Novo Super-Computador em vista para Coimbra

54 Comentários

A Universidade de Coimbra, tem como objectivo, instalar um super computador que seja 20 vezes mais potente que o Milipeia, o actual mais rápido e potente computador português para computação de alto desempenho, que se encontra no Centro de Física Computacional (CFC), na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

O Milipeia está equipado com 520 processadores, e tem uma capacidade de armazenamento de informação de 5 mil Gigabytes, e mil Gigabytes de memória central.

logo2

Este é um computador que, segundo a FCTUC, tem muito trabalho, pois, recentemente, foram concedidas 3 milhões de horas de tempo de processador a 33 projectos científicos. Vindo depois o total de pedidos a ultrapassar os 6 milhões de horas.

Segundo o coordenador do Milipeia, Pedro Vieira Alberto, esta situação provoca a saturação do sistema de super-computação, que, desta forma, “já não é suficiente para as necessidades dos investigadores”. Este é um sinal evidente do aumento significativo da investigação em Portugal.

Desta forma, e para responder às necessidades dos investigadores, a Universidade de Coimbra, candidatou-se ao QREN, ou Quadro de Referência Estratégico Nacional, para a instalação de um novo e mais sofisticado, super-computador, com uma capacidade de cálculo 20 vezes superior ao actual, e equipado com 5 mil processadores.

milipeia

Este novo super-computador seria, segundo o responsável, “essencial para dar um salto qualitativo e quantitativo na investigação científica e consolidar a posição de destaque que Coimbra, e a Região Centro, já ocupam no panorama da super-computação.”

Caso a candidatura ao QREN seja aprovada, o novo super-computador de Coimbra, será dos maiores e mais potentes da Península Ibérica.

O actual Milipeia, até Outubro estará a funcionar há 3 anos com 8 milhões de horas de cálculos científicos registadas, o que o torna fulcral “no estudo de propriedades de nanomateriais e moléculas com interesse tecnológico e farmacológico, dobragem de proteínas relacionada com a doença de Alzheimer e dos pezinhos.”

Este super-computador é utilizado para resolução de problemas científicos e/ou tecnológicos, essencialmente nas áreas como Biologia, Física, Química, Matemática e Engenharia.

Partilhar:
Tags:

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Pereira
    Paulo Pereira

    E pensar que foi no laboratório da FCTUC que me mostraram o primeiro computador que iria depois comprar: Um Mac (bem eles tinham MAC SE e eu só comprei o Classic Pus)!!

  2. Avatar de PJviana
    PJviana

    5000 processadores!!! Será que se desviassem dois ou três processadores para mim alguém ia notar a diferença!? lol

    1. Avatar de TiagoKito
      TiagoKito

      hahahaha… Isso parece assunto de quem assalta bancos, a um centimo por conta… e lá está “ninguem sentiria mta falta” =) LOL

  3. Avatar de xxx
    xxx

    Sem dúvida, uma máquina relevante para o pequeno universo português de investigação.
    Infelizmente preferimos investir em maquinas consideravelmente grandes (não comparável com o vizinho Mare Nostrum, mas mesmo assim grandes para o mundo da ciência) do que distribuir “pequenas” maquinas pelos diversos grupos de investigação, que realmente aumentam a produtividade.

    1. Avatar de luis
      luis

      Para que distribuir máquinas pelos pequenos grupos de investigação?

    2. Avatar de Bruno Coimbra
      Bruno Coimbra

      Para que pequenos computadores? isso qualquer investigador com uma bolsa vai á fnac e compra um hp por 700 euros.
      Eles precisam é de computadores capazes de efectuar milhões de cálculos o mais rápido possível e capazes de fazer simulações bastante complexas, para tal só super computadores deste tipo que são extremamente caros…

      Mas em relação á noticia…acho que sim tudo o que for pa evoluir e melhorar portugal contem comigo.

