Novo recorde para os hackers: 5 milhões de novas ameaças

32 Comentários

Trojans (71%), adware (13%) e spyware (9%). Todos aumentaram, ao passo que os vírus tradicionais quase desapareceram, representando apenas 2% do total de ameaças.

null

Foi divulgado pelo PandaLabs o novo relatório trimestral com detalhes sobre a actividade criminosa online de Julho a Setembro. Poderá ver aqui o relatório detalhado.

O maior destaque vai para o novo recorde dos hackers no que diz respeito à criação de novas ameaças: apenas nos últimos três meses, o PandaLabs registou cinco mihões de novas espécies de malware. A maioria foram banker Trojans, apesar do adware e do spyware terem também aumentado.

null

“Actualmente recebemos cerca de 50.000 novos exemplares de malware diariamente, comparando com os 37.000 de apenas há uns meses atrás. Não há razões para crer que a situação melhore nos próximos meses” explica Luis Corrons, Director Técnico do PandaLabs.

null

Em termos do número de computadores infectados, houve um aumento de 15% comparativamente ao anterior trimestre. Mais de 37% dos casos foram causados por Trojans, ao passo que o adware foi responsável por 18,68% de todas as infecções. Esta categoria em particular tem vindo a expandir-se rapidamente devido à maior proliferação dos falsos programas antivírus ou rogueware.

Este relatório destaca ainda as tendências analisadas ao longo do último trimestre. O PandaLabs detectou um enorme crescimento na distribuição de malware através de spam, de redes sociais e de técnicas de optimização de resultados em motores de busca, que levam os utilizadores para falsas páginas Web onde o malware é transferido. Estes métodos de propagação de malware utilizam normalmente técnicas de engenharia social, explorando uma série de temas como a Gripe A, o Dia da Independência, discursos de Barack Obama, entre outros.

Partilhar:
Tags:

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Stênio

    E espero esta nesse recorde daqui alguns anos 😀

    1. Avatar de AM
      AM

      Que triste comentário

      1. Avatar de Hitlerrr
        Hitlerrr

        O teu foi mais triste

          1. Avatar de NT
            NT

            Vou chorar com tanta tristeza 😛

          1. Avatar de Stênio

            Eita que tanta tristeza! 😀

  2. Avatar de iPhone IDDPioneer
    iPhone IDDPioneer

    O que motiva tanta gente a fazer virus assim?
    Porque eu parei para pensar, será que existe tanta gente querendo roubar nos?
    Ou são poucos fazendo muitos vírus?

    1. Avatar de Alexandre Alves
      Alexandre Alves

      Fazer trojans/virus é algo do estilo de bem … um desafio de programação. 🙂 existem outros desafios, mas é sempre “bonito” gabar aos colegas que conseguiu fazer um soft para entrar em um sistema 😛

      1. Avatar de Dugui
        Dugui

        alguém daqui sabe sacar dinheiro para a minha conta?

    2. Avatar de Focus
      Focus

      Pessoas desocupadas!

      1. Avatar de Luminus

        lol desocupadas não….. mas com muito conheçimento

        1. Avatar de Lokier
          Lokier

          ou desocupadas mesmo. lool

          1. Avatar de Luminus

            achas que se tu tivesses 1 mes que fosse sem fazer nada fasias 1 virus?
            Isto não é para quem pode é para quem sabe!

  3. Avatar de Pedro R.
    Pedro R.

    ahah eu uso linux!! lool é o que vão muitos dizer.

    eu uso linuz mas pouco gostava de utilizar mais. e tenho sempre o windows aquele que está mais sujeitos aos bichinhos lol.

    nunca notei grandes virus nos pc de casa

  4. Avatar de Fernando Silva
    Fernando Silva

    Penso que hoje em dia com toda a informação sobre estas ameaças, maneiras como evita-las e programas para nos proteger, só é infectado quem realmente “quer” ou quem não percebe muito de computadores.
    Tendo um anti-vírus actualizado, firewall e cuidado nos sites onde vão, não é fácil ser infectado… Mas existem sempre excepções como é óbvio!

    Continuem o bom trabalho aqui no pplware.
    Um blog de excelência,
    cumprimentos

  5. Avatar de Paulo Ribeiro

    vírus são uma perda de tempo, adware, spyware e trojans dao lucro… e facil entender esta tendencia

  6. Avatar de Alex Ribeiro

    Tanto potencial desperdiçado. Tsc tsc tsc

  7. Avatar de a friend
    a friend

    Por falar em ameaças, Virus e afins…

    Desde aquela noticia do Hotmail que tenho recebido em média por dia umas 5 tentativas de Phishing só na minha conta de e-mail da Hotmail.

