Novo ano letivo: Alunos do 3.º Ciclo e Secundário vão ser todos testados

32 Comentários

O novo ano letivo está quase a começar e todos desejam que seja um ano “normal”. Apesar de ainda estarmos em tempos de pandemia por COVID-19 e de muitos estarem já vacinados, a Direção-Geral da Saúde (DGS) quer que todos façam testes COVID-19.

Assim, alunos do 3.º Ciclo e do Secundário, mas também funcionários e docentes vão ser todos testados. Conheça as datas.

Novo ano letivo: Alunos do 3.º Ciclo e Secundário vão ser todos testados


Face ao parecer da Direção-Geral da Saúde (DGS), emitido esta passa quinta-feira, para a realização de um rastreio à COVID-19 dirigido à comunidade escolar, no início do ano letivo 2021/2022, o Ministério da Educação, através da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) irá operacionalizar a medida em conformidade com as indicações dadas pela autoridade nacional de saúde, revela o comunicado do Ministério da Educação.

O pessoal docente e não docente de todos os anos de escolaridade (do Pré-Escolar ao 12.º ano), bem como os alunos do 3.º ciclo do ensino básico e os do ensino secundário, independentemente do seu estado vacinal, será testado, sem prejuízo da realização futura de testes por motivo de investigação de casos, contactos e/ou surtos na comunidade escolar, segundo o parecer da DGS.

Novo ano letivo: Alunos do 3.º Ciclo e Secundário vão ser todos testados

O processo de testagem, tal como aconteceu no ano letivo passado, irá decorrer de forma faseada, atendendo à capacidade de testagem existente no país, começando pelo pessoal docente e não docente, seguindo-se os alunos do ensino secundário e os do 3.º ciclo. Não obstante a possibilidade de ajustes, o calendário indicativo será:

  • Fase 1 – Pessoal Docente e Não Docente – 6 a 17 de setembro
  • Fase 2 – Alunos do ensino secundário – 20 de setembro a 1 de outubro
  • Fase 3 – Alunos do 3.º ciclo – 4 a 15 de outubro.

No comunicado é ainda referido que o sucesso da Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2 – que secundou a já existente evidência científica de que os casos em contexto escolar de infeção, e mesmo de surtos, estão correlacionados com a incidência da infeção na comunidade, designadamente através de contágios que ocorrem fora da escola – justificam a realização destes testes rápidos de antigénio, para a proteção da Saúde Pública na comunidade escolar.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Mas existe alguma lei sobre isso ou vai ser estilo Gestapo?
    Os que não querem fazer o teste, não tem direito a entrar na escola?
    Os pais ou encarregado de educação vão estar presentes durante o procedimento?

    1. Avatar de Shout
      Shout

      🙂 é melhor lá estarem sim…não vá eles escarafuncharem muito a ranhoca nos narizes dos meninos(as) 🙂

      1. Avatar de miguel
        miguel

        Olha que não era o primeiro nem o ultimo a sofrer ferimentos internos durante o teste depende muito do profissional.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Sim, aqui na minha zona há pelo menos 57 mortos e 598 feridos graves.

          1. Avatar de miguel
            miguel

            Nunca fizeste um teste logo se vê, enfim!

            A população já está vacinada, as crianças como se sabe não tem praticamente problema nenhum com o covid, devem ter mais problemas com outras doenças do que covid.

            Deixem lá as crianças.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Claro que nunca fiz nenhum teste lol

    2. Avatar de HOS
      HOS

      Achas mesmo? ja perderam a vergonha de tudo.

    3. Avatar de Hugo
      Hugo

      É um teste covid, calma. Pensa bem, mas pensa mesmo, e chegarás à conclusão que foste obrigado a fazer coisas com menos sentido. Continua a pensar… É o caminho pra saíres desse lodo de ignorância.

    4. Avatar de Coiso
      Coiso

      Geração de cristal…. Estamos mesmo a fazer de estes miudos uns nho-nhos com estes paizinhos tão sensiveis.

      Se é gratis … é por que é gratis… se é pago é uma robalheira… ninguem vos entende

  2. Avatar de lino
    lino

    Para quem não quiser ser testado, preencher com cruzinha o “NAO CONSINTO” do doc Consentimento Informado:

    https://www.sns.gov.pt/wp-content/uploads/2019/06/TestesConsentInformado_Alunos.pdf

    1. Avatar de A.F.
      A.F.

      Obrigado “lino” vou usar.

