Novo SDK do Windows Phone 7.1.1

13 Comentários

Por Hélder Ferreira para o PPLWARE.COM

Com a saída da próxima versão do sistema operativo da Microsoft para os dispositivos móveis para breve, o Tango, a Microsoft já disponibilizou para os programadores a versão actualizada do SDK.

Esta versão, embora não introduza novas funcionalidades, permite validar se as aplicações estão preparadas para os novos requisitos de memória que vão ser introduzidos com o Tango.


Nesta nova versão, a Microsoft, baixou os requisitos mínimos de memoria dos dispositivos passando agora o mínimo a ser de 256MB de memória RAM. Isto possibilita aos construtores de equipamentos disponibilizar smartphones de entrada de gama com menos memória o que obriga a que as aplicações atuais sejam ainda mais optimizadas na utilização dos recursos de memória.

Um dos primeiros dispositivos a ser colocado no mercado com estas novas configurações deverá ser o Nokia Lumia 610.
No passado dia 26 de Março a Microsoft já disponibilizou online a versão final para download:

As principais alterações a esta atualização são:

  • Possibilidade de desenvolver aplicações de acordo com os novos dispositivos com 256 Mb a serem lançados brevemente;
  • Permite também utilizar o SDK em Windows 8, embora oficialmente apenas será suportado aquando o lançamento do Windows 8;
  • A versão actual do emulador (512MB) passou para a build 8773;
  • O Microsoft Advertising SDK, responsável pela utilização de publicidade dentro da nossa aplicação foi também actualizado para a versão mais recente, anteriormente existia um setup à parte.

Após a instalação desta atualização, não é necessário desinstalar o atual, nas opções de debug do Visual studio podemos verificar que no emulador passam a ser visíveis duas opções.

Basta selecionar a opção desejada e o sistema passa a alocar a memória de acordo com o modelo seleccionado. Podemos também adicionar ao WMAppManifest.xml os requisitos mínimos com os quais queremos que a aplicação vá funcionar.

Neste caso a aplicação não estará disponível para dispositivos com 256MB, os 90 referem-se à memoria que o sistema atualmente atribui a uma aplicação 90MB.

Mesmo com este requisito o sistema não impede que publiquemos para o emulador com 256MB mas quando a aplicação estiver disponível no Marketplace os utilizadores com dispositivos de 256MB não vão conseguir visualizar a aplicação para download.

Caso queiram criar atalhos para cada uma das versões do emulador basta utilizarem os seguintes atalhos:

  • Versão 256MB “C:\Program Files (x86)\Microsoft SDKs\Windows Phone\v7.1\Tools\XDE Launcher\XdeLauncher.exe” “Windows Phone 7? “Windows Phone Emulator – 256 MB”
  • Versão 512MB “C:\Program Files (x86)\Microsoft SDKs\Windows Phone\v7.1\Tools\XDE Launcher\XdeLauncher.exe” “Windows Phone 7? “Windows Phone Emulator – 512 MB”

As diferenças são praticamente imperceptíveis, a unica que verifiquei é que na versão 256MB não estão disponíveis as configurações dos “Background Tasks”.

Esperemos que com esta versão Tango, os fabricantes lancem autenticas pechinchas destes dispositivos.

Partilhar:
Tags:

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mike
    Mike

    É bom ver a MS a mostrar interesse na plataforma, pena é terem chegado algo tarde…

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      Viva,
      Penso que não, ora vejamos o caso da xbox, tardou mas acabou por vencer o pódio na sala.
      De qualquer forma, quantas mais opções existirem melhor é para os utilizadores.

  2. Avatar de Jorge Désirat
    Jorge Désirat

    alguem sabe dizer se o emulador ja funciona no windows 8 cp?

    1. Avatar de Daniel Vieira
      Daniel Vieira

      Sim.

  3. Avatar de Renabee
    Renabee

    “Permite também utilizar o SDK em Windows 8, embora oficialmente apenas será suportado aquando o lançamento do Windows 8”

    Sabem dizer se já será possível correr o emulador do windows phone no windows 8? Ou se continua a ser necessário ter o dispositivo físico?

    Obrigado

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      Viva, sim o emulador já funciona com o windows 8, se bem que existem alguns problemas reportados em maquinas com opções de virtualização activas.

      1. Avatar de Rena
        Rena

        Obrigado pela resposta 🙂

    2. Avatar de Hélder Ferreira
      Hélder Ferreira

      Viva, sim o emulador já funciona com o windows 8 se bem que existem alguns problemas reportados em máquinas com opções de virtualização activas

  4. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
    Arcadiy Kulchinskiy

    Eu sou um fã de Nokia. Gostaria imenso ver a Nokia com Android (mas isso é pedir de mais) 🙂 Apesar de ter agora um SE Xperia X8, espero ainda ver um Android no Nokia.

    Quanto ao Windows Phone, bem, ainda não utilizei mas tenho curiosidade em saber como é que se porta a Microsoft quanto aos gadgets. Se alguém for utilizador de WP, faça favor dar-me um review.

    😉

    1. Avatar de Joao Coelho
      Joao Coelho

      eu tenho um windows phone, mas nao sou a pessoa indicada pra fazer nreviews :S mas com tantas que ha na net é pesquisares um bocadinho… eu tou satisfeito com o meu:)

  5. Avatar de L. Mata
    L. Mata

    pplware… existem algumas recentes noticias na arena do windws phone que sao interessantes. facto da app store da MS ter passado em dois meses de 50 para 70 mil apps assim como o recente lançamento do windows phone na china o que lhe abre as portas a um dos maiores mercados do mundo 🙂

  6. Avatar de Rufo
    Rufo

    Aqui dao mais valor ao iOS e Android porque sao os que andam a porrada e da mais que falar. Isto e so para grandes…
    Mas falta alguem que tenha e use o WP7 para dar mais informacoes em Portugues e que ajude esta plataforma. Para mim pouco me importa se ha 10 telefones Nokia vendidos e nao sei quantos “ais” devices na rua. Eu nao quero estilo mas sim um telefone que faca as coisas que eu preciso e as que gosto e sobretudo que seja bom.

  7. Avatar de Marco
    Marco

    O grande defeito do WP é o Market, com um live ID da Microsoft restrito ao país de registo cria muitas restrições no acesso ás apps. Se te registares em Portugal muitas apps ficam-te bloqueadas e se te registares em UK ou US acabas por ter problemas com o registo de um cartão de crédito para compras. Por outro lado já existe uma comunidade interessante a desenvolver roms, apps e homebrews. Todos os equipamentos são fluidos e o OS é muito intuitivo, o que nem sempre acontece com os equipamentos low cost Android.