Novo Portal do Cidadão já está online e tem base Open Source…

30 Comentários

Esta nova versão do portal do cidadão tem também tecnologia Microsoft

Os cidadãos e os empresários passam, a partir de hoje, a dispor de um novo ponto de acesso aos serviços prestados pela Administração Pública na internet.

O novo Portal do Cidadão, desenvolvido pela AMA – Agência para a Modernização Administrativa, custou cerca de 15 mil euros e integra agora os portais do Cidadão e da Empresa, numa plataforma única optimizada para diferentes dispositivos fixos e móveis.

portal_cidadao


Uma das principais novidades é o motor de busca, designado de FAST, que foi desenvolvido pela Microsoft. Sabe-se ainda que o portal tem como base a plataforma open source Liferay.

A navegação passa a centrar-se nesta ferramenta de pesquisa, que simplifica o acesso aos serviços e conteúdos da Administração Pública. Uma simples busca permite saber quais os serviços que podem ser realizados online, a partir de uma base de dados com mais de 1500 opções à escolha.

portal_cidadao2

O novo layout proporciona uma navegação mais intuitiva, focada nos serviços mais procurados, para facilitar o acesso aos conteúdos, seja através da pesquisa, guias ou listagens de serviços. Também se privilegiou a utilização de um esquema de cores simples, com uma iconografia apelativa.

O novo design do Portal do Cidadão também está optimizado para dispositivos móveis, tornando-o agora mais acessível através de smartphones e tablets.

A evolução acontece 10 anos após o lançamento do Portal do Cidadão, e pretende facilitar a relação dos cidadãos e das empresas com o Estado. O portal assume-se assim como o ponto de referência da Administração Pública na internet, permitindo o acesso a vários serviços electrónicos e informações de interesse para o cidadão e as empresas.

Homepage: Portal Cidadão

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de debiangirl
    debiangirl

    Reparei que o nivel de segurança do TLS não é grande coisa.
    https://www.ssllabs.com/ssltest/analyze.html?d=portaldocidadao.pt

  2. Avatar de tjordao
    tjordao

    Liferay e Fast?? Não faz sentido nenhum…

    1. Avatar de Pedro A.
      Pedro A.

      Explica lá porquê?

      1. Avatar de Joaninha
        Joaninha

        É impressão minha ou Liferay tem por base PHP ? Fast é tecnologia MS. Apesar de com WebAPI ou WCF ou WebServiçes poderes expor o engine “Fast”, ao nivel de integração de sistemas não faz muito sentido.

  3. Avatar de Octávio
    Octávio

    a tentar entrar e já a dar erro… este novo portal, tal como os outros, não se dá muito bem com o linux e o chrome.

    pela experiência que já vou tendo os programadores complicam o que devia ser simples, e os acessos dão confusão, enquanto advogado sou portador de um certificado digital próprio que é instalado no browser… resultado nem no chorme nem no firefox (no ubuntu) consigo entrar dá erro… espero que aquilo melhore…

    1. Avatar de lmx
      lmx

      duvido…

      O estado gasta dinheiro no desenvolvimento de soluções, que promovem a expansão da Microsoft, como tal, vai ser deificil a outros productos terem alguma interoperabilidade de geito…o costume portanto….mas o dinheiro gasto, esse é o nosso.

      Se a MS quer promover os seus productos, ela tem que financiar o Estado Português, isto se o estado aceitar e achar que é vantajoso, e não o contrário…

      Conclusºao gastão-se 15 mil euros(que a gente saiba, as lubas não aparecem na despesa final..), e continuamos com um elefante branco.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        lmx, convinha verificar a ortografia antes de publicar…

      2. Avatar de Edgar Ferreira
        Edgar Ferreira

        Continua a usar os teus corretores ortográficos open-source!
        Que cruzada contra a Microsoft, que nem sequer foi chamada para este post…

        1. Avatar de Rui Costa
          Rui Costa

          “Uma das principais novidades é o motor de busca, designado de FAST, que foi desenvolvido pela Microsoft”

          Por acaso até foi chamada. O governo tem montes de negociatas com a MS, onde gasta milhões todos os anos.Vários milhões desnecessariamente, pelo menos no desenvolvimento web.

      3. Avatar de tó-zé
        tó-zé

        A tua credibilidade acaba no ponto onde a raiva te cega ao debitares (e com muitos erros) a tua aversão doentia à MSFT.
        Abraço.

