Novos radares SINCRO! Já sabe onde estão?

147 Comentários

Como é do conhecimento publico, o novo Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) teve a sua estreia em Julho de 2016 e desde essa altura que estão a ser instalados e colocados em funcionamento novos radares. Ao todo são 30 os radares móveis que poderão estar numa das 50 cabines que estão distribuídas por 26 estradas.

Conheça a localização das 50 cabines.


O sistema SINCRO tem como objectivo a promoção do cumprimento dos limites de velocidade legalmente estabelecidos e, consequentemente, o combate à prática de velocidades excessivas, através da fiscalização contínua e automática da velocidade de cada veículo em cada local de controlo.

Como existem apenas 30 radares para 50 cabines, isto significa que haverá sempre 20 que não terão qualquer radar, mas tal informação não é do conhecimento público.

Sabe-se também que este radares serão sinalizados com o sinal H43 – velocidade instantânea.

E quais os limites?

Desenganem-se aqueles que pensam que o limite máximo de velocidade a ser controlado por este sistema de radares é 120 Km/h. Por exemplo, o radar instalado na IC 20 Costa da Caparica está pronto para disparar acima dos 70 Km/h.

Localização dos novos radares

A localização dos novos radares pode ser consultada no seguinte gráfico interativo.

Como já referido, além destes novos radares, continuarão em funcionamento os 18 radares fixos (16 na CRIL e 2 na A25, em Viseu) e os radares móveis usados pela GNR e PSP.

Esta informação era já certamente conhecida de muitos mas, quando informamos em 2016, muitos destes radares ainda não estavam sequer em funcionamento. Se vai viajar, não se esqueça de ver onde estão os radares e cumpra sempre com os limites de velocidade impostos na via de circulação.

Tem estado atento a estes radares?

Comentários

147

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Raul Branco
    Raul Branco

    Será que a aplicação de GPS “Waze” tem estes radares assinalados? E se não tiver dá para pôr?
    Como é que eu posso saber onde fica o quilómetro x ou y?

    1. Avatar de maxim
      maxim

      já devem ter, eles não costumam falhar 😉

      1. Avatar de Belmonte
        Belmonte

        Eles? Eles somos nós! O Waze recebe a informacao toda da comunidade.

        1. Avatar de P
          P

          Somos o produto e ainda temos de trabalhar para o ter? Muito bom

          1. Avatar de juq
            juq

            funciona com o contributo dos utilizadores, os quais ninguem obriga a contribuir 🙂

          2. Avatar de Dias
            Dias

            Ate parece que pagas alguma coisa para usares o waze hahaha

      2. Avatar de Pascoal Soares
        Pascoal Soares

        a Tom Tom ja avisa! 😉

    2. Avatar de Raul Branco
      Raul Branco

      Obrigado _/\_

    3. Avatar de Block
      Block

      Não, este fim de semana testei e não apanhou nenum

      1. Avatar de ahramis
        ahramis

        Estranho… Costumam assinalar, por exemplo o de Aveiras e o das portangens velhas em Sacavém…

      2. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Acho que não basta ter a app aberta, tens que ter um percurso seleccionado.
        Eu faço todos os dias o percurso Santa Maria da Feira -> Porto e pelo menos os que estão no freixo(a seguir à ponto e depois do corte para a A3) ele avisa.

      3. Avatar de YaBa
        YaBa

        Só dá alerta se fores em excesso. Também estranhei passar num local onde já tinha recebido um alerta anteriormente e naquele dia, nada.
        Passei lá novamente em excesso e alertou, claro que depois reduzi.

      4. Avatar de darkvoid
        darkvoid

        Deve ser só no teu waze, no meu dá bem. Perguntei a uns colegas e também apanham esses radares!

    4. Avatar de Helio
      Helio

      Já estão no Waze desde que sairam as localizações. Avisam com antecedência

    5. Avatar de Nuno Ribeiro
      Nuno Ribeiro

      Estão a funcionar corretamente 🙂

      IC 19 e A1 estão testados, a 500m de distância o Waze alerta (de forma sonora caso circulemos em excesso de velocidade).

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Acho que o Waze diz…”Radar adiante”…

    6. Avatar de MySelf
      MySelf

      Sim, o Waze já tem esses radares.
      Passo diaramente por dois, na zona de Sacavém, na A1 e ambos estão assinalados.
      Também os da A2 estão assinalados.
      No Waze consegues acrescentar, mas isso depende do nível de utilizador, que vai aumentanto com os Kms percorridos e com os alertas partilhados.

    7. Avatar de Tiago
      Tiago

      Já alerta, se forem muito recentes não alerta logo. Na IC19 demorou uma semana e meia a começar a alertar

  2. Avatar de Pedro Chamuças
    Pedro Chamuças

    Alguem faz ideia de quanto tempo e que as multas demoram a chegar a casa ??

