O dia mais longo do ano…

43 Comentários

Parece que é mesmo verdade!

O dia 31 de Dezembro vai mesmo ter mais um segundo! Mais tempo para festa e folia? Sim, mas de tão curto que vai ser nem vamos notar.

O que não podemos esquecer é mesmo de acertar os nossos relógios, pois o “fashionably late” está fora de moda.

Mas de que raio falo eu? É simples. De acordo com um consórcio internacional de cientistas vai ser necessário adiantar atrasar um segundo ao dia 31 de Dezembro de 2008.

E a que se deve essa necessidade?
Parece que o movimento giratório da Terra sobre o seu próprio eixo tem vindo a abrandar gradualmente. Mas não existe razão para alarmes.

Ora esse abrandamento origina um pequenino lapso de tempo. E esse lapso é registado pelos relógios atómicos. E nada mais simples que “acertar” os relógios atómicos para  colmatar essa falha e corrigir esse atraso.

Esta prática é corrente e sempre que necessário esses acertos são aplicado. Para terem noção este é o 24º “acerto” desde o ano de 1972, tendo o ultimo acontecido em 2005.

O que torna este acerto especial é que é o maior aplicado desde 1982.

Agora que vos enchi a cabeça com mais um churrilho de factos parcialmente inúteis fico muito mais descansado.

Já vão ter assunto de conversa na noite de passagem de ano. Vão poder impressionar as miúdas (ou os miúdos) com o vosso saber geek.

Peço-vos apenas que não se esqueçam de, ao bater da ultima badalada do ultimo dia do ultimo mês do ano de 2008, esperem apenas mais um segundo antes de começarem a desejar “Feliz 2009”. Isto se ainda estiverem capazes de o fazer!!

Partilhar:
Tags:

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de zEs78
    zEs78

    Há coisas fantásticas não há?!

  2. Avatar de Bicancas
    Bicancas

    Chiiiiiiiiii

    Um segundo, yupi tanto tempo, mais um segundo de férias, tão bom.

    MAS O QUE É UM SEGUNDO????????????

  3. Avatar de clinis
    clinis

    Yupih, mais um segundo!!!

    Oh, ja passou… xD

    La vou eu ter de acertar os relógios….

  4. Avatar de Francisco
    Francisco

    Um segundo é aquele que vem após um primeiro -_-‘

  5. Avatar de aver
    aver

    O segundo é o primeiro dos últimos (Pinto da Costa, dixit)

  6. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    “Agora que vos enchi a cabeça com mais um churrilho de factos parcialmente inúteis”

    Ó Pedro, de inútil não tem nada! Eu acho estas notícias fantásticas!!! Tudo o que stá relacionado com o Universo é maravilhoso!

    E sempre achei piada a estes acertos. O homem desde há muito tempo que teve necessdade de medir o tempo. Há até quem diga que o tempo foi uma invenção do Demo! Pois até então vivíamos todos felizes.

    Depois veio o Einstein , com a sua teoria da relatividade, e demonstrou que o tempo não é um dado absoluto, mas sim manipulável! Vai mais longe dizendo que quanto maior é a velocidade de um corpo, menos o tempo passa por ele, com o limite máximo da velocidade da luz, onde o tempo pára!!!

    Depois vieram os relógio atómicos que medem o tempo com uma precisão absoluta. Há vários espalhados pelo mundo. E a Mãe Natureza prega-nos destas partidas e, lá temos nós que acertar os relógios atómicos de “precisão absoluta”! Não deixa de ter piada….

    Mas afinal, o que é o tempo?

  7. Avatar de Bruno Bernardino

    OMG É O FIM DO MUNDO, A TERRA VAI PARAR!!!!

    hehe…

    Mas 24 acertos em 36 anos é muito!: são 2/3 ou seja, só 1/3 dos anos é que estamos “bem regulados” 🙂

    Se forem como eu, ainda tenho alguns 3 ou 4 relógios com a hora atrasada 😐 os que não actualizaram automaticamente…

    OFF-TOPIC

    Eu juro que ainda vou passar meia hora a clicar na publicidade do teste da morte para gastar o dinheiro todo aos gajos… irrita essa publicidade

  8. Avatar de Hugo Cura
    Hugo Cura

    Há 2 ou 3 anos estive na organização de uma passagem de ano onde fiz um apresentação powerpoint nos últimos 5 minutos do ano, e depois os ultimos segundos com contagem decrescente e tal. Este ano ficaria engraçado esse ajuste :p

    @ Bruno Bernardino
    [quote]Eu juro que ainda vou passar meia hora a clicar na publicidade do teste da morte para gastar o dinheiro todo aos gajos… irrita essa publicidade[/quote]

    Existe uma coisa tão fantástica: Adblock Plus. Apenas com [url=http://e2jwta.blu.livefilestore.com/y1pl9yBB2CaAoeEE_z7NpdRKasmdHZlh1P8aB-d63oxM9LfirVkho7KbFWi2TKDr8WtbO5fchfTitwzMNgiffSSqQ/2008-12-14_131007.png]estes[/url] 5 filtros a minha vida mudou consideravelmente 😀

  9. Avatar de emannxx
    emannxx

    lol… tambem não gosto! principalmente quando passo com o rato por cima 2 vezes… com os phones no maximo… credo…!!!

