É o fim do VHS! Empresa vai deixar de produzir equipamentos

22 Comentários

O Video Home System (VHS , ou “Sistema Doméstico de Vídeo”, em português) apareceu em 1976 e foi durante alguns anos o sistema preferido de muitos utilizadores para assistirem a filmes usando as famosas cassetes de vídeo VHS.

Recentemente a empresa japonesa Funai, o último fabricante de leitores e gravadores para cassetes VHS, anunciou que vai parar a produção deste tipo de equipamentos. É o fim do VHS!

vhs_00


Com a evolução tecnológica nesta área e actualmente com a disponibilização de serviços de streaming,  os sistemas VHS, criado pela Japan Victor Company  (JVC) na década de 70, deixaram de fazer sentido. É verdade que quem tiver ainda leitores e gravadores com suporte para VHS poderá continuar a usá-los, contudo no mercado deixarão de haver equipamentos à venda (só provavelmente no mercado dos usados… e com preços inflacionados).

 

VHS – Ainda haverá procura para este sistema?

Na verdade ainda há. Curiosamente a Funai conseguiu vender no ano passado cerca de 750 mil equipamentos VHS, mas não foi significativo para a empresa manter a produção.  No passado, mais concretamente em 1983, a empresa conseguiu vender num único ano cerca de 15 milhões de equipamentos.

Além da pouca procura deste tipo de sistema, a empresa refere que a limitada oferta de componentes para estes equipamentos analógicos não deixam grandes hipóteses para um negócio rentável.

VHS-cassette

Os clubes de vídeo tiveram um papel muito importante na popularidade das cassetes VHS, no entanto nos dias de hoje existem outros formatos que oferecem melhor qualidade, além de outras características. De salientar ainda que nos anos 80 os clubes de vídeo eram um dos negócios mais rentáveis em Portugal.

Depois de anos de sucesso, a Funai Eletronics vai deixar já este mês de produzir leitores e gravadores com suporte para cassetes de fita magnética. É o adeus VHS que marcou os anos 80 e 90.

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Freitas
    Freitas

    Ainda tenho um dos último feitos pela LG, ás vezes lá o uso.

    1. Avatar de manuela antunes
      manuela antunes

      …e pergunte se alguma destas modernas máquinas caseiras fazem o “slow motion” que os VHS ou BETA fazem?

  2. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    As boxs dos MEOS e afins podem substituir video gravador VHS ?
    Agora sem a minha VHS como vou gravar os bons programas da TVI que vejo através dos operadores com serviços de TV , vou utilizar o meu telemóvel para fazer tal arquivo pessoal ?
    As boxs TDT ao menos permitem gravar directamente numa pen , não a vendo necessidade gravar com o telemóvel os conteúdos que passam na TVI .

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      Com o fim da VHS é assim em Portugal que vai ser feito os arquivos pessoais feitos através da tv ?
      https://www.youtube.com/watch?v=OYN2Ljdq_Ao

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Eu gravo com placa HDMI directamente para o PC.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        placa, diga-se placa de captura hdmi pci-e.

        cumps

  3. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Para lembrar que existiu a Digital VHS que foi uns dos primeiros formatos comerciais a ter filmes em HD .

  4. Avatar de Kendimen
    Kendimen

    Como em muita tecnologia, há uma evolução e substituição normal. Ainda tenho lá em casa um Thomson e muitas cassetes (que espero ainda funcionem) com muita coisa gravada da televisão da era pré-Youtube que há-de ser difícil ver online algum dia.
    Então, RIP VHS!
    ‘You did a good job’ 🙂

  5. Avatar de Bob
    Bob

    Ainda tenho o meu 1º Funai 🙂

  6. Avatar de Daniel
    Daniel

    Normal eu também já não uso nem vejo utilidade deitei todos os filmes fora e esses VHS também já ninguém compra e não continuaria a comprar uma vez que existe o Netflix e é muito melhor

    E os downloads também

  7. Avatar de Lumia 630 DS
    Lumia 630 DS

    Vídeos de 4/6 cabeças, aquilo é que era. Limpar cabeças….

  8. Avatar de m.martins
    m.martins

    Há sempre alternativa para quem ainda tem cassetes VHS ou outras como BETAMAX, HI8 de converte-las para formato digital recorrendo a serviços como os que empresas como a dvpt.com oferece.

  9. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Provavelmente ainda deve fabricar drives externas de disquetes 3.5″, dava jeito ver umas coisas antigas.

  10. Avatar de Eduardo Silva
    Eduardo Silva

    Anos 80/90 e ainda no inicio do milénio. O meu último leitor foi comprado em 2001 e usei-o bastante até ao ano de 2007 quando adquiri um Gravador de DVD com disco de 160 gigas (que também já encostei desde a entrada da TV Digital). Foi realmente o fim. E durante o ano de 2006 já tinha digitalizado para o formato mpeg e gravado em DVDs muitos dos desenhos animados que tinha gravado nessas cassetes. O meu primeiro video foi no ano de 1986 de marca CIE.

  11. Avatar de Dhark_Love28
    Dhark_Love28

    Eu também tenho um leitor de cassetes VHS, só não sei se ainda funciona, como já não a uso há anos, mas foi bom usar, não só gravou filmes e programas, como também vi filmes originais! Adeus VHS, R.I.P!

  12. Avatar de Lynx
    Lynx

    Ainda tenho um Orion de 1992, 2 Sonys de 1996, montes de K7s VHS cheias de filmes que copiava para mim
    Séries de televisão tenho algumas como por exemplo todos os episódios do Dragon Ball (sem intervalos)

    1. Avatar de Nhé
      Nhé

      Mas o melhor do dragon ball era precisamente os intervalos…

  13. Avatar de José Mendes
    José Mendes

    ao menos no vhs não havia o problema de o filme começar a saltar por causa dum “pintelho” como nos dvds!

  14. Avatar de Telmo Jorge Domingues
    Telmo Jorge Domingues

    Vai deixar saudades!!

  15. Avatar de Miguel C.
    Miguel C.

    Para gravar os filmes do Canal 18 e depois vender ao pessoal lá do bairro, o VHS servia muito bem 🙂

  16. Avatar de Miguel Santos
    Miguel Santos

    Mais importante do que o fim da produção de leitores VHS é o facto de que as cassetes que muitas famílias têm em casa, com a gravação de férias e momentos pessoais, já terem passado o fim de vida esperado. As valiosas memórias desses momentos podem perder-se para sempre.
    Digo isto porque lido todos os dias com a conversão destes formatos antigos para digital, seja DVD ou ficheiro.
    A quem interessar veja mais informação na Vic Filmaker em http://www.ccbs.pt

  17. Avatar de Artur Carvalho
    Artur Carvalho

    Procuro um bom gravador de video VHS tenho um SONY SLV 825 mas tem problemas na reprodução e não sei onde mandar arranjar.