    1. Avatar de Paulo Jorge
      Paulo Jorge

      Acho, que tens dois anos em que pensar se a multa chega ou prescreve.

      1. Avatar de CCF
        CCF

        5 a 7 dias úteis, chega auto de contra ordenação acompanhado de duas fotos e dados do tecnicos do radare certificação/inspeção…acabou a jogada de pedir fotos e aprovação dos radares até prescrição, até pq agora a lei prevê congelamento dos prazos…

        Informação da ANSR (entidade responsável pelos radares SINCRO)

        1. Avatar de Julio Moreira
          Julio Moreira

          Tens a certeza de que são só 5 – 7 dias úteis? Infelizmente tive um azar na A29 há duas semanas e passei várias vezes os 3 radares, mas não tenho ideia da velocidade a que ia. Ia tão consumido que não dei por nenhum deles.

        2. Avatar de beatriz
          beatriz

          Boa tarde, tenho a informar que só estou a receber agora, passados 2 anos.
          Na altura trabalhei uns meses em guimarães e não fazia ideia que nessa parte da autoestrada o limite era 80km/h, pois o sinal está pouco visível.

    2. Avatar de CCF
      CCF

      5 a 7 dias úteis, chega auto de contra ordenação acompanhado de duas fotos e dados do tecnicos do radare certificação/inspeção…acabou a jogada de pedir fotos e aprovação dos radares até prescrição, até pq agora a lei prevê congelamento dos prazos…

      Informação da ANSR (entidade responsável pelos radares SINCRO)

    3. Avatar de António Santos
      António Santos

      Demoraram 3 meses comigo! Já acreditava na tolerância do “men” verde, por ser apanhado a 65 num sitio de 50! Sempre a facturar…

  3. Avatar de Oscar
    Oscar

    Interessante é que a maioria dos radares fica nas scuts, será que esta medida não tem um duplo efeito, favorecer as operadoras não scuts e multas

    1. Avatar de Raul Branco
      Raul Branco

      Penso que as scuts já não existem pois passaram a cobrar portagens…

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Existem radares na mesma.

      2. Avatar de Pascoal Soares
        Pascoal Soares

        Rual Branco nunca houveram radares nas scuts so agora, com o SINCRO basta ir ao site da brisas detentora da via verde e ler o comunicado que la esta. as scut e vias verdes no tempo do Sócrates queriam colocar juntamente os porticos fazer um dois em um. depois foi no tempo do coelhinho, mas nada alias que o o sinal H43 entrou ao mesmo tempo que a H44 e so agora e que colocaram nas scut este sinal no freixo nao tem esta sinalizaçao e ja tem la o sincro por isso atençao com o H43 que e quase parecido ao H44.
        http://www.multas.pt/controlo-de-velocidade-por-radar-nas-via-verde-das-auto-estradas-e-boato

  4. Avatar de Luís Carlos Silva Pinto
    Luís Carlos Silva Pinto

    Os radares já estão activos? Ainda hoje de manha passei no do km 2 da A1 S-N e o carro à minha frente, ao passar, fez disparar um flash do radar. Será que está activo ou ainda é testes?

  5. Avatar de João
    João

    O radar colocado ao Km 0,5, na A4, próximo da saída de Matosinhos, deve disparar acima de 60Km/h.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Tem avisos?

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Acima dos 60? Qual é o limite de velocidade numa autoestrada?

      1. Avatar de Miguel Salvador
        Miguel Salvador

        o que se esta a referir em Matosinhos é o fim da A4 e mesmo a seguir do painel do limite de velocidade 60km tem a caixinha.

        1. Avatar de Henrique
          Henrique

          Mas nao há nenhum limite minimo de distancia entre o novo limite de velocidade e a distancia da caixa?? é que a velocidade anterior é de 80km/h e derepente aparece o sinal dos 60 km/h e passado nem 3 metros está a caixa… passei lá ontem e nem deu tempo para abrandar dos 80km/h que seguia… Sabem se existe alguma lei contra isso? ou se isso conta?? nao é possivel reduzir 20km/h numa distancia tao pequena..

          1. Avatar de Luna Pacheco
            Luna Pacheco

            O código de estrada diz que na altura em que passar pelo sinal de limite de velocidade já tem que estar a uma velocidade igual ou inferior à indicada no sinal

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Isso não sei mas eu passo lá abaixo de 60km/h para não haver duvidas.

  6. Avatar de Diogo
    Diogo

    No mapa interativo, o radar está mal localizado na zona de Leiria. A localização correta é 39.769443, -8.770433 (sentido Lisboa – Coimbra)

    1. Avatar de Fábio
      Fábio

      Também me estava parecer que ali não havia nenhum radar. É isso tudo.

  7. Avatar de Pedro Pereira
    Pedro Pereira

    A da A5 descida de Carnaxide,Linda-a-Velha está com limite de 100Km/h. Essa descida apesar de ser autoestrada tem limite de 100.

