O botão Start vai mesmo voltar com o Windows 8.1

87 Comentários

Desde que foi apresentado que o Windows 8 tem sido alvo de criticas por muitos utilizadores por ter abolido o sempre presente e necessário Menu Iniciar. Muitos foram os que sentiram a necessidade de recorrer a ferramentas externas para o ter de volta, por ser a forma a que estavam habituados a aceder aos seus programas e a outras funções.

É certo que todas estas funcionalidades podem ser acedidas através da CharmBar e na ModerUI, mas não foi bem recebida esta alteração.

Os rumores de que a Microsoft iria trazer de volta esta forma de aceder às aplicações já na nova versão 8.1 do Windows começaram a tomar forma e agora mais uma confirmação surge, o que dá quase como certo o retorno do Menu Iniciar e do botão Start ao Windows.

blue-desktop

As imagens e esta confirmação foram feitas por Paul Thurrott, conhecido guru do Windows e que através de 2 screens mostrou algumas das novidades que o Windows Blue vai trazer já em breve.

A mais importante e que será com certeza do agrado de muitos utilizadores do Windows 8 é o regresso do Menu Iniciar e do botão Start.

Não funcionará da mesma forma como estamos habituados no Windows 7 e em versões anteriores, mas dará acesso a um menu do estilo Metro onde poderemos ver as nossas aplicações.

Este botão estará visível no Desktop tradicional e terá o mesmo comportamento que actualmente tem o botão Start no Windows 7, com animações e mudanças de cor.

Com esta mudança o acesso que temos actualmente à ModernUI ao aproximarmos o rato do canto inferior esquerdo desaparecerá e veremos o botão Start.

Caso estejamos numa aplicação Metro e aproximarmos o rato dessa mesa zona também passaremos a ver o botão Iniciar e não o acesso à ModernUI.

blue-start

Outra novidade que foi revelada e confirmada é a possibilidade de termos fundos de ecrã partilhados entre os desktops. Isto significa que podemos usar a mesma imagem de fundo na ModernUI e no desktop tradicional.

Esta funcionalidade permite fazer uma transição mais suave entre os dois ambientes de trabalho no Windows e ter apenas um ambiente de trabalho global e mais ajustado às preferências do Utilizador.

Segundo Thurrott esta opção apesar de presente necessita de ser activada.

Por fim, e também do agrado dos utilizadores, temos a possibilidade de iniciar o Windows directamente no ambiente de trabalho tradicional. Esta muito pedida alteração está presente na mais recente versão do Windows 8.1, mas também desactivada por omissão.

Ainda não existe uma versão final do Windows 8.1 e até esta surgir algumas alterações podem ainda surgir, mas o que agora foi mostrado revela que a Microsoft ouviu os seus utilizadores e decidiu dar-lhes algumas das funcionalidades que foram pedidas e fazer regredir algumas das inovações que implementou, tentando aproximar estes dois mundos de forma mais gradual.

Comentários

87

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Mostram o botão… que até agora é invisível… a malta não consegue trabalhar por intuitivo… tem de ter a papinha toda feita… pensar/memorizar custa.

    2. Avatar de GM
      GM

      Não é retrocesso nenhum.

      As pessoas esquecem-se que da transição do 98 para o XP (se não estou em erro) tinhas a OPÇÃO para trocar para o menu iniciar estilo classico se pretendesses.

      No 8 isso não se verificou, foi imposto, coisa que um Windows, que supostamente é feito para o utilizador, não o fez.

      Não nos dividemos, uns a dizer que é retrocesso, outros a dizer que menu iniciar é forever. Apenas tenho a certeza que é bom senso dar tempo a uma mudança destas, que para muita gente é radical. E acabava-se com esta longa discussão sem sentido nenhum, e provavelmente tinhas de 5% para 10% de Windows 8 no mercado PC’s.

  1. Avatar de Bruno
    Bruno

    A ver se agora os choramingas se calam…

    1. Avatar de Emanuel Lopes
      Emanuel Lopes

      vai dar ao mesmo, com esse botao ou sem esse botão, abre na mesma o METRO.

