Novidades Chrome OS – Chegou o Chromebook

42 Comentários

O segundo dia da Google I/O prometia muito e as espectativas não foram defraudadas. Provavelmente esperavam-se anúncios um pouco diferentes, mas o que foi apresentado não deixou ninguém indiferente. A disponibilização do Chrome OS ainda não foi feita, para grande pena de muitos utilizadores, mas passos nesse sentido foram dados.

A Google preferiu apresentar desta vez o hardware com que vai disponibilizar o seu sistema operativo. São para já dois portáteis e um modelo de negócio que apesar de inovador já tinha sido veiculado de forma não oficial.


Mesmo não tendo sido anunciado de forma oficial a disponibilização do Chrome OS, a Google apresentou já algumas novidades que entretanto foram adicionadas a este sistema operativo. Começa por ter um gestor de ficheiros para que os utilizadores possam navegar por entre os seus documentos ou ficheiros multimédia. Todos estes ficheiros vão ser abertos por uma WebApp associada à sua extensão.

Depois foram ainda apresentado um player de ficheiros multimédia. Este terá capacidades de gestão de músicas (avançar, recuar, saltar músicas, pausa e criação de listas de reprodução) e uma janela de vídeo que será se sobreporá à janela do Chrome e será  apresentada no canto inferior. Será também possível maximizar essa janela.

Por fim foi apresentada uma funcionalidade que é aguardada por todos os utilizadores e que será também usada fora do Chrome OS. Os modos offline dos principais serviços da Google vão voltar, na forma de WebApps. Esta funcionalidade estará disponível no início do verão deste ano.

Para além de ter  desenvolvido o seu sistema operativo, a Google esteve activamente envolvida com 2 fabricantes de hardware e desenvolveu um padrão que designou Chromebook. Estes equipamentos vão ter de cumprir um conjunto rígido de padrões que passam por arrancar o Chrome OS em 8 segundos, ter baterias com duração de 8,5 horas, ter várias camadas de segurança que vão tornar desnecessária a utilização de antivírus e ligação à Internet (Wifi e 3G).

Foram apresentados pela Google neste segundo dia da I/O os primeiros dois portáteis que foram desenvolvidos em parceria com a Samsung e com a Acer. Estes dois equipamentos vão estar disponíveis para vendo nos locais de consumo geral, mas para já restritos a alguns países (Estados Unidos, o Reino Unido, a Holanda, a Alemanha, a França e Espanha). Todos os equipamentos vão estar associados a um plano de dados de uma operadora móvel. Vejam abaixo as especificações de cada um dos equipamentos:

[tabcontainer]

[tabtext]Acer [/tabtext]

[tabtext]Samsung[/tabtext]

[/tabcontainer] [tabcontent]

[/tabcontent]

anterior próxima

 

Deixamos agora algumas imagens dos novos equipamentos que a Google apresentou em parceria com a Acer e com a Samsung:

 

anterior próxima

 

Um outro ponto que foi focado pela Google no dia de hoje, foi um novo modelo de negócio para a disponibilização de equipamentos com Chrome OS. A Google vai começar a comercializar equipamentos com o Chrome OS dirigidos a empresas e a escolas. Com preços mensais, por utilizador, de 28 dólares para as empresas e de 20 dólares para estabelecimentos de ensino, estes vão ter acesso a actualizações de hardware e de software de forma transparente. Estes equipamentos vão estar disponíveis para subscrição a partir de 15 de Junho e vão estar também restritos ao países indicados antes.

Este modelo de negócio não é novidade, mas teve agora a confirmação oficial da Google. A disponibilização do CR48 foi o primeiro passo dado e foi aí que a Google testou parte deste modelo. É uma jogada de mestre da Google pois irá conseguir puxar a sí, no seu serviço Apps, muitas empresas e instituições de ensino.

Artigos relacionados:

 

Homepage: Chromebook

Partilhar:
Tags:

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Diogo Bhovan
    Diogo Bhovan

    Decidi comentar porque tenho vindo a acompanhar isto do Chrome OS ou agora chamado ChromeBook, e desde que li sobre este novo modelo de negócio que a Google está a tentar implementar, que fiquei incrédulo, pura e simplesmente porque acho que isto vai revolucionar o mercado dos portateis quase a 100%.

