Novo conector USB poderá ser ligado de qualquer lado

46 Comentários

Todos nós conhecemos certamente a tecnologia USB e os respectivos conectores. Ao tentarem ligar um conector a uma porta USB, provavelmente já vos aconteceu estarem a ligar do lado errado. Experimenta de um lado, experimenta do outro, até que lá conseguimos dar com o lado correcto.

Mas as boas noticias chegaram! A USB 3.0 Promoter Group informou que o novo conector já está em fase de desenvolvimento e será reversível.

USB Type-C



A associação que reúne as empresas que desenvolvem o standard USB (USB 3.0 Promoter Group) anunciou que está já em fase de desenvolvimento o conector Tipo-C. Este será reversível (ao estilo do Lightning da Apple) está a ser projectado para a nova geração de dispositivos que terão suporte para o standard USB 3.1.No entanto, lamentavelmente, este conector não será retro compatível.

O ser reversível significa que o utilizador deixará de ser preocupar com o lado de encaixe correcto do conector, já que este funcionará de ambos os lados. Além desta excelente novidade, o novo conector Tipo-C terá também uma dimensão menor, comparativamente aos seus antecessores.

Características chave do conector USB Type-C
  • Novo design
  • Mais pequeno que os seus antecessores
  • Reversível
  • Suporte para power charging
  • Escalabilidade: o novo design permitirá acolher futuros standards

Este novo conector é descrito com um “suplemento ao standard 3.1” e estará disponível em meados de 2014. Neste momento ainda não existe qualquer imagem disponível deste novo conector mas prevê-se que será semelhante, em termos de tamanho, a conector USB 2.0 Micro-B (usado numa grande variedade de equipamentos não Apple, tais como smartphones e tablets).

Isto significa que, além de reversível, este novo conector poderá ser uma evolução da interface que está presente no Galaxy Note 3 ou nos discos externos USB 3.0 (ver aqui), que é meia estranha e desajustada.

Homepage: Next Generation USB Connection Definition Underway

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Valente
    Valente

    O Galaxy S4 Mini já tem um destes conectores e cabo.

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Enganei-me. É o Note 3 que tem. Desculpem.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        Tem o que vem na imagem, mas esse é o micro-conector actual de USB 3.
        Ainda não há imagens do novo conector, aliás ainda falta muito até que todas as características técnicas sejam definidas pelo consórcio.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Valente,

      Mas não é igual, há quem diga que será parecido. Neste momento ainda não há qualquer imagem sobre o novo conector.

      1. Avatar de FXX
        FXX

        Se não há, não metam uma imagem doutro conector, porque só está a enganar o pessoal.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          FXX então se for de outro vai enganar na mesma 🙂 Isso está explicito no artigo.

          1. Avatar de FXX
            FXX

            Se não existe imagem do novo conector, têm 3 opções: não metem nenhuma; metem uma imagem genérica sobre USB, por exemplo; ou dizem claramente no artigo que a imagem não corresponde ao novo conector.

            “FXX então se for de outro vai enganar na mesma”, não percebi esta afirmação. Não deves ter lido bem o que escrevi.

          2. Avatar de Pedro Pinto

            Repito…mesmo que meta outra imagem, o pessoal vai pensar que é o design final do conector C

          3. Avatar de Nome (Obrigatório)
            Nome (Obrigatório)

            Quando o FXX referiu uma imagem genérica, estava a referir-se a algo deste tipo:
            http://upload.wikimedia.org/wikipedia/de/6/62/USB-Logo_generic.svg

  2. Avatar de Ikari-Pt
    Ikari-Pt

    Pela foto isso não me parece reverencial…
    ou quer dizer que as duas pontas são iguais?

    Se for isso, meh preferia que fosse um conector circular/quadrado, para não haver problemas em ter de rodalo 3 e 4 vezes ate entrar.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      a imagem é dum conector actual!

    2. Avatar de Diogo R.
      Diogo R.

      com um circular so tens hipotese de criar no maximo 2 ligações (a partir daí tornaria-se muito fragil), as USBs têm muitas mais.

      Um conector quadro significa que os projetistas tinham de o por simétrico nos 2 eixos, o que é ainda mais complicado porque nao ha muito espaço, assim nesta norma so tens 2 formas do o ligar e ambas funcionam, so um asno é que nao consegue o ligar.