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Quem passa por lá sabe, está lá a aplaca inclusive.

    2. Avatar de irlm
      irlm

      e miraflores ao pé da carris

  8. Avatar de censo
    censo

    Todos os radares estão sinalizados. Só é apanhado quem quer.

    1. Avatar de darkvoid
      darkvoid

      Quem quer ou quem vai distraído!

  9. Avatar de juq
    juq

    Embora seja a favor dos radares, existem zonas em que o limite de velocidade imposto nao faz sentido 😀

    1. Avatar de juq
      juq

      Já agora, para quando uma analise vossa das apps de GPS existentes?
      Já existe uma sondagem, mas sinceramente dispenso clubismos 😀

    2. Avatar de Mr.T
      Mr.T

      Claro que faz. Quando o objectivo é angariar dinheiro com as multas faz todo o sentido aplicar a caça à multa.

  10. Avatar de Miguel
    Miguel

    Estes srs. só querem é dinheiro das multas.
    Se fiscalizassem quem anda nas faixa da esquerda e na do meio quando não há transito/pouco transito é que faziam bem!

    Obrigam a quem vem com mais velocidade a ter que se desviar e esta é uma das causas que provoca mais acidentes, não é a velocidade!!!

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Ir na faixa da direita é demasiado mainstream para a malta, as faixas do meio e da esquerda é que é…

      1. Avatar de sergio
        sergio

        As faixas mais à esquerda e central, devem ser utilizadas quando na execução de manobras de ultrapassagem, voltando logo que passível à faixa de rodagem mais à direita possível. As multas existem, o código é claro. Além da coima e da infração do código da estrada praticado, perturba a condução aos outros automobilistas. Uma questão de bom censo.

      1. Avatar de Pascoal Soares
        Pascoal Soares

        este ja esta em frança a funcionar

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Já agora, se eu circular na faixa mais à direita e aproximar-me de um carro que circula na faixa do meio, sou obrigado a ir para a faixa mais à esquerda para o ultrapassar ou posso ultrapassa-lo continuando na faixa onde estou…?

      1. Avatar de Antonio Silva
        Antonio Silva

        Só pode ultrapassar pela direita se vai saír para a direita ou seja, se existir uma saída para a direita, caso contrário deve ultrapassar sempre pela esquerda, sim eu sei, essas bestas que circulam pelo meio, segundas e terceiras faixas dificultam a circulação, muitos deles pelo que me apercebo ainda acham que estão bem, os outros é que estão todos mal.

        1. Avatar de int3
          int3

          “Artigo 42.o
          Pluralidade de vias e trânsito em las paralelas
          Nos casos previstos no n.o 2 do artigo 14.o, no artigo 14.o-A e no artigo 15.o, o facto de os veículos de uma la circularem mais rapidamente que os de outra não é considerado ultrapassagem para os efeitos previstos no presente Código.”
          Por isso não é considerado ultrapassagem.
          O censo comum prevalece em que deverá continuar em marcha pela direita com o máximo cuidado possível para evitar acidentes. Mesmo que o condutor, em infração, desvia-se para a sua faixa e provoca o acidente é neste caso uma infração do condutor em que violou o artigo:
          ” Artigo 3.o
          Liberdade de trânsito
          2 – As pessoas devem abster-se de atos que impeçam ou embaracem o trânsito ou compro- metam a segurança, a visibilidade ou a comodi- dade dos utilizadores das vias, tendo em especial atenção os utilizadores vulneráveis.”

      2. Avatar de V3rm3
        V3rm3

        não, desde que não mude de direcção. O Luis, ao circular na faixa mais à direita está a cumprir o código da estrada, o condutor que circula na faixa do meio é que não. Logo se continuar a circular na sua faixa ( a mais à direita) e passar o veiculo que circula no meio, não está a cometer nenhuma infracção.

      3. Avatar de int3
        int3

        não. podes passar pela direita porque não é considerado ultrapassagem.

  11. Avatar de nelsontb
    nelsontb

    Mal posso esperar pelos carros automáticos, estou curioso para ver o caos causado por ser respeitarem as zonas de limites < 50kmh, transito extra na ic19 e na a5 por de manha já dar tanto vazão pelo pessoal andar mais devagar, e em especial… que imposto o estado vai inventar para compensar as multas que o povo deixou de pagar

    1. Avatar de blabla
      blabla

      Não me parece que isso esteja no nosso limite temporal de vida.

    2. Avatar de Alvega
      Alvega

      Muito bom comentário. Eu próprio digo faz muitos anos que deveríamos combinar TODOS e andar uma semana a cumprir RELIGIOSAMENTE, tudo quanto é lei e regra, decerto ia ser DIVERTIDO. e Lisboa seria um must.