    Estou deveras entusiasmado para ter um destes e para ver qual o futuro deste modelo de negócio…

    Se não fosse realmente a roubalheira que agumas operadores se preparam para aplicar nos seus tarifários arriscava-me a dizer que era “quaase perfeito”. Sou só eu a notar isto? é que não vejo grande entusiasmo nem grande buzz por essa net fora com este assunto.

    P.S: peço desculpa pela forma “apressada” com que escrevi este comentário e por eventuais erros…

    1. Avatar de Vítor M.

      Boas. Eu, de facto, não vejo com grande entusiasmo esta, mais esta, jogada da Google.

      A Google é tida como uma “vendedora” de publicidade, no seu modelo de negócio. Ao colocar este tipo de equipamento nas nossas mãos controlará todo a nossa actividade, face ao que poderá “vender” em anúncios e, este modelo SaaS (software as a service) tem as suas desvantagens num mercado de novidade efémera.

      Depois, face às ferramentas de produtividade que oferece, que ainda não são de qualidade de topo, será sempre um produto limitado, o “nosso” e-escolas e e-escolinhas é bem mais interessante, quando falamos neste sistema adaptado aos estudantes.

      Compreendo o factor preço/utilidade proposto pela Google, mas não acredito nesta benevolência, principalmente num mercado que está a ficar muito mais competitivo para a Google.

      Basta ver que deixou de ser a marca mais valiosa do mercado mundial e passou a ser a Apple, que não oferece nada, muito pelo contrario!

      Depois há o factor “dados 3G”. Aqui a Google, na grande maioria dos países, ficará nas mãos das operadoras, assim como o cliente. Será mais um prisioneiro dos contratos, dos maus serviços de assistência e de outras queixas constantes também já vistos por cá.

      O sistema “offline” é…. engodo, pois todos sabemos que cada vez mais o “serviço online” é uma necessidade e por muito que a Google “guarde” em disco…. não é essa a linha do futuro, principalmente para uma empresa que é uma das mais impulsionadoras da cloud computing

      Assim, este serviço para nós portugueses, não traz nenhuma vantagem, face ao modelo existente para as escolas. Nas empresas… aí é pior ainda. Este modelo seria facilmente capturado pelas operadoras (TMN, OPTIMUS e VODAFONE) e vendido às empresas com mais um serviço associado e isso estes operadores já o fazem.

      Mas… vamos ver no que dá, vamos esperar para ver 😉

      1. Avatar de Agapytho
        Agapytho

        Como ainda não vamos ter estes equipamentos disponíveis em Portugal, não vale a pena sofrer por antecipação.

        Mas…concordo com o facto das operadoras de telecom, assim que este produto chegue a Portugal, se reunam e façam das suas para prender os clientes aos serviços, que em nada diferem ao que já há disponível no mercado (modems portáteis, só que o modem está embutido no computador), apresentando-os como algo do género “agora com serviço Google notebook!” e aumentem o preço.

        Vamos ver.

        Um grande bem-haja,
        Agapytho

  2. Avatar de arkan
    arkan

    Oh…veremos se presta 🙂 assim que chegar por aqui

  3. Avatar de Mandrake

    Excelente esta técnica de SaaS para a “venda” dos notebooks, fenomenal não precisar se preocupar com aquisição de hardware, e ter o gasto controlado de acordo com a real utilização.

    Mais um Ponto Positivo a Google.
    Espero que seja mais barato que adquirir e manter um PC atualizado. =D

    Abraços

  4. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    O linux a conquista do mundo , pois o Chrome OS é Linux

    1. Avatar de Vítor M.

      É sim senhor, a Google vende-o bem. Linux para a Google é uma excelente fonte de receita 😉

  5. Avatar de FDAD
    FDAD

    A mim, nem me aquece nem me arrefece…

    Uma boa empresa, um óptimo serviço, para mim não tem utilidade. Para quem usa somente ferramentas de escritório/conferencia. Dentro desse género. Acho muito bom, fora isso…

  6. Avatar de pph
    pph

    O Samsung se tivesse um bom preço, era um bom portatil para comprar e meter outro SO kk.

    1. Avatar de Vítor M.

      Pois lá está 😀 mas isso não vai ser assim meu caro 😉 eles não são burros ao ponto de permitir essas jogadas. O mal está nessa ideia…

      1. Avatar de pph
        pph

        Podem não permitir, mas vamos ver, a HTC também não permite firmwares alternativos…

      2. Avatar de pph
        pph

        OK 280 euros convertidos do preço em dollar directamente, pelo que deve chegar ca a 300 euros.

