Novo Firefox 42 – Agora já pode navegar sem deixar rasto

57 Comentários

O Firefox continua a ser um dos browser preferidos dos utilizadores devido à sua performance,  segurança e funcionalidades que oferece. Apesar de não ser o browser mais popular nos dias de hoje e de até ter perdido quota de mercado, o Firefox continua à procura das glórias de anos passados e nesse sentido tem implementado um conjunto de novas tecnologias.

Recentemente foi lançado o novo Firefox 42 que garante aos utilizadores uma navegação sem deixar rasto. Mas há mais novidades.

firefox_01


A Mozilla lançou recentemente o novo Firefox 42, uma versão que traz algumas novidades muito interessantes e que finalmente passou a disponibilizar uma versão para sistemas a 64 bits.

Private Browsing com protecção de Tracking

Esta nova versão garante que o utilizador navegue na Internet sem deixar rasto. Segundo a própria Mozilla, nenhum outro browser garante um tão elevado nível de privacidade como o Firefox.

welcome-en

Silenciar separadores individualmente

Com o Firefox 42 passa também a ser possível silenciar individualmente os conteúdos por separador, algo que já é feito no Chrome há algum tempo.

som

Firefox 42 a 64 bits

Outra das boas novidades é o facto do Firefox 42 estar disponível para sistemas a 64 bits.

Ferramentas de programador

Por fim as ferramentas de programador passam a disponibilizar novas ferramentas e têm também uma nova interface.

index

Veja aqui todas as novidades

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Costa
    Ricardo Costa

    epah! agora sim! obrigado pela info! quanto à sugestão no outro tópico acerca de likes, pff não façam isso, lie e afins é nas redes sociais, ao que me parece aqui não é, ou existe algum separador escondido para eu por fotos a mostrar aonde ando (os ladrões gostam, os mesquinhos adoram) e coisas sem interese para a malta ver?? hum

  2. Avatar de Hugo Ribeiro
    Hugo Ribeiro

    Com 64 Bits e as tools de programador, acho que ja vai subir a quota, se não passar o chrome 🙂

  3. Avatar de Johnny
    Johnny

    GRANDE FIREFOX! Continuo a usar e sou fã! Não troco pelo Chrome! Já o tenho instalado no PC a imenso tempo.. e nunca me deu grandes problemas..

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Isto é publicidade enganosa. Quanto muito.. sem deixar rasto local.. porque se for a um site de bonecada china fica lá rasto!

    1. Avatar de Flávio S Matias
      Flávio S Matias

      Isto é verdade. A maior parte dos sites chineses agrega toda a informacao possível sobre os utilizadores que acedem a estes. Penso que foi o Edward Snowden que falou nisto. Pelo menos eu vi num documentario.

    2. Avatar de Johnny
      Johnny

      Eles são bem explícitos e sempre foram.. não digas asneiras http://s16.postimg.org/4j43dyi05/screenshot_1.png

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Isto = artigo, para os mais distraidos.

      2. Avatar de Joana
        Joana

        Então para que serve, se o próprio empregador sabe? A nível de operadora ainda acho lógico, agora se o empregador pode, fazer, ou seja, qualquer um que tenha acesso à rede onde estamos certo?

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Para por exemplo poder comprar flores para a sua cara metade sem que ele(a) descubra tal pelo histórico local no próprio navegador… se for no seu computador em casa.

        2. Avatar de Cláudio Esperança
          Cláudio Esperança

          O empregador pode saber se tiver equipamentos na rede a monitorizar/operar o tráfego. Sites https ajudam para garantir que pelo menos o conteúdo não é de fácil acesso (embora, ainda assim, seja possível ter acesso aos endereços visitados).

  5. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Onde posso fazer o download da versão de 64Bits?

    No site apenas consigo escolher o sistema operativo e linguagem :/

    Obg

  6. Avatar de Pizzi
    Pizzi

    Há link oficial da versão X64 ou só no ftp?

      1. Avatar de Pizzi
        Pizzi

        Obrigado Miguel, no ftp eu já tinha visto, mas estranhei no site propriamente dito não haver link. Mas deve existir alguma explicação para isso.