      1. Avatar de censo
        censo

        Por ventura terias uma surpresa. Afinal qual é a tua velocidade média dentro de Lisboa? Quantos acidentes se evitam com o cumprimento de regras? Quanto combustível se poupa? Tens de fazer muitas contas.

        1. Avatar de me and me
          me and me

          exacto…. a velocidade media deve de ser na ordem dos 20-40 (max)… se todos andarmos como deve ser e sem haver atitude chico-esperto tudo flui bem melhor

  12. Avatar de Steve
    Steve

    O radar de Leiria está mal assinalado, o radar encontra-se em frente à Makro para quem vai de Leiria para pombal, ao pé do semáforo do corte para a Boavista

    1. Avatar de Block
      Block

      Muito bem visto.
      Já agora, pode ser que consigas responder. O outro radar da zona de Leiria afinal é onde?
      Já vi que era no Barracão (nunca o vi), agora por este mapa não há nenhum, o mais próximo é em Coimbra.

      1. Avatar de steve
        steve

        Por acaso também não sei, mas cheguei a receber um sms a me informar do mesmo, mas já passei por lá e não vi nada.

  13. Avatar de tiago
    tiago

    “IC2, km 186,1”

    Este pelo menos ainda não existe no local

  14. Avatar de Pedro S.
    Pedro S.

    O radar sincro a seguir à Ponte do Freixo (Sentido VN Gaia – Porto) não tem sinalética antes, logo em incumprimento. Mas nunca o vi disparar.

    O radar localizado na junção da saída da A3 para a VCI com a VCI está assinalado previamente, no entanto, de perspectiva parece mal colocado pois rails de cada lado em formato em V que parece tapar o radar por completo…

    1. Avatar de int3
      int3

      Passo lá todos os santos dias e vou sempre a ~80 Km/h porque saio logo a seguir. mesmo quando ia continuar seguia a 80. Já vi um a passar a pelo menos 150 e nada de flash. A não ser que tenham um flash IV.

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Boa noite
      Faz alguma ideia de quando foi colocada a sinalética do radar à saída da ponte do Freixo?

  15. Avatar de Shout
    Shout

    Era interessante colocarem no mapa qual a velocidade limite do local onde estão instalados

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      O waze diz tudo.

  16. Avatar de Mario
    Mario

    Alguém conhece dispositivos passivos (GPS) com duração elevada de bateria que só faça aviso sonoro, para o efeito de avisar quando estamos a chegar a radares fixos?

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Tomtom, Garmin, quase todos..

      1. Avatar de Mario
        Mario

        Boas José, a Tomtom e a Garmin, não tem dispositivos passivos de GPS. Tem dezenas de modelos ativos. O que eu quero é uma box sem ecran que se coloque no porta luvas e faça aviso sonoro aquando da passagem. Já existem alguns no mercado mas como estou indeciso gostava de saber a V. opinião.

  17. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Eu não sei até que ponto estes radares são eficazes…

    Por exemplo: na VCI no Porto (A20) tem 4 faixas… como é um simples radar na direita consegue apanhar os carros que estão na esquerda, com aquele trânsito todo, outros carros poẽm-se à frente e tapa o carro que está em excesso de velocidade (especialmente os que vão pela esquerda)…

    Se bem que de vez em quando alguém se lembra de ir lá e pinta o radar com grafiti 😀

    1. Avatar de ahramis
      ahramis

      Os modernos sincro captam até 8 carros, em simultâneo, e em faixas diferentes… ao mm tempo!

      1. Avatar de NL
        NL

        Como, estou curioso?

        O radar não é mais do que um cronómetro entre o tempo que um sinal demora a voltar ao radar (reflexão da onda, mede a distância num intervalo de tempo: m/s ou km/h), por isso, só com output do radar não deve dar a menos que tenham conseguido por uma assinatura no sinal para perceber a que carro pertence a “reflexão”… Ou então complementar com (muitas) mais fotos (video high frame rate?) mas isso já não é um ‘radar’…

        Sempre ouvi dizer que o pessoal se safava das multas sempre que havia outra qualquer viatura na foto… (não havia maneira de dizer a qual pertence o sinal refletido)

        A título de curiosidade, os radares também não podem ser instalados em curvas (de raio curto) pois o tempo que o sinal demora a voltar é encurtado, aumentando artificialmente a velocidade…

        1. Avatar de int3
          int3

          não porque a velocidade do sinal é à velocidade da luz por isso a diferença é mesmo mesmo mesmo muito baixa.

          1. Avatar de Rui Alves
            Rui Alves

            Um radar funciona por ondas de rádio, que NÃO andam à velocidade da luz!

          2. Avatar de int3
            int3

            desculpa, as ondas de rádio SÃO ondas ELETROMAGNÉTICAS que propagam-se à velocidade da luz.
            por amor da santa rui alves!!

  18. Avatar de antonio
    antonio

    A23, km 18,6 , ainda não vi lá nada….