        Esquece la isso.

        @
        http://aeiou.exameinformatica.pt/netbooks-com-chrome-ja-em-junho=f1009506

      3. Avatar de R o B
        R o B

        Permite sim, é mais um ponto a favor

      4. Avatar de Miguel

        não vão permitir ?
        sempre os ouvi falar em máquinas “jailbreak ready” !!

  7. Avatar de Luis Madeira
    Luis Madeira

    Só uma pergunta para o Pedro Simões, que plugin é que usaram neste artigo para mostrar as 2 imagens dos portateis?

    Obrigado

    1. Avatar de Vítor M.

      Não é plugin é uma funcionalidade do novo template.

      1. Avatar de Luis Madeira
        Luis Madeira

        Ok, Obrigado.

  8. Avatar de Jose
    Jose

    Pagar a prestações?

    Sabem muito, pelas especificações, e o SO grátis, esses portáteis mal a 100€ chegavam, por isso que querem que paguemos a prestações.

    Eu se tiver um desde, é quando for lançado, para compra completa, e não agarrado a operadoras para pagarmos a prestações, e mesmo assim, não dou mais de 100€ por isto.

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Não te esqueças que tens constantes updates de hardware. Mas sinceramente isso não melhora assim tanto a situação. Após um ano, com os custos do contrato com a operadora, já gastaste muito mais que gastarias com um netbook, provavelmente.

  9. Avatar de Diogo
    Diogo

    Espectacular! Adorei 😀 Só me parece ter um incoveniente… Para aquelas aldeolas que ainda so chega net a 1MB quero ver esses portateis a funcionarem a partir da Net xD

  10. Avatar de c.duarte
    c.duarte

    offtopic:

    não sei se ainda ninguém reparou mas o vosso site no IE9, quando clicamos em qualquer das coisas, até numa caixa de texto, escurece a imagem. quando voltamos a clicar a página vai até ao fim.

    1. Avatar de Dr.Estranho
      Dr.Estranho

      Confirmo.

    2. Avatar de PTGamer
      PTGamer

      Tens bom remédio… passas a usar FireFox… xD

    3. Avatar de Ruaben
      Ruaben

      poe no modo de compatibilidade, aquele símbolo que parece um papel rasgado

  11. Avatar de Carlos
    Carlos

    Pá, em qualquer loja de telemóveis em qualquer centro comercial por esse pais fora podem comprar um netbook com especificações iguais ou melhores que esses por cento e poucos euros mais um contrato com uma operadora móvel, ou seja, com uma mensalidade também. E vendem-se assim tanto? Também me parecia que não.

    É que por pouco mais já se compra um notebook a sério.

    E depois há aquela coisa de, e como é que funciona onde não há rede?

    1. Avatar de Miguel

      os chromebooks vão estar disponíveis por €0 mais contrato com a operadora

      utilizo o gmail offline há uns meses
      [ e é só uma amostra do que aí vem ]

      1. Avatar de Miguel

        ainda que ainda continue a preferir esta solução
        http://tumblr.com/xqc1rtrron

  12. Avatar de Paulo Ferreira
    Paulo Ferreira

    Apesar de ver que este serviço possa ser util para alguns, para mim pessoalmente não me seduz, pois não sou adepto da cloud, em grande parte por questões de privacidade mas também por prefiro ser eu a definir o tipo e a qualidade das aplicações e do hardware que uso, mesmo que signifique pagar um pouco mais no imediato.

    No entanto, vejo que um serviço assim possa ser apelativo para algumas pessoas. Vamos ver os tarifários que as operadoras irão cobrar, assim como as questões da cobertura 3G/4G associadas a um serviço deste tipo.

  13. Avatar de Jorge
    Jorge

    Boa tarde, alguem me pode esclarecer uma coisa: existe a possibilidade de comprar/instalar este sistema operativo num portatil que já o tenha adquirido?

    E como será, terei de comprar a licença, pagar mensalidade?

    Melhores cumprimentos
    Jorge

    1. Avatar de Ruaben
      Ruaben

      ainda não podes instalar, porque ainda não saiu, acerca da licença como vai ser um linux, não precisa de pagar licença, quanto a pagar mensalidade, penso que só se fizeres um contrato com uma operadora movel

    2. Avatar de IDDPioneer (Brasil)

      COm certeza, vai existir um jeito, se nao for oficial, vai ter algum jeito quase oficial, veja exemplo do hackintosh(Sistema da Apple instalado num pc) eles não liberaram, mas os hackers deram um jeito e disponibilizaram pra galera, eu ja estou testando o beta do Lion no meu notebook, e detalhe: é da DELL.