      1. Avatar de Diogo R.
        Diogo R.

        O pessoal apenas cria o botao xD

        Com sorte implemento um start8 a maneira no 8.1 🙂

  2. Avatar de fornost
    fornost

    que bom!! volta esta muito esperada! (apesar de ter me acostumado com o 8 ainda sinto falta da boa, velha e fiável barra iniciar)

    1. Avatar de NoturnoBR
      NoturnoBR

      Não sinto falta nenhuma do botão iniciar. Já estou 100% habituado com o Windows 8… Já o uso desde os betas e gosto muito, sou sincero, no inicio não gostava muito do novo “estilo” mas me acostumei rápido.

      1. Avatar de miguel
        miguel

        MAC OS X FTW 😀

  3. Avatar de Marco
    Marco

    Depois vão inventar um programa para remover o botão pois não faz sentido neste Windows

    Conclusão nunca se está contente com nada..

  4. Avatar de Daniel Nepomuceno
    Daniel Nepomuceno

    Compreendo o facto de muita gente querer que o Windows arranque directamente para o desktop e também acho que deveria haver uma opção de origem para o fazer, mas sinceramente não sinto falta do Iniciar clássico.

    1. Avatar de irlm
      irlm

      windows 2012 server arranca diretamente para o desktop.

      1. Avatar de Hugo Rodrigues
        Hugo Rodrigues

        Estás a comparar duas coisas diferentes. Lembra-te que o Windows Server 2012, apesar de ser baseado no Windows 8, é um sistema com funcionalidades reduzidas e não faz sentido gerires o teu servidor por uma aplicação metro, dai não a usares. E mais em um servidor o componente que menos interessa é a gráfica por isso não faz sentido usares a Metro.

  5. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Agora que já me esqueci dele, lá vão meter de volta borringggggggg

    Metam mas é um botão para chamar uma shell de linux, isso é que era de valor.

    1. Avatar de Hugo Rodrigues
      Hugo Rodrigues

      Como é que estás a pensar por uma shell Linux no Windows?? Dois sistemas diferentes, “shell’s” diferentes, no Linux a shell e no Windows a linha de comandos

      1. Avatar de Vitor
        Vitor

        Acho que era uma piada…

        1. Avatar de Maximvs
          Maximvs

          Acho que o “miúdo” chegava lá sozinho Vitor 😛

      2. Avatar de Gerardo
        Gerardo

        Por isso é que disse que era de valor!!!

        Se fosse fácil fazia eu 😀

  6. Avatar de K0iZo
    K0iZo

    E já agora que actualizem os icones ao estilo metro como por exemplo o do file explorer. Desde que nao sejam amareloes lol

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Muda para linux e vez que é bem diferente, e podes alterar as cores, há e também tem a opção de duas janelas…

  7. Avatar de joao
    joao

    tenho um amigo q comprou um pc novo a uma semana atras e ja tinha esse botao iniciar de origem. é um asus novo. será ja o win 8.1??? tera sido erro??? a minha namorada comprou 1 igual e nao trazia…

    1. Avatar de Cenas
      Cenas

      e o computador era novo?

      1. Avatar de joao
        joao

        era novinho em folha, e ele não instalou nada pois ele mal o comprou deu-me o pc para eu prepara-lo para os trabalhos da escola dele. até achei estranho pois a minha namorada comprou igual. e o botao era igualzinho ao da imagem dai.

    2. Avatar de Ruben Alves
      Ruben Alves

      pode ter algum software extra instalado como por exemplo o Start8 ou outro free

      1. Avatar de A. Lopes
        A. Lopes

        exactamente. Um amigo meu tb comprou recentemente e trazia um botão para desligar o pc na barra de ferramentas. Esse botão era uma app programada pela marca do pc.

    3. Avatar de Emannxx

      A Worten (e provavelmente outras também), instalam imagens modificadas do Windows nos seus computadores que trazem o menu iniciar incorporado.

  8. Avatar de José
    José

    Tanta coisa para depois voltarem atrás… ai microsoft, só tu…

  9. Avatar de MIguel L.
    MIguel L.

    Não sinto falta

  10. Avatar de David
    David

    Isso vai dar para actualizar de borla a quem comprou o Win 8 online?

    1. Avatar de zuca
      zuca

      A informação eu tenho é que quem tem o Windows 8 original vai poder actualizar para Windows 8.1 sem pagar nada

    2. Avatar de Pato
      Pato

      Sim David, vai.

