NSA só revela 91% das falhas de segurança que encontra

16 Comentários

Depois de Edward Snowden ter vindo a público e revelado todos os segredos que foi recolhendo ao longo dos anos em que trabalhou para a NSA, colocando a nu todas as suas práticas abusivas, o mundo acordou para este problema. Desde esse dia que a NSA ficou com a aura de uma agência que procura a todo o custo obter informações dos cidadãos.

Na procura de responder a uma questão colocada pelo público, a NSA revelou que apenas 90% das falhas que descobrem são reveladas às empresas. E assim volta a surgir uma questão, como é usada a restante informação?

NSA_1

A NSA está novamente nas bocas do mundo. Depois de toda a confusão recente, esta agência norte americana tem procurado manter-se discreta e sem atrair a atenção do público.

A própria administração Obama tem tentado restringir a acção da NSA, limitando-lhe os poderes e transferindo-os para outras agências. Também as próprias forma de actuação têm mudado, com a NSA a estar mais aberta.

Para defender a sua imagem, um dos seus porta-vozes revelou que a agência procura colaborar com a industria e que 91% das falhas que detecta são reveladas para resolução.

Revelou ainda que os restantes 9% são mantidos em segredo, por questões de segurança e para serem usados em medidas ofensivas. Sem explicar bem em que moldes a decisão é tomada, de revelar ou não as falhas, a NSA volta a deixar muita gente incomodada.

Esta informação é pública, e disponível no site da NSA, onde agencia tenta justificar a forma como faz a triagem destes problemas e como tenta tomar a decisão de as revelar ou não.

NSA_2

Mas a somar a este novo problema, fica a dúvida da forma como estes 91% são tratados. Nunca foi explicado se a sua revelação é feita no momento da descoberta ou se é primeiro explorada para conseguir obter informação, e mais tarde, quando não interessa, é que é anunciada a quem a pode resolver.

Dificilmente a NSA se livrará de toda a má publicidade que tem acumulado ao longo dos anos. Todo o seu trabalho é feito de forma escondida, mexendo em áreas que se cruzam com a privacidade dos cidadãos norte americanos, e não só.

Para além de estar em causa a informação que recebem e o tratamento que lhe dão, existe também o problema da forma usada para obter essa mesma informação.

Tem a NSA  direito de ocultar informação sobre falhas de segurança, deixando vulneráveis os seus cidadãos?

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Prim
    Prim

    É claro que não iam revelar tudo, como ninguém que procure falhas vai divulgar tudo, tendo muito a ganhar com aquilo que mantém em segredo; as vulnerabilidades que saem a público e que são rapidamente corrigidas (ou não) são só uma parte da totalidade de vulnerabilidades, que ninguém seja ingénuo sentindo-se seguro em algum sistema.

  2. Avatar de ^zero_cool^
    ^zero_cool^

    80% das estatísticas são inventadas.

    1. Avatar de comentador
      comentador

      80% das estatísticas DITAS são inventadas. 100% das que são feitas são estatísticas (bem feitas ou mal, mas são estatísticas)

  3. Avatar de cc
    cc

    A UE devia era criar uma organização para nos proteger da NSA.

    1. Avatar de Mark
      Mark

      A UE tem a GCHQ que tão má como a NSA.

      1. Avatar de cc
        cc

        não duvido não

  4. Avatar de Zaark
    Zaark

    91% revelado ou 91% não revelado? xD

  5. Avatar de Joao M
    Joao M

    Tem que haver uma legislação para este tipo de assuntos! Hoje em dia as grandes empresas sabem tudo sobre nós e pelos vistos as nossas vulnerabilidades! Desses 91% eu não vi nada! Ninguem me comunicou o que sabem sobre mim nem quais as minhas vulnerabilidades!

  6. Avatar de Eu
    Eu

    Só falam da NSA e os amigos da KGB são santinhos não????
    Palhaçada é o que é, se acham que é só a NSA/americanos que fazem isso, vão mas é curar a cabeça porque são uns anjinhos…

    1. Avatar de Vlad
      Vlad

      Acho que ninguém pensa que é só os Americanos a fazem espionagem. A grande diferença é que a maioria das pessoas quando vê uma notícia de algum poder estrangeiro andar a espiar sentem-se ultrajados com a situação, mas quando é os americanos dizem que não têm nada a esconder. Na realidade são ambos inaceitáveis.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Lol KGB… Que filme de 1940!

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Ohh jovem, pronto hoje é FSB, assim ja esta bom?

  7. Avatar de TioPedro
    TioPedro

    Quem controla informação, controlo tudo, mas mesmo tudo…
    Mas os níveis dividem-se em subníveis, que por sua vês ainda se dividem mais e acaba tudo na mão de muitos, mas mesmo muito poucos…e são esses que ditam as ordens e rumos das economias globais.
    Portanto a IA (inteligência artificial) e as Big Data para a alimentarem estão na ordem do dia, engraçado como revemos em filmes muitas destas realidades, não é por nada que se costuma dizer “está escondido à vista de todos”…

  8. Avatar de NSA4ever
    NSA4ever

    Alguns dizem “não tenho nada a esconder” por isso “não há problema”. O que é equivalente a dizer “Podem acabar com o liberdade de expressão porque não tenho nada para dizer”

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Um jornalista diz ainda melhor… se não têm nada a esconder, envie-me todas as suas senhas de e-mails (profissionais e pessoais), contas de redes sociais e similares e deixe-me pesquisar à vontade e publicar o que me parecer interessante.
      Aparentemente nenhuma dessas pessoas tão abertas aceitou o desafio até agora.

  9. Avatar de Luiz Carlos G. Filho
    Luiz Carlos G. Filho

    A pessoa reclama da invasão de privacidade, mas vai lá e posta tudo da sua vida nas redes sociais.