    1. Avatar de ahramis
      ahramis

      Idem… estava prevista a colocação a partir de Janeiro 2017. No entanto, já vi mapas em que ele vinha assinalado do lado da Guarda…

    2. Avatar de Carlos Alvarez
      Carlos Alvarez

      Já está instalado no sentido Abrantes Torres novas na zona de 100 kmh antes do nó de Tomar. Passei lá hoje e já lá está. O waze ainda n o tem na sua base de dados!

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Sim, o Waze ainda não tem esse.

  19. Avatar de André
    André

    O radar que está no sentido (Freixo-Arrábida), quem sai da ponte, não está sinalizado mas está a funcionar. Já passei por lá várias vezes e não vejo a placa.

    Mais à frente, antes da saída para Paranhos, logo após as entradas para a A3/A4 tem um radar e devidamente sinalizado.

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Se não tem placa a multa é nula, é só reclamar.

  20. Avatar de Orlando
    Orlando

    Localização Radares SINCRO

    Radar A28, Km 21
    Radar A28, Km 34
    Radar EN 223, Km 19
    Radar A3, Km 1
    Radar A3, Km 3
    Radar A7, Km 38
    Radar A29, Km 41
    Radar A29, Km 37
    Radar A29, Km 47
    Radar A24, Km 93
    Radar A24, Km 98
    Radar A4, Km 8
    Radar A4, Km 15
    Radar A25, Km 49
    Radar A25, Km 52
    Radar A25, Km 62
    Radar A23, Km 19
    Radar IP3, Km 68

    Radar A1, Km 2
    Radar A1, Km 4
    Radar A1, Km 42
    Radar A1, Km 189
    Radar EN1, Km 139
    Radar EN1, Km 141
    Radar EN3, Km 33
    Radar IC19, Km 1
    Radar IC19, Km 6
    Radar IC19, Km 10
    Radar IC17, Km 13
    Radar EN10, Km 14
    Radar A2, Km 9
    Radar A2, Km 14
    Radar A5, Km 0,1
    Radar A5, Km 5
    Radar A5, Km7
    Radar A5, Km 8
    Radar ER125, Km 68
    Radar ER125, Km 76
    Radar ER 125, Km 28
    Radar IP7/Eixo Norte-Sul, Km 10,7
    Radar IP7/Eixo Norte-Sul, Km 10,6
    Radar IC20, Km 1,7
    Radar IC20, Km 1,9
    Radar IC20, Km 7
    Radar IC23/VCI, Km 12,3
    Radar IC23/VCI, Km 9,8
    Radar EN6/Marginal, Km 8
    Radar EN6-3, Km 0,7
    Radar EN6-3, Km 1
    Radar EN4, Km 156

    Fonte: Radares Portugal

    1. Avatar de A Gonçalves
      A Gonçalves

      Para comprar radares para provocar mortes e atazanar a vida dos cidadãos para dar gozo à GNR, há dinheiro para tratar os povo no SNS não há dinheiro

  21. Avatar de Alvega
    Alvega

    Sou tanto prevaricador como os demais, mas 100% a favor dos radares, desde que para TODOS (incluindo amigalhaços, forças de segurança fora de serviço, políticos jogadores da bola e outros mais), e que estejam devidamente VISÍVEIS.
    Os limites de velocidade, com os quais eu discordo em muitos locais, tem por objectivo: reduzir sinistralidade, consumo de combustível e por consequência a poluição e ainda reduzir o ruído em alguns locais.
    A utilização que as autoridades fazem dos limites de velocidade é TENDENCIOSA e ABUSIVA, em muitos casos, com nítida caça, escudados e ORDENS SUPERIORES.
    Com a evolução tecnológica dos Automóveis em varias frentes, menos consumo,mais segurança, imponha-se rever alguns limites de velocidade pelo pais, pois actualmente, excesso de velocidade não é sinonimo de velocidade excessiva para um dito local e dada viatura.Mas a galinha dos ovos de ouro é resistente…

    1. Avatar de nelsontb
      nelsontb

      Isto faz parte da natureza humana e do “xico espertismo”, “se sempre me safei a andar em excesso, porquê hei-de respeitar?”, ainda por cima auxiliado pela negligência/abuso das autoridades no que respeita à marcação, umas vezes porque as regras mandam que no tipo de via é determinada velocidade (independentemente das condições), outras vezes é porque existe mesmo intenção de ganhar uns trocos.

      A realidade é que nem todos deviam ter carta, os drogados, os bêbados, os velhos, os dos telemóveis todos com tempos de resposta em emergência na ordem de segundos, os jovens que assim que tiram a carta vão logo para os carros desportivos e que quando têm acidentes, ninguém liga, “ia distraído”, “acontece”, se morrer alguém, paciência. Há muito para fazer nesta área, mas nem o povo nem o estado não iam gostar.