        1. Avatar de lmx
          lmx

          o que me cega não é a raiva…é ver dinheiro esbanjado nestas negociatas, usando productos que promovem vendor-lock-in como Microsoft e Red Hat…isso é que me fere…é que eu se calhar ao contrario de ti…pago impostos!

      4. Avatar de lmx
        lmx

        convinha convinha…

        se o problema dos serviços informaticos do País estivessem relacionados com os meus erros ortográficos…
        mas não estão..!

        O problema é mais grave do que esse…e a tentativa de disfarçar o problema, com os meus erros ortográficos…é um pouco esquesita…

        Além de ser a MS a fazer o site, e mesmo usando um server apache..O estado ainda tinha que comprar servidores REd Hat para o efeito…

        Depois chamam-lhe um site open source, mas é Red Hat e Microsoft que lamçam o fogo de artificio…

        “Apache/2.2.15 (Red Hat) Server at http://www.portaldocidadao.pt Port 443″

  4. Avatar de Alexandre Teixeira
    Alexandre Teixeira

    Apesar de todas as críticas já feitas, e excluindo qualquer tendência política, parece-me um excelente website. A melhoria do antigo para o novo é evidente. Está mais simples e é mais fácil encontrar a informação de que necessitamos. De referir também o novo Portal da Transparência Municipal onde podemos consultar os indicadores de vários municípios. Precisamos de mais iniciativas destas,agora no âmbito dos Fundos Comunitários (o website do Portal 2020 continua confuso) e da Segurança Social, onde os websites não são tão bons.
    Impressionante como nós portugueses criticamos tudo, até quando é uma melhoria evidente. Podia ter sido melhor, se calhar podia. Mas que está melhor, está de certeza. Pode ser que na próxima versão dêem mais atenção aos Linux e TLS e afins.

    1. Avatar de naoliveira

      Alexandre,

      O teu último parágrafo é contraditório, se na próxima versão for dada mais atenção ao Linux e TLS, será devido às críticas feitas relativas a esses itens, logo neste caso parecem-me críticas assertivas.
      Nem todas as críticas dos portugueses são erradas 😉

      1. Avatar de Alexandre Teixeira
        Alexandre Teixeira

        Não me parece que o meu último parágrafo seja contraditório. Também não acho que todas as críticas (dos portugueses ou não portugueses) são erradas. Parece-me certo que podiam ter dado atenção ao Linux e a outros aspectos, no entanto o resultado final é bom e fico satisfeito com isso. Até pode ser que entretanto corrijam isso. Será benéfico para todos! Bom Fim-de-semana

  5. Avatar de Bruno Nogueira
    Bruno Nogueira

    Eu ando a tentar aceder e não consigo abrir o website.

    Sim coisas feitas para o estado fica sempre à quem das expectativas.

    1. Avatar de xaral
      xaral

      O mesmo acontece comigo. Em principio devia ser de mais fácil acesso e compreensão mas parece não ser assim… será da greve?
      Tudo isto é normal nesse país…

    2. Avatar de Isabel Silva
      Isabel Silva

      Nem eu consigo. Nem com o outro sistema o cartão andava andava. e nada. Gaita. Que programadores eles arranjam para isto?’.. Visto que todos os comentarios aqui até de um advogado que isto não funciona… Deve ser para perder-mos a paciẽncia e nos dirigirmos á Conservatória..
      Quando será que é contratado um programador que faça algo que funcione?

  6. Avatar de Nuno Silva
    Nuno Silva

    Que piada..
    Algo para web em java e “rapido” na mesma frase.
    Especialmente feito para/pelo governo. Que como é sabido tomam excelentes decisões em relação a que tecnologias usar e a quem adjudicar os projectos.

    Ahahahahahahahahahaha!
    Só me vem à cabeça o tal site do Centenário da República em que o estado ofereceu quase 100 mil euros por um site Drupal e um theme free.

    Eu fazia mais barato 🙂

  7. Avatar de Fernando Fonseca
    Fernando Fonseca

    Ao fim de 3 min e de mudar o IE11 para simular o IE9 consegui entrar no site, ainda que com erros de javascript.

