Novas medidas da simplificação fiscal! Selo do carro, reembolsos de IVA…

16 Comentários

Portugal vai ter novidades, pois irá ser aprovado um programa de simplificação fiscal. Ao todo, trata-se de 30 medidas que se esperam ser benéficas para os contribuintes. Conheça já as medidas mais impactantes.


O Governo irá aprovar hoje, no Conselho de Ministros, um pacote de 30 medidas no âmbito da Agenda para a Simplificação Fiscal. Segundo informações do Jornal Económico, RR, e ECO, das 30 medidas destaque para:

Principais medidas da simplificação fiscal do Governo

  • Atestado Médico de Incapacidade Multiuso
    • Implementação de uma comunicação automática entre as juntas médicas, a Autoridade Tributária (AT) e a Segurança Social, permitindo que os beneficiários acedam mais rapidamente aos benefícios fiscais e apoios sociais.
  • Eliminação dos Livros de Registo em Papel para o IVA
    • Para contribuintes sem contabilidade organizada, os livros físicos serão substituídos pela classificação de faturas no Portal das Finanças, promovendo a desmaterialização dos processos.
  • Desmaterialização das Guias de Transporte
    • Simplificação do regime de bens em circulação, eliminando a exigência de documentos em papel no transporte de mercadorias, assegurando a sua plena desmaterialização.
  • Simplificação na Emissão de Faturas Eletrónicas
    • Dotar as aplicações de faturação de novas funcionalidades para facilitar a emissão de faturas eletrónicas.
  • Simplificação dos Reembolsos de IVA
    • Revisão dos procedimentos para a concessão de reembolsos de IVA, clarificando os requisitos exigidos e permitindo que o contribuinte, a seu pedido, possa prestar garantia para agilizar a devolução.
  • Alteração no Pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC)
    • O IUC deixará de ser pago no mês da matrícula, passando a ter uma data-limite única para todos os contribuintes até 31 de dezembro. Além disso, poderá ser pago em duas prestações, dependendo do valor.
  • Simplificação da Informação Empresarial Simplificada (IES)
    • Revisão da IES que as empresas têm de enviar anualmente ao Estado, visando simplificar o processo.
  • Pré-preenchimento da Declaração Anual de IRC (Modelo 22)
    • Introdução do pré-preenchimento para facilitar o cumprimento das obrigações fiscais por parte das empresas.
  • Retenção na Fonte de Valores Inferiores a 25 Euros
    • Deixa de ser obrigatória a retenção na fonte para valores abaixo deste montante, simplificando procedimentos para pequenos rendimentos

    Estas medidas serão implementadas entre 2025 e 2026, visando tornar o sistema fiscal mais eficiente e acessível para cidadãos e empresas.

    Comentários

    16

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Arcane
      Arcane

      Uma mão cheia de nada

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Ou seja, um carro vendido usado vai pagar IUC pelo comprador e pelo vendedor

      1. Avatar de TRON
        TRON

        Essa interpretação ai ai…

      2. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Porquê? Se o IUC tiver sido pago em Janeiro, e o carro for vendido em Março, o comprador já não precisa pagar de novo.

      3. Avatar de Joao
        Joao

        Pelo vendedor não, mas pelo comprador sim… Quem pensa em vender o carro vai deixar para o novo dono.. Manter os olhos abertos…

    3. Avatar de halnaweb
      halnaweb

      Boa, tudo pontos úteis com resolução lógica. Para mim, faz todo o sentido.
      Para muitos de vós, já percebi que não. Esta do IUC parece-me muito bem. Então quando há pagamentos na ordem dos 700 euros, podendo partir em duas vezes, todos agradecem. Tenhamos muito ou pouco dinheiro.

      1. Avatar de cK
        cK

        Lógica era acabar com o IUC e com o IMI que, para mim, não faz qualquer sentido. Mais, que tem 700 euros para pagar de IUC deverá certamente ter viaturas de alta cilindrada. Quanto a esses, não há creio que haja muita preocupação por parte dos proprietários…

        1. Avatar de PG
          PG

          E achas que os Municípios querem abdicar dessas verbas?
          Verbas que são cobradas pela AT mas destinadas aos Municípios.

      2. Avatar de cK
        cK

        Lógica era acabar com o IUC e com o IMI que, para mim, não faz qualquer sentido. Mais, quem tem 700 euros para pagar de IUC deverá certamente ter viaturas de alta cilindrada. Quanto a esses, não creio que haja muita preocupação por parte dos proprietários…

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Isso é o que achas. Se lhes perguntares vão chorar e dizer que a vida está difícil, típico.

          1. Avatar de LM
            LM

            Era para comprar um carro a gás mas as botijas de gás estão a custar o dobro do que em Espanha 🙂

        2. Avatar de halnaweb
          halnaweb

          Concordo contigo já que veículos eléctricos estão ainda isentos de IUC, tenhas um bolinhas a pilhas ou um Porsche Taican.
          Mesmo tendo muito, ninguém gosta que seja mal gasto. E o IUC, dói sempre na alma de todos nós. 🙂

    4. Avatar de TogasPacho
      TogasPacho

      Tantas alterações para ficar tudo na mesma. Principalmente o IUC.

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        Acredita que o estado em 2026 vai buscar menos um milhão ou outro por nao haver tanta coima por falta de pagamento no IUC

    5. Avatar de Miguel+Felicio
      Miguel+Felicio

      Baixar o IVA dos bens essenciais, não baixam eles.. Enfim… So simplifica mas não beneficia a vida dos Portugueses 🙁 É mais do mesmo.

    6. Avatar de Mendes
      Mendes

      IUC…..grande jogada!

      O estado antecipa TODOS os pagamentos para o inicio do ano quando até este ano vai receber faseado por 12 meses.

      O Copilot deu esta resposta:”No Orçamento de Estado para 2024, o governo português estimou arrecadar 511 milhões de euros com o Imposto Único de Circulação (IUC)”

      Portanto, antecipar o recebimento de cerca de 500 milhões de euros para fevereiro vai ser bom para a tesouraria do estado e vai ajudar na propaganda da execução orçamental do primeiro semestre.

      A iliteracia financeira geral dá muito “jeito” para os governos (esquerda/direita) pois vendem como “reformas”, etc.
      Acresce que o estado recebe cerca de 2 milhões de euros por mÊs de imposto ISP (combustiveis) para reparação de estradas…que estão pejadas de buracos e sem sinalização horizontal (traços/pinturas) que afectam muito a segurança rodoviária (de noite e tb qd chove).