    2. Avatar de me and me
      me and me

      é tendenciosa? onde? se o limite é 50km/h, porque quando és “caçado” a 100km/h é caça a multa? custa entender esta questão dos limites de velocidade. se existem temos de cumprir. nada mais simples…

      os radares servem para obrigar o pessoal a tirar o pe do acelerador. numa AE se o limite é 120km/h (tolerados ate 140km/h) porque o pessoal tem de andar a 210km/h? nao entendo. eu se vou a 120 numa AE e alguem espetar-se a 210 contra o meu carro (mesmo na faixa da esquerda porque eu a 120 posso ultrapassar como qualquer outro) eu e a minha familia provavelmente nao sobrevivemos para contar a historia….

      algumas avenidas em lisboa até podiam ter um limite mais alto (80km/h), mas depois temos o problema do peão que vai sempre querer atravessar e se para o fazer usar passadeira com sinal, ia ser bonito ver o pessoal a parar de 120 (sim porque NINGUEM IA RESPEITAR OS 80km/h) para 0 e dps ver os acidentes do pessoal que nao consegue evitar uma colisao e ainda pior, ver alguem a ser esmagado por um carro…..

      o codigo da estrada nao existe para impedir o pessoal de conduzir, mas sim para conduzir em segurança…

      se neste país as pessoas respeitassem os limites de velocidade, se calhar nao tinham radares…

  22. Avatar de jorge
    jorge

    os radares estao pintados a spray esses sim são excelentes grafitis 🙂

  23. Avatar de Paulo Silva
    Paulo Silva

    Atenção A1 kms 4 e 2 a semana passada estavam ativos pois vi ambos dispararem o flash.

  24. Avatar de int3
    int3

    Como é que esses radares conseguem apanhar os carros que vão na esquerda se os da direita os tapam? Milhões para o lixo?

  25. Avatar de qwertyuiopus
    qwertyuiopus

    Cada vez menos vale a pena ter um carro com um motor melhor. Os 50 cv do meu chegam cada vez mais para as encomendas….isto é, para os radares!

  26. Avatar de Rui Alves
    Rui Alves

    Se a malta fizesse um mês de greve ao automóvel (todos os veículos motorizados) iam ver se isto não mudava logo pra melhor! Os automobilistas alimentam muita gente…

    1. Avatar de me and me
      me and me

      os automobilistas estupidos alimentam estas coisas… se todos respeitarem nao existe razao para haver radar…

  27. Avatar de jcg
    jcg

    Na EN125 ainda não estão colocados.

    1. Avatar de jgago
      jgago

      Foram colocados na sexta feira pelo menos 2 deles, mas não estão como indica no mapa interativo da Google que vocês colocarem nesta página.
      1- O radar EN125, km 48,7 (zona de Lagoa), não está como indica no mapa, mas sim no sentido Lagos -> Faro, na descida depois de passar o desvio para Silves/A22. Após +-150 mts existe uma placa de limite de velocidade de 70km/h.
      2- O radar EN125, km 6,865 (zona de Guia), também não está como diz no mapa. Está localizado no sentido Faro -> Lagos antes da passagem aérea para ir para a zona comercial e está meio escondido junto do pilar que suporta o pórtico informativo.
      Já agora alguém me pode esclarecer se as fotografias são tiradas de frente ou de trás? E qual será o raio de ação do equipamento, isto é no caso de Lagoa onde a placa de 70km/h está a uns 150 mts após o radar, ele estará regulado para essa velocidade ou os 90km/h?

      1. Avatar de Sousa
        Sousa

        As fotos são sempre retiradas pela rectaguarda.

  28. Avatar de Ruka
    Ruka

    Alguém sabe qual o alcance destes radares? E qual o erro?

  29. Avatar de Miguel
    Miguel

    Quem tiver um smartphone android ou iOS, que são os que utilizo e como tal posso falar com conhecimento de causa, recomendo que instalem a app de GPS copilot. A mesma permite integrar listagens de radares, logo se tiverem acesso à listagem que o pessoal do radaresdeportugal disponibiliza (e peço desculpa se estou a publicitar algo que não devia, mas aqui o intuito é o de ajudar simplesmente), ficarão com aviso de todos estes radares, no vosso dispositivo.

    1. Avatar de ahramis
      ahramis

      O mesmo faz o Waze e… de borla! De qq modo, obrigado.

  30. Avatar de rui
    rui

    alguém me sabe dizer se os do eixo norte sul já estão ativos? é que já vi o sinal mas não se ve o radar

    1. Avatar de falcaobranco
      falcaobranco

      Ainda não existem esses radares… o primeiro sinal a ser destapado foi pessoal que rasgou o papel que estava a tapa-lo… no entanto é preciso ter sempre cuidado mas já estou como alguem já tinha dito nesta discussão… não vale a pena ter um ferrari ou um porsche se não pode andar a mais de 100km/h na A5…

      E não se esqueçam que a GNR/PSP dá margem de 20km/h… ok? não é preciso andarem a travar á maluca em cima dos radares…

      1. Avatar de rui
        rui

        obrigado é que ja vi os sinais e bem procurei o radar e nada… costumo passar por nessa zona diariamente..