  10. Avatar de R00KIE
    R00KIE

    @Bruno Bernardino
    Realmente tens razão, que raio de publicidade mais estúpida e irritante, quem inventou isso e achou que era engraçado devia ser enforcado.

    Quanto ao abrandamento da terra, seria interessante saber qual a razão 🙂

  11. Avatar de aver
    aver

    “Um ano trópico é o intervalo de tempo que o Sol leva a realizar uma volta aparente em torno da Terra (conseqüência da translação do planeta), partindo do primeiro ponto vernal (equinócio de 21 de Março) e retornando a ele. A sua duração é de 365,2422 dias solares médios” .

    O calendário Juliano (de Júlio César) considerava tal como o Calendário Gregoriano um ano de 365,25 dias. É por essa razão que existe o ano bissexto, a cada quatro anos (quando o número formado pelos dois últimos alagarismos é divisível por 4).

    Mas, da diferença entre os 365,25 dias e os 365,242 dias resulta um erro de 1 dia (a mais) a cada 128 anos. Como se resolve ?

  12. Avatar de Flecha
    Flecha

    Para quem quiser ter a certeza de que está na hora:

    Link: http://www.worldtimeserver.com/atomic-clock/

  13. Avatar de Tiago
    Tiago

    Não se preocupem que isto não é o fim do mundo.
    O fim do mundo esta apontado para 21-12-2012, Até la não precisam de se preocupar xD

    Procurem no youtube ou no google por 21-12-2012. É neste preciso dia que o o Sol e a Terra fica alinhados com o centro da galaxia ( dizem que ha la um buraco negro) ficando a Terra entre o Sol e o Buraco Negro, pensam que este alinhamento pode provocar grande catastofres, como alterar trajectória do planeta, alterar o eixo magnetico da Terra. etc.

    Leiam este artigo- http://www.alemdaimaginacao.com/Noticias/21_12_2012.html

    Não é que me acredite muito em Oraculos mas eles dizem que vai haver uma grande mudança nesse dia.
    Por isso pessoal ta tudo a gozar estes anos que ainda nos restam 😀

  14. Avatar de Morbus

    O mundo vaia cabar! On ão! o não!!!!

  15. Avatar de R00KIE
    R00KIE

    @Aver
    Haaaaa matemática e a mania de arranjar coisas difíceis, só podia ser isso a causar as diferenças …. isso a a nossa mania de quantificar tudo até ao mais pequeno detalhe :d
    Na natureza tudo segue distribuições estatísticas logo vai haver sempre diferenças.

    Quanto ao fim do mundo em 2012 ….. não estava para ser em 2000? A ser assim já tivemos um prolongamento de 12 anos :p
    Quanto ao buraco negro ….já não estamos assim tão longe, acho que seria fácil de detectar caso existisse (detecção por medidas indirectas).
    A mudança do eixo magnético da terra já aconteceu no passado e a terra ainda cá está, só teremos de deitar a bússolas fora e comprar umas novas e não me parece que isso aconteça de um dia para o outro.
    Quanto à terra ser bombardeada por um fluxo de plasma …. isso já acontece todos os dias e o campo magnético gerado pela terra protege-nos disso tanto quanto sei.
    Mas que vai ser o fim do mundo vai …. para os que morrerem vai ser de certeza :p

  16. Avatar de IceCube
    IceCube

    Podem ficar todos descansados, com o armagedom ainda vem longe, mesmo que seja a 21-12-2012.

    Muito antes disso vamos ter o fim da nossa economia, pelo que o fim do mundo a acontecer, nem será noticia de abertura de telejornal 😉

  17. Avatar de Ricardo Fernandes
    Ricardo Fernandes

    “(…)factos parcialmente inúteis(…)” -_-!

  18. Avatar de Conimbrigae
    Conimbrigae

    Este facto só é inútil para alguns… para mim é muito importante e pode levar ao meu suicídio, já que terei de aguentar a minha sogra por mais um segundo… aquela @&#$”. Há uma coisa boa, no entanto… poderemos passar mais um segundo a escrever correCtamente, faCto, aCto, indeMnização, pois depois temos que reaprender a escrever e teremos que escrever corretamente, fato, ato, indenização, etc. Acho que vou matar dois coelhos com uma só cajadada… vou passar o fim do ano no escritório, longe da minha sogra e escrevendo muito para me despedir da boa ortografia.

  19. Avatar de goncalofbg

    “Muito antes disso vamos ter o fim da nossa economia, pelo que o fim do mundo a acontecer, nem será noticia de abertura de telejornal ;-)”

    loool

  20. Avatar de BM
    BM

    Bicancas , por 1 segundo já perdi o comboio várias vezes.

  21. Avatar de Bicancas
    Bicancas

    @BM

    Pois, precisas de ter o relógio adiantado 1 segundo para não perderes o pouca terra.

