jung há umas décadas atrás. Ou seja, está relacionado com coincidências significativas e o inconsciente colectivo.
    Durante muito tempo o conceito de sincronicidade era simplesmente tabu, mas ultimamente tem crescido o interesse nesta área que utilizamos constantemente no dia-a-dia. Há muitos livros acerca disto, inclusive um do próprio Jung que se intitula: “Sincronicidade”

  18. Avatar de Joel Oliveira
    Joel Oliveira

    Boas,

    Eu acabei por não perceber como me registo no site. Será que alguém me pode dizer como fez?

    Na verdade eu quero apenas fazer uma procura como no primeiro video mas não estou a ver como chego lá… Será que preciso de invite?! 😀
    Alguém tem um?

    Cumprimentos,
    Joel Oliveira

  19. Avatar de jd
    jd

    Querer saber o futuro é loucura. O futuro a Deus pertence. Bem basta o presente, temos que viver para hoje

    1. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      “o futuro a deus pertence…” deixa lá o homem que esse anda distraído com outras coisas…tlv gaijas…já que não teve nenhuma cá (ou não, segundo as más línguas).

      Exemplo: Um jogo de futebol tem 90 minutos, se ao fim de 15 minutos uma equipa estiver a ganhar por 3 ou 4 golos, eu consigo prever com uma percentagem elevada que essa equipa dentro de +-75m irá ganhar. Sensacionalista? Vidente? Não, Retiro conclusões mediante os factos.

      A google, pelos vistos prepara-se para fazer estas “previsões” retirando de informação armazenada durante anos para prever situações possíveis num futuro próximo.

      O instituto de meteorologia tambem preve o tempo com alguns dias de antecedência e deus nao tem intervenção alguma.

    2. Avatar de NazgulTuga
      NazgulTuga

      Diz isso aos gajos do Flashforward! 😀

  20. Avatar de kekes
    kekes

    Sera q tambem vai descubrir o que sai nos exames academicos???? Se sim ja devia existir a mais tempo lolol

    1. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      Se vires exames do mesmo professor de vários anos anteriores, de certeza que conseguirás prever o genero de questões que irão sair.

      As pessoas gerem-se por padrões. Somos animais de hábitos. Depois de N ocorrências podes retirar o seu padrão.

  21. Avatar de -_-'
    -_-‘

    Yeap, global domination… Esperemos que seja para o bem. Vem-me mesmo à cabeça o filme “Wall-E”, onde uma empresa acabou por estar em tudo e em todo o mundo, fazia tudo o que era produto pois tinha comprado todas as outras. Comida, roupa, casas, carros… Tudo.

  22. Avatar de xtreme

    WEbBot é o que procuram?

  23. Avatar de Tagus
    Tagus

    Para quem ainda não reparou o google tá com um novo aspecto.
    Isto é, as opções que aparecem agora já existiam, estavam era “escondidas” onde através de javascript podiamos ter o aspecto que tem agora.
    Mas acho que era um bom tópico aqui para o pplware, e explicar tds as opções que vêm com este novo aspecto.
    Abraços e desculpem este offtopic.

  24. Avatar de Gota
    Gota

    O google é quase tudo o que existe na net! Entre fornecedor de ferramentas office, email, conversaçao, video, passando pelos serviços do google maps, isto e aquilo, aquisiçao do “futuro”, da genetica, da publicidade, dos pc’s, telemoveis, etc, nao sei o que mais lhe falta comprar…

    Vai-se a ver, com toda a informaçao que tem sobre os internautas, vai até prever o NOSSO futuro… A Maia vai para o desemprego! 😀

  25. Avatar de B80
    B80

    O problema entre outros será não o “prever o futuro” mas sim criar o futuro.

    Imaginem que o esquema até faz 2 ou 3 previsões acertadas, quase automaticamente todas as pessoas/mercados vão a partir daí cumprir à risca as recomendações do sistema.

    Exemplo: O sistema prevê que as acções da empresa X vão cair a pique, automaticamente os investidores, tendo esta informação, começam a vender as acções e, logicamente, as acções da empresa caem.

    1. Avatar de Paulo Santos
      Paulo Santos

      Bem visto B80!
      Na Bíblia aparece muito: “Para que se cumpra as profecias”.
      De facto parece haver um efeito psicológico neste tipo de previsões…
      Há alguns anos atrás vi um programa na TV acerca da feitiçaria nos povos indígenas em África. Segundo apuraram, as maldições só tinham efeito nas vitimas quando era do conhecimento destas. Ou seja, bastava que as vitimas desconfiassem que foram amaldiçoadas. Portanto, com as profecias acontece o mesmo.
      O que pensam?

    2. Avatar de Gota
      Gota

      Estou inteiramente de acordo. Pode muito bem ser um instrumento de sugestão de opinião muito potente! Vamos la ver é se o Google não usa ou deixa usar essa ferramenta para outros fins que os meramente indicativos. Estou a ver certas e determinadas empresas a proporem ao Google pagarem para que a previsão do futuro da cotização na bolsa, por exemplo, dessa empresa, suba ou desça consoante a vontade da administração da mesma. Ou nas vésperas das eleições, as previsões da vitoria do candidato X serem de uma larga margem, influenciando assim a massa votante indecisa inclinar-se a abster-se ou a votar no candidato X ou pois a vitoria é quase certa. Tantos mas tantos exemplos que esta ferramenta pode ter em termos de sugestão de opiniões…

  26. Avatar de NazgulTuga
    NazgulTuga

    Agora o pessoal do Flashforward já pode ver o futuro sempre que quiser! 😀
    Que fixe! xD

    1. Avatar de p0int
      p0int

      Ahahah. Ya!!! xD
      Tava a ver que ninguem falava nisso! LOL

  27. Avatar de Paulo39
    Paulo39

    Eu surpreendo-me com a capacidade de inovação da Google.
    É de facto uma empresa fantástica!

    É natural que surjam sempre aquelas questões acerca do poder exagerado que uma só empresa começa a ter, e também acerca da privacidade. No entanto, desde que cada um continue a ter uma “margem” de segurança e nunca fique dependente dos serviços duma empresa, este desenvolvimento é benéfico para todos.