    3. Avatar de david
  11. Avatar de zuca
    zuca

    Agora só falta saber se podemos remover o botão start (na minha opinião só ocupa espaço desnecessário)

    1. Avatar de Cabritone
      Cabritone

      “Segundo Thurrott esta opção apesar de presente necessita de ser activada.”

  12. Avatar de Filipe Madeira

    Já me acostumei e o botão do Windows no teclado e algumas letras “tecladas” fazem exactamente o mesmo…

    1. Avatar de lourenço
      lourenço

      curioso, porque as teclas do windows para chamar o “start” já o faziam antes do windows 8, e acredito com a maior força do mundo que do windows 8 para a frente vão continuar a faze-lo!…

      mas compreendo que a microsoft tenha feito os utilizadores usarem mais o teclado….., afinal, se ele sempre lá esteve, porque não usa-lo!………

      1. Avatar de Hugo Rodrigues
        Hugo Rodrigues

        +1

  13. Avatar de Malicx

    Instalei uma spp para o star e desinstalei-a no mesmo dia.
    Usar o W8 sem start é muito mais intuitivo.

  14. Avatar de Leal
    Leal

    Não, ninguem sente fal, pra quê… Há sempre uns herois… Por alguma razão a microsoft está a voltar atraz e uma empresa destas a voltar atraz tem muito que se lhe diga.
    Eu acho é que esta porcaria do windows, nunca mais vai ser a mesma coisa.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      o que a Microsoft fez foi por o botão visível… porque o que ele vai fazer, é que se faz quando se clica na conto inferior esquerdo…
      As pessoas é que não são capaz de interagir sem ver o botão…

      1. Avatar de Cláudio
        Cláudio

        O problema nunca foi o botão não estar lá, mas sim o menu em si (ou a falta dele)… pelo menos para mim.

  15. Avatar de JJ
    JJ

    Destas novidades, a que realmente acho grande vantagem é a imagem do desktop ser a mesma no “ecrã inicar”. Acho que isso torna a area de trabalho mais unida.

    De resto, não me incomoda nada. Com diz o “zuca”, será que podemos escolher ter ou não esse botão? Porque para mim, não estar lá não é problema nenhum…

    As actualizações do Windows, serão gratuitas para quem tem o orginal. A Microsoft actualizou a sua estratégia, semelhante a outras empresas, de disponibilizar as novas versões gratuitamente para quem as compro, assim como a Google faz com o Android e a Apple com o IOS/MAC. Logicamente poderá surgir uma versão nova, que pode exigir uma compra, mas não será certamente aos mesmo valores que um SO novo.

    1. Avatar de Outsider
      Outsider

      Tambem acho que a partilha das imagens de fundo entre o modern UI e o desktop tradicional e uma alteracao estectica interessante. Quanto a adaptacao da Microsoft face a concorrencia, no que se refere a updates, anteriormente designados por service packs, creio que seria abusivo cobrar valores por uma actualizacao de um sistema operativo com menos de 1 ano. A minha principal critica vai para o desenvolvimento dos novos produtos da Microsoft sobretudo na area empresarial, que sao cada vez mais complexos e sem melhorias que possam ser transpostas para a productividade e usabilidade dos sistemas. Por esse facto continuo fan de muitas das alternativas Linux/Open Source.

      1. Avatar de JJ
        JJ

        Que novos produtos!?

    2. Avatar de Jose
      Jose

      Nunca ouviste falar em Marketing?

      A Microsoft não mudou nada, nem pôs nada free, isto não passa de um service pack, nunca viste ninguém a pagar para instalar um service pack.

    3. Avatar de euproprio
      euproprio

      “disponibilizar as novas versões gratuitamente para quem as comprou, assim como a Google faz com o Android”?

      O Android é gratuito!

  16. Avatar de Bruno
    Bruno

    Senti alguma falta ao inicio… foi difícil mas agora já não preciso dele já me habituei ao novo sistema.

  17. Avatar de FDAD
    FDAD

    Para mim que se lixe o botão, o menu indexado é que me facilitava a vida.

    A METRO é uma versão inacabada de tudo, visualizador de imagens etc…

    É giro para quem não faz mais nada ao não ser navegar na net…

    É giro trabalhar numa VM teres o ecrã maximizado e surpresa ao carregares no botão do windows abre o menu na VM…
    Mas pronto toca a desactivar a entrada de teclas na VM, é o menos.