      1. Avatar de xxx
        xxx

        Sou físico teórico, faço monte-carlo e decomposição LU para simular Scattering em estruturas pequenas (da ordem do comprimento de onda), portanto acho que conheço “bem” as necessidades. Na verdade, a maior parte da investigação poderia ser feita por máquinas menos “poderosas” se se rentabilizasse REALMENTE o tempo.
        Dou-vos um exemplo muito claro que vivi pessoalmente. O tempo “oficial” de ocupação de um cluster num determinado instituto do Porto é de 100%, mas na verdade não passava de 25% porque simplesmente não são competentes para usa-lo. Ocupam-no com entulho que não tem qualquer interesse.
        Quando falo de máquinas pequenas, falo de uma como a minha, com 16 processadores e 32 GB de RAM. O problema é que para ter uma que trabalha efectivamente a 100% tive que sair do país. 😉 Ah, e este não custa 700€!

        1. Avatar de Mario
          Mario

          Boa! Acho q era este tipo de comentário que precisavamos para completar a noticia do Post. Sem dúvida que essa “pequena máquina” que tens tirou qq dúvida do que é de facto um pequeno computador no mundo da fisica. E que de facto custa de 700€ para cima (lol). Bom trabalho!!

        2. Avatar de luis
          luis

          Nesse caso, porque não associar-se a uma universidade portuguesa como a Universidade do Minho ou a Universidade de Coimbra, que já tem máquinas poderosas que podem satisfazer as suas necessidades. Assim, para além da poder usar as máquinas disponíveis nas universidades, poderia disponibilizar a sua ( certamente terá tempos mortos em que não a usa ).

        3. Avatar de Xico
          Xico

          Percebo o raciocínio. Mas como resolver problemas em que, mesmo depois de decompostos, a dimensão não permite que sejam corridos em tempo útil numa “maquinazinha” dessas?
          Se de facto tem experiência e conhecimento da àrea, sabe que uma das grandes limitações que existe na investigação e simulação de certos modelos depende e muito da capacidade de processamento (em série e e paralelo) da máquina em que são feitos…
          Num mundo ideal, deveria haver lugar a financiamento de sistemas de grande e pequena ou média dimensão, ainda que geridos de uma forma centralizada para que a sua utilização pudesse ser maximizada. Infelizmente nem somos ricos nem este é um mundo ideal…

          1. Avatar de xxx
            xxx

            Claro! O meu problema está na gestão financeira e não no dispositivo de cálculo em si. Na minha opinião, e não passa de uma opinião, actualmente seria melhor pegar no dinheiro e comprar maquinas menos potentes e distribui-las INDIVIDUALMENTE por grupo ou investigador, do que comprar uma maquina muito potente para usar meia dúzia.
            Acho que é preferível ter 15 PRL’s (physical review letters, revista de muito alta qualidade no mundo da física) por ano a ter 1 Nature (revista de “publicidade” cientifica que tem um impacto cientifico gigante, mas como é dito por muitos, a maioria das vezes não passam de foguetes).
            Acho que as prioridades dos nossos governantes estão trocadas, preocupam-se mais com o espectáculo do que com a qualidade do trabalho.
            Mas com disse, esta é a minha opinião!

      2. Avatar de At
        At

        O que e que entendem por simulacoes bastante complexas, so para saciar a minha coriusidade:D

        1. Avatar de xxx
          xxx

          Complexidade, pelo menos em física, e no meu caso especifico, significa que o sistema em análise é constituido por elementos que por sua vez dependem de tudos os outros elementos.
          Novamente: Imagina 10 bolas. cada bola não depende só do que lhe passa, mas depende do que lhe passa + o que passa a todas as outras. Isto é um sistema complexo.
          Muitos exemplos podes encontrar em http://en.wikipedia.org/wiki/Complex_system.

  4. Avatar de The Duke
    The Duke

    Porra, eu é que precisava de uma coisa destas na altura da tese. Fiz uma simulação no meu pc de um sistema híbrido, que me demorou 14 horas…

    1. Avatar de Francis
      Francis

      Re-Porra, eu saí de Física fui tirar um curso de programador e fiquei em casa 6 meses a programar Simulação de Monte Carlo da Absorção de Raio X em Xenon em Contadores Gasosos de Cintilação Proporcional, numa máquina com um processador 486 em 1997… e claro conseguiiiiii

      Reparem que isto num departamento de Física onde não há cadeiras de programação… lápis papel e borracha, portanto dá para concluir do nível de programação dos docentes e investigadores.