      1. Avatar de Miguel

        tenho um conector circular com quatro ligações espetado no meu telefone.
        não me parece nada frágil (nunca é por aí que parte)
        e a Apple usa-o para usb2

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          por acaso uma das partes num telemóvel que mais problemas dá com o tempo e desgaste é a “tomada” audio mini-jack.
          Não percebi a parte da Apple usar para USB2, nunca vi tal!

          1. Avatar de Miguel

            vinte anos a usar bananas de 3,5
            nunca se me partiu nenhuma

            iPod shuffle e, acho, um nano

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            não me estou a referir a partir a banana, mas ao desgaste interno na “tomada” dum aparelho.
            Quanto ao uso dado pela Apple não fazia ideia

  3. Avatar de Nunes
    Nunes

    Parece que decidiram seguir o exemplo do conector Lightning que vem no iPhone, mas ainda vai demorar 1 ano até que surja em dispositivos. Tal como o Lightning deverá ser significativamente mais caro que os cabos normais USB.

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      O Lightning tem objectivos diferente. Pretentede ser um porto multi interfaces/protocolos.

      O USB é mesmo só o protocolo USB e energia

      São coisas diferentes

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        estava a referir-me à ideia de conector reversível, que é o que realmente é novidade no USB, dado que o resto já se sabia!

  4. Avatar de FXX
    FXX

    Melhor que reversível era ser redondo!

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      qual era a vantagem disso? creio que tal ocuparia muito mais espaço para ter as mesmas funcionalidades

      1. Avatar de FXX
        FXX

        Qual era a vantagem? A vantagem era enorme.

        Porque é que dizes que ocuparia mais espaço? Eu não falei em medidas. Os audio mini jack, por exemplo, são pequenos e são redondos.

        A vantagem é não teres que procurar a posição. Sendo reversível já é um passo mas redondos era o ideal.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          os mini-jack já são mais grossos que os conectores USB usados nos dispositivos móveis. explico o resto em baixo!

      2. Avatar de Ikari-Pt
        Ikari-Pt

        Também tinha mencionado no meu post, redondo é que era.

        No mesmo comprimento dos de audio podes ter uns bons 5 ou 6 contactos separados, que já servia bem para múltiplas funções.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          eu percebi que sendo redondo não importava a posição, mas não podes pegar no caso do mini jack para dizer que conseguias ter as mesmas funcionalidades em algo desse tamanho!
          Primeiro, o mini-jack é uma ligação analógica, por isso com mais tolerância em termos de qualidade e desgaste. O máximo que vi até hoje nesse tamanho foram 3 contactos, quando precisarias pelo menos de 7 contactos para ter algo que substituísse uma ligação USB 3. 7 contactos implicaria um conector mais profundo que o mini-jack e mais grosso para ter espaço para todos os fios e ligações aos contactos. O desgaste desses contactos não seria uniforme e o alinhamento seria complicado para obter o melhor contacto dos “pins”!
          O espaço importa pois este conector está claramente apontado para futuros dispositivos móveis em que o tamanho importa. Vendo que o mini-jack já é mais grosso que as ligações micro-USB actuais, creio que a coisa fala por si.

          1. Avatar de Ikari-Pt
            Ikari-Pt

            O “mini-jack” é analógico?

            É analógico se os sinais que lhe puseres forem analógicos.

            Doute um bom exemplo, a anos que uso esse tipo de fichas para programar PICs (que são 4 contactos a 13v.

            O jack é mais grosso que o usb, mas a largura dele é muito superior ao raio, e existem esses jacks bastante mais pequenos.

            A tecnologia não para de evoluir, nao vejo problema de o conseguirem usando um “jack” de 2.5mm

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            O uso do mini-jack é analógico, não vês nenhum equipamento comercial a usar o conector para sinais digitais, pois a norma foi pensada para sinais analógicos. Menciono este facto por causa das diferenças em exigências, não porque é impossível, mas porque não é de confiança nessa forma e uso sem mudanças consideráveis, doutra forma há muito que já teriam passado a usar conectores desses!!
            O facto de tu usares o conector para outros propósitos nada diz sobre a exigência necessária para algo com este uso!
            Creio que é evidente que a grossura é o que mais importa neste momento! Os equipamentos são cada vez mais finos e é a grossura do mini-jack que começa a limitar como os aparelhos são desenhados! E ao precisar de muitos mais contactos, aumenta igualmente o comprimento por isso a ligação deverá ocupar maior volume interno!