    O Start8 da stardock tem melhorado a produtividade de todos os PCs com 8 onde tenho instalado, até para pessoas que se habituaram a «nova» maneira, lá por ser nova não significa melhor para todas as pessoas. O iniciar é giro e mais interactivo para toque mas para quem tem rato é para esquecer.

    A gestão de ficheiros e o gestor de tarefas estão muito bons, alguma metadata que ecrã escrita no win xp e esquecida no 7 voltou, infelizmente não chega ara eu mudar.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      “O iniciar é giro e mais interactivo para toque mas para quem tem rato é para esquecer.” Com rato é para esquecer!? Então se os botões são maiores, qual é a dificuldade do rato clicar neles!?

      Depois, eu trabalho no Win8 e não tenho qualquer dificuldade em trabalhar…

      “por ser nova não significa melhor para todas as pessoas.” – É uma realidade, mas também não se pode dizer que é má, apenas porque eu não gostei.

      Alem de ainda não conseguiram-me explicar qual é o problema do Win8… sinceramente não consegui perceber. Mas devo ter algum problema… porque consigo trabalhar no Win8 e não consigo perceber as criticas ao Win8…

      1. Avatar de lourenço
        lourenço

        vou-te explicar assim,

        quem usa desktop/laptop, usa 10/20% METRO 80/90% DESKTOP
        quem usa tablet, usa 10/20% DESKTOP 80/90% METRO

        agora pensa……, e se calhar responde-te à pergunta de qual é o problema do windows 8

        1. Avatar de JJ
          JJ

          Isso não é nenhum problema.

          Esses 10% em desktop é para abrir os programas. É usado como ecrã de icons, arrumados como tu queres, para utilizar na forma que quiseres.

          É o que eu digo, devo ter algum problema… porque consigo trabalhar no Win8 e não consigo perceber as criticas ao Win8…

    2. Avatar de bintoito
      bintoito

      Exactamente, a pesquisa no windows 8 took a turn to the worst…
      antes por exº bastava escrever “remov” para me encontrar o adicionar/remover
      “actual” para ir logo para a pag do windows update.

      Outra coisa que me tira do sério no windows 8 é a obrigatoriedade de meter pass….

      Este SO foi claramente pegado a partir do win 7, tiraram-lhe tralhas e meteram-lhe outras (que dpx acabam por se “contradizer” – o tal exº de tiramos a obrigação de meter pass na gestão de energia e aquilo cagar e obrigar-nos a meter na mesma…)

      outra que me dá sério galo é para desligar/hibernar etc…antes era só carregar na tecla win e clicar no pretendido, agr temos de ir para um dos cantos. clicar em definições, clicar em…..enfim

      acima de td o que mais me irrita foram os srs terem decidido por mim o que é melhor para mim, ao obrigarem-me a gramar a metro ui, isto e aquilo. No mínimo, deviam dar a escolha e espero sinceramente que o 8.1 venha devolver-me esta liberdade de escolha do que quero ou não quero (as apps se as usei no total 5 minutos numa semana e tal foi mt – para apps tenho o tmv, aqui francamente não se enquadra!)

      1. Avatar de lourenço
        lourenço

        1º podes programar um login automatico (n precisas de por a password, ela assume-se automaticamente)
        2º podes não entrar com uma conta microsoft, mas sim com uma conta local, nunca te vai pedir password…

      2. Avatar de JJ
        JJ

        “outra que me dá sério galo é para desligar/hibernar etc…antes era só carregar na tecla win e clicar no pretendido, agr temos de ir para um dos cantos. clicar em definições, clicar em…..enfim”

        ALT+F4 e escolhe-se como encerrar. Depois o numero de clicks para desligar o PC é o mesmo no Win8 e nos outros Windows – 3 clicks.

        O processo de desligar num Win anterior ao 8 é: levar o rato ao menu iniciar, click; levar o rato até ao botão encerrar, click; escolher a opção que quer usar, click.
        No Win8: levar o rato ao lado direito do ecrã, click nas definições; levar o rato ao botão desligar, click; escolher a opção desligar, click.

        Se usar teclas: ALT+F4 e escolher a opção como acontece em qualquer um Win.

        Por isso não vejo a complicação.