      2. Avatar de ahramis
        ahramis

        Cuidado, isso não é verdade… A tolerância de medição está definida na lei… Podem é nalguns sitios por o radar só a partir de 150 em vez de 120, mas isso é diferente…

    2. Avatar de Henrique
      Henrique

      Rui, está a referir-se aos sinais de radar que estão a caminho da ponte e sentido contrário? É que eu também faço todos os dias esta pergunta, ali temos que reduzir para 60, principalmente quando saímos da ponte..

  31. Avatar de Mike Noob
    Mike Noob

    alguém sabe se o Google Maps avisa este radares ? … se não avisar acho que vou ter que instalar o waze.
    Obrigado

  32. Avatar de Claudia
    Claudia

    O radar no IC19 no sentido Odivelas está a funcionar??
    Se sim, qual o limite de velocidade???

  33. Avatar de Claudia
    Claudia

    Enganei-me

    O radar no IC17 no sentido Odivelas está a funcionar??
    Se sim, qual o limite de velocidade???

  34. Avatar de Andre
    Andre

    Radar IP7/Eixo Norte-Sul, Km 10,7
    Radar IP7/Eixo Norte-Sul, Km 10,6
    Estes radares estao ativos? Puseram a 3 semanas certo?

  35. Avatar de ahramis
    ahramis

    Já está instalado e sinalizado o radar na A23, km19, sentido Norte-Sul, poucas centenas de metros antes de chegar ao nó do Entroncamento-Tomar. O Waze ainda não o avisa…

  36. Avatar de Patricia
    Patricia

    Olá! Já alguém foi multado nos radares do ic19?Estão activos? Só dei conta deles ontem… Qual é a velocidade a que disparam? sabem? Obrigada

  37. Avatar de Jaquim
    Jaquim

    Repito a pergunta de um camarada acima…alguém sabe se os radares estão a tirar as fotos de frente ou de trás?

    1. Avatar de jgago
      jgago

      Os radares só podem tirar as fotografias por trás por várias razões:
      1- As motos e os “matas velhos” só tem matricula na parte de trás e existem carros estrangeiros que a matricula da frente é minúscula ou inexistente. Por isso não se pode excluir esses veículos.
      2- O sinal H43 – velocidade instantânea, só está num dos sentidos de marcha, antes do radar.
      3- Por motivos de privacidade as fotografias devem ser tiradas sem ser identificado o condutor e acompanhantes/”amantes”. LOL
      4- Se o flash fosse disparado de frente poderia encandear o condutor que vai em infracção e poderia-se despistar.

      Devem haver mais razões que não sei, mas acho que estas já são suficientes.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Errado. Fui multado, pedi a prova e a foto que me enviaram como prova é da frente do carro mas o condutor esta a preto.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Onde foi multado? Foi nestes novos?

  38. Avatar de Paulo
    Paulo

    Recebi uma multa (a primeira de muitas) no fixo da a25 km137. Este radar não está na vossa lista e na de muitos. Como a infração tem dois meses e desde essa data passei muitas vezes nesse local devo perder a carta dentro de um mês. Não se fiem nas localizações dos radares, estão todas incompletas.

  39. Avatar de Sergio Abreu
    Sergio Abreu

    Eu faço a autoestrada a7 para o Porto a partir de Guimarães e estou a receber multas de todos os dias o que posso fazer?

    1. Avatar de jgago
      jgago

      Em Agosto vi pelo menos 5 flash. Num local onde a velocidade máxima permitida é de 90 km/h e com 2 faixas, à entrada de Lagoa(Algarve) passei a 91km/h, a 88km/h, a 89 km/h, a 90km/h e a 87km/h e em todas elas vi o flash pelo espelho retrovisor. Agora espero que estivesse em calibração, porque o erro do radar dever ser pelo menos de 5km/h e é uma verdadeira estupidez estar a disparar a estas velocidades. Entretanto telefonei para a ANSR e disseram-me para enviar um email para eles a questionar qual a velocidade que eles estão o a considerar naquele local, mas como estamos num pais de faz de conta e de boys, até hoje ninguém me contactou.

      1. Avatar de jgago
        jgago

        ATENÇÃO: Foi colocado à 2 ou 3 dias um novo sinal de 70 km/h ANTES desse radar. Espero que a empresa que anda a instalar os sinais tenha feito o registo da data e hora da instalação desse sinal.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          boas…tem a certeza desse sinal colocado nessas datas? é que foram 3 multas em setembro mas vou contestar

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            boas…tem a certeza desse sinal colocado nessas datas? é que foram 3 multas em setembro mas vou contestar…ou se existia placa de radar?

