Novidades Gmail – Resumo de uma semana de novidades

30 Comentários

A semana que passou foi bastante rica em novidades para os lado da Google, em concreto no seu serviço de email. Foram anunciadas e disponibilizadas uma lista anormalmente grande novas funcionalidades que, como é habitual, vão fazer as delícias dos muitos utilizadores deste serviço.

Por serem em número anormalmente grande e por merecerem que as testem, resolvemos condensá-las num único artigo e assim apresentá-las em conjunto.

As novidades que vos vamos apresentar podem ser usadas em conjunto ou de forma separada. Cabe a cada um de vós testar uma a uma e deixar activas as que vos forem mais úteis.

Alertas

Finalmente a Google começou a fazer uso de uma funcionalidade que o Chrome tem já disponível desde há algum tempo. Falamos da possibilidade de sites ou ferramentas apresentarem notificações no ambiente de trabalho.

Ao activarem esta opção, sempre que uma nova mensagem for entregue na vossa caixa de correio será mostrado um pop-up junto à área de notificação onde será mostrado o nome do remetente da mensagem e o título da mesma.

Para activarem esta opção devem aceder à página de definições da vossa conta de Gmail e no separador Geral devem procurar as opções Notificações no ambiente de trabalho. De notar que esta novidade está para já apenas disponível para o acesso via Google Chrome.

Ícone com contador de mensagens por ler

Para todos os utilizadores que usam vários separadores abertos e não estão sempre colados à interface do Gmail a verificar a existência de novas mensagens passou a estar disponível um novo Lab que permite que o ícone do separador do Gmail mostre a contagem dos emails que têm por ler. Ao verificarem alterações nesse ícone conseguem facilmente perceber a existência de novas mensagens sem terem de aceder ao separador onde têm a conta de Gmail aberta.

Caixa de pesquisa Labs

Se são fãs das novas funcionalidades que a Google tem disponibilizado através do Labs então vão gostar de saber que passaram a ter a vossa vida bastante facilitada.

Passou a estar disponível a todos, uma caixa de pesquisa no separador onde são activados os Labs a serem usados. A utilização desta caixa é exactamente igual às restantes caixas de pesquisa nos produtos Google, sendo que esta está limitada aos Labs que estão disponíveis.

A necessidade desta caixa de pesquisa e a sua disponibilização prendem-se com o avultar de Labs que estão já disponíveis.


Todas estas novidades estão já disponíveis para todos os utilizadores e para contas Google e Apps. Escolham as que preferem e activem-nas. De todas as que testámos durante esta semana, a opção dos alertas é de todas a mais útil e aquela que será mais usada. Os restantes são também interessantes e de certeza que do vosso agrado.

Homepage: Gmail

Partilhar:
Tags:

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de clixturbo
    clixturbo

    É tudo muito bonitinho mas, na minha modesta opinião, continua a faltar a mais importante, recibos de leitura. Isso sim faria a delicia de muitos utilizadores.

    1. Avatar de Catir
      Catir

      Pois..

      Isso é que falta mesmo…

      Muito atrasado nisso em relação à concorrência…

    2. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Recibos de leitura são falíveis…
      Uso o Mozilla Thunderbird como cliente de email e uma das primeiras que faço após uma reinstalação é desactivar o envio de recibos de leitura 🙂 .

    3. Avatar de RRoques
      RRoques

      Se colocarem os recibos de leitura, por mim não precisam actualizar durante 2011 lol.

    4. Avatar de Tiago Azevedo
      Tiago Azevedo

      Recibos de leitura ou de entrega bem sucedida? É que com o de leitura tem de haver aceitação do destinatário e o de entrega não…

      1. Avatar de chicosoft

        Tua sabes á partida se foi entregue ou não… Recebes sempre um email do erro de smtp se falhou..
        Agora nunca sabes é se alguém abriu o email ou não…

    5. Avatar de Hugo Costa
      Hugo Costa

      E se o destinatário desactivar a confirmação de recibo? Isso dos recibos de nada serve…

  2. Avatar de ozie
    ozie

    viva

    tenho activado os alertas e os mesmos continuam não aparecer nas notificações

    1. Avatar de joaosanto
      joaosanto

      e está a trabalhar com o Chrome? só funciona no Chrome

      1. Avatar de ozie
        ozie

        google chrome 10.0.648.6

        1. Avatar de Machado
          Machado

          Só funciona quando o Chrome tem a password do Gmail guardada. Precisa de estar aberto num separador também.