      1. Avatar de FTG002
        FTG002

        Este link é o correto, foi só adicionar “64” 😉

        1. Avatar de KingDi
          KingDi

          Simples como ir à pesca LOL. Lá porque ainda não atualizaram a pagina para ter a secção 64-bit, não quer dizer que o link para descarga não exista.

    1. Avatar de FTG002
      FTG002

      Os plugins sem ser o Flash não funcionam

  7. Avatar de CS
    CS

    Dá para eu dizer ao firefox de 32 bits para a proxima vez que atualizar fazer download do de 64 bits instalar e passar tudo do 32 para o 64 ou tenho que esperar pelo executavel da instalacao pt-pt de 64 bits e desinstalar a de 32 instalar a de 64 e logar no sync?

    1. Avatar de KingDi
      KingDi

      Tens de desinstalar o de 32-bit, ou simplesmente manter e teres os dois (32-bit e 64-bit). De qualquer das formas, ao desinstalares o de 32-bit manténs a pasta de utilizador… Depois basta só instalar o de 64-bit, e é sempre a andar, sem necessário correr ao “sync”. https://download.mozilla.org/?product=firefox-42.0-SSL&os=win64&lang=pt-PT

      1. Avatar de CS
        CS

        Vou fazer isso tnx

  8. Avatar de Zé Montanelas
    Zé Montanelas

    Bem vou actualizar, espero que esta versão não me desiluda, pois a 40 e 41 estavam com uns memory leaks no meu sistema de 32 bit e começava a crashar ao fim de algumas horas, por enquanto a 41.0.2 está sem falhas e muito fluída 🙂

    Só não uso o Chrome no desktop porque não tem barra de menu clássica / “Menu Bar”
    Aceder ao histórico, marcadores e ferramentas é muito mais prático e rápido na barra de menu clássica, não é necessário estar a abrir outras abas como no Chrome
    E o Chrome também não suporta aceleração de hardware em vídeo na minha placa gráfica já antiga ATI HD3870 ao contrario do Firefox

  9. Avatar de Fernando
    Fernando

    Muito bom melhor do que aquele lixo da Google

  10. Avatar de cra2sh
    cra2sh

    Será que é desta que volto para o FearFox?

  11. Avatar de Martins
    Martins

    Não veja nada que o chrome não tenha já.

  12. Avatar de Joana
    Joana

    Como ignorante neste assunto, nunca percebi o que é que os programadores fazem com o “Ferramentas de programador”? Programam no browser?

    1. Avatar de Zé Montanelas
      Zé Montanelas

      São ferramentas de analise de código client-side, Javascript e HTML/CSS
      Também podes analisar interacções server-side AJAX/JS

      1. Avatar de The Onee
        The Onee

        Estás a falar chinês para a Joana provavelmente. 😀

        Joana, serve para encontrar erros, fazer testes, etc. É uma ferramenta muito poderosa.

        1. Avatar de Joana
          Joana

          Ah, ok. Nunca pensei que fizessem isso no próprio browser, ou seja ,que precisassem de ir ao browser testar os erros, pensava que “fora” aquando da programação já dava para verificar e testar, mas isto sou eu , uma pura ignorante.:-)

          1. Avatar de KingDi
            KingDi

            Se nós aprendemos todos os dia, por aí somos todos “ignorantes”…

  13. Avatar de caçanito
    caçanito

    Será melhor usar o firefox 32b ou 64b?

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      caçanito
      64b isso de 32 dois bits é coisa do passado

      1. Avatar de Alvaro Costa
        Alvaro Costa

        Pode ser coisa do passado se a tua máquina tiver instalado um sistema operativo 64bit. Para isso a arquitetura da máquina tem de ser compatível com 64bit, caso contrário tens de instalar um sistema operativo 32bit e aí é coisa do futuro.
        É certo que a maioria das máquinas com cerca de 6 anos suportam sistemas operativos 64bit mas a maioria delas vinha com a versão 32bit instalada de base…

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          6 anos?
          64 bits é o standard desde 2003-2005. Qualquer processador comprado depois dessa data deve ter suporte para 64bits.

      2. Avatar de caçanito
        caçanito

        instalei o ff 64. Utilizo o KIS 2016 mas há muita coisa que não funciona. Exemplos: pagamento seguro, a navegação privada dos Kaspersky, E o java desapareceu?