          3. Avatar de Miguel

            iPod Shuffle USB Charger SYNC Cable
            3rd, 4th and 5th
            http://www.amazon.com/gp/aw/d/B008F4ZR6A

  5. Avatar de int3
    int3

    Eu comprei ontem um disco externo e já tenho esse conector…. incrivel a quantidade desinformação que se encontra aqui.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      É normal que tenhas um igual ao da foto visto que é um conector actual lol

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      vês a letra B no conector da imagem? o novo conector que se fala será tipo C

    3. Avatar de FXX
      FXX

      A imagem é que te levou ao engano. É que eles falam de um conector e metem a imagem de outro…

      1. Avatar de Pedro Pinto

        FXX a imagem é representativa. Neste momento não ha qualquer informação sobre o novo conector..apenas se terá uma ideia que será parecido com esse.

        1. Avatar de S4t
          S4t

          Pedro, então ao adicionarem imagens adicionem legendas para que as pessoas não fiquem confundidas 🙂

          O wordpress tem essa opção onde se define o título e o atributo “alt” da imagem.

          1. Avatar de Pedro Pinto

            Bem visto, mas já agora só nao coloquei legenda “propriamente dita” porque era a imagem de entrada.

  6. Avatar de João Costa
    João Costa

    Conclusão: metade dos leitores só lê as primeiras linhas das notícias 🙂

    1. Avatar de FXX
      FXX

      Em que linha é que é dito que a imagem não corresponde ao novo conector?

      1. Avatar de Pedro Pinto

        “Neste momento ainda não existe qualquer imagem disponível deste novo conector”…para bom entendedor…meia palavra basta!!!! Irra que embirraste com isto. Para a próxima faço desenho….

  7. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Pedro, pões lá uma legenda na imagem a dizer que este conector é USB3.0 para acabar com a parvoíce que anda ali para cima!

  8. Avatar de Mário Silva
    Mário Silva

    Já tenho um cabo desses num Disco Verbatim externo (portátil, mod. 53071) de 1TB. Pena ser muito curto…

    1. Avatar de Mário Silva
      Mário Silva

      Depois de ler alguns posts, fui verificar o meu cabo e também fui no “engano” da imagem dado que o meu é igual a esse (B), mas é o primeiro cabo com este modelo USB que tenho, talvez porque ande desactualizado em matéria de hardware mais recente…

  9. Avatar de JMCS
    JMCS

    Aquele conector micro-USB-3 é horrível! Há pouco comprei um disco externo estava a ver que não encontrava nenhum sem aquele horror. Felizmente o disco WD que comprei tinha um conector NORMAL mini-USB!

    1. Avatar de Rochita
      Rochita

      E suporta Usb 3.0?

  10. Avatar de Darcy

    Boas, se não estou em erro, o conector type C (segundo o que me aparenta estar na especificação) é muito identico ao usb 2.0. Para quem ja perdeu tempo a olhar para estes bichanos, sabe bem que existe um zona “livre” e uma com uma peça grossa. É esta peça grossa que impede ligar uma ficha usb ao contrario, pois a parte grossa da porta “choca/bate” contra a do cabo conector. a Type C contem um modo de superposição, isto é, algo mais genero carregador de telemovel. onde existe uma pelicula fina na porta, que “entra” no meio do cabo, assim, seja qual for a posição será sempre possivel passar os dados uma vez que não há diferença na posição, pois existe sempre contacto.

    É de notar que dizem quebrar um pouco a compatibilidade com o usb tal como é hoje. no entanto, não me admira nada, haver uma especie de mola nesta “peça grossa” presente nos cabos, de modo a que seja recolhida em caso de ligação antiga.

    Aqui fica um exemplo :
    http://img.gawkerassets.com/img/198cvbttgnfu6png/ku-medium.png

    Espero ter ajudado
    Cumprimentos