        Esta lá tudo, mas arrumado de maneira diferente.

  18. Avatar de Abílio
    Abílio

    Enfim… Não faz falta para nada.

  19. Avatar de Alfonso
    Alfonso

    Um botao nao vem acrescentar nada ao S.O.Acaba por ser mais vantajoso deixar ficar como esta, e so levar o ponteiro para o canto inferior esq. em vez de estar a apontar para o botao:)
    Por esses disparates cada vez uso mais linux.

  20. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Eu fico pasmado com algumas opiniões quase que fundamentalista de retrocesso, é para os choramingas etc etc… E nao uso Windows 8 logo nao tenho uma opinião sobre o mesmo. A única coisa que me apras dizer é que a Microsoft nao tomaria esta decisão por meia dúzia de choramingas ( como ja li algures em cima) obviamente que deve haver uma grande percentagem de queixas. E afinal quem compara o produto a Microsoft? Se a Microsoft nesta fase nao agradar a maioria dos clientes estaria bem tramada… Mas isto é a minha opinião.. Ate porque o que me da a entender é que com o 8.1 nao será como no 7 é apenas uma espécie de… Isto para tentar agradar a todos….

    .. Ainda para os que dizem que por mão verem o botão etc etc… Aconselho a ler manuais de usabilidade…. Concerteis se lhe apresentarem um écran sem nada ele ira andar a martelar as teclas todas…. Na descoberta…. Super pratico nao?

    1. Avatar de JJ
      JJ

      “.. Ainda para os que dizem que por mão verem o botão etc etc… Aconselho a ler manuais de usabilidade…. Concerteis se lhe apresentarem um écran sem nada ele ira andar a martelar as teclas todas…. Na descoberta…. Super pratico nao?”

      Como não utiliza, talvez não sabe…Mas quando se encosta o rato no canto inferior esquerdo (onde costuma estar o botão iniciar) aparece um pequeno quadrado a mostrar o ecrã iniciar. Ou seja, simplesmente não desapareceu e a pessoa tem de andar a procura.

      É a mesma coisa de ter taskbar escondida (coisa que muita gente usa, talvez muitos que se queixam) e só quando levam o rato ao local onde ela esta é que aparece. Neste caso é a mesma coisa, quando a pessoa leva o rato ao mesmo local do tradicional botão iniciar, aparece uma miniatura do ecrã iniciar, depois é só carregar…

      Visto que esta forma criou confusão a muitos utilizadores, eles vão lá por o botão… Mas por sua vez, estará a ocupar espaço no taskbar. Talvez mais tarde eles voltem a tirar ou dar a opção de ter ou não o botão.

      1. Avatar de Ricardo Santos
        Ricardo Santos

        Primeiro aprende-se a forma comum depois vem os atalhos…. Aqui eles fizeram ao contrario e as deduções nem sempre sao praticas no primeiro impacto. Dai ser confuso para alguns.. Quanto a mim a tecla win é mais intuitiva no entanto para outros pode nao ser… Eu acho que eles com o 8.1 vao tentar “agradar” a todos. Mas quanto a mim as coisas tem que avançar, nao da para ficar preso ao passado, mó entanto também nao sou a favor de ” fundamntalismos”. E continuo a achar que se eles ao introduzirem esta características é porque existe uma grande percentagem que assim o exige… Em ultima analise somos nos consumidores finais que fazemoscom que a ideia deles resulte ou nao.

  21. Avatar de Nuno Amorim
    Nuno Amorim

    Mas este botao iniciar vai ser apenas um atalho para o modern UI? ou vai ser o antigo iniciar com todas as funções que tinha?

    1. Avatar de Emannxx

      Vai ser um botão para o start center, tal e qual como o atalho “invisivel” existente no Windows 8.

  22. Avatar de Bruno Gonçalves
    Bruno Gonçalves

    O botão tanto faz, estar lá ou não estar vai dar ao mesmo, talvez fique mais fácil do que levar o rato até ao canto do ecrã, e mais fácil para um iniciante usar.

    Quanto ao iniciar para o desktop é sem duvida uma mais valia, vejo por mim todos os dias a ligar o pc e a ir carregar logo na tile do desktop, pois costumo hibernar e já tenho as apps abertas.

