O foguetão que levará humanos à Lua estará pronto em 4 meses

25 Comentários

A Space X, empresa de Elon Musk, tem criado importantes marcos durante a sua pequena existência. Já revolucionou substancialmente a indústria espacial, até então dominada pela NASA, e irá em breve permitir que comuns mortais possam viajar até ao espaço.

A porta para o turismo espacial está a abrir-se e empresas como a Virgin Galactic, a Blue Origin, entre outras 20 dentro desta área, podem ser totalmente ultrapassadas pela ambição de Elon Musk.


A empresa espacial de Elon Musk tem tido uma serie de momentos importantes e efetuado marcos únicos na história da tecnologia espacial. A Space X, continua incansável a fazer testes com os foguetões que poderão levar os humanos à Lua ou à órbita terrestre.

https://www.youtube.com/watch?v=u26-CIDaazQ

Já era conhecida a intenção do lançamento do Falcon Heavy, cuja missão o turismo espacial e a visita ao nosso satélite natural. Esse “sonho” poderá estar mais perto, isto porque Musk confirmou no Twitter que o lançamento deste foguete, na sua versão de teste, decorrerá daqui a 4 meses, no final do verão.

O foguetão Falcon Heavy será o foguete operacional mais poderoso do mundo, capaz de suportar 54 toneladas de carga e tripulação para o espaço. Este foguetão será usado para impulsionar os primeiros turistas espaciais para a Lua num lançamento que se espera que ocorra em 2018. A jornada inteira deverá levar cerca de seis a sete dias.

O Falcon Heavy provavelmente também desempenhará um papel na preparação do SpaceX para as primeiras missões tripulantes altamente esperadas para Marte, programadas para acontecer até 2025.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruh
    Bruh

    Este pessoal nunca viu o filme The Time Machine de 2002… Deixem a Lua em paz que nos faz jeito tê-la no sítio onde está. Primeiro é a actividade turística,1 depois é actividade mineira e depois era uma vez a Lua. 😀

    1. Avatar de Diogomm
      Diogomm

      Antes de haver, era uma vez a lua, já o planeta terra tinha entrado em colapso.
      Eu até sou a favor da exploração espacial, e isto é um começo, mas é claro que tem de haver regras, leis e limites, algo que ainda não há.
      Não é chegar ali à lua e trazer/Comprar uma lembrança, que é um pedra da lua. lol

    2. Avatar de fernando
      fernando

      Time Machine de 2002 adorei esse filme.

  2. Avatar de Joel Reis
    Joel Reis

    Já estávamos a precisar de alguém como este homem.

  3. Avatar de Miguel Sousa
    Miguel Sousa

    Até conseguirem que o Falcon Heavy transporte a Dragon com capacidade para humanos, vai demorar 5 a 16 anos. A spacex continua a usar um esquema de promoção baseado no calendário feito em 2011… só há uma falha de 3 anos. O Falcon Heavy ainda não fez nenhum lançamento e só depois de 3 lançamentos é que pode ser testado para humanos.
    No plano inicial, em 2017 o Falcon Heavy já tinha 21 motores novos (vai voar com os Falcon) e já tinha realizado 114 lançamentos. Por agora, ainda é um projecto em testes.

    1. Avatar de João Ferreira
      João Ferreira

      Onde te baseias para fazer uma afirmação absurda de 16 anos? Houve atrasos nos planos iniciais, mas a Space X, tem aprendido e progredido. Em Setembro passado teve um percalço que fez atrasar os lançamentos por 6 meses. Desde o início de 2017 tem estado a recuperar e tem feito lançamentos de 15 em 15 dias, e se tudo correr bem só a Space X vai fazer mais lançamentos que toda a concorrência junta este ano . É uma empresa de produção vertical, ou seja 90% dos seus componentes são feitos na empresa. Os motores Merlin que são usados nos Falcon 9, são feitos na Space X. O Falcon Heavy vão usar os motores Raptor que tem estado nos últimos anos a ser também desenvolvidos nas instalações da Space X tem uma potência muito superior aos atuais motor Merlin. A Dragon 2 vai fazer vários testes e o primeiro que está acordado com a NASA levar tripulação para a Estação Internacional, é bem antes do que tu dizes. Vai ao site da NASA e está lá a previsão.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Atenção que os motores do Falcon Heavy não são Raptor, mas sim Merlin na mesma. Os Raptor serão utilizados no ITS (Interplanetary Transport System)

        https://www.youtube.com/watch?v=0qo78R_yYFA

        Poderá existir outro veículo no futuro a usar Raptor, mas não será o Falcon Heavy.

  4. Avatar de Vlad
    Vlad

    “O foguetão Falcon Heavy será o foguete mais poderoso até agora desenvolvido” Isto não é verdade, o Saturn V continua a ser o foguete mais poderoso. O Falcon Heavy é sim o foguete mais poderoso correntemente em operação. O Falcon Heavy tem um payload to LEO de 54400 kg, o Saturn V é de 140000 kg, isto mesmo quando o Saturn V pesa mais do dobro do Falcon Heavy. A força de impulso do Falcon Heavy é de 7607 kN, o do Saturn V é de 35100 kN.

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim, tens razão, o operacional é o Falcon Heavy. http://www.spacex.com/falcon-heavy

      Frase corrigida para “O foguetão Falcon Heavy será o foguete operacional mais poderoso do mundo, capaz de suportar 54 toneladas de carga e tripulação para o espaço.”