  14. Avatar de Alucard
    Alucard

    É preciso aceder ao ftp para descarregar a versão 64-bits, que no sítio oficial só tem a 32-bits.
    Espero que corrijam isso, parece que fazem de propósito para esconder.

  15. Avatar de Alucard
    Alucard

    É preciso aceder ao ftp para descarregar a versão 64-bits, que no sítio oficial só tem a 32-bits.
    Espero que corrijam isso, parece que fazem de propósito para esconder.

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      Alucard parece ainda tens duvidas

  16. Avatar de rgj
    rgj

    A parte em que dizem que o Chrome já silenciava os separadores há alguma tempo, creio que não é verdade. Pelo que sei, o Chrome indica qual o separador que está a emitir som, mas a função de silenciar creio que para já só no Firefox… Pelo que li, a Google ia implementar isso em versões futuras do Chrome, mas peço desculpa se estou errado…

    1. Avatar de CS
      CS

      se ativares dá

    2. Avatar de Filipe Coelho
      Filipe Coelho

      No Canary já existe.

    3. Avatar de Tiago Vieira
      Tiago Vieira

      tas errado mesmo porque o chrome já tinha essa opção e ate dá para silenciar mas ela antes desta ultima versão estava escondida porque estava em desenvolvimento depois de lançada a ultima versão ela foi lançada oficialmente

      1. Avatar de @dg
        @dg

        Bom dia, Tiago

        Por defeito o Chrome, ainda não traz essa opção activa. Tens de ser tu aceder ao chrome://flags e activar.
        Pelo menos na minha versão (Versão 46.0.2490.80 m / 32bits) que está actualizada não vem activado por defeito.

        Cumprs.

    4. Avatar de El Capitain
      El Capitain

      No Chrome, não sei, no Safari existe com a versão 9. Permite silenciar o separador ou silenciar os outros todos. Muito útil, pois muitas vezes tinha que procurar de onde vinha o ruído… Por vezes simplesmente fechava e pronto.

    5. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      O Apple Safari já tem essa função também.

  17. Avatar de redefoca
    redefoca

    Basta dizer que é open source. É o melhor navegador e não tem nada a esconder.

    1. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      O Chrome também é open source e não é por isso que ele é o melhor (para mim não o é!)

      1. Avatar de Alucard
        Alucard

        O Chrome não é open-source, o Chromium é que é.

  18. Avatar de Meh
    Meh

    Da para sincronizar com a conta google?

    1. Avatar de ultraman
      ultraman

      fuck google

    2. Avatar de Alucard
      Alucard

      Podes sincronizar com uma conta Firefox.

  19. Avatar de Joao
    Joao

    Gostava da raposa em chamas, e ainda vou usando, mas o meu sistema tem uma memória limitada (apenas 3 GB e então quando a raposa em chamas começa a comer 1,5 ou mais GB de «memória virtual» começa a bloquear consecutivamente até se tornar impossível usar… enquanto não separarem os separadores por processo individual para fechando um libertar a «memória virtual» que é impossível de reduzir de qualquer outra maneira, terei de dar preferência ao Opera.

  20. Avatar de Arlindo Matos
    Arlindo Matos

    isso do private mode já existia nas versões anteriores!!!

    1. Avatar de Cris
      Cris

      Diferente. Agora vem com “Tracking Protection” activado, que essencialmente funciona como uma hosts file para o browser, mas que filtra baseado no content security policy do browser, suponho eu.

      Se tivers uBlock Origin e/ou uMatrix, desactiva a Tracking Protection.

  21. Avatar de Arlindo Matos
    Arlindo Matos

    tudo isso já existe no IE há k tempos!!!

  22. Avatar de Cris
    Cris

    Correção: Outra das boas novidades é o facto do Firefox 42 estar disponível para sistemas Microsoft Windows a 64 bits.

    Já é assim para GNU/Linux há algum tempo.

  23. Avatar de Caçanito
    Caçanito

    instalei o ff 64. Utilizo o KIS 2016 mas há muita coisa que não funciona. Exemplos: pagamento seguro, a navegação privada dos Kaspersky, E o java desapareceu?