      Portanto vem a máquina mas persiste um lapso técnico, suportado pelos alunos, depois admiram-se de haver mais professores do que alunos

      Tristeza

  5. Avatar de luis
    luis

    5000 processadores? De quantos cores? se for 5000 * 4cores a coisa começa a ser interessante. 😀

    1. Avatar de João Ramiro
      João Ramiro

      porque não os opteron x6 ou os xeon de 6 cores com Hyper-Threading?

      ou ainda os ibm power7 :p

      1. Avatar de Alexandre Alves
        Alexandre Alves

        LOOOOL Power7??? só se fossem loucos. Estarão muito bem servidos com opteron/xeon 4/6 cores.

        Além do mais, lembrem-se que isto não é um único computador mas sim uma conjunto enorme deles interligados entre si via software. Uma vez que sozinhos têm limitações

        http://www.cyberciti.biz/tips/maximum-memory-and-cpu-limitations-for-linux-server.html por sistema o máximo são 256 cpus e em cluster 1024 (4 sistemas). Neste caso dos super-computadores existe um software que distribui a carga para cada nó independentemente.

  6. Avatar de Nuno
    Nuno

    e a grande maquina e para correr Linux, Windows, BSD, …?

    1. Avatar de PJviana
      PJviana

      De certeza que será Linux! A não ser que nós em Portugal sejamos dos poucos que use Windows! Nos 500 computadores mais potentes a nível mundial mais de 85% são com LINUX! Eu não vi o nome de Portugal nessa lista dos 500 mais potentes o que é pena!

      1. Avatar de luis
        luis

        Aposto em Linux 😛

        1. Avatar de xxx
          xxx

          É Unix. E não é uma opinião é uma certeza, pois conheço o grupo. 😀

          1. Avatar de xxx
            xxx

            Afinal é CentOS! Mudaram e fizeram muito bem!!! 😀

          2. Avatar de luis
            luis

            Era nesse que estava a pensar 😉

    2. Avatar de nerd
      nerd

      😀 😀 😀 windows…. de certeza…..

      1. Avatar de atençao
        atençao

        “…armazenamento de informação de 5 mil Gigabytes,… ”

        humm 5 tera, só?

        1. Avatar de Rúben M.

          é o servidor antigo …

    3. Avatar de Manuel Santos
      Manuel Santos

      Mais uma acha para a fogueira… se calhar actualmente é em ambiente windows pois terá sido nesse ambiente que as aplicações terão sido desenvolvidas. Não se gastaram milhares de horas a desenvolver as aplicações para depois as deitarem fora só porque é mais barato utilizar o Linux

    4. Avatar de Alexandre Alves
      Alexandre Alves

      Para todos os que estão fora desde mundo e preguiça de pesquisar .. aqui vai os specs publicados pela própria Universidade. 😀

      http://www.lca.uc.pt/

    5. Avatar de Bónus

      Um UNIX com toda a certeza!

      1. Avatar de asap
        asap

        O sistema operativo: CentOS 4.4.

        Não é unix mas sim linux.

          1. Avatar de point
          2. Avatar de Bónus

            A evolução dos Sistema Operativos UNIX, mais conhecidos:
            http://zelmanov.ptep-online.com/linux.html

          3. Avatar de Alexandre Alves
            Alexandre Alves

            LINUX não é UNIX.

            LINUX é Unix Like. Um sistema para ser UNIX têm que passar validações e standards sobre qual o Linux não tem. Talvez por opção do kernel no entanto e como o próprio nome do kernel indica Unix-Like.

  7. Avatar de Tiago
    Tiago

    Utilizem o BOINC que é o que fazem muitos projectos científicos actualmente e sem gastar dinheiro ficam com um poder de processamento muito maior.

    1. Avatar de xxx
      xxx

      http://www.lip.pt/outreach/iber/background.php

      Aqui está um exemplo do uso do BOINC. Mas na verdade é que o BOINC não serve para tudo, e que por vezes a gestão de tempo (programação, distribuição vs tempo de cálculo) não é rentável quando o calculo é feito por uma máquina razoável.

    2. Avatar de asap
      asap

      O boinc não é para ver se existem Extraterrestres?

      1. Avatar de xxx
        xxx

        também. 😀 Mas podes ajudar com monte-carlo para sistemas magnéticos, biologia, medicina, etc.