    Engraçado (ou não) é que todas essas tentativas afirmam ser da Microsoft para não cancelar a conta, etc… e depois vou a ver o remetente e é “Info@hi5.com”

    O que me leva a suspeitar que é onde eles andam a buscar os e-mails… ou seja…. a falha de segurança não está na Hotmail mas sim no Hi5 de onde estão a ser roubados todos os nossos e-mails para eles fazerem a tentativa de Phishing.

    1. Avatar de avlis rotiv
      avlis rotiv

      Tenho um ficheiro txt com 212 e-mails desse pessoal que envia as “mensagens correntes”, colectados em uma única mensagem..
      E devo ter mais umas centenas que ainda não contei, visto que há sempre repetidos..
      Não perguntes porque que guardei, mas quem sabe se não fará jeito um dia…
      E não, não falo de spam, roubos.. nada disso!..

      1. Avatar de Ecchin
        Ecchin

        O pior é que o pessoal que manda essas mensagens em corrente não tem consciencia disso, e metem-nos na soupa de emails. Essa soupa eventualmente chega a spammers e hackers, que alegremente guardam os nossos endereços na sua colecção.
        Portanto, da próxima vez que receberem uma mensagem corrente dum amigo, ofereçam-lhe um sermão sobre spam!

    2. Avatar de avlis rotiv
      avlis rotiv

      ops! não era ali 😛

      Não acredito que seja o hi5, existe maneiras mais fáceis do que utilizar o hi5 como “base de dados”…
      Nunca saberemos.. Imagina que era o Meebo que vende essa informação.. Imagina….
      *Ou outro serviço qualquer que para nós parece seguro.

      1. Avatar de a friend
        a friend

        Há sempre varias formas, mas acredita o Hi5 está a ser a maior Leak de todos os tempos pra os Hackers irem captar e-mails.

        O serviço está cheio de erros. Se o Facebook e Twitter que estão de longe mais bem programados que o Hi5 e foram alvos faceis, imagem o hi5..

        Recebo uma média diaria de 10 novos friend request, de supostas mulheres (que nota-se perfeitamente que são fotografias de algumas celebridades) e quando vou a ver nem sequer amigos têm ainda…

        O phising é mesmo algo muito facil de se fazer, mas para atingir o maior numero de vitimas, estão a usar as redes sociais. Por isso o meu conselho vai para ai mesmo, tenham cuidado e de preferência não usem a mesma password das redes sociais e das contas de e-mail associadas.

  8. Avatar de Fernando
    Fernando

    pelo email é que podem vir as piores pragas. arghhhh!!!!!!

  9. Avatar de Felippe
    Felippe

    a internet esta suja
    devemos nos unir e entrar para a guerra,

  10. Avatar de Fernando
    Fernando

    @ Felippe
    usem opendns para começar http://www.opendns.com/

    1. Avatar de Fernando (2)
      Fernando (2)

      Eu uso o Opendns.com por causa que o ISP da clix não dá para ter IRC. Quero usar o Mirc e não consigo por causa os DNS da clix. Foi uma boa solução o Opendns.

  11. Avatar de manu
    manu

    Li algures que só o Smart Protection Network (a cena in-the-cloud) da Trend micro, estava a parar mais de 1 bilião de ameaças na web por dia nos computadores que protege.

    Começo a achar um pc demais este mundo dos trojans e do phishing.

    E, sim o hi5 é um verdadeiro perigo, principalmente para a juventude de hoje em dia que anda com os pcs carregados de malware ( e k nao ligam a mínima a scans ao pcs) e que passam horas seguidas a navegar no Hi5 como se não houvesse mais nada.

    Isto é certamente da crise. É quem mais quer fazer dinheiro fácil.

  12. Avatar de Jaime
    Jaime

    O problema é que quem os faz muitas vezes vende o mesmo software contra os mesmos…enquanto a microsoft não adaptar medidas rígidas grátis contra isso nada feito.

    Se acontecer vão ver que os anti vírus e afins desaparecem todos, os supostamente melhores são os mais culpados lol.

  13. Avatar de Tupido
    Tupido

    HACKER – Os Hackers utilizam todo o seu conhecimento para melhorar softwares de forma legal.

    CRACKER – Cracker é o termo usado para designar quem pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança, de forma ilegal ou sem ética. Este termo foi criado em 1985 por hackers em defesa contra o uso jornalístico do termo hacker. O uso deste termo reflete a forte revolta destes contra o roubo e vandalismo praticado pelo cracking.