  3. Avatar de Agatho
    Agatho

    Também era interessante, na minha opinião uma aplicação para o desktop género Mozila Firefox mas com o Grafismo do Gmail, com os marcadores, cores etc. No meu caso era interessante pois recebo e envio emails de tods as contas e fornecedores pelo Gmail. A aplicação Gmail Offline não funciona muito bem, é um pouco limitada. Outras duas coisas que achava interessante além dos recibos de entrega e leitura, era a hipotese poder separar um mail de uma conversa afim de não ficar arquivado junto. A outra situação era poder pesonalizar um tipo de letra e cor e ficar gravado, tipo um perfil, para não estar sempre a preparar a letra cada vez que se escreve um mail, um pouco à semelhança de ter a assinatura pré configurada para cada conta.

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      O Firefox tem aquele addon, Prism, que deixa que cries um executável para uma única página. Não sei se te serve? Não é exactamente o que queres mas pronto.
      A google dedica-se muito às plataformas on-line. Talvez demasiado. Qualquer dia vamos tar a ver o Google Talk a ser descontinuado, porque parece que não lhe ligam nenhuma, em prol do desenvolvimento do GMAIL.

    2. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Mozilla Thunderbird.

    3. Avatar de DUX_XXI

      Relativamente à tua última questão recomendo o uso do Canned Responses (em português acho que é respostas automáticas). Está no labs… eu tenho mais de 100 respostas pré-programadas para as diferentes situações. O ganho de produtividade é enorme e o tempo que se poupa é absurdo. Uso e recomendo.

  4. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Continuam a implementar coisas novas e interessantes, mas pelo que me apercebi os emails estão a chegar com muito atraso desde à 2 dias para cá.

    o ícone contador é interessante, mas já era possível colocar o número antes do texto, bastava fazer uso das configs e era facilmente visto.

    A notificação é interessante, pena só funcionar no Chrome. Eu usava o GMail Notifier no Firefox, mas já não tem suporte e já não funciona, acho que vou começar a abrir no Chrome.

    Se formos às Labs de vez em quando descobrimos coisas interessantes.

    Mas como já foi dito atrás à coisas muito simples que não estão implementadas.

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Eu tenho usado o Trillian IM que me notifica dos emails. Também deixei de usar o Notifier no Firefox. O Chrome eu uso apenas para utilizações rápidas, como pesquisas e assim. Quando preciso de aceder às minhas passes ou utilizar um qualquer add-on, ou quando vou ficar pelas Internetes por um bocado, uso o Firefox 3.6.

      Quanto ao numero de e-mails no favicon:
      http://i56.tinypic.com/5x73it.png
      Meh.

  5. Avatar de Luis Matoso
    Luis Matoso

    Tambem acho; blá, blá, blá.

    1. Avatar de Sketi
      Sketi

      que produtivo

      1. Avatar de jorge santos
  6. Avatar de Frederico Valério
    Frederico Valério

    Boas,

    adoro o gmail uso desde mal veio a publico em beta por convite.

    Existe uma opção que me daria jeito, Envio de Emails à Data e Hora que eu pretender…isto existe para Gmail a ser usado por Browser apenas?

    Obrigado

    1. Avatar de DUX_XXI

      @Frederico Valério. Desde que conheci o Boomerang for gmail que nunca mais o abandonei. Envia o email à data e hora por ti configurada. Uso e recomendo, nunca me falhou!
      http://www.boomeranggmail.com/

    2. Avatar de Jorge Vieira
      Jorge Vieira

      Obrigado aos 2 😉

      Um Abraço

  7. Avatar de Porto
    Porto

    Novidades atrasadas em relação à concorrência!

    1. Avatar de Luis Matoso
      Luis Matoso

      Tens toda a razão. Muito mas muito atrasadas.
      Mas como é de bom tom publicitar qualquer coisinha que seja da google.

      1. Avatar de Vítor M.

        Luís, o que é atraso é algumas respostas da Google face ao que existe para Firefox… isso é o que o Porto estaria a dizer, certamente isso é que faz sentido afirmar. O objecto da notícia é bem actual e muito própria, tendo em conta as alterações e melhorias feitas estes dias pela Google em vários dos seus serviços.

        Mas há sempre uma pedrada a mandar… tipico comportamento de tuga atrasado. Enfim, depois querem que o país evolua com pessoas com esta mentalidade.

  8. Avatar de cris.
    cris.

    O que acho piada de alguns comentarios com criticas negativas é que reclamam dum serviço gratuito, quem n gosta não usa.