  14. Avatar de andrius
    andrius

    Quanto de espaço é que estas máquinas terão de disco?! É que para armazenar dados tem de ter qqr coisa. já devem ser SSD presumo.

    Eu assisti à keynote e outra coisa que não está no artigo mas é tb interessante e pode ajudar numa decisão de compra ou não é que a google está a trabalhar com empresas como a Vmware e Citrix (virtualização) para porem apps a correr via web!

    Os gajos vão oferecer um chromebook a todos os I/O developers que estiveram presentes no evento xD grande festa que eles fizeram! 😛

  15. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    OFFTOPIC:

    A mais alguém acontece carregar na página do pplware, no IE 9, e apagar as luzes? Depois se carregar outra vez acende??

  16. Avatar de Ricardo Vieira
    Ricardo Vieira

    Bah…flop anunciado! O espaço que este computador vem ocupar já está tomado pelos tablets. A ideia era de 2009 e era boa, mas entretanto o mercado já avançou noutro sentido. O mercado dos tablets vai acabar com o mercado dos netbooks.

    Alguém vê neste computador algo de extraordinário?

  17. Avatar de IDDPioneer (Brasil)

    O detalhe que todo mundo está esquecendo é que essas máquinas são processadores atom, estão mais pra netbooks do que pra notebooks, são mercados diferentes, alguém que gosta de jogos, principalmente os pesados num vai comprar um pc ou note ou net com um atom, na minha opinião esses notes do google vao concorrer somente com os tablets e netbooks mesmo.

    1. Avatar de Bruno Bettencourt
      Bruno Bettencourt

      netbook é um mercado um pouco diferente de um tablet.

  18. Avatar de Bruno Bettencourt
    Bruno Bettencourt

    O problema é que se for vendido digamos “livre” será extremamente limitado.
    Muita gente foge aos contractos e sem estes o não poderão usufruir de nada.
    Com a crise e o pobre poder de compra do nosso país isto estará novamente no “poder de alguns”, quando foi desenhado para todos. A ideia é engraçada mas não vejo nada de significante. DIzem eles que se pode usar em qualquer lugar… Pois, se eu estiver no meio da mata onde nem a Vodafone tem sinal, vou inventar um sinal espelhado? =P

  19. Avatar de Bruno Bonito
    Bruno Bonito

    Sinceramente, sendo um sistema baseado em linux, eu não acredito que eles se vaiam basear apenas na web!

    Acho muito estranho! E se eu não quiser ficar agarrado a uma operadora? E se em algum momento não tivermos cobertura de rede?

    Tendo em conta o seu hardware acho estranho nao poder correr outro sistema operativo(nem que seja ubuntu)!

    1. Avatar de R o B
      R o B

      Pode sim, acredita que pode!

  20. Avatar de Olly

    A nível pessoal não me seduz. Pelas mesmas razões citadas nos comentários acima. Desde o ficar preso à cobertura (e aos serviços) de uma operadora ao facto da sensação que temos de falta de privacidade por termos tudo na cloud.
    E, em termos de software ficamos limitados ao que a net nos tem para oferecer… (que não é pouco mas é algo limitado, nem que seja pela condicionante da velocidade da ligação à internet).

    Cá em Portugal pode ter o seu nicho de mercado mas (como também já foi dito aqui) creio que um tablet ou notebook se torna bem mais apetecível.

  21. Avatar de Pensamento Positivo

    Boas!…
    Se for só isto… Desilude um pouco, se não for mesmo mais um tiro no pé… O mercado mudou muito desde a febre dos netbooks… Não seria melhor um tablet?… Ou um laptop com monitor grande e tudo o resto adequado ao SO logo mais barato que um laptop convencional?… Quanto ao modelo de negócio… Isso depende da confiança que os parceiros possam oferecer!… Bem: Eles lá sabem… Desculpem-me o desabafo: Até a “pequena” Canonical consegue à sua dimensão ser mais inovadora do que a actual Google!…

    Off topic: O que já me parece que pode vir a ser revolucionário é isto: http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/648175. Para acompanhar!…

    Boa noite!…