O deserto do Saara ficou verde! Veja a imagem divulgada pela NASA

28 Comentários

Após uma chuva invulgarmente forte, o deserto do Saara ficou verde. A NASA divulgou uma imagem que mostra o fenómeno.

Imagens da NASA do deserto do Saara, após chuvas torrenciais

Apesar de ser um dos lugares mais secos da Terra, o deserto do Saara já esteve coberto de vegetação e lagos, há milhares de anos. Em 2024, uma imagem de satélite da NASA revela manchas de vida a emergir em regiões desérticas de Marrocos, Argélia, Tunísia e Líbia.

Num acontecimento raro, estas manchas resultaram de um ciclone extratropical. Os dias 7 e 8 de setembro trouxeram chuvas torrenciais ao noroeste de África.

A imagem do Earth Observatory da NASA mostra arbustos e árvores a crescer em zonas baixas, como os leitos dos rios no Saara. De acordo com os cientistas, a vida vegetal responde rapidamente a eventos de chuva intensa no noroeste de África durante um breve período de tempo, transformando dunas de areia em paisagens verdes.

Embora [haja] um certo grau de precipitação nesta região […] todos os verões, o que é único este ano é o envolvimento de um ciclone extratropical.

Explicou Moshe Armon, professor catedrático do Instituto de Ciências da Terra e da Universidade Hebraica de Jerusalém, segundo informações.

 

A culpa deste fenómeno no Saara volta a dever-se às alterações climáticas

A precipitação invulgarmente forte foi desencadeada pelo movimento para norte da cintura de chuvas tropicais, conhecida como Zona de Convergência Intertropical (em inglês, ITCZ), que se deslocou mais para norte do que o habitual.

Normalmente, as chuvas são fortes nas regiões equatoriais. Contudo, desta vez, encharcaram o deserto do Saara, tornando-o verde em certas partes.

A combinação de ventos convergentes, sol forte e água quente do oceano resulta em ar húmido e nuvens contínuas, chuva e trovoadas.

Deserto do Saara

De acordo com um relatório do Washington Post, os cientistas não sabem exatamente por que motivo a ITCZ oscilou tanto para norte este ano.

Na opinião de Francesco S.R. Pausata, professor de ciências atmosféricas da Universidade de Quebec, em Montreal, que estudou a temática, pode dever-se ao calor quase recorde no Oceano Atlântico Norte, aumentando a diferença de temperatura entre os hemisférios norte e sul.

Ou, então, dever-se ao facto de o aquecimento global aquecer mais o Hemisfério Norte do que o Hemisfério Sul: “o hemisfério norte, por ter mais terra do que o hemisfério sul, tende a aquecer mais e, por isso, pode empurrar a ITCZ mais para norte”.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anung
    Anung

    É o mundo a ser como sempre foi. Alterações e mudanças sempre fizeram para de dele desde que ele existe.

    1. Avatar de FilipeB
      FilipeB

      É verdade, mas o problema é que estamos no planeta agora….
      Era bom se não mudasse…

      1. Avatar de Anung
        Anung

        E era bom que eu ganhasse muito mais dinheiro e vivesse até aos 200 anos com muita saúde.

    2. Avatar de Joaquim Afonso
      Joaquim Afonso

      não não. a culpa é por beberes o leite achocolatado por uma palhinha!!! lol

  2. Avatar de Queridinho das manhãs
    Queridinho das manhãs

    A vida surge como uma praga quando se reúnem o mínimo de condições. Uma verdadeira doença!

    1. Avatar de CarlosP.
      CarlosP.

      Praga são determinados comentários….

      1. Avatar de MACnista
        MACnista

        Nem mais, grande CarlosP.!!!

      2. Avatar de André R.
        André R.

        Não percebeste a ironia…

      3. Avatar de Aristides Barros
        Aristides Barros

        e tb determinadas pessoas ;-P

      4. Avatar de há cada gajo
        há cada gajo

        Não percebeste quem é a praga, como é óbvio.

  3. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Foi alguém que espirou sem por a mão à frente 🙂 🙂 🙂

  4. Avatar de André R.
    André R.

    Eu também tenho disso no meu quintal quando chove, mas chamo-lhe musgo…

  5. Avatar de AlexS
    AlexS

    A terra está ficar mais verde desde os anos 80 . É ver as imagens dos satellites.

    1. Avatar de Art
      Art

      Vai ver as imagens de satélite dos anos 30 e aí vais compreender bem o fenómeno que está a acontecer

      1. Avatar de AlexS
        AlexS

        Explica como os satélites foram lançados nos 30…

      2. Avatar de Anung
        Anung

        Imagens de satélite dos anos 30! Lol.
        Só falta chamar os outros de ignorantes….

      3. Avatar de há cada gajo
        há cada gajo

        Sim, nos anos 30 os satélites ficavam verdes só para produzir imagens…ai ai !

  6. Avatar de AlexS
    AlexS

    Já agora Portugal duplicou a sua área de floresta entre 1900 e hoje.

  7. Avatar de PJA
    PJA

    É realmente um planeta mágico, o único do universo.

    1. Avatar de Art
      Art

      Ignorância não paga imposto

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Ainda bem que não paga, senão voce estaria tramado “imagens de satelite dos anos 30”

      2. Avatar de Anung
        Anung

        Sorte a sua, senhor satélite dos anos 30….

      3. Avatar de há cada gajo
        há cada gajo

        Conheces outro ou já estiveste em outro ?

      4. Avatar de PJA
        PJA

        Indique-me outro, por favor. Obrigado.

  8. Avatar de Gringo Bandido
    Gringo Bandido

    Experimentem não dar cabo do planeta que ele fica mais verde ainda e com mais vida.

  9. Avatar de Nitrox
    Nitrox

    Gosto das expressões no fim, “Opinião” e “quase recorde” são de um cientificismo há prova de bala!!!

    1. Avatar de há cada gajo
      há cada gajo

      …é conveniente que assim seja …