  8. Avatar de André

    aproveito esta noticia para dar uma sujestao aos moderadores para criarem uma noticia do folding, que muitas vezes são “gozados” pela falta de informação das pessoas.

  9. Avatar de Revolução Digital

    Interessante. Acho que este tipo de equipamentos faz falta pois muitas investigações bloqueiam devido a cálculos e simulações que precisariam de uma vida para correr num qualquer computador de secretária topo de gama.

    Acho que é de louvar a iniciativa e devia-se parar de criticar tudo e mais alguma coisa: critica-se o facto dos nossos génios saírem do país por não terem condições para investigar. Mas depois critica-se por se dar essas mesmas condições… Haja bom senso!

  10. Avatar de Jucks
    Jucks

    Bem, antes de mais, creio que este super-mega computador será para correr LINUX pois o Windows está limitado a nível de desempenho de multi-processos… ou seja, não permite usufruir da real capacidade que se pode obter deste tipo de máquinas.

    A mim, um mega computador, ou até mesmo um cluster, fazia-me bastante jeito pois estou a desenvolver modelos numéricos em elementos finitos, e as análises, encurtadas ao máximo de tempo, demoram cerca de 17 dias (dia e noite sem parar…), mas se fosse mais preciso nos cálculos, descriminando um maior número de “steps” na resolução do problema, o tempo passaria para mais de 1 mês… :s … E atenção, estou a falar de análises dinâmicas em regime elástico linear. O ideal seria fazê-las em regime elástico não linear, mas isto implicaria um incremento brutal no tempo de cálculo :s …Talvez este super computador me fizesse mesmo jeito 🙂

    …Há pessoas que não compreendem, nem o próprio Governo/Ministério da Educação e Áreas de Desenvolvimento Científico das carências que existem em Portugal para uma adequada investigação e desenvolvimento cientifico…

    …São necessárias verbas, quer para o investigador assim como para a própria investigação… Temos de deixar de anunciar os outros países como exemplo para tudo!!! Nós podemos e conseguimos ser o exemplo número 1 desde que nos dêem condições para tal! Não é por acaso que grandes mentes e grandes investigadores científicos e de renome internacional são portugueses e se encontram fora de Portugal!!!

  11. Avatar de Silva Pacita
    Silva Pacita

    …será que corre o crysis? 😀

    1. Avatar de Marco

      Acho que não tem gráfica para isso.

  12. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Adoro quando dizem que qualquer coisa é a maior da Península Ibérica, rio-me de todas as vezes. Parece que é uma grande coisa mas na verdade são apenas 2 países. Menos só se fosse apenas o maior de Portugal….

    1. Avatar de Vítor M.

      Se nós não gostarmos de nós, quem gostará 😛

      1. Avatar de Jucks
        Jucks

        A questão não é gostarmos de nós próprios. A questão passa mais por auto-valorizar-mo-nos 🙂

        Realmente temos de nos auto-valorizar, mas devemos fazê-lo com o devido crédito e com a devida continuidade e suporte… Não meramente de vez em quando e por acaso… Volto a frisar que devem ser dadas as oportunidades e os instrumentos aos portugueses para que noticias deste género não sejam esporádicas e posteriormente desvalorizadas por nós próprios…

        Precisamos de ajuda… Sobretudo de financiamentos 🙂

  13. Avatar de bppf
    bppf

    seria mais util se a univercidade aluga-se capacidade de processamento de pc privados individuais eu pagava o meu pc a univercidade não tinha custos de compra e manutenção e acesso a vários milhoes de pc do pais

  14. Avatar de Jaime
    Jaime

    Será que já vai levar os novos 6 cores? Tenho as minhas duvidas, 5000C CPU’s? São mesmo muitos!

  15. Avatar de Daniel
    Daniel

    Universidade de Coimbra sempre na vanguarda da investigação.
    Os meus parabéns.

  16. Avatar de maximilian
    maximilian

    Será que dá para ver porno na net e para jogar Quake Live? hehehehe. Parabens ao projecto!

  17. Avatar de Ricardo Correia
    Ricardo Correia

    Imagino o que pessoas menos bem itencionadas poderiam fazer com um super computador destes e com o software corecto 🙁 .