          2. Avatar de jgago
            jgago

            A placa de radar foi logo colocada, mas inicialmente não colocaram a placa de 70km/h. Só na data que eu disse é que foi colocada. Sei que no facebook alguém publicou essa informação nesse dia, mas não faço a mínima ideia qual é a página, porque não tenho fb.
            Pode no entanto contactar com a empresa que está a gerir (mal) a EN 125 e questionar-lhes a data exata. Eu já contactei com eles por uma outra situação mas foi o mesmo que nada, nem dão resposta. Um encarregada da obra disse-me que eles tem os escritórios em Alcantarilha. O mail deles é: utente@rotasalgarve.com

    2. Avatar de Joao Amaral
      Joao Amaral

      Desconfiou que me vai acontecer o mesmo na A29. Já vieram duas de Julho…
      Já encontrastes alguma solução?
      Se descobrires algo diz-me.
      Abraço

      1. Avatar de J.moreira
        J.moreira

        Passei nos da A29 em Abril de 2017 e até hoje ainda não recebi nada. Não sei se estavam ou não desligados. Será que ainda recebo?

  40. Avatar de Bruno
    Bruno

    No radar que está antes de passar a ponte 25 de abril (a seguir ao aqueduto), alguém sabe a partir de que velocidade dispara o radar? Está lá um sinal antes de 60km/h e passei a 65-70km/h

  41. Avatar de Joao Amaral
    Joao Amaral

    Eu fui apanhado na A29 dia 22/07 nos dois radares, antes e depois de Espinho.
    Uma chegou 2 feira dia 02/10 outra 6 feira dia 06/10.
    Desconhecia esses radares, ia distraido.
    O problema é que agosto e setembro fiz mais 5 viagens ao porto…
    Eles estão sempre ativos ou mudam de x em x tempo?
    Obrigado

    1. Avatar de jgago
      jgago

      Já agora qual era o limite máximo e a que velocidade foste fotografado?

      1. Avatar de Joao Amaral
        Joao Amaral

        Depois dos descontos que fazem, uma vez a 112 e outra a 120

  42. Avatar de Paulo Magalhães
    Paulo Magalhães

    Acabem com os carros na estrada, assim as estradas ficam só para o estado e para o pessoal das bicicletas andarem a brincar e a passear e assim já não chateiam mais ninguém…

  43. Avatar de Rafael
    Rafael

    Como posso actualizado meu tom tom da minha Renault laguna sem ter de pagar 60€ na Renault?

  44. Avatar de Pedro Goncalves
    Pedro Goncalves

    Eu sou a favor dos radares afinal a lei é lei… Contra mim falo as vezes tbm abuso… Sou é contra caça a multa… Vejamos o q me aconteceu, no Km 37,3 da A29 sou flashado a 119km/h. Zona de 80. Excesso 39km/h contrapor de ação grave. Ok fiquei f*Dido mas tudo bem é o trabalho deles, contudo no dia seguinte recebo outro, no mesmo dia apenas 1 minuto depois ao km 40,9 tbm da A29 neste ia a 110 excesso de 30 contraordencacao leve! Como é q eu em 1 minuto faço 3,6km com médias de 110-120 conforme o radar diz… Ok era a hora q tava mal deve ter passado mais q 1 minuto mas infringi, ok mas dois radares seguidos??? Isso não é prevenção é caça a milta, prevenção era terem 1 eu infringir ser parado, autuado e ia com o rabinho entre as pernas para casa!!!… Assim imaginemos até q não vi a placa de 80… Ia até ao final a 120 convencido q tava legal e se 20 radares tivesse 20 multas q eu levava!! N faz sentido nenhum

    1. Avatar de Joao Amaral
      Joao Amaral

      Foi igual a mim. 11:46 e 11:47 do dia 22/07.

      1. Avatar de paulo costa
        paulo costa

        Existe alguma lei que preveja esta situações de ser multado em espaços curtos de tempo e em pequenas distancias entre radares. Se reclamar existe possibilidade de só pagar uma multa ?

  45. Avatar de Joao Amaral
    Joao Amaral

    Hoje mais uma.
    dia 29/07 KM 37.3 da A29.
    121km

    1. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      Para quem costuma passar neste radar na A29 Km 37.3, poderão confirmar-me por favor qual a velocidade máxima permitida sinalizada em 15/10/2017 ?

      1. Avatar de Joao Amaral
        1. Avatar de A_Sousa
          A_Sousa

          Qual o prazo que têm demorado as multas do SINCRO?

          1. Avatar de Joao Amaral
            Joao Amaral

            as minhas demoraram sensivelmente 3 meses

  46. Avatar de Pedro
    Pedro

    Alguém me sabe dizer quando foi afixada a placa de identificação do radar na 125 em lagoa?

  47. Avatar de Brito
    Brito

    Boa tarde,

    Qual é tolerância para disparar o radar perto do entroncamento?