    Abraços

  22. Avatar de R00KIE
    R00KIE

    @BM
    Tens de adiantar o teu relógio 🙂
    Tem é cuidado para não perderes o último comboio do dia 😉

  23. Avatar de UKN
    UKN

    Ora porra …

    Eu já a fazer planos para dormir umas 30 horas seguidas nesse dia para me preparar para o “revelhão” … afinal … nem a porra dum ronco chega para isso …

  24. Avatar de Bruno Braz
    Bruno Braz

    Boas

    Se vais adiantar 1segundo o dia vai ser mais curto… digo eu, que nao percebo nada disto LOL

    BB

  25. Avatar de Hugo Cura
    Hugo Cura

    Exacto, ao adiantar fica mais curto (logicamente ao atrasar fica mais longo xD).

  26. Avatar de _Planax_
    _Planax_

    Lol, a contagem decrescente este ano vai ser: 10, 9 … 2, 1, 0, -1. FELIZ ANO NOVO!!!

  27. Avatar de aver
    aver

    …Quando no comentário 11 perguntava como se acertava a questão do dia a mais a cada 128 anos (porque o ano é inferior a 365,25 dias), não sabia a resposta. É um pouco esquisita. Se os anos centenários, divisíveis por 4, não forem também divisíveis por 400 não são bissextos. 1600 e 2000 foram bissextos, mas 1700, 1800, e 1900
    Esperto o tal Gregório.
    http://en.wikipedia.org/wiki/Calendar_reform

  28. Avatar de aver
    aver

    …mas 1700, 1800, 1900 não foram anos bissextos.

  29. Avatar de Bruno Bernardino

    @Hugo Cura

    Uso o Adblock Plus com bons filtros, mas obviamente que o desactivo aqui no Pplware (e noutros sítios) para poder ajudar clicando na publicidade.

  30. Avatar de francisco
    francisco

    “Mas de que raio falo eu? É simples. De acordo com um consórcio internacional de cientistas vai ser necessário ADIANTAR um segundo ao dia 31 de Dezembro de 2008.”

    adiantar??? atrasar!!!!!!

  31. Avatar de Bento Martins
    Bento Martins

    Uiii vão ser precisas mais passas..

  32. Avatar de Bruno Bernardino

    o francisco tem razão… se o dia tem MAIS um segundo, temos de ATRASAR o relógio….

    Como é que só se reparou nisto no comentário 30? 🙂 lol

  33. Avatar de fotografa
    fotografa

    @bruno bernardino,

    só prova que os leitores estão atentos, muito atentos!

    É uma boa dica para um passatempo: o ppleare põe umas “rasteiras” e nos temos de as descobrir. Boa?

  34. Avatar de Vítor M.

    A piada da coisa não é na acção de atrasar ou adiantar o segundo, a piada da coisa, foi provavelmente o que prendeu a atenção de quem leu, saber porque abranda a terra.

    São factores que elevam a nossa imaginação para patamares onde o imaginário arreda diversos pormenores menos úteis… nessa altura o que é que interessa adiantar.. perdão, atrasar um segundo a cebola? 😉

    Claro “os leitores do Pplware”, não é Srª fotografa… os leitores do Pplware… conveniente! O que lhe apraz dizer do fenómeno?

  35. Avatar de fotografa
    fotografa

    Quanto ao fenómeno… vai saber a pouco, muito pouco.

    Nem vai dar para escrever aqui um comentário 🙂

  36. Avatar de Vítor M.

    fotografa hmm isso não se faz 😉 mais nesta época festiva.

    Mas ok, registo com interesse mais uma participante nos nossos comentários.

    Agora, aposto que na altura do countdown, vão-se lembrar deste nosso pormenor informativo 😛

  37. Avatar de fotografa
    fotografa

    Não é a primeira vez que o faço…

  38. Avatar de aver
    aver

    … rasteiras” (erros) nos posts para os participantese descobrirem !!!

    Não aconselho. Às vezes com o mais simples e humano dos erros é um arraial !

    Para o caso de alguém não conhecer a expressão:

    “Quem muito faz muito erra.
    Quem pouco faz, pouco erra
    Quem nada faz, nada erra. Quem nada erra é promovido”

  39. Avatar de Bicancas
    Bicancas

    Assim é que é aver. Concordo contigo

  40. Avatar de BigLord

    Mais um segundo? Óptimo!

    Mais um segundo de férias…

    … sem ouvir o anúncio do teste da morte, hehe viva o firefox e o NoScript 😀

  41. Avatar de Marisa Pinto
    Marisa Pinto

    E posso comer mais uma passa?

  42. Avatar de Mauro neto
    Mauro neto

    isto e o chmado lusco fusco do fim de ano que e nada mais que 1 segundo em kinchaça isto ta na moda xD

  43. Avatar de Vítor M.

    Marisa Pinto claro que sim 🙂 mas nesse segundo o desejo é maior, com mais alcance, escolha bem o que vai pedir para 2009.

    Já agora… boas entradas 😉