Novidade: Facebook agora diz-lhe os amigos que estão perto

14 Comentários

Um pouco ao estilo do Find My Friends (Encontrar amigos) da Apple, o  rede social mais popular do mundo ganhou agora uma nova funcionalidade (“Nearby Friends”) que permite informar sobre os amigos que estão por perto. Esta nova funcionalidade estará disponível na aplicação para Android e iOS mas não virá activa por omissão.

facebook_001

De acordo com Andrea Vaccari do facebook, esta nova funcionalidade não pretende ser intrusiva e apenas informa sobre uma localização geral da pessoa e não a posição precisa. Por exemplo, caso o utilizador esteja numa outra cidade, vila ou aldeia, a funcionalidade apenas informa sobre a localidade, sem detalhar….

facebook_002

…mas também é possível activar uma opção que permitirá, ao nossos amigos,  obter a nossa localização com precisão durante um período de tempo definido.

facebook_005

Depois de activar esta funcionalidade, o utilizador passará a receber ocasionalmente notificações sobre os amigos que estão por perto.

Esta nova funcionalidade permitirá ainda definir quais os amigos que nos podem “vigiar”.

facebook_003 Dois anos após a polémica, o Facebook volta a lançar a funcionalidade que “esbarra” de certa forma na questão da privacidade. Ainda não há informações sobre quando estará disponível em Portugal mas o Facebook informou que brevemente os utilizadores dos Estados Unidos já poderão experimentar esta nova funcionalidade.

Considera que esta é uma funcionalidade que fazia falta na aplicação do Facebook?

Via Facebook Newsroom

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gil
    Gil

    A aplicação é boa e até útil. Em relação à privacidade, está no cuidado de cada um se quer ou não ser visto. O botão existe para ligar ou não.

  2. Avatar de NewJ
    NewJ

    Hehe espetacular.. A minha reação é rir.. Nem vale a pena comentar mais nada.

  3. Avatar de Johnny
    Johnny

    cada vez acho que a privacidade no facebook diminui cada vez que o facebook faz uma actualização ou compra alguma empresa.. Não me venham com o “desligar” acham mesmo que o Facebook não recebe a nossa localização mesmo com isso desligado? Lol.. Há gente para tudo.. Muita gente defende o facebook por ser o seu maior vicio actual.. Digo-vos que o Facebook é mais um espião para a lista, eu sei que somos vigiados em todos os lados, mas vejam o Facebook,Google,Youtube,Hotmail,Microsoft,Apple são as maiores redes e empresas que nos espiam a força, posso dizer que devido a sua tecnologia eles sabem tudo sobre voces.. Alem de teres contratos amigaveis com a NSA e de a Microsoft vender os dados as contas ao FBI se vende ao FBI tambem vende a NSA.. Privacidade no Facebook começa a diminuir cada vez mais.. Nem se fala no whatsapp ficou bem pior agora, aposto que o Facebook armaneza Fotos nossas nos servidores actuais deles, o que é um perigo a nivel internacional e nacional.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Não percas tempo a explicar.
      Usa quem quer. Saca virus quem quer. usa windows quem quer. Usa android/Iphone quem quer. usa google, youtube gmail quem quer. Supostamente ninguem tem nada a esconder.. portanto, não percas tempo. Trata de ti.

    2. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      no iphone, se desligares a localização para o facebook, podes ter a certeza que eles não recebem

      1. Avatar de Johnny
        Johnny

        E tu acreditas mesmo nisso? Ok, é a tua crença.

        Voltando ao tópico:
        Concordo com o que o Johnny disse acima (e não, não sou o Johnny acima).
        Acho que isto é mais uma app só para nos tirar privacidade, seja em que sistema operativo ela corra.
        Isto, claro, vindo de uma empresa que já se sabe vender a informação dos utilizadores e os invadir sem escrúpulos.

    3. Avatar de lalala
      lalala

      Já venho tarde a comentar isto mas não podia sair daqui sem comentar… Agora vejamos… tens alguma coisa a esconder, alguma coisa que não pode ser vista para seres “espiado”? Achas que a NSA ou o FBI estão interessados em ti e nos teus dados como se fosses alguém importante? Pah… essas manias da espionagem e o caraças enjoam. Certamente não querem saber da vossa vida para nada, se espiarem espiam quem lhes interessa, não um tugazito no meio de Portugal, não tinham mais nada que fazer.

  4. Avatar de Joao Magalhaes
    Joao Magalhaes

    Agora só falta colocar se estamos a arrear o calhau, ou a fazer sexo eh eh

    1. Avatar de pedro vasco
      pedro vasco

      Já é assim com o twiter e outros

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Falta ?
      http://www.ijustmadelove.com/
      Tudo existe.. tu metes a tua informação onde queres.. há quem meta no facebook/twitter que dá para tudo.. ou simplesmente metem nos sitios indicados 😛

  5. Avatar de Joao
    Joao

    Big Brother is watching you!!!

  6. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Para aquele tipo de pessoas que está sempre a dizer onde está e o que fazer, muito ao genero do twiter até que pode ser útil.
    Para nós os outros, houve o bom senso de colocar como desligado por omissão

  7. Avatar de Armando
    Armando

    Mas também quem é que usa a app oficial deles? Eu não, de certeza. Aliás, se actualizasse a versão que vinha por defeito (1.7.1) para a actual, ficava sem espaço para mais nada. Uma ocupa uns 4mb, a outra 40mb de memória interna. Para aceder ao Facebook, uso o browser ou uma app leve, como o Flipster, o que também me garante mais umas horas de bateria.