  23. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Este fim de semana estive a ajudar a minha filhinha a preparar-se para os testes intermédios do 2º ano

    Um dos textos era sobre o Avô e o menino que foram vender o burro à feira…

  24. Avatar de João Fonseca
    João Fonseca

    Depois de dizerem que não vai haver Verão era só o que faltava não ganhar uma licença premium do Spotify.

  25. Avatar de Jose
    Jose

    Vocês estão todos bem, mas a Microsoft não acha o mesmo.

    A Microsoft sabe muito bem o erro que cometeu, e já admitiram varias vezes, que o Windows 8 foi feito para tablets.

    Eles com o menu iniciar, tencionam conquistar os fãs do desktop, já que nesse mercado, O Windows 8 com dificuldades passou o MAC.

    1. Avatar de José Leite
      José Leite

      Muito bem!!Comentário curto mas o mais certo dos que vi neste artigo.

    2. Avatar de Cláudio
      Cláudio

      Mas de que adianta ter um botão para o menu iniciar, se o menu em si é o mesmo?
      Desde que instalei o Start8 NUNCA mais tive necessidade de entrar na interface metro, mas pronto, se calhar sou retrógrado/opositor da inovação por querer usar o que mais me beneficia.

  26. Avatar de moustax
    moustax

    Ainda bem que decidiram trazer o iniciar de volta.
    O metro é bom apenas para quem usa o pc para ir ao facebook e ouvir musica porque para trabalhar é um pesadelo.

    O que mais me irrita é se quero abrir uma aplicação, fazer uma pesquisa, etc… ter de ir ao metro, não poder abrir um “mini metro” sem ter de sair do desktop, e levar com a brusca mudança de layout. Não é pensado para multijanelas.

    E na minha opinião tornar um sistema intuitivo não é ao esconder botões e funcionalidades, ter de arrastar ou usar uns 3 cliques para fechar uma janela…

  27. Avatar de euproprio
    euproprio

    “dessa mesa zona”. Não queriam dizer antes: “dessa mesma zona”?

  28. Avatar de Bruno Cross

    O desaparecimento do Botão Iniciar foi uma das grandes novidades do Windows 8 e uma das que, até hoje, causam polêmica. Falando sobre os constantes pedidos de usuários e o 1,5 milhão de downloads do aplicativo que traz a função de volta ao sistema operacional, a diretora do segmento, Julie Larson-Green, afirmou que a empresa realmente cogita retornar com a antiga função.Segundo a executiva, o objetivo da companhia é entender o que exatamente está por trás dos pedidos incessantes – seria uma questão de usabilidade ou apenas um costume arraigado há anos. Para ela, trata-se de uma questão de conforto: alguns usuários simplesmente gostariam de ter o Botão Iniciar na tela, mesmo sabendo que ela é uma solução muito melhor de interface para acessar os aplicativos.Larson-Green não afirmou se essa será uma das mudanças que veremos na versão 8.1 do Windows, que deve chegar ao público ainda em 2013. Segundo ela, as primeiras versões para desenvolvedores devem ser liberadas em junho, durante um evento realizado pela Microsoft.

  29. Avatar de Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues

    Acho que sim que a MS deve meter o Start mas como alternativa, tipo o utilizador escolhia se cria o botão ou não. Primeiro obrigam os users a se habituarem a não o terem e depois voltam a inseri-lo?? Penso que deviam por como alternativa para quem quiser mete e quem não quer ele não está lá. Isso e o iniciar direto para o desktop.

  30. Avatar de FXX
    FXX

    A microsoft não percebeu que o problema não é a falta do botão mas sim a falta do menu iniciar tradicional.

    A minha sugestão é simples, no momento da configuração do windows os utilizadores podiam optar pelo menu inicar novo ou pelo tradicionar. Nos tablets ficava obrigatório o novo, que faz todo o sentido.

    1. Avatar de fornost
      fornost

      concordo!

    2. Avatar de Bruno Gonçalves
      Bruno Gonçalves

      Ora o menu iniciar tradicional está integrado no metro ui, abre é em ecrã inteiro. Qual a ideia de ter o menu iniciar tradicional se se tem o menu no metro ui?

      Pessoalmente até nem uso nem um nem outro, uso sempre a pesquisa.