    2. Avatar de miguel
      miguel

      Muito obrigado, assim está bem pensei que era tudo a grande sem consentimento de ninguém.
      Porque nao existe lei que obrigue a isto, logo não podem impor um acto médico num menor.

  3. Avatar de Mig21
    Mig21

    Tá tudo doido ?

  4. Avatar de Shout
    Shout

    Deixem lá ver se aproveito este tópico para o Mestrado em Comportamento Humano Condicionado que ando a frequentar….
    Será que os negacionistas que não permitiram que os filhos levassem a vacina também não vão permitir que eles na escola efetuem o teste ao Covid?…

    1. Avatar de Pedro L
      Pedro L

      Eu sou vacinado e não me considero negacionista. O meu filho não vai ser vacinado nem vai fazer teste de covid nenhum na escola.

      1. Avatar de Shout
        Shout

        e porque razão é que não pode fazer o teste de covid na escola?….é só porque não?

        1. Avatar de Pedro L
          Pedro L

          Eu fiz uma vez e até vi estrelas . Senti-me violado nasalmente . De resto é para quê ? para fazer só 1 vez ? ou depois já acham util fazer mensalmente/semanalmento ou diariamente. Já agora também podiam obrigar quem renova o passe de transportes publicos a fazer um teste à frente do guichet . O objectivo disto é só acalmar os profs que em grandes percentagem prefere estar em casa.

          1. Avatar de Sardinha Enlatada
            Sardinha Enlatada

            Eu ia comentar isso mesmo, nao sera so uma vez certamente o teste. Se fosse nao ia fazer sentido nenhum. Mas realmente esta historia do covid ja esta a passar das marcas, sao violacoes atras de violacoes, e os profetas da desgraca acham isto normal. Bem se os miudos andarem a fazer testes durante todo o ano vao chegar ao final do ano lectivo com as narinas todas arrebentadas phoneix. Ninguem merece.

          2. Avatar de eu2
            eu2

            Está claro que anda aqui muita gente que nunca fez um teste rápido e não sabe como é. Num teste rápido o cotonete não vai a metade da cabeça, é só na pontinha do nariz, não custa nada. Não vai mais longe que o dedo mindinho. Fiz a mim mesmo, e faria outra vez sem problema. É fácil.

            Esse teste que o Pedro fez deve ter sido um PCR, esse sim vai até +- metade da cabeça e faz ver estrelas.

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            Façam-se homens uma vez na vida. Envergonham mulheres ou mesmo homens que já tenham sido violados. Medrosos egoístas.

          4. Avatar de Hugo
            Hugo

            eu2, um teste bem feito deve ir o mais dentro possível.

    2. Avatar de miguel
      miguel

      Porque nao existe lei que obrigue a isto, logo não podem impor um acto médico num menor.

  5. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Isto é um teste de rastreio à COVID-19.Não é o fim do mundo,caramba.Além de que estes alunos do 3.º Ciclo e do Secundário já tem todos 14 anos,no mínimo.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Ahahah! O meu filho tem 11 anos e vai para o 3.º Ciclo.

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        Estou completamente baralhado.Tente perceber,no meu tempo havia a escola primária,o ciclo(ensino preparatório),e o que chamávamos de liceu(ensino secundário).E até o ensino recorrente ou nocturno com as unidades curriculares que também por lá passei.Agora não percebo nada.Peço desculpa.

        1. Avatar de A.F.
          A.F.

          Ora aqui esta uma atitude de louvar, Bravo @SANDOKAN 1513, faço-te uma Vénia.

          “Errar é Humano, Rectificar é de Sábio”

          1. Avatar de SANDOKAN 1513
            SANDOKAN 1513

            Obrigado,”A.F.” Tem que ser.Já não vou para novo e muitas coisas já me vão escapando. 🙂

      2. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Alguém precisa de voltar à escola…

  6. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Não vejo grande sentido. No dia seguinte já vai servir de pouco. Sensibilizem mas é para a vacinação.

  7. Avatar de Jon
    Jon

    Então já não estavam a vachinar todos os jovens?

  8. Avatar de João
    João

    Os que não se quiserem testar deviam ser obrigados a usar máscara. E os que quiserem também.

    Os que não se quiserem testar deviam ser pressionados a vacinarem-se. E os que quiserem também.

    Os que não se quiserem testar deviam ser obrigados a desinfetar as mãos. E os que quiserem também.

    Os que não se quiserem testar deviam fazer confinamento se alguém na turma der positivo. E os que quiseram também.

    etc e tal