    Sabendo à partida que o Estado é um péssimo cliente na área da informática, porque ninguém sabe bem o que quer, este é apenas mais um exemplo de um trabalho que até podia ser bem feito, mas ficou pelo caminho…

    1. Avatar de lmx
      lmx

      “Ao fim de 3 min e de mudar o IE11 para simular o IE9 consegui entrar no site, ainda que com erros de javascript….”

      Disses-te tudo!

      Os criticos criticam-me por dizer a verdade, mas ela está a vista de todos, só não a vê quem não quer…
      Isto acontece num Pais onde não falta é mão de Obra de Engenharia, e engenheiros desempregados, e onde falta muito dinheiro…mas dá-se sempre projectos que são para a comunidade a Empresas proprietaries, uma logica dificil de perceber…, e depois dá nisto…

      O mesmo do costume portanto.

      1. Avatar de RC
        RC

        lmx, acho que desconheces um bocadinho a forma de actuar a da MS, nomeadamente em Portugal. Só muito raramente a MS implementa as soluções no cliente final. Por norma, e salvo alguns casos, quem implementa são parceiros MS, que são pequenas e médias empresas portuguesas.
        A MS presta consultoria quando lhe é solicitada.
        Que se faça representar junto dos Governos e instituições públicas, concordo plenamente, até porque o negócio da MS são licenças e não software à medida.
        Sei por já ter trabalhado em dezenas de projectos em tecnologia MS, para as quais a MS só é chamada para consultoria no âmbito da arquitectura e suporte e mesmo assim a sua intervenção é sempre limitada.

        Poderão existir projectos onde a MS entregue alguma solução à medida, contudo eu desconheço.
        Mas por outro lado acho curioso, que num caso onde um portal esteja dar problemas e que até é sabia que utiliza tecnologia open source, o problema reside num proprietário, só porque um dos seus produtos é utilizado. Utilizo o FAST em bastantes soluções e é um excelente motor de busca. Se é caro? Comparado com outros, para o objectivo que for proposto pode não ser.
        Se calhar desenvolver um motor de busca de raiz pode ficar ainda mais caro.

        1. Avatar de lmx
          lmx

          RC,

          “lmx, acho que desconheces um bocadinho a forma de actuar a da MS, nomeadamente em Portugal….”

          Boas Rc,

          A MS é uma empresa que promove vendor lock in tal como a Red Hat, logo portnto deveriam ser a ultima escolha do estado na implementação de productos, porque o estado deve promover o software para a sociedade, e não implementar no próprio estado modelos de negócio fechados…

          Para mim desde que a MS actue dentro das boas práticas para o estado Português, e se se acabassem os lobies e o esbanjamento, era quase como qualquer outra empresa de tecnologia…e digo quase porque temos empresas nacionis, que podem trazer mais valor acrescentado do que a Microsoft pode trazer…

          Os preços são absurdos, depois o facto de se mascarar uma empresa habituada a vendor lock in, com um servidor apache…é muito pouco!

          Ao mesmo tempo usa-se sistemas operativos proprietarios de outras empresas como Red Hat…só muda a cor, o cheiro é o mesmo…

          Pois desenvolver custa muito defacto…mas é exactamente por isso que deveriamos adoptar mais software open source!

          Falou nos motores de pesquisa…por acaso a MS neste projecto pensou alguma vez em usar Sphinx???

          Percebe porque é que a MS não serve os interesses do estado?
          Porque não adopta boas práticas…

          Como é possivel desenvolver um site para o estado que funciona apenas no browser da Microsoft…???

  8. Avatar de Toni
    Toni

    qual e a parte que já está em baixo a do open source ou a da microsoft

  9. Avatar de Gelásio
    Gelásio

    Está bom!

    “502 Bad Gateway
    The gateway received an invalid HTTP response or unexpected disconnect from the original server “

  10. Avatar de Palhaço do Trabralho
    Palhaço do Trabralho

    Custou 15 mil euros o tanas. Foram 244 mil.

  11. Avatar de Visitor
    Visitor

    Hoje parece-me bem… e não vejo erros no certificado… pelos vistos estão a melhorar a coisa.

  12. Avatar de Sergio
    Sergio

    Alguem consegue usar a porcaria do site, sinceramente? Precisava de um certificado de nascimento e zero.. registei-me e nao consigo fazer login, erro de java pluging, etc.

  13. Avatar de Manuela Silva
    Manuela Silva

    Eu queria uma certidão de casamento! mas parece que isto não funciona…