  31. Avatar de Pedro Pinho
    Pedro Pinho

    Agora que já me tinha desabituado do botão, vou ter de me habituar de novo.. é com cada uma

  32. Avatar de bintoito
    bintoito

    boas,

    sim fazendo netplwiz pelo cmd lá resolve a coisa, mas eu que não sou propriamente um calhau não sabia disto; tive de investigar, tive de perder tempo. uma vez mais -added complication já para não falar de comandos que te dizem que sim, mas que dpx são overwritten algures por outra mer** qqr…
    ah, e quantos utilizadores normais conhecem o alt+f4?! Quantos j+a não ouvi queixar-se dp de lhes terem instalado o wind 8 “como se sai das apps e como se fecha minimiza uma app?!”
    Não me lixem, cada pessoa tem direito de gostar o que lhe apetece, agora a microsoft aproveitar da dominância em termos de pc’s para impingir a metro ui e assim ver se consegue vender + uns telefones, não me lixem!
    Apps é mt bom, mas é para actividades “passivas”, não para trabalhar! Portanto, MICROSOFT, o 8.1 que dê a opçao de termos as coisas como por exº no windows 7 (unified search, Win+espaço, Win+tab, etc etc) a quem quer; quem não quer simplesmente escolhe a outra opção!
    essas guerras do nº de clicks fazer isto ou aquilo, já não tenho idade/paciência, quero é um SO estável e que facilmente se adapte às MINHAS necessidades e não à de uns sacanitas do marketing que acharam genial meter a interface que foi desenvolvida para um telemóvel num pc na expectativa de criar habituação 🙁

  33. Avatar de Urtencio
    Urtencio

    OFFTOPIC: Sou estudante de EI, e apaixonado pela novidade decidi logo instalar o windows 8 não largando o Ubuntu…

    Meu espanto quando chega a hora do trabalho e meto o Matlab a “Bombar” e me deparo com uma grande diminuição de eficiência(mais propriamente no tempo de execução). Criei uma nova partição instalei o W7 e comprovou-se, tive um ganho de mais de 50% em alguns casos.

    Agora porque? não faço ideia… o pc é o mm…

  34. Avatar de fornost
    fornost

    haters gonna hate

    no começo todos reclamaram, trazem de voltam e, surpresa! Todos reclamam… vai entender.

  35. Avatar de Joao
    Joao

    Isto é tudo muito bonito e isso tudo mas como se resolve o problema wireless? Tenho uma pen SMC e no windows 7 a internet funciona bem. Instalo o windows 8 e simplesmente a internet esta sempre a ir a baixo e a dizer que não tenho net e depois não aparece o router e depois é net limitada e por ai fora. Não consigo navegar na internet no windows 8. Ja li em vários sítios gente com problemas com o wireless no w8 mas não consegui resolver. Alguém sabe de algo que ajude?

    As drivers no site da SMC são para windows 7 não tem lá para o 8 mas o próprio windows reconhece logo a pen.

    Alguma ajuda?

  36. Avatar de Maximvs
    Maximvs

    windows …

  37. Avatar de Miguel
    Miguel

    penso que o problema não era a falta do botão iniciar (até fica bem sem ele) mas a falta do menu iniciar.

  38. Avatar de Mike

    Tem uma certa logica para o primeiro utilizador. Melhor ainda se pudesse ser opcional para quem ja se habituou a ter mais um espacinho na barra e a usar o canto esquerdo.

  39. Avatar de luniq
    luniq

    por mim até podem por 30 botoes start
    quem não gostar que se mude… existem muitas alternativas como sistema operativo

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Até nem existem. Como alternativa viável, apenas Linux e talve Mac OS. São poucas….

  40. Avatar de Sérgio X
    Sérgio X

    Sinceramente, a única coisa que me irrita é que no metro quando escreves nomes de coisas que queres encontrar tens que dizer (clicar) que tipo de itens queres encontrar!!! Porquê????

    Eu no Windows 7 não abria um explorer para encontrar um ficheiro que fosse!
    “win” + “inicio do texto” e voalá: Ficheiros + Programas + Defenições + tudo -> seta pra baixo as vezes que fosse preciso mas estava tudo à vista e no mesmo siteo!!!

    Eu quero lá saber se é bonito ou feio ou se está organizado de maneira diferente! Nós vivemos na era em que o computador antecede as nossas perguntas e não termos que dizer qual o tipo de resposta que queremos!!!!