    2. Avatar de lmx
      lmx

      Saturn V continua a ser o 3º Foguete mais Poderoso de todos os tempos.
      Por Ordem:
      Liftoff-thrust (in order).
      N-1
      Liftoff Thrust: 43,000.000 kN (9,666,000 lbf).
      http://www.astronautix.com/lvs/n1.htm
      http://www.astronautix.com/lvfam/n.htm
      Energiya:
      Liftoff Thrust: 35,129.900 kN (7,897,516 lbf).
      http://www.astronautix.com/lvfam/energia.htm
      Saturn V
      Liftoff Thrust: 33,737.900 kN (7,584,582 lbf).
      http://www.astronautix.com/lvs/saturnv.htm
      http://www.astronautix.com/lvfam/saturnv.htm
      Shuttle:
      Liftoff Thrust: 25,751.600 kN (5,789,190 lbf).
      http://www.astronautix.com/lvs/shuttle.htm

      cmps

    3. Avatar de lmx
      lmx

      As minhas desculpas pelos links, não funcionam 🙁
      No entanto a info está no site.

      cmps

  5. Avatar de Filipe Teixeira
    Filipe Teixeira

    O objetivo da space x não é o turismo, e as datas anunciadas nunca são cumpridas, 2018 é para esquecer.

    1. Avatar de Vítor M.

      Depende do que será considerado turismo das pessoas que serão levadas até órbita. Poderás ver aqui https://en.wikipedia.org/wiki/Space_tourism o que está definido dentro do espectro Space tourism

      1. Avatar de Filipe Teixeira
        Filipe Teixeira

        Aceito que como o conceito é novo tudo possa ser considerado “turismo”, para mim a definição que faz mais sentido para turismo é aquilo que a Blue Origin e a Virgin Galactic querem fazer, a SpaceX sempre se distanciou desses projectos e tem como grande objetivo colonizar Marte, muito diferente de levar pessoas a tirar selfies com o planeta Terra atrás delas.
        Mas também é provavél que a Space X queira levar pessoas á lua para mostrar o potencial do seu equipamento, e para se ir preparando para o seu grande objetivo Marte.

    2. Avatar de Marco
      Marco

      Qual é o gozo que te dá senão for cumprido a data? Ganhas alguma satisfação com isso? Porque essa embirração?

      1. Avatar de Filipe Teixeira
        Filipe Teixeira

        Não dá gozo nenhum, nem falei nesse sentido, só que conheco o percurso do Elon desde a Zip2 e sei que ele sempre falhou prazos, se leres a biografia dele vez que muitos dos seus funcionários ao longo da história sempre o acusaram de lançar prazos para a imprensa muito irealistas, portanto este é só mais um.

        1. Avatar de Filipe Teixeira
          Filipe Teixeira

          “irrealistas”, devo ter outras gralhas, mas esta é inaceitavél, é o que dá enviar sem reler o que escrevemos.

        2. Avatar de Marco
          Marco

          Um tipo que está a fazer história, que tem feito coisas incríveis como conseguir fazer aterrar os foguetões e os “especialistas” diziam ser ridícula a ideia e que nunca seria possível tal acontecer, já vai tornando rotina aterrar tanto nos drones ships como em terra. É uma empresa privada, a primeira que conseguiu fazer um foguetão sair da nossa órbita, que criou de raiz os seus foguetões. Falhou vários prazos sim, muitos contratempo e algumas explosões, mas o que está a fazer é revolucionário e mau para a concorrência. Com a reutilização dos foguetões os custos descem a pique e deixa de ser viável para já os Arianes continuarem a lançar satélites, não conseguem acompanhar os preços baixos que a Space X põe no mercado.

      2. Avatar de Remor
        Remor

        É normal na spacex adiarem e terem previsões demasiado irrealistas. Ele ja devia ter sido lançado pela primeira vez no ano passado. Eu espero que seja desta, mas se nao for é mais um trimestre caso nao exploda após lançamento.

  6. Avatar de Mario
    Mario

    ahahhahahahah
    ” irá em breve permitir que comuns mortais possam viajar até ao espaço”

    mortais serao certamente, agora comuns so mesmo para quem anda com a cabeça na lua

    1. Avatar de David
      David

      1ª obeso a pisar a lua, esse cada vez mais comum dos mortais.

  7. Avatar de Aluizio
    Aluizio

    Hello Elon,I want go to there too.

  8. Avatar de Telmo Almeida
    Telmo Almeida

    Bom artigo e coisa rara, civismo nas diferentes opiniões dos comentadores.

  9. Avatar de Nuno
    Nuno

    Pessoas novamente na lua podem bem esquecer… nao será assim tao proximo. O Elon Musk fala demais, mal ele sabe onde se está a meter. Investiguem porque o homem deixou de ir a Lua em 1972 e não voltou mais. Vem agora este espertalhao com um foguetao que levará humanos à Lua em 4 meses… com ordem de quem?? é ele que manda??

  10. Avatar de AlexX
    AlexX

    O dia em que isso acontecer e for credivelmente documentado passo a acreditar que o homem já foi ao espaço. Até lá muito menos acredito que alguma vez estiveram na lua. Teriam que ser muito astutos só para escapar ilesos duma valente cinturada do van halen, esse mauzão…
    Cá para mim e até prova em contrário, estamos todos aqui “trancados”.