Novo Ano letivo: Vêm aí os exames digitalizados e “Provas ModA”

3 Comentários

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação apresentou o novo modelo de avaliação externa dos alunos. Este modelo vai entrar em vigor já no próximo ano letivo.

Novo Ano letivo: Vêm aí os exames digitalizados e "Provas ModA"

O objetivo é melhorar a monitorização da qualidade da aprendizagem e, por conseguinte, contribuir para as estratégias escolares de melhoria da aprendizagem, assim como para a orientação das políticas públicas.

No novo modelo destacam-se:
  • Provas de Monitorização da Aprendizagem (ModA) no 4.º e 6.º anos a português, a Matemática e a uma disciplina rotativa a cada três anos, tal como previsto no Programa do Governo.
  • Comparabilidade de resultados no Ensino Básico, que permitirá monitorizar a evolução da aprendizagem ao longo do tempo.
  • Classificação eletrónica em todos os ciclos do Ensino Básico e, no Ensino Secundário, a partir de 2025/2026, após piloto no próximo ano letivo.
  • Valorização do formato digital nos processos de avaliação com garantias de equidade.

Novo Ano letivo: Vêm aí os exames digitalizados e "Provas ModA"

Ano letivo a partir de 2024/2025

O novo modelo de avaliação externa dos alunos valoriza a comparabilidade dos resultados no Ensino Básico entre anos letivos e entre anos de escolaridade, seguindo a tendência internacional de monitorização da aprendizagem, que será inovadora em Portugal. Por outro lado, é também reforçado o recurso ao digital nos processos de avaliação e classificação, com garantias de equidade.
São princípios orientadores do novo modelo:
  • Avaliação no fim de todos os ciclos de ensino (4.º, 6.º e 9.º anos e no Ensino Secundário);
  • Comparabilidade dos resultados no Ensino Básico — provas deixam de ser públicas para serem utilizados itens âncora de ano para ano;
  • Avaliação em suporte digital no Ensino Básico, com mecanismos para garantia de equidade;
  • Classificação eletrónica em todos os níveis de ensino;
  • Monitorização e reporte atempado (relatórios de alunos e escolas disponibilizados antes do novo ano letivo; relatórios nacionais divulgados em novembro; dados para escrutínio público até ao fim do ano civil).
O novo modelo monitorizará a evolução das aprendizagens dos alunos e permitirá às escolas aprimorar as suas estratégias de melhoria dessas aprendizagens.

Comentários

3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé

    E para quando a avaliação dos professores? Temos homens e mulheres e nunca na vida deveriam ser autorizados a dar aulas e outros que, provavelmente, até deveriam ir presos por negligência no ensino, mas ninguém pode tocar nos Senhores Professores.

    1. Avatar de Outra vez arroz
      Outra vez arroz

      Se achas isso, devias passar algum tempo a dar aulas.

      1. Avatar de Gaspar
        Gaspar

        Olha ele tem muitissima razão no que está a dizer, não generalizando que existem excelentes docentes, mas no reverso existe muitos que nem lá deviam estar infelizmente fecha-se os olhos a muita coisa e depois o